Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VII

Page 1 of 142Next

Após refletir e ler a notícia, responda às seguintes questões:

1 - O que caracteriza uma imagem veiculada como “real” ou mais “real” que outras?
2 - Por que os leitores da rede social mencionada tomaram a imagem e notícia divulgada pela mesma rede como real?

Aislan de Freitas, Victor Daniel Rios Ortiz and 14 other users have reacted to this post.
Aislan de FreitasVictor Daniel Rios OrtizFerraz MacielClinton Gozzer CimadonMARIA DA GLORIA AMORIMAndréa ElPAULO ROBERTO DUARTECINEIDE NASCIMENTOVITOR FIGUEIREDORoberta 😉Priscila MilagreMaia BjarupEstevao FelipeMarcia Jakeline Lopes da SilvaCassia Maria de Jesus SilvaElenilson Evangelista

A notícia sempre chamará a atenção, positiva ou negativamente. O certo é que dependendo de como ela é apresentada, assim como a capacidade de filtragem daqueles que a recebem é o que vai determinar o seu alcance. O poder apelativo das mídias e a incapacidade de se buscar os fatos fazem com que quadros como o citado aconteça.

Maria de Lourdes, Katia Jeane Alves Mota and 10 other users have reacted to this post.
Maria de LourdesKatia Jeane Alves MotaFabiana cunhaZeli Vieira Romano Correiajosesantana_5402Andréa ElVITOR FIGUEIREDORoberta 😉Gisele da Costa Ramos BezerraCarla de Oliveira CidadeRosane Lopessimone polido gualda

A internet tem o seu lado positivo e também o negativo. As redes sociais ela sai do real, é pura fantasia. Você já viu alguém publicar uma foto triste nas redes sociais, claro que não, só é publicado as alegrias, as festas, badalações, viagens, carros novos, casas com piscinas, ou seja, um mundo de fantasia. Sabemos que muitas pessoas podem até ter dinheiro, mas não são felizes. Conheço muita gente que mora em condomínios fechados em casas luxuosas, mas no fundo sente uma depressão imensa, por que não tem o Espírito Santo, esse vazio só é preenchido pelo Espírito Santo. Nesse caso que é relatado nos estudos, uma mulher foi confundida com uma criminosa. Sou jornalista, e garanto que a maioria dos veículos de comunicação que são sensacionalistas buscam essas matérias para lucrar, infelizmente matérias de desgraça vende, isso é um fato! As pessoas adoram esses tipos de matérias. Reportagem sensacionalistas dá audiência. Sensacionalismo é aquilo que transmite sensações, exageros, ato de emocionar e escandalizar. Segundo o livro “Espreme que Sai Sangue”, de Danilo Angrimani, o sensacionalismo também é usado para ganhar audiência na mídia, seja em movimento, na televisão, em uma imagem sugerida no rádio ou congelada nas páginas do jornal para chocar o público. As reportagens sensacionalistas abrangem temas polêmicos e são elaboradas de forma parcial, para que exista o vilão e o mocinho da história. No jornalismo, a abordagem está ligada ao  preconceito e a estereótipos criados em torno das pessoas. Está muito presente nas mídias de massa, principalmente na televisão, alavancando índices de audiência.

Katia Jeane Alves Mota, Ivone oliveira dos Reis and 11 other users have reacted to this post.
Katia Jeane Alves MotaIvone oliveira dos ReisZeli Vieira Romano Correiajosesantana_5402Andréa ElPAULO ROBERTO DUARTEVITOR FIGUEIREDOGisele da Costa Ramos BezerraFERNANDO ANTONIO GALINDO FELIXJosy Rezende de Lima MarquesCarla de Oliveira CidadeJimenasimone polido gualda

As imagens são tomadas como real por causa da forma como são interpretadas pelas pessoas. Uma vez que cada pessoa possua a sua maneira de ver e enxergar os acontecimentos, dependendo do que tiver ocorrido isso pode ser tomado como verdade para uma determinada pessoa gerando o que vimos na notícia sobre a mulher ser considerada uma bruxa.

