Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VII

PreviousPage 111 of 136Next

O fato revela a precariedade e irresponsabilidade da mídia e das pessoas nos dias de hoje. Como uma notícia dessas veiculada, antes provocar populares a tal ponto, não gera o questionamento sobre a veracidade dos fatos ou na real representação da imagem no caso. Uma imagem vira a representação de justiça com as próprias mãos como forma de externar conflitos, injustiças e revoltas internas de pessoas que cometem tal ato.

Uma narrativa com imagens é facilmente tida como verdadeira, sem grandes questionamentos. Tal o é que inclusive o dito popular "ver pra crer". Dois fatores, no caso em apresentado, são fundamentais, a narrativa com imagem e o local de divulgação, até então tido como jornalismo denunciativo.

Ao ler a reportagem, vejo que a imagem é uma forma de expressão humana cuja percepção e interpretação na maioria das vezes esta para além real e dos sentidos.. De acordo com SANTAELLA, O IMAGINARIO É O REGISTRO QUE MAIS RELACIONA AOS PROBLEMAS DA IMAGEM. A credibilidade faz parte de construção social, coletiva. A realidade é um precessão em construção pelos sujeitos e não algo já dado.

 

1 - Resposta

A percepção de uma imagem como "real" ou mais "real" é influenciada por vários fatores, como o contexto fornecido (data, local e circunstâncias), a qualidade e clareza da imagem, a credibilidade da fonte que a compartilha, a ausência de sinais óbvios de manipulação digital e a presença de testemunhos ou relatos de pessoas presentes no evento. Esses elementos combinados ajudam a construir a autenticidade da imagem aos olhos dos espectadores.

2 - Resposta

Devido à confiança na reputação da rede social, o reforço social através de compartilhamentos e comentários, a aparência de autenticidade da imagem, a resposta emocional e sensação de urgência geradas pela notícia, e a familiaridade do contexto apresentado, que se alinha com o conhecimento pré-existente dos leitores. Esses fatores combinados fortalecem a percepção de credibilidade da informação visual.

 

A notícia gera muito impacto visual nas pessoas, o que para a própria mídia é bom. Porém, tira completamente a privacidade das pessoas envolvidadas. É isso mesmo que queremos ver?

Constata-se hodiernamente a perda de identidade diante de tantas e tantas imagens vazias. Aqui abre-se espaço para a discussão a respeito da arte que tem se tornado cada vez mais vazia.

Oque caracteriza uma imagem real ou mais real que a outra é exatamente o olhar de quem a interpreta, uma imagem costuma falar mais alta que uma escrita. Quando aos olhos do leitor ele julga que a informação esta sendo divulgada por um veiculo que aos seus olhos tem grande alcance e credibilidade, a situação tende a ser pior, e com o avanço da IA situações como essa infelizmente aumentarão.

ACREDITO QUE ISTO SE DEVA A IGNORÂNCIA SOBRE OS FATOS.A INFLUENCIA QUE OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SENSACIONALISTAS

TEM SOBRE AS CAMADAS MAIS BAIXAS DA POPULAÇÃO E A FALSA PREMISSA, VOX POPULI VOX DEI , A VOZ DO POVO E A VOZ DE DEUS.

A imagem cria uma narrativa verídica do fato , juntamente com a falta de informação das pessoas  que normalmente acreditam em tudo que veem em redes sociais.

As novas tecnologias trouxeram novos ares a fotografia, sugerindo uma nova maneira de ver e in-terpretar o mundo. Sua história, já marcada por diversos momentos de ruptura e reconfigurações, vive hoje uma das suas mais marcantes revoluções, com o advento de novos suportes tecnológicos, capazes de aumentar potencialmente os seus poderes. No fotojornalismo, principal espaço onde a imagem se legitima como documento e prova, ela se abre a outras possibilidades, mostrando novas faces e sugerindo uma diversidade de associações do sujeito.

PreviousPage 111 of 136Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