Desafio - Módulo III
Citação de Priscila Bonjardim em setembro 4, 2025, 8:27 pmA esquizofrenia que tem como uma das características a mania de grandeza, faz com que ele acredite que ele é quem ele quer ser, permitindo assim o desequilíbrio de personalidade, isto é, permitindo que o ID assuma o controle (inconsciente e dissimulado), criando assim uma história imaginária e ilusória acreditando-se viver a realidade dita. Infelizmente, algo não tratável para a psicanálise.
A esquizofrenia que tem como uma das características a mania de grandeza, faz com que ele acredite que ele é quem ele quer ser, permitindo assim o desequilíbrio de personalidade, isto é, permitindo que o ID assuma o controle (inconsciente e dissimulado), criando assim uma história imaginária e ilusória acreditando-se viver a realidade dita. Infelizmente, algo não tratável para a psicanálise.
Citação de AURENIDE JOSÉ DOS SANTOS em setembro 5, 2025, 1:52 amEm relação ao caso de esquizofrenia, pode-se entender, conforme estudado, que a libido se afasta dos objetos externos, passando ao estado de narcisismo secundário, onde há escolha de objeto, por vezes fantasiosos. O retorno da energia libidinal pode levar o indivíduo a uma auto-supervalorização, onde o eu se idealiza no objeto principal de investimento, afastando-se da realidade externa, concentrando-se num mundo interior imaginário.
Em relação ao caso de esquizofrenia, pode-se entender, conforme estudado, que a libido se afasta dos objetos externos, passando ao estado de narcisismo secundário, onde há escolha de objeto, por vezes fantasiosos. O retorno da energia libidinal pode levar o indivíduo a uma auto-supervalorização, onde o eu se idealiza no objeto principal de investimento, afastando-se da realidade externa, concentrando-se num mundo interior imaginário.
Citação de Kellen Cristina Alves Viana em setembro 5, 2025, 1:48 pmCom o conflito entre id, ego e superegodo, ocorre um desequilíbrio, o que pode gerar esse tipo de transtorno no doente.
Com o conflito entre id, ego e superegodo, ocorre um desequilíbrio, o que pode gerar esse tipo de transtorno no doente.
Citação de Angelica Fagundes Miranda em setembro 5, 2025, 5:20 pmNesse caso ele perdeu a libido pelo mundo externo provavelmente por conflitos do eu com o exterior e assim vivenciando o narcisismo de forma extrema canalizando a libido somente para o eu.
Nesse caso ele perdeu a libido pelo mundo externo provavelmente por conflitos do eu com o exterior e assim vivenciando o narcisismo de forma extrema canalizando a libido somente para o eu.