Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VII

PreviousPage 112 of 123Next

Muitos receberam a imagem como real e tomaram para si, querendo agir com "justiça" ( mas afinal qual justiça?) sem ao menos verificar a realidade e veracidade das informações apontadas.

Por fim, uma vida foi ceifada por algo irreal.

1º - Acredito que imagens são imagens, o que as torna reais ou menos reais é a maneira de olhar do outro, suas intenções, motivações, sua capacidade analítica e senso diante do que esta vendo;

2º - Da mesma forma que as imagens, qualquer noticia pode ser verdadeira ou falsa, do mesmo modo, vai precisar da interpretação do outro e o seu interesse de buscar mais informações para consolidar o que se lê como real ou fake, o que não acontece na maioria das vezes. Percebo que nesses casos não se é utilizado o senso de justiça como deveria, e atitudes como essas são tomadas sem a vitima ter ao menos a chance de se defender.

1) Toda imagem tem relação com o sujeito que a observa. O ato de ver dialoga com os filtros, os julgamentos coletivamente construídos, aos quais poucas vezes as pessoas têm acesso e compreensão consciente. Uma imagem ser real ou mais real depende de como é construída. A credibilidade faz parte de uma construção social, coletiva. A credibilidade varia, também, de sociedade para sociedade, além disso, dentro de uma mesma cultura o próprio padrão de credibilidade pode variar. É importante termos como ponto de partida uma reflexão sobre a relação entre a imagem e o real como uma dinâmica de representação, e não como uma correspondência objetiva.

 

2) A construção ao redor da imagem deu mais credibilidade à imagem ao grupo, dando a noção de que a foto estava mostrando a real mulher por trás dos atos malignos.

Vale ressaltar que cada ser humano possuí uma forma de ver e mirar em relação às imagens, desse modo cada um pode interpretar uma única imagem de várias maneiras.

Tudo indica que a notícia vinculada teve grande repercussão por ter sido postada em um site de notícias que possuía validação em suas postagens e a imagem era muito semelhante com a foto da mulher procurada, levando às pessoas à não verificarem a veracidade dos fatos.

A página afim de ter visibilidade acaba colocando notícias sem a responsabilidade de saber a verdade, e por muitas vezes ainda coloca a responsabilidade no outro.

A população utilizou do imaginário para realizar a agressão. O pensamento reproduziu coisas, independente da realidade. Sendo a rede social uma grande influenciadora disso.

1. O que caracteriza uma imagem real ou mais real que outras é o contexto. No caso, o retrato falado foi feito pela polícia, um texto estilo reportagem e um tema de bastante impacto emocional como sequestro de bebê.

2. Os leitores apostaram na credibilidade da matéria, o que é muito lamentável, já que se tratava de um engano onde o retrato não era de fato da moradora do Guarujá e sim de outro caso.
Enfim, a reação das pessoas devido ao impacto emocional da notícia levou a morte de uma mulher inocente.

A pessoa que lê a imagem também vincula de acordo com suas crenças trazendo ao real o que traz no imaginário.

A imagem é uma das formas utilizadas para expressar a "realidade " e a sua relação com ela, existem muitas formas de se olhar o mundo e o que está ao seu redor , o ato de ver e dialoga com os julgamentos coletivos construídos.

1) Algumas imagens são tão idênticas com outras que, infelizmente, parecem ser reais e dependendo do que se trata pode ser prejudicial ou não.E nesse caso citado,foi muito prejudicial porque tirou a vida de uma inocente!A imagem real da virtual diferem quanto a direção da luz.2)Os leitores das redes sociais mencionada, tomaram a imagem e notícia divulgada pela mesma rede como real, porque infelizmente muitas pessoas se deixam influenciar pelas fack neews que na maioria das vezes é passado pelas redes sociais.E em vez de procurarem ter certeza, pesquisar em sites seguros, verdadeiros, algumas pessoas se deixam influenciar pela mídia.Falo isso porque já aconteceu comigo! Infelizmente já passei informação falsa para terceiros, porque fui enganada e ao descobrir a verdade fiquei chocada ao perceber que fui influenciada por fack neews.Assim acontece também nas redes sociais!Sem falar que notícia ruim dá Ibope infelizmente.Que procuremos ser mais justos e menos vingativos , não nos deixando influenciar pelo irreal a ponto de prejudicar vidas inocentes como foi o caso dessa moça do Guarujá,S.P.

PreviousPage 112 of 123Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