Desafio - Módulo V
Citação de Eliane Portes em março 10, 2026, 7:32 pmAo realizar um processo de autoanálise focado na minha infância, pude compreender que muitas das percepções negativas que eu carregava sobre mim não eram fatos, mas sim projeções e erros de terceiros. Durante muito tempo, fui levada a acreditar que eu era "lesada", "lenta" ou que minha aparência não era adequada. Sofri ofensas sistemáticas sobre meu tom de pele e meu cabelo, sendo pressionada a acreditar que deveria ter uma pele mais clara para ser considerada bonita.
Hoje, compreendo que nunca fui "feia" ou "devagar". Entendi que o meu tom de pele morena e o meu cabelo sempre foram lindos, e que a vergonha que eu sentia era, na verdade, o peso de feridas que outras pessoas não buscaram curar em si mesmas e acabaram depositando em mim.
Essa jornada de autodescoberta me trouxe a clareza de que não tive culpa. Eu era apenas uma criança em desenvolvimento, aprendendo sobre o mundo.
Ao realizar um processo de autoanálise focado na minha infância, pude compreender que muitas das percepções negativas que eu carregava sobre mim não eram fatos, mas sim projeções e erros de terceiros. Durante muito tempo, fui levada a acreditar que eu era "lesada", "lenta" ou que minha aparência não era adequada. Sofri ofensas sistemáticas sobre meu tom de pele e meu cabelo, sendo pressionada a acreditar que deveria ter uma pele mais clara para ser considerada bonita.
Hoje, compreendo que nunca fui "feia" ou "devagar". Entendi que o meu tom de pele morena e o meu cabelo sempre foram lindos, e que a vergonha que eu sentia era, na verdade, o peso de feridas que outras pessoas não buscaram curar em si mesmas e acabaram depositando em mim.
Essa jornada de autodescoberta me trouxe a clareza de que não tive culpa. Eu era apenas uma criança em desenvolvimento, aprendendo sobre o mundo.
Citação de Luciano de Matos Carvalho em março 18, 2026, 1:09 amSenti algo que reflete muito no que sinto hoje ou no que penso, num sonho que tinha na minha infância, era um medo que algo gigante me alcançaria “ uma onda negra que crescia atrás de mim, que deveria fugir”, penso que não sabia Como fugir das agressões violentas da minha mãe que me espancava muito. Isso talvez não tenha mais medo, mas um sentimento vazio de afeto talvez exista. Assim posso esta em relacionamentos, mas acreditando nunca ser verdadeiramente amado, portanto sempre fugindo desse relacionamentos ou desacreditado que possa ser amado pelo próximo.
Senti algo que reflete muito no que sinto hoje ou no que penso, num sonho que tinha na minha infância, era um medo que algo gigante me alcançaria “ uma onda negra que crescia atrás de mim, que deveria fugir”, penso que não sabia Como fugir das agressões violentas da minha mãe que me espancava muito. Isso talvez não tenha mais medo, mas um sentimento vazio de afeto talvez exista. Assim posso esta em relacionamentos, mas acreditando nunca ser verdadeiramente amado, portanto sempre fugindo desse relacionamentos ou desacreditado que possa ser amado pelo próximo.
Citação de Vinicius Fructuoso em março 19, 2026, 3:03 amA autoanálise é um processo estranho. Ao mesmo tempo em que traz clareza, também expõe camadas que talvez fossem mais confortáveis quando não eram vistas. Existe algo de fascinante em conseguir perceber padrões, entender motivações, quase como resolver um enigma interno, mas também há um certo peso em saber que, uma vez visto, não dá mais pra “desver”.
É como trocar simplicidade por profundidade. Você perde um pouco da ingenuidade, daquela forma mais leve e automática de viver, mas ganha consciência. E essa consciência não é sempre confortável, mas é difícil não valorizá-la.
No fim, a autoanálise parece menos uma solução e mais uma ferramenta. Ela não elimina conflitos, mas muda completamente a forma como você se relaciona com eles.
A autoanálise é um processo estranho. Ao mesmo tempo em que traz clareza, também expõe camadas que talvez fossem mais confortáveis quando não eram vistas. Existe algo de fascinante em conseguir perceber padrões, entender motivações, quase como resolver um enigma interno, mas também há um certo peso em saber que, uma vez visto, não dá mais pra “desver”.
É como trocar simplicidade por profundidade. Você perde um pouco da ingenuidade, daquela forma mais leve e automática de viver, mas ganha consciência. E essa consciência não é sempre confortável, mas é difícil não valorizá-la.
No fim, a autoanálise parece menos uma solução e mais uma ferramenta. Ela não elimina conflitos, mas muda completamente a forma como você se relaciona com eles.
Citação de Chrisley Darcia Brito Arruda em março 22, 2026, 1:20 pmEu me sento para reler o que escrevi há algum tempo, e é estranho… parece que estou olhando para alguém que sou eu, mas ao mesmo tempo não sou. Algumas palavras me soam distantes, quase como se tivessem vindo de um lugar que eu não controlo totalmente. Isso me inquieta.
Ao mesmo tempo, sinto um certo alívio. Como se coisas que eu nem sabia que estavam pesando em mim tivessem sido deixadas ali, no papel, esperando para serem vistas de novo. Agora, relendo, algumas fazem mais sentido — outras doem mais do que antes.
Também sinto culpa em certos trechos. Como se eu estivesse me julgando por pensamentos e sentimentos que tive, como se não devesse ter sentido aquilo. É desconfortável perceber essas contradições dentro de mim.
E tem a angústia… porque começo a notar padrões, coisas que se repetem, conflitos que parecem nunca se resolver completamente. Isso me dá uma sensação de estar preso em mim mesmo.
Mas junto disso vem uma espécie de clareza. Pequenos momentos em que tudo se conecta, e eu consigo entender melhor por que reagi de certas formas, por que senti o que senti. É quase como me encontrar comigo mesmo, de um jeito mais honesto.
E, às vezes, sinto até uma certa ternura por quem eu fui naquele momento. Como se eu conseguisse me olhar com mais cuidado, com menos dureza. Como se, apesar de tudo, eu estivesse tentando — e isso, de algum modo, importa.
Eu me sento para reler o que escrevi há algum tempo, e é estranho… parece que estou olhando para alguém que sou eu, mas ao mesmo tempo não sou. Algumas palavras me soam distantes, quase como se tivessem vindo de um lugar que eu não controlo totalmente. Isso me inquieta.
Ao mesmo tempo, sinto um certo alívio. Como se coisas que eu nem sabia que estavam pesando em mim tivessem sido deixadas ali, no papel, esperando para serem vistas de novo. Agora, relendo, algumas fazem mais sentido — outras doem mais do que antes.
Também sinto culpa em certos trechos. Como se eu estivesse me julgando por pensamentos e sentimentos que tive, como se não devesse ter sentido aquilo. É desconfortável perceber essas contradições dentro de mim.
E tem a angústia… porque começo a notar padrões, coisas que se repetem, conflitos que parecem nunca se resolver completamente. Isso me dá uma sensação de estar preso em mim mesmo.
Mas junto disso vem uma espécie de clareza. Pequenos momentos em que tudo se conecta, e eu consigo entender melhor por que reagi de certas formas, por que senti o que senti. É quase como me encontrar comigo mesmo, de um jeito mais honesto.
E, às vezes, sinto até uma certa ternura por quem eu fui naquele momento. Como se eu conseguisse me olhar com mais cuidado, com menos dureza. Como se, apesar de tudo, eu estivesse tentando — e isso, de algum modo, importa.
Citação de Maria Lucia Joaquim de Oliveira Carmo em março 23, 2026, 2:35 amSim! Eu sempre fiz a auto análise, desde que me conheço por gente. E pra mim, a auto análise sempre me serviu para saber quem eu sou e as soluções dos problemas que passo internamente comigo e dentre outras coisas. E digo, que pra mim, isso funciona e muito!
Sim! Eu sempre fiz a auto análise, desde que me conheço por gente. E pra mim, a auto análise sempre me serviu para saber quem eu sou e as soluções dos problemas que passo internamente comigo e dentre outras coisas. E digo, que pra mim, isso funciona e muito!
Citação de jackson dos santos em março 26, 2026, 12:26 amO texto afirma que embora seja ideal que a autoanálise seja dirigida por um profissional, ela pode ser aplicada pelo próprio sujeito durante a leitura de uma obra literária, assistindo a um filme, escrevendo um diário ou em qualquer situação que o coloque em contradição com seu eu imaginariamente normal e completo. Exercitar esse processo de autoanálise é fundamental para enriquecer as leituras e análises de objetos culturais diversos, especialmente a literatura. Afinal, de que serviria o discurso literário se não fosse para o enriquecimento dos seres humanos? Esse enriquecimento, por sua vez, passa sem dúvida pelo desenvolvimento da capacidade analítica e interpretativa.
Em resumo, a autoanálise é possível e útil mesmo sem um profissional, desde que o sujeito se coloque em confronto com suas próprias contradições ao entrar em contato com obras literárias ou outras produções culturais. A literatura só cumpre plenamente sua função quando serve ao crescimento humano, e esse crescimento depende diretamente da capacidade de analisar e interpretar o que se lê de forma profunda, percebendo não apenas a história, mas o que ela mobiliza no inconsciente do leitor. Portanto, desenvolver a capacidade analítica por meio da autoanálise é essencial para transformar a leitura em uma experiência realmente enriquecedora.
O texto afirma que embora seja ideal que a autoanálise seja dirigida por um profissional, ela pode ser aplicada pelo próprio sujeito durