Desafio - Módulo V
Citação de Giselly Viana de Carvalho em novembro 3, 2023, 12:22 pmHoje 03/11/2023 às 09:21 a autoanálise que fiz, resultou em:
O princípio da realidade (trabalhar) foi maior que o princípio do prazer (vontade de ficar na cama), porque a sublimação (ressignificar em prol de melhoria social) meus estudos psicanalíticos e também às contas (outro princípio da realidade) me fizeram levantar.
Mesmo saindo para minhas obrigações com minhas ressignificâncias, a falta primordial (a que ocorre quando nascemos) continua me causando angústia, mas agora entendo (segundo a matéria de filosofia, literatura e psicanálise) que faz parte da nossa narrativa de vida a busca por essa falta trágica.
O que me auxilia nesse preenchimento, ainda que uma falta original se mantenha, são coisas que gosto de fazer:
- Contato com a natureza.
- Música.
- Literatura.
- Arte.Considerando que nossos instintos são voltados também ao mundo natural e a arte, literatura e a música são outras formas de sublimação, ou seja, também angústias voltadas pro bem estar próprio e social. Como Freud considerava os artistas: Meros neuróticos invejáveis.
Hoje 03/11/2023 às 09:21 a autoanálise que fiz, resultou em:
O princípio da realidade (trabalhar) foi maior que o princípio do prazer (vontade de ficar na cama), porque a sublimação (ressignificar em prol de melhoria social) meus estudos psicanalíticos e também às contas (outro princípio da realidade) me fizeram levantar.
Mesmo saindo para minhas obrigações com minhas ressignificâncias, a falta primordial (a que ocorre quando nascemos) continua me causando angústia, mas agora entendo (segundo a matéria de filosofia, literatura e psicanálise) que faz parte da nossa narrativa de vida a busca por essa falta trágica.
O que me auxilia nesse preenchimento, ainda que uma falta original se mantenha, são coisas que gosto de fazer:
- Contato com a natureza.
- Música.
- Literatura.
- Arte.
Considerando que nossos instintos são voltados também ao mundo natural e a arte, literatura e a música são outras formas de sublimação, ou seja, também angústias voltadas pro bem estar próprio e social. Como Freud considerava os artistas: Meros neuróticos invejáveis.
Citação de meirimar.marques em novembro 3, 2023, 7:32 pmUM MISTO DE EMOCOES NA AUTO ANALISE, POREM FELICIDADE EM VER A PESSOA QUE ME TORNEI APESAR DE TER PASSADO POR MUITAS COISAS.
UM MISTO DE EMOCOES NA AUTO ANALISE, POREM FELICIDADE EM VER A PESSOA QUE ME TORNEI APESAR DE TER PASSADO POR MUITAS COISAS.
Citação de Jussara Maria Barros da Silva em novembro 3, 2023, 7:52 pmA maior parte das lembranças foram positivas e cheias de saudades, pois na minha infância foi um período em que meus pais estavam melhores financeiramente e na relação. Mas isso não se estendeu durante o passar dos anos.
Ao relembrar dos episódios da infância destaquei alguns pontos que me causaram desconforto como: a sensação de abandono, rejeição e não ter voz (não ter liberdade para me expressar).
Em contraponto, ser uma criança mais extrovertida, alegre e querer sempre esta rodeada foi o que me fez sentir saudades de resgatar isso.
A maior parte das lembranças foram positivas e cheias de saudades, pois na minha infância foi um período em que meus pais estavam melhores financeiramente e na relação. Mas isso não se estendeu durante o passar dos anos.
Ao relembrar dos episódios da infância destaquei alguns pontos que me causaram desconforto como: a sensação de abandono, rejeição e não ter voz (não ter liberdade para me expressar).
Em contraponto, ser uma criança mais extrovertida, alegre e querer sempre esta rodeada foi o que me fez sentir saudades de resgatar isso.
Citação de sergiobernardesvianna@hotmail.com em novembro 4, 2023, 11:13 amPensamentos em Poemas, sim, eu sou escritor e roteirista (procurem pelos meus trabalhos lá na Amazon, Sérgio B. Vianna), e além de sempre deixar muito de mim transparecer nas minhas obras, eu comecei a me dedicar aos poemas. Meu intuito era escrever poemas românticos, mas acabei notando que o conteúdo era mais pesado, diria até que sombrio. Eu falava muito sobre morte, eu principalmente sobre morrer. Comecei a ser sincero, deixei que escapassem de mim, e hoje posso dizer que consegui melhorar, e sinto que essa sublimação na minha arte ajudou bastante.
