Desafio - Módulo V
Citação de Priscila Milagre em novembro 14, 2023, 10:34 pmO autoconhecimento é um processo que vai permitir que o sujeito se conheça melhor e tenha acesso aos conteúdos mais densos da sua psique. A investigação do jeito de ser de cada pessoa começa pela análise pessoal, que permitirá que o indivíduo olhe para o seu íntimo, pela perspectiva de um profissional competente, em minha autoanalise me vi uma criança alegre mas uma vida sofrida e de alegrias nas poucas conquistas.
O autoconhecimento é um processo que vai permitir que o sujeito se conheça melhor e tenha acesso aos conteúdos mais densos da sua psique. A investigação do jeito de ser de cada pessoa começa pela análise pessoal, que permitirá que o indivíduo olhe para o seu íntimo, pela perspectiva de um profissional competente, em minha autoanalise me vi uma criança alegre mas uma vida sofrida e de alegrias nas poucas conquistas.
Citação de Priscila Milagre em novembro 14, 2023, 10:38 pmAs teorias psicanalítica de Sigmund Freud e a psicologia analítica de Carl Gustav Jung apresentam abordagens distintas sobre a natureza da psique humana e do processo terapêutico. Embora ambos os teóricos compartilhem algumas semelhanças em suas teorias, como a importância do inconsciente e dos sonhos, as diferenças entre as suas abordagens são notáveis.
As teorias psicanalítica de Sigmund Freud e a psicologia analítica de Carl Gustav Jung apresentam abordagens distintas sobre a natureza da psique humana e do processo terapêutico. Embora ambos os teóricos compartilhem algumas semelhanças em suas teorias, como a importância do inconsciente e dos sonhos, as diferenças entre as suas abordagens são notáveis.
Citação de Priscila Milagre em novembro 14, 2023, 11:00 pmO Ego, o Superego e o Id são instâncias que formam a psique humana. Isto de acordo com a Teoria da Personalidade, desenvolvida por Sigmund Freud em seus estudos sobre a psicanálise.
O Ego, o Superego e o Id são instâncias que formam a psique humana. Isto de acordo com a Teoria da Personalidade, desenvolvida por Sigmund Freud em seus estudos sobre a psicanálise.
Citação de Katiane Mota em novembro 15, 2023, 3:47 amA emoção mais presente foi a saudade. Os cheiros, sons, tudo muito claro como se tivesse numa máquina do tempo.
Mas o que mais me incomodou foi "descobrir" que a admiração quase exagerada que tenho pelos meus pais escondem uma mágoa por ter sido a filha mais cobrada (a ponto de ir para a escola doente) e de ter tantas expectativas depositadas em mim. Não poder ter fraquezas e escutar as tristezas dos meus pais desde cedo me privaram de contar as minhas próprias por medo de entristecê-los mais ainda.
A emoção mais presente foi a saudade. Os cheiros, sons, tudo muito claro como se tivesse numa máquina do tempo.
Mas o que mais me incomodou foi "descobrir" que a admiração quase exagerada que tenho pelos meus pais escondem uma mágoa por ter sido a filha mais cobrada (a ponto de ir para a escola doente) e de ter tantas expectativas depositadas em mim. Não poder ter fraquezas e escutar as tristezas dos meus pais desde cedo me privaram de contar as minhas próprias por medo de entristecê-los mais ainda.
Citação de Viviane Teixeira de Souza em novembro 15, 2023, 2:47 pmNo geral as emoções e sentimentos foram bons. As lembranças com meu pai geralmente me remetem a conversas sobre futebol, política, música e livros. Assuntos que ele adorava. À minha mãe coube o papel de "educadora". Na juventude por volta dos 26 anos consegui compreendê-la melhor. Sua história de vida e o "porque" de determinadas ações. Uma infância alegre. Cercada pelos meus irmãos e primos. Ainda tenho muito daquela menina risonha e faço questão de deixar a porta aberta para que ela me revisite sempre.
No geral as emoções e sentimentos foram bons. As lembranças com meu pai geralmente me remetem a conversas sobre futebol, política, música e livros. Assuntos que ele adorava. À minha mãe coube o papel de "educadora". Na juventude por volta dos 26 anos consegui compreendê-la melhor. Sua história de vida e o "porque" de determinadas ações. Uma infância alegre. Cercada pelos meus irmãos e primos. Ainda tenho muito daquela menina risonha e faço questão de deixar a porta aberta para que ela me revisite sempre.
