Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo VII

PreviousPage 193 of 193
Citação de Solange Regina Nicolau de Simone Dos Santos em janeiro 16, 2026, 2:11 pm

Com referencia a noticia veiculada.

1.A imagem é caracterizda como real ou mais real que outras não por sua fidelidade ao mundo externo, mas pelo efeito psiqíco que ela produz, no sujeitop.

o real não é o realismo da imagem, nem sua semelhança com a realidade empírica, uma imagem é vivida como mais real quando toca esse ponto impossível de simbolizar.

2. O caso foi considerado real, pois, foi construido com elementos típicos do real, nomes próprios, datas, imagens. E pela força da imagem visual, pelo apelo emocional, credibilidade da plataforma.

 

Concordo com seu posicionamento e leitura do enunciado.

Citação de ANIBAL SOARES em novembro 28, 2021, 4:48 pm

Se a  imagem é uma forma de expressão humana cuja percepção e
interpretação está para além dos sentidos. Ela constitui também um
olhar sobre o sujeito, o mundo e o real. Esse olhar,  variável ao longo do tempo e também muda de acordo
com espaço, sociedade, contexto, etc. Além disso, a imagem é ainda
marcada pelo olhar do sujeito que a observa e a contempla, pois esse
mesmo olhar é produtor de sentidos sobre ela e sobre o real que ela
representa. E se a a imagem da mulher foi veiculada de forma rápida com certeza isso ficou na mente dos observadores a qual os sentimentos de que via aflorou para o sentimento ficou marcado na sociedade que compartilhou.

Logo a imagem ganha seu valor imaginário a partir do que está relacionada ao conceito de realidade construído pelo individuo / coletivo no simbólico produzindo um "retrato do que o sujeito / coletivo compreende como real e/ou realidade".

1. A força em evocar o Real (o impossível, o que escapa à linguagem) ou o Imaginário (identificação, fantasia), com a "mais real" sendo aquela que perturba, resiste à simbolização, revela o traumático ou o que não pode ser dito, enquanto a imagem "real" (no sentido comum) pode ser meramente uma representação simbólica/imaginária. A imagem ganha "realidade" psicanalítica quando toca no inominável, no trauma ou no impossível.

2.Para a psicanálise, as pessoas acreditam que algo é real sem que seja de fato (ilusões, crenças inabaláveis ou fantasias) principalmente para proteger o ego de angústias insuportáveis e satisfazer desejos inconscientes que a realidade concreta não permite. Acreditar em algo "não real" é uma forma de gerenciar o conflito entre o que desejamos (Princípio do Prazer) e o que o mundo permite (Princípio de Realidade).

PreviousPage 193 of 193