E não posso negar, essa dor que fora exposta, me rendeu alguns bons poemas...
Pensamentos em Poemas, sim, eu sou escritor e roteirista (procurem pelos meus trabalhos lá na Amazon, Sérgio B. Vianna), e além de sempre deixar muito de mim transparecer nas minhas obras, eu comecei a me dedicar aos poemas. Meu intuito era escrever poemas românticos, mas acabei notando que o conteúdo era mais pesado, diria até que sombrio. Eu falava muito sobre morte, eu principalmente sobre morrer. Comecei a ser sincero, deixei que escapassem de mim, e hoje posso dizer que consegui melhorar, e sinto que essa sublimação na minha arte ajudou bastante.
E não posso negar, essa dor que fora exposta, me rendeu alguns bons poemas...
Citação de Douglas Fernando Silva Alves em novembro 6, 2023, 10:50 pmNão tive tempo para experimentar.
Não tive tempo para experimentar.
Citação de Carlos Alberto Craveiro Grillo em novembro 8, 2023, 12:01 amAo voltar ao início de tudo, minha infância, muita coisa boa veio a tona. Apesar das dificuldades materiais pelas quais passei, me lembrei com muita alegria sobre brincadeiras, amor, amizades, palhaçadas, companheirismo, dedicação, aprendizados, colégios, estudos, trabalho, superação e realizações. Veio tudo muito vivo a minha mente, mas só vieram as coisas positivas e algumas apesar de perdas de familiares e amigos, também ví muito o lado feliz e importante na formação do meu eu.
Ao voltar ao início de tudo, minha infância, muita coisa boa veio a tona. Apesar das dificuldades materiais pelas quais passei, me lembrei com muita alegria sobre brincadeiras, amor, amizades, palhaçadas, companheirismo, dedicação, aprendizados, colégios, estudos, trabalho, superação e realizações. Veio tudo muito vivo a minha mente, mas só vieram as coisas positivas e algumas apesar de perdas de familiares e amigos, também ví muito o lado feliz e importante na formação do meu eu.
Citação de LUCIENE NOVAIS em novembro 8, 2023, 1:30 pmFazer autoanálise é como assistir um filme em que você é o protagonista principal. Ao longo da escrita são nos deparamos com vários sentimentos, no meu caso foi alegria, tristeza, raiva, angústia, mas ao final o sentimento foi de alivio, como um peso tirado dos ombros. Cada um revive seus traumas do passado de uma forma diferente, mas creio que o final é semelhante a todos - alívio.
Fazer autoanálise é como assistir um filme em que você é o protagonista principal. Ao longo da escrita são nos deparamos com vários sentimentos, no meu caso foi alegria, tristeza, raiva, angústia, mas ao final o sentimento foi de alivio, como um peso tirado dos ombros. Cada um revive seus traumas do passado de uma forma diferente, mas creio que o final é semelhante a todos - alívio.
Citação de Fabiana Nobre em novembro 8, 2023, 2:43 pmCom certeza estranhesa! Houve afasia em grande parte.
Mas com toda certeza, meu sinh de ser Veterinaria se perpetua até hoje juntamente com meu amor pelos animais.
Com certeza estranhesa! Houve afasia em grande parte.
Mas com toda certeza, meu sinh de ser Veterinaria se perpetua até hoje juntamente com meu amor pelos animais.
Citação de Rosangela Lourenco Rocha em novembro 8, 2023, 10:27 pmTristeza que elucida.
Tristeza que elucida.
Citação de Camila Goulart Oliveira Santos em novembro 9, 2023, 1:36 amA experiência pra mim da AUTOANÁLISE, foi ao mesmo tempo maravilhosa e confrontante. Fui a maior parte do tempo confrontada pela minha própria história e vivências. É tão fácil quando lemos e entendemos as histórias dos outros, mas as nossas autoanálises são tão poderosas que nos forjam e nos transformam em no mínimo pessoas reflexivas. O mergulho mais profundo que dei nesse exercício foi na minha infância, o início de tudo que sou hoje.
A experiência pra mim da AUTOANÁLISE, foi ao mesmo tempo maravilhosa e confrontante. Fui a maior parte do tempo confrontada pela minha própria história e vivências. É tão fácil quando lemos e entendemos as histórias dos outros, mas as nossas autoanálises são tão poderosas que nos forjam e nos transformam em no mínimo pessoas reflexivas. O mergulho mais profundo que dei nesse exercício foi na minha infância, o início de tudo que sou hoje.