Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo V

PreviousPage 231 of 234Next

Muito embora eu tenha estado admirado com todo o estudo sobre Freud e suas formas interpretativas sobre os sonhos, minha autoanálise ocorre de uma forma bem distinta. Faço-me valer das escrituras sagradas e, desta forma, passo a compreender melhor todas as emoções e falhas - tanto as dos meus pais, quanto a minha para com eles -. Isto faz com que diversos sentimentos brotem em mim, todos positivos e edificantes. Não atoa eu pretendo unir ambos os pensamentos, tendo como principal embasamento a Bíblia Sagrada e seus ensinamentos.

Bom nao sei se entendir

mas estes dias eu abri a pagina de uma antigo diario meu e entao abri na pagina que me tras muitas tristezas porque foram momentos dificeis depois de que meu filho nasceu veio diagnostico de autismo depois venho separacao entao foi um episodio da minha vida em que me senti nas sombras para nao falar pior, entao quando acabei de ler eu estava em lagrimas porque pensei ter superado tudo isso mas pélos vistos nao superei eu fiquei muito triste por dois dias mas me sentir aliviada porque nao estaou mais nawuela situaçao e conseguir respirar bem ...... entao nao sei bem se a psicanalise tem algo a falar sobre isso porque acho que ainda nao estou preparada para saber tudo sobre psicanalise ainda falta muito para ser uma exper no assunto entao me perdoem se o assun nada haver...

Algumas sensações foram bastane intensas, hoje com 54 anos e quase 30 de processos terapêuticos e psicanaliticos, visitar a infância é um processo de entendimento, gratidão e tbm desafios e compreensões que ainda estão por se completar. Mas, o mais satisfatório é perceber que venho me tornando a pessoa que nasci para ser.

Foi muito interessante sentir muita dor porem alegria incondicional por alto conhecimento

Quando criança, eu presenciei algumas discussões na minha família, o que me deixava muito mal e para não ficar nervosa eu começava a pensar o que fazer para me acalmar, e então eu analisava a situação e narrava todo o acontecimento na minha mente. Sem saber o que era uma autoanálise, eu estava colocando em prática, ainda criança, o que só fui entender quando adulta. Isso ficou marcado em mim, pois sempre que me encontrava e me ainda me encontro em certas situações, me pego fazendo autoanálise. Uma vez, em uma sessão de análise, a analista me disse que eu começava a falar e ao terminar a fala, eu finalizava já resolvendo os meus problemas, foi então que percebi que além de fazer autoanálise, eu me resolvia melhor quando eu falava, pois eu mesma estava me ouvindo e já resolvendo.

Foi uma experiência alegre e saudades dos meus pais biológicos que já faleceram, portanto hoje em dia me sinto confortada por ter amigos verdadeiros que estão ao meu lado para me ajudar no que preciso.

A experiência causou uma sensação como acender uma luz em um cômodo que ficou fechado por muito tempo. Os sentimentos surgiram misturados, como curiosidade e coragem por se olhar de verdade, mas também vergonha ao reconhecer padrões repetidos, escolhas feitas no automático, palavras engolidas. As sensações foram físicas e emocionais ao mesmo tempo. Os medos caminharam juntos, como fragilidades, raivas mal resolvidas, desejos negados, a descoberta que certas verdades exigem mudança, de não gostar do que se vê, de não dar conta de acolher a minha própria sombra. Ainda assim, a autoanálise trouxe uma potência silenciosa, não prometendo conforto imediato, mas oferecendo honestidade. E, aos poucos, no meio do desconforto, nasceu um sentimento sutil de autonomia: a percepção de que se conhecer, com luz e sombra, sendo um passo profundo de cuidado comigo mesma.

A literatura abrange ao todo , tudo tanto a psicanálise quanto psicologia e psiquiatra...estou amando tudo isso

Escrever sobre minha infância foi uma experiência cheia de sentimentos misturados. Em alguns momentos senti alegria e saudade ao lembrar de momentos simples e felizes, mas também surgiram lembranças difíceis que marcaram minha trajetória. Como homem de meia-idade, percebo hoje com mais clareza como muitas dessas experiências influenciaram quem eu me tornei. Durante a reflexão, vieram à tona medos, sonhos e desejos que eu tinha quando era mais novo. Alguns deles se transformaram ao longo do tempo, outros ainda permanecem de alguma forma em mim. Também reconheci que passei por situações complicadas na vida, desafios que na época pareciam muito difíceis de resolver. A terapia teve um papel muito importante nesse processo. Ela me ajudou a compreender melhor minhas emoções, a lidar com as dificuldades e a ressignificar muitas experiências do passado. Hoje me considero uma pessoa alegre e mais bem resolvida, alguém que aprendeu com as próprias histórias e que consegue olhar para o passado com mais compreensão e serenidade. Essas memórias fazem parte de quem eu sou e, de certa forma, me ajudaram a construir a pessoa que sou hoje.

A experiencia de escrever e refletir sobre o longo processo me trouxe emoções misturadas, entre estranheza e alegria.reviver os medos,desejos e sonhos da infancia me fez perceber como essas experiencia moldaram quem sou hoje , influenciando minhas escolhas e perspectivas atuais.Sentir uma mistura de saudade das fantasias infantis e uma compreensão mais profunda de como elas se conectam com meus objetivos e emoções presente .

PreviousPage 231 of 234Next