Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VII

PreviousPage 10 of 108Next

As construções de ideias podem ser aplainadas pela engenharia da informação atravez dos traços e talvez uma mera semelhança com o indivíduo mais com o argumento em massa,construções de idéias que inervam a concordancia de certos psiques e repetidas informações que por si construiram uma inverdade a pulso da esteria geral decorrente do sentimento de indignação informada em questao uma  implantação coletivista de imaginária verdade levando e trassando o reflexo paradoxal de um mundo onde há varios tipos de verdade e imagem do individuo fotografico de idéias confundem o racional entre o que é e o que querem que seja.

I- As novas tecnologias trouxeram novos ares a fotografia, sugerindo uma nova maneira de ver e in-terpretar o mundo. Sua história, já marcada por diversos momentos de ruptura e reconfigurações, vive hoje uma das suas mais marcantes revoluções, com o advento de novos suportes tecnológicos, capazes de aumentar potencialmente os seus poderes.

II- No fotojornalismo, principal espaço onde a imagem se legitima como documento e prova, ela se abre a outras possibilidades, mostrando novas faces e sugerindo uma diversidade de associações do sujeito.

A caracterização de uma notícia real está e parte do pressuposto que convenha com um determinado grupo ou pensamento que o aderem e enquanto a mais real que a real está para o senso comum e de forma não coletiva mas massiva e que arremeta aquilo que será de fato de suma necessidade ao todo tendo como maior fator um ato pulssivo.

A questão do adotar e reportagem como uma verdade mesmo a tal não sendo esta,esta para a questão de um pós fotográfico anseio pelo qual estimula a revolta de muitos pela questão repressiva de como a imagem da sociedade proveniente de fatores não psíquicos mas políticos estão trazendo destorções que e criações de efeitos caóticos a uma sociedade.

As noticias maliciosas, mentirosas conhecidas (fake news) é um tema muito discutidas nos dias de hoje, com a facilidade e rapidez proporcionada por essa ferramenta tecnológica, noticias e conteúdos falsos vêm gerando transtornos mundialmente. E como exposto acima pode causa graves acontecimentos.

A maneira como é exposto os fatos explícitos, caracteriza a credibilidade das visualizações daquilo que é real ou imaginário.

AS pessoas confiam na imprensa, como um órgão sério que verifica a veracidade dos fatos, sendo que não os exime da pesquisa e o conhecimento dos fatos e a veracidade  a imagem da mulher foi veiculada de forma rápida, com certeza isso ficou na mente dos observadores ao qual os sentimentos manifestados foi da  fúria e do ódio  que veio a lhes aflorar principalmente por  a vítima indefesa ser uma  criança.

O ser humano  em  desiquilíbrio mental e espiritual traz dentro de si o pensamento positivo e o negativo, onde a maioria das vezes aflora o pensamento negativo em primeiro lugar nos permitindo ser o julgador dos fatos,  após saber  da veracidade  dos fatos  torna -se  refém de suas culpas e arrependimentos...

 

No primeiro aspecto, a imagem se passa como real por conta da rapidez das informações vinculadas nas redes sociais, onde as pessoas são levadas por esse fator a tirar conclusões precipitadas sem nenhuma reflexão. Aqui, apenas uma imagem de retrato falado foi tomada como verdade absoluta, levando a esse assassinato brutal, dados os fatos ocorridos. Assim, sem uma visão crítica, infelizmente a mulher inocente se tornou um alvo fácil para outras pessoas sedentas por uma suposta justiça.

Imagens são projeção nem sempre condizentes com a realidade. Uma coisa que deve ser sempre conferida, refletida, analisada.

  1. O fato de ser uma imagem transmite uma ideia como sendo real, é um paradigma fotográfico, como estudado nesse módulo.
  2. Por ser colocado em um site de grande circulação por muitos anos, o cérebro entende como forma de credibilidade, fazendo as pessoas acreditaram em tudo que é exposto nas notícias.

A imagem é uma forma de expressão humana cuja percepção e interpretação está para além dos sentidos. Ela constitui também um olhar sobre o sujeito, o mundo e o real. Esse olhar, como você deve imaginar, é variável ao longo do tempo e também muda de acordo com espaço, sociedade, contexto, etc. Além disso, a imagem é ainda marcada pelo olhar do sujeito que a observa e a contempla, pois esse mesmo olhar é produtor de sentidos sobre ela e sobre o real que ela representa. A esse respeito, a caracterização da imagem ao longo do tempo, por meio dos três paradigmas da fotografia – pré-fotográfico, fotográfico e pós-fotográfico –, permite refletir sobre como as relações entre o sujeito e a imagem foram se estabelecendo. Para essa reflexão, é fundamental ainda evocar o campo da psicanálise e os três registros que elabora. O uso excessivo das redes sociais pelas pessoas tem trazido uma questão antiga, mas muito cara aos estudos que envolvem campos como os da filosofia, da linguagem e do discurso, que é a seguinte: o que torna uma imagem “real” ou mais ou menos “real”? É importante destacar que esse real está entre aspas porque é empregado aqui no sentido de “realidade”, e não no da psicanálise. Logo, por que
uma falsa parece real para muitos?enquanto uma dissimulação para outros? Por que há tanta controvérsia a respeito das imagens fake veiculadas pela mídia? Ora, a imagem é, como você sabe, experimentada por meio dos sentidos. No entanto, alguns a percebem como parte constitutiva que é socialmente representada pelas pessoas a respeito do mundo; outros, como o próprio mundo, como se este existisse, já de antemão, “pronto” para ser observado.

Devido a ignorância de quem leu, não procurou a fonte da notícia, a fonte era segura? mesmo que fosse segura, a responsabilidade de fazer justiça em nossa sociedade é da polícia e não podemos fazer justiça com as nossas próprias mãos. O ambiente onde tudo aconteceu, também favoreceu de forma negativa para o resultado. Em um ambiente de baixa escolaridade, é muito mais fácil que uma simples imagem na internet ou na televisão contribuir para esse resultado. Em um ambiente onde as pessoas têm mais cultura, o resultado final dificilmente seria o mesmo. A imagem e a percepção do que é veiculado na mídia é captada de forma muito diferente por quem a observa. Bairros, classes sociais, níveis de escolaridade, poder aquisitivo, tudo isso contribui para filtrar a imagem e tomar uma decisão simples, como no caso do artigo, chamar a polícia e a polícia investigaria. Nunca fazer justiça com as próprias mãos.

PreviousPage 10 of 108Next