Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo V

PreviousPage 106 of 131Next

Eu acompanho o que diz o colega em algumas partes, eu tive uma infância difícil num lar estruturado porém com um pai muito severo e castrador, tudo que eu que fazia, pra ele era mal feito e ele fazia questão de mostrar isso. Também cresci inseguro e desenvolvi o complexo de inferioridade. Todos eram melhores do que eu, consegui superar e também foi muito difícil.  Ao escrever fragmentos de memórias de coisas ocorridas na infância é como sentir tudo de novo, se vem uma lembrança de algo que me deixou triste, sinto até vontade de chorar, tudo isso com um misto de saudade e nostalgia.  Da mesma forma esse exercício de escrita parece que tem sempre coisa nova pra lembrar, cada linha de raciocínio leva a lembranças de momentos diferentes da vida que tive. Tem as lembranças guias, como se fosse um fio de ariadne onde lembranças de fatos esquecidos retornam, surgem com a mesma emoção do dia em que ocorreu.

 

 

Citação de Jorge Wilson Grecov em dezembro 7, 2021, 4:23 pm

Minha infância foi muito difícil, em função do lar desestruturado em que fui criado. Cresci inseguro, com pouca capacidade de iniciativa e cheio de complexo de inferioridade. Consegui superar muito disso mas foi muito difícil. Ainda hoje, quando me deparo com alguns desafios ou determinados problemas, sinto aflorar em mim um pouco desses traumas do passado. Quando fazemos uma autoanálise ou quando essas reações emergem do inconsciente repentinamente, é interessante notar através das emoções, como o passado é revivido como se fosse algo presente.

 

AO FAZER MINHA ALTO ANALISE DA INFÂNCIA FOI BEM ALEGRE EM ALGUNS ASPECTOS , POIS SEMPRE TIVE UMA BOA EDUÇÃO MEUS PAIS NÃO TINHA ESTUDO MAS MINHA MÃE NOS CRIOU PARA VALORIZAR TODO CONHECIMENTO ,BRINCAVA MUITO NA RUA BRINCADEIRAS QUE NA VERDADE ESTAVAM AJUDANDO A TER DISCIPLINA ,GENTILEZA COORDENAÇÃO  MOTORA .

A sensação foi de tristeza. Tive uma infância muito ruim e retornar a ela sempre me causa algum tipo de dano, mas olhando para trás, sinto-me orgulhosa por não ter repassado esse tipo de sofrimento para o meu próprio filho, o que me traz um certo conforto.

renatavieiragestao@gmail.com has reacted to this post.
renatavieiragestao@gmail.com

Minha infância foi um pouco conturbada, partindo do princípio de que não fui criada pelos meus pais biológicos, embora tivesse recebido muito amor, ainda sim, era presente sentimentos de rejeição, culpa e abandono. Entendo que muito do que sou hoje foi baseado a partir dessas primeiras experiências e que a análise é o melhor caminho para ressignificar essas feridas.

Eu não costumo lembrar os meus sonhos.

Em linhas gerais, posso dizer que uma auto análise é fundamental para enxergarmos o quanto amadurecemos.

Foi muito prazeroso conseguir traduzir em palavras que anteriormente eram desconhecidos. Quando fazemos uma autoanálise ou quando essas reações emergem do inconsciente é interessante notar através das emoções, como o passado é revivido como se fosse algo presente.

É interessante parar para pensar e fazer essa autoanálise. Voltar no tempo, seja através das nossas lembranças, fotos, cadernos, diários ou outras recordações. Mais interessante ainda é ver o quanto e o que mudou de lá pra cá. Sonhos, projetos, escolhas. O que eu me tornei, o que eu idealizei. O meu eu do passado se orgulha do meu eu do presente? É tão interessante e importante lidar com essas emoções através dessa análise é como reviver o passado estando no presente.

Interessante como algumas emoções sentimos novamente e depois da leitura "achamos" que sentimos,  mas ao ler já ficou diferente.

Acredito que todos devemos fazer a sua auto análise, sempre procuro analisar meus pensamentos, sonhos, sentimentos, tentando buscar a raiz de tudo, tentando resignificar muitas coisas também.

É um misto de emoções. Felicidade em me recordar que parte da minha família sempre me acolheu e cuidou muito bem de mim e tristeza em recordar os traumas que meu pai me gerou. E rola até um sentimento de culpa, por descrever meu pai dessa maneira, porque ele sempre esteve ali, nunca me abandonou ou deixou de me amar. Porém mesmo que sem querer talvez, sempre foi uma pessoa tóxica que gerou traumas que até hoje estou lutando pra superar.

PreviousPage 106 of 131Next