Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo V

PreviousPage 78 of 199Next

Escrever em um dia e depois de dois dias parece que estive lendo um trecho de um livro da minha vida, com alegria, emoções fortes, saudades tudo tiradas de uma gaveta guardada  que foi reaberta da minha mente , a psiquê humana é algo fantástico que nos dá a possibilidade de guardar todos os tipos de passagem da vida e os gatilhos vêm com as lembranças nos momentos vividos.

Então, percebi alegrias, ás vezes tristezas. Boas lembranças dos ensinamentos do meu pai já falecido e de minha mãe, das brincadeiras com meus amigos, minhas brigas com minha irmã e etc.

Auto análise,  analisar a si mesmo, processo difícil,  no entanto recorrente, visto que temos sempre de rever conceitos,  inclusive os que temos quanto a nós mesmos. Os sentimentos se misturam, bem como os momentos da análise, uns mais doloroso, outros menos, mas sempre difíceis.

A experiência de autoanálise provocou em mim sentimentos opostos. Senti ansiedade quando percebi que minha insegurança, dependência de aprovação, validação e meu baixo senso de merecimento e capacidade vinham dos padrões mentais inconscientes, diante da minha interpretação em relação a submissão da minha mãe ao meu pai, do super excesso de zelo da minha mãe comigo e da morte (falta) precoce do meu pai.

Por outro lado, senti uma paz interior quando tomei consciência de que meu senso de responsabilidade e disciplina que impulsionaram-me a conquistar um bem-estar físico, financeiro e, atualmente psicológico, surgiram do meu entendimento sobre ter sido uma criança muito amada, bem educada, com a presença de bons exemplos de equilíbrio financeiro, um ambiente limpo e organizado que estimulavam a ordem e o cumprimento de metas estabelecidas.

Olhar para a criança e o adulto é uma viagem incrível! Encontrar traços, sonhos e características  e colocar-se como observador traz ainda mais leveza.

A análise de nossas vidas nos faz sermos mais livres e ao mesmo tempo reservados em algumas coisas da vida vivida!  A particularidade nos faz sermos relativos a isso e assim o psico naturalmente  escolhe a melhor caracterização que o ser humano decide expor quanto a sua vida humanal. A infância ser difícil ou não depende dos fatos apresentados em nossa vida infantil que por estarem gravados em nosso subconsciente aflora mas a consciência só expõe o que o ego caracteriza como bom trazendo um prazer de não sofrimento. Sou reservado quanto algumas coisas da vida por não por não acreditar em certos paradigmas e desde criança sou assim analítico como já disse: - A analise de nossas vidas nos faz sermos livres e ao mesmo tempo reservados em algumas coisas da vida, e quem não é assim não é?

A autoanalise é fundamental para entendermos nosso comportamento, sentimentos.... como nos relacionamos com nós mesmos e com o outro, é uma experiência que nos leva ao autoconhecimento.

Sensacional. Nunca me dei conta de como fui (e sou) um felizardo... Cresci na casa dos fundos dos meus avós maternos, passamos muitas necessidades, mas tínhamos um o outro. Agora me faz sentido o quanto estar junto da minha esposa e filha é tão importante para mim. Gosto musical, profissão, sonhos. Não mudaria nada. Excelente o sentimento nostálgico e a sensação de que ainda estou no caminho certo.

Foi um pouco de estranhesa, pois notei que haviam muitos episodios de afasia. Mas com certeza de aprendizado, pois se voltando ao passado consrbuimos aprender o pq agimos como agimos.

Em diversas situações ao longo da vida me vi diante de situações, pensamentos e atitudes contraditórias as quais em princípio julgava “normais”, “razoáveis” ou “esperadas”, porém, me fizeram refletir e mudar minha forma de pensar/agir, num processo evolutivo do meu ser.

PreviousPage 78 of 199Next