Desafio - Módulo V
Citação de robertapsicanalista em janeiro 23, 2024, 3:19 pmEu acho que minha experiência foi mais saudosa. Saudade de mim mesma, da minha avó VIVA ainda, essas coisas... Saudade de quem eu era; saudade de ter o mundo pela frente; saudade da minha pureza, inocência, ingenuidade (que muita gente diz e destaca que não perdi completamente até hoje), da empatia e bondade que ainda mantenho também, dos meus sonhos, das minhas certezas.... Como na música ''Black Roses''... Eu achava que seria uma Juíza de Direito, que teria 16 filhos; que viajaria o mundo todo e teria todos os brinquedos do mundo... Eu sonhava TANTO, e era TÃO feliz nos meus sonhos...
Rosas Negras
Inner Circle
O que aconteceu com meu jardim de rosas negras?
Oh, anos de cultivação tão longos
Quando eu era uma menina plantei um jardim
Que significava tanto para mim
Um de verdade, sim
Um jardim de amor, nenhum como este anteriormente
De uma qualidade única, sim
Uma oração para você e eu
Oh, anos de cultivação tão longos [tão longos]
Dizem que um estranho tratou-as mal
Se nós pudermos manter as velas queimando
Para protegê-las da dor
Deixá-las sorrir novamente
Regar o mundo com sua inocência
Cujas lágrimas senti como chuva
A história continua a mesma
Porém, uma a uma elas foram desaparecendo
Os estranhos pensaram
Os estranhos pensaram que eu estava dormindo
Algumas vidas
Algumas vidas não significam nada para algumas pessoas
Cuidado agora, nós os pegamos fugindo
Diga-me
Alguém vai me ajudar a cantar esta canção?
Eu não as tenho visto por tanto tempo [tanto tempo]
Minhas rosas negras
Onde vocês estão?
Alguém vai falar?
Minhas, minhas rosas negras
Minhas preciosas rosas negras
Noite e dia
Eu ouço as crianças chorando, elas dizem
Essa música/ canção em especial representa demais a minha infância.
E eu sinto mesmo saudade de mim pequena, sinto saudade de mim no todo, de mim com mais força, mais esperança, mais estrada, dos meus sonhos, da minha avó VIVA, de achar e saber que ainda tinha uma vida inteira pela frente...!!!!
E é ISSO...!!!!!!
Eu me auto admiro (pequena), fico saudosa da minha pureza, fico com saudade da minha vó e medo e receio da minha mãe. São minhas emoções mais básicas. Admiração e amizade pelo meu pai, também. E é isso...!!!!!! Alguns momentos até ojeriza e aversão á minha mãe, também (que é uma mãe narcisista, manipuladora, controladora, agressiva e sem empatia desde SEMPRE).
Eu acho que minha experiência foi mais saudosa. Saudade de mim mesma, da minha avó VIVA ainda, essas coisas... Saudade de quem eu era; saudade de ter o mundo pela frente; saudade da minha pureza, inocência, ingenuidade (que muita gente diz e destaca que não perdi completamente até hoje), da empatia e bondade que ainda mantenho também, dos meus sonhos, das minhas certezas.... Como na música ''Black Roses''... Eu achava que seria uma Juíza de Direito, que teria 16 filhos; que viajaria o mundo todo e teria todos os brinquedos do mundo... Eu sonhava TANTO, e era TÃO feliz nos meus sonhos...
Rosas Negras
Inner Circle
Quando eu era uma menina plantei um jardim
Que significava tanto para mim
Um de verdade, sim
Um jardim de amor, nenhum como este anteriormente
De uma qualidade única, sim
Uma oração para você e eu
Oh, anos de cultivação tão longos [tão longos]
Se nós pudermos manter as velas queimando
Para protegê-las da dor
Deixá-las sorrir novamente
Regar o mundo com sua inocência
Cujas lágrimas senti como chuva
A história continua a mesma
Porém, uma a uma elas foram desaparecendo
Os estranhos pensaram
Os estranhos pensaram que eu estava dormindo
Algumas vidas
Algumas vidas não significam nada para algumas pessoas
Cuidado agora, nós os pegamos fugindo
Diga-me
Alguém vai me ajudar a cantar esta canção?
Eu não as tenho visto por tanto tempo [tanto tempo]
Minhas rosas negras
Onde vocês estão?
Alguém vai falar?
Minhas, minhas rosas negras
Minhas preciosas rosas negras
Noite e dia
Eu ouço as crianças chorando, elas dizem
Essa música/ canção em especial representa demais a minha infância.
E eu sinto mesmo saudade de mim pequena, sinto saudade de mim no todo, de mim com mais força, mais esperança, mais estrada, dos meus sonhos, da minha avó VIVA, de achar e saber que ainda tinha uma vida inteira pela frente...!!!!
E é ISSO...!!!!!!
Eu me auto admiro (pequena), fico saudosa da minha pureza, fico com saudade da minha vó e medo e receio da minha mãe. São minhas emoções mais básicas. Admiração e amizade pelo meu pai, também. E é isso...!!!!!! Alguns momentos até ojeriza e aversão á minha mãe, também (que é uma mãe narcisista, manipuladora, controladora, agressiva e sem empatia desde SEMPRE).
