Desafio - Módulo V
Citação de Eliane Portes em março 10, 2026, 7:32 pmAo realizar um processo de autoanálise focado na minha infância, pude compreender que muitas das percepções negativas que eu carregava sobre mim não eram fatos, mas sim projeções e erros de terceiros. Durante muito tempo, fui levada a acreditar que eu era "lesada", "lenta" ou que minha aparência não era adequada. Sofri ofensas sistemáticas sobre meu tom de pele e meu cabelo, sendo pressionada a acreditar que deveria ter uma pele mais clara para ser considerada bonita.
Hoje, compreendo que nunca fui "feia" ou "devagar". Entendi que o meu tom de pele morena e o meu cabelo sempre foram lindos, e que a vergonha que eu sentia era, na verdade, o peso de feridas que outras pessoas não buscaram curar em si mesmas e acabaram depositando em mim.
Essa jornada de autodescoberta me trouxe a clareza de que não tive culpa. Eu era apenas uma criança em desenvolvimento, aprendendo sobre o mundo.
Ao realizar um processo de autoanálise focado na minha infância, pude compreender que muitas das percepções negativas que eu carregava sobre mim não eram fatos, mas sim projeções e erros de terceiros. Durante muito tempo, fui levada a acreditar que eu era "lesada", "lenta" ou que minha aparência não era adequada. Sofri ofensas sistemáticas sobre meu tom de pele e meu cabelo, sendo pressionada a acreditar que deveria ter uma pele mais clara para ser considerada bonita.
Hoje, compreendo que nunca fui "feia" ou "devagar". Entendi que o meu tom de pele morena e o meu cabelo sempre foram lindos, e que a vergonha que eu sentia era, na verdade, o peso de feridas que outras pessoas não buscaram curar em si mesmas e acabaram depositando em mim.
Essa jornada de autodescoberta me trouxe a clareza de que não tive culpa. Eu era apenas uma criança em desenvolvimento, aprendendo sobre o mundo.