Citação de Louise Cavalcanti em novembro 15, 2023, 4:31 pmSempre fui uma criança muito tímida e estava sempre perto dos meus pais e da minha irmã. Era bem complicado fazer novas amizades caso em mudasse de escola. No mais considero que como em qualquer outra vida, há momentos de alegrias e tristezas, mas a busca pelo.equilibrio emocional é fundamental
Sempre fui uma criança muito tímida e estava sempre perto dos meus pais e da minha irmã. Era bem complicado fazer novas amizades caso em mudasse de escola. No mais considero que como em qualquer outra vida, há momentos de alegrias e tristezas, mas a busca pelo.equilibrio emocional é fundamental
Citação de Luciana Laurentino Da Costa em novembro 15, 2023, 4:50 pmA Autoanálise é um processo que deve sempre ser realizado. Estamos em constantes mudanças, e essa reflexão nos clareia a visão, podendo nos presentear com a consciência dos avanços e superações como ser humano, durante o processo de jornada, chamada vida. Com a autoanálise podemos observar as nossas emoções, relacionando com as memórias já vividas, podendo ter insights dentro desse processo de autoanálise, o que provaca um autoconhecimento mais profundo, nos permitindo tomar decisões mais assertivas, bem como uma melhoria na qualidade de vida.
Observando minhas emoções, nesse momento de vida, sinto muita gratidão a todo o meu processo de evolução como ser humano.
A Autoanálise é um processo que deve sempre ser realizado. Estamos em constantes mudanças, e essa reflexão nos clareia a visão, podendo nos presentear com a consciência dos avanços e superações como ser humano, durante o processo de jornada, chamada vida. Com a autoanálise podemos observar as nossas emoções, relacionando com as memórias já vividas, podendo ter insights dentro desse processo de autoanálise, o que provaca um autoconhecimento mais profundo, nos permitindo tomar decisões mais assertivas, bem como uma melhoria na qualidade de vida.
Observando minhas emoções, nesse momento de vida, sinto muita gratidão a todo o meu processo de evolução como ser humano.
Citação de Vera Jordao em novembro 16, 2023, 1:14 amSim, desde criança fiz psicoterapia, foi um processo longo para que eu entendesse a minha dificuldade de se socializar. Como no começo me achava diferente
das outras pessoas . com focos especiais nas matérias que apreciava, ás vezes era difícil entender a necessidade de estudar outras.
Hoje acho muito importante ter o conhecimento de si mesmo e aprender sempre a lidar com as dificuldades , embora nem sempre seja fácil.
Me descobri autista leve e isso explica parte dos meus desconfortos que muitas vezes foram driblados por mecanismos de defesas
aprendidos fora da consciência. Faz parte do nosso ser desejar uma busca interminável para conhecer a nossa essência e querer superar a
nossa realidade.
Sim, desde criança fiz psicoterapia, foi um processo longo para que eu entendesse a minha dificuldade de se socializar. Como no começo me achava diferente
das outras pessoas . com focos especiais nas matérias que apreciava, ás vezes era difícil entender a necessidade de estudar outras.
Hoje acho muito importante ter o conhecimento de si mesmo e aprender sempre a lidar com as dificuldades , embora nem sempre seja fácil.
Me descobri autista leve e isso explica parte dos meus desconfortos que muitas vezes foram driblados por mecanismos de defesas
aprendidos fora da consciência. Faz parte do nosso ser desejar uma busca interminável para conhecer a nossa essência e querer superar a
nossa realidade.
Citação de Davilanio Ferreira de Souza em novembro 16, 2023, 11:10 pmIncrível uma sensação de nostalgia de lembranças boas e lembranças ruins
Incrível uma sensação de nostalgia de lembranças boas e lembranças ruins
Citação de Milena Trevizan em novembro 17, 2023, 7:38 pmMe emocionei bastante escrevendo sobre a minha infância! Muitas tristezas e muitas alegrias eu vivi quando criança.
Me tornei a mulher que a pequena e sapeca Milena gostaria de se tornar! Gratidão a cada dia vivido!
Me emocionei bastante escrevendo sobre a minha infância! Muitas tristezas e muitas alegrias eu vivi quando criança.
Me tornei a mulher que a pequena e sapeca Milena gostaria de se tornar! Gratidão a cada dia vivido!
Clique aqui e junte-se a nós!
Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