Kesler, Maria de Lourdes and 6 other users have reacted to this post.
KeslerMaria de LourdesKatia Jeane Alves MotaZeli Vieira Romano CorreiaAdauana Barbosa Hilario de SousaFlavia Roberta da SilvaGisele da Costa Ramos BezerraJosy Rezende de Lima Marques

Se a  imagem é uma forma de expressão humana cuja percepção e
interpretação está para além dos sentidos. Ela constitui também um
olhar sobre o sujeito, o mundo e o real. Esse olhar,  variável ao longo do tempo e também muda de acordo
com espaço, sociedade, contexto, etc. Além disso, a imagem é ainda
marcada pelo olhar do sujeito que a observa e a contempla, pois esse
mesmo olhar é produtor de sentidos sobre ela e sobre o real que ela
representa. E se a a imagem da mulher foi veiculada de forma rápida com certeza isso ficou na mente dos observadores a qual os sentimentos de que via aflorou para o sentimento ficou marcado na sociedade que compartilhou.

Aislan de Freitas, Katia Jeane Alves Mota and 5 other users have reacted to this post.
Aislan de FreitasKatia Jeane Alves MotaElaine RezendeZeli Vieira Romano CorreiaGisele da Costa Ramos BezerraJeane Santana SantosIvair Goncalves Ramos

Porque a imagem, trás por se mesma uma compreensão aos leitores como um fato real. Pois na imagem tira toda dívida da mensagem escrita.

Carlos Jose, Aislan de Freitas and 4 other users have reacted to this post.
Carlos JoseAislan de FreitasPIERRE ENDRIGO DE OLIVEIRAGisele da Costa Ramos BezerraIvair Goncalves RamosGabriela Sanchez Costa

A imagem tem um grande poder de persuasão, e ianda , quando postada em determinadas redes sociais , ,ganham credibilidade através do principios da autoridade, que aceitou a imagem sendo de Fabiane simplesmente pelo fato de estar em um veiculo de imprenssa conhecido daquela comunidade.

Aislan de Freitas, Zeli Vieira Romano Correia and 6 other users have reacted to this post.
Aislan de FreitasZeli Vieira Romano CorreiaAndréa ElCarlos ConradoGisele da Costa Ramos BezerraJeane Santana SantosIvair Goncalves RamosElenilson Evangelista
  1. A imagem é para alguns como parte constitutiva socialmente representada pelas pessoas a
    respeito do mundo; outros, como o próprio mundo, como se este existisse, já
    de antemão, “pronto” para ser observado.
  2. Na fator credibilidade, os leitores da mencionada rede social atribuíram à imagem e notícia, uma modalidade alta. Por isso tomaram a mensagem como real.
Zeli Vieira Romano Correia, Carlos Conrado and 2 other users have reacted to this post.
Zeli Vieira Romano CorreiaCarlos ConradoElenilson EvangelistaGabriela Sanchez Costa

Hoje vivemos o momento da narrativa, hoje que tem a verdade são aquelas que controlem as melhores narrativas.

A imagem é uma das formas mais eficientes de se criar uma narrativa.  Por isso devemos ter muita cuidado com o que compartilhamos nas redes. Nos certificando da verdade dos fatos.

 

Zeli Vieira Romano Correia, Andréa El and 4 other users have reacted to this post.
Zeli Vieira Romano CorreiaAndréa ElWantuil cler wenderrosckyIvair Goncalves RamosDOUGLAS TIAGORosane Lopes

De acordo com o colega acima,a imagem e uma das formas mais eficientes de se criar uma narrativa.Por isso devemos ter muito cuidado com o que compartilhamos nas redes.Nos certificando da verdade dos fatos.

Terezinha de Souza Moraes, Zeli Vieira Romano Correia and 3 other users have reacted to this post.
Terezinha de Souza MoraesZeli Vieira Romano CorreiaAndréa ElElenilson Evangelistasimone polido gualda
Page 1 of 142Next