Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 320 of 320

A esquizofrenia que tem como uma das características a mania de grandeza, faz com que ele acredite que ele é quem ele quer ser, permitindo assim o desequilíbrio de personalidade, isto é, permitindo que o ID assuma o controle (inconsciente e dissimulado), criando assim uma história imaginária e ilusória acreditando-se viver a realidade dita. Infelizmente, algo não tratável para a psicanálise.

Em relação ao caso de esquizofrenia, pode-se entender, conforme estudado, que a libido se afasta dos objetos externos, passando ao estado de narcisismo secundário, onde há escolha de objeto, por vezes fantasiosos. O retorno da energia libidinal pode levar o indivíduo a uma auto-supervalorização, onde o eu se idealiza no objeto principal de investimento, afastando-se da realidade externa, concentrando-se num mundo interior imaginário.

Com o conflito entre id, ego e superegodo, ocorre um desequilíbrio, o que pode gerar esse tipo de transtorno no doente.

Nesse caso ele perdeu a libido pelo mundo externo provavelmente por conflitos do eu com o exterior e assim vivenciando o narcisismo de forma extrema canalizando a libido somente para o eu.

PreviousPage 320 of 320