Citação de Tatiane Barbosa de carvalho em janeiro 23, 2024, 6:32 pmSim fiz e puder vivenciar novamente sensações da infância que me levaram a saudade, resgate da liberdade e da pureza, tive uma infância linda, vivia solta , brincávamos praticamente o tempo todo, tínhamos várias crianças da mesma idade na rua em que eu morava , minha infância só me trouxe bons sentimentos… lembranças dos sonhos de infância.
Sim fiz e puder vivenciar novamente sensações da infância que me levaram a saudade, resgate da liberdade e da pureza, tive uma infância linda, vivia solta , brincávamos praticamente o tempo todo, tínhamos várias crianças da mesma idade na rua em que eu morava , minha infância só me trouxe bons sentimentos… lembranças dos sonhos de infância.
Citação de Thais Moreno em janeiro 23, 2024, 11:46 pmMinha infância foi extremamente desafiadora, um misto de felicidade com profunda tristeza. Desde cedo me percebi diferente do que era considerado "normal". Nunca consegui me inserir em nenhum grupo quando entrei na escola. Embora tenha começado a falar muito cedo, aos nove meses, fui perdendo essa habilidade com o passar dos anos, fiquei por muito tempo gaga. Nunca tive destreza, tampouco coordenação motora, nunca me destaquei em nenhum esporte. Em contrapartida sempre gostei muito de ler, desde os cinco, seis anos. Tinha um vocabulário elaborado e complexo para minha idade. Tomei gosto também pela escrita e desenhos. Imaginei que seria uma escritora no futuro. Meus pais tentaram, fizeram o melhor que sabiam naquela época. Apesar de terem me levado em psicólogos e psiquiatras, só fui receber o diagnóstico de autismo já adulta. Esse fato foi um grande alívio, um divisor de àguas...consegui compreender o motivo de tanto sofrimento, de tanto sentimento de inadequação. Me sinto mais livre hoje em dia, sou extremamente funcional e focada em meus objetivos. Tenho filhos, um trabalho que considero satisfatório e estou em busca de autoconhecimento e a possibilidade de quiçá ajudar pessoas no futuro. Faz todo sentido pra mim, pensar que posso ser útil no processo de descoberta de outro ser humano.
Minha infância foi extremamente desafiadora, um misto de felicidade com profunda tristeza. Desde cedo me percebi diferente do que era considerado "normal". Nunca consegui me inserir em nenhum grupo quando entrei na escola. Embora tenha começado a falar muito cedo, aos nove meses, fui perdendo essa habilidade com o passar dos anos, fiquei por muito tempo gaga. Nunca tive destreza, tampouco coordenação motora, nunca me destaquei em nenhum esporte. Em contrapartida sempre gostei muito de ler, desde os cinco, seis anos. Tinha um vocabulário elaborado e complexo para minha idade. Tomei gosto também pela escrita e desenhos. Imaginei que seria uma escritora no futuro. Meus pais tentaram, fizeram o melhor que sabiam naquela época. Apesar de terem me levado em psicólogos e psiquiatras, só fui receber o diagnóstico de autismo já adulta. Esse fato foi um grande alívio, um divisor de àguas...consegui compreender o motivo de tanto sofrimento, de tanto sentimento de inadequação. Me sinto mais livre hoje em dia, sou extremamente funcional e focada em meus objetivos. Tenho filhos, um trabalho que considero satisfatório e estou em busca de autoconhecimento e a possibilidade de quiçá ajudar pessoas no futuro. Faz todo sentido pra mim, pensar que posso ser útil no processo de descoberta de outro ser humano.
Citação de Maria Eduarda Mello em janeiro 24, 2024, 1:39 pmJá fiz, e percebi que tenho muito poucas recordações da minha infância como se tivesse bloqueado essa parte
Já fiz, e percebi que tenho muito poucas recordações da minha infância como se tivesse bloqueado essa parte
Citação de robdiegobjj em janeiro 24, 2024, 9:43 pmRelembrei da dificuldade que foi minha infância, limitações, ausência do pai, conflitos em família já que morávamos em muitas pessoas, tios, primos, e mais. Mas lembrei também o tanto que eu sonhava em tornar as coisas diferentes, constituir minha família, ajudar as pessoas e evitar as coisas ruins das quais como criança eu estava envolvido. Por alguns momentos certas lembranças parecem até que nem foram reais e sim sonhos.
Relembrei da dificuldade que foi minha infância, limitações, ausência do pai, conflitos em família já que morávamos em muitas pessoas, tios, primos, e mais. Mas lembrei também o tanto que eu sonhava em tornar as coisas diferentes, constituir minha família, ajudar as pessoas e evitar as coisas ruins das quais como criança eu estava envolvido. Por alguns momentos certas lembranças parecem até que nem foram reais e sim sonhos.
Citação de Sara Andrade Nogueira em janeiro 25, 2024, 2:21 pmA leitura proporcionou uma reflexão profunda, uma vez que minha infância foi marcada por tumultos, com meus pais demonstrando pouca afetuosidade. Infelizmente, essa falta de carinho refletiu-se na minha abordagem com meus próprios filhos. Essa atitude se estendeu aos meus relacionamentos, tanto profissionais quanto íntimos, nos quais mantive uma postura excessivamente racional. Em alguns casos, inadvertidamente, magoei indivíduos mais sensíveis. Foi somente ao longo do tempo que percebi que cada pessoa lida de maneira única com palavras e ações. Por exemplo, para mim, um "não" é apenas uma resposta, e se alguém agiu mal e se desculpou, eu tendia a considerar isso como algo normal. No entanto, percebi que essa perspectiva não é universal, e as pessoas têm formas distintas de lidar com as palavras e ações em geral.
A leitura proporcionou uma reflexão profunda, uma vez que minha infância foi marcada por tumultos, com meus pais demonstrando pouca afetuosidade. Infelizmente, essa falta de carinho refletiu-se na minha abordagem com meus próprios filhos. Essa atitude se estendeu aos meus relacionamentos, tanto profissionais quanto íntimos, nos quais mantive uma postura excessivamente racional. Em alguns casos, inadvertidamente, magoei indivíduos mais sensíveis. Foi somente ao longo do tempo que percebi que cada pessoa lida de maneira única com palavras e ações. Por exemplo, para mim, um "não" é apenas uma resposta, e se alguém agiu mal e se desculpou, eu tendia a considerar isso como algo normal. No entanto, percebi que essa perspectiva não é universal, e as pessoas têm formas distintas de lidar com as palavras e ações em geral.
Citação de maurilio em janeiro 25, 2024, 11:07 pmNa verdade eu nunca fui em consultório de psicólogo ou psicanalista, mais tenho muita vontade de ter algumas experiências tanto como analista. espero conhecer algumas das minhas experiências da infância.
Na verdade eu nunca fui em consultório de psicólogo ou psicanalista, mais tenho muita vontade de ter algumas experiências tanto como analista. espero conhecer algumas das minhas experiências da infância.
Citação de Alan Santos em janeiro 26, 2024, 1:05 pmA auto analise me proporcionou um entendimento melhor sobre as minhas emoções e inseguranças.
A auto analise me proporcionou um entendimento melhor sobre as minhas emoções e inseguranças.
Citação de Suelma Cristina Barreto de Queiroz em janeiro 26, 2024, 1:57 pmA auto análise proporciona fazer links de comportamentos automáticos que tive ou tenho, como resposta a algum momento vivido.
O grande incômodo que sentia, era referente ao sentimento de rejeição, embora tenha crescido em uma família com pai, mãe e irmãos, na infância era constantemente comparada com meus irmãos, e com pessoas que eram exemplos para meus pais dentro do que eles gostariam que eu fosse.
Isso gerou um sentimento ao longo dos anos de inadequação e rejeição. E fazendo o paralelo com os anos subsequentes, eu tinha dificuldade de falar em público (medo de rejeição), achava que precisava fazer tudo o que me pediam, dizia sim para alguma solicitação, mesmo querendo dizer não. Pensava que se não fizesse o que queriam, não seria aceita e amada e seria rejeitada. Posterior a isso, após longos anos aceitando tudo sem reclamar para me sentir fazendo parte, o cansaço emocional de sentir que não podia expressar minha subjetividade, me levou a rejeitar situações e pessoas que mostrassem gatilhos e sinais de que eu seria rejeitada.
A auto análise proporciona fazer links de comportamentos automáticos que tive ou tenho, como resposta a algum momento vivido.
O grande incômodo que sentia, era referente ao sentimento de rejeição, embora tenha crescido em uma família com pai, mãe e irmãos, na infância era constantemente comparada com meus irmãos, e com pessoas que eram exemplos para meus pais dentro do que eles gostariam que eu fosse.
Isso gerou um sentimento ao longo dos anos de inadequação e rejeição. E fazendo o paralelo com os anos subsequentes, eu tinha dificuldade de falar em público (medo de rejeição), achava que precisava fazer tudo o que me pediam, dizia sim para alguma solicitação, mesmo querendo dizer não. Pensava que se não fizesse o que queriam, não seria aceita e amada e seria rejeitada. Posterior a isso, após longos anos aceitando tudo sem reclamar para me sentir fazendo parte, o cansaço emocional de sentir que não podia expressar minha subjetividade, me levou a rejeitar situações e pessoas que mostrassem gatilhos e sinais de que eu seria rejeitada.
Citação de Robson Tinonin em janeiro 26, 2024, 7:29 pmMinha auto análise descreve:
Alegria, saudade, tristeza e sensação de poder voltar no tempo, poder viver um pouco do passado. Analisei meus comportamentos e mudanças que obtive no decorrer da vida. Minhas escolhas boas e ruins, me trouxe mesmo o retrato do que hoje me tornei.
Minha auto análise descreve:
Alegria, saudade, tristeza e sensação de poder voltar no tempo, poder viver um pouco do passado. Analisei meus comportamentos e mudanças que obtive no decorrer da vida. Minhas escolhas boas e ruins, me trouxe mesmo o retrato do que hoje me tornei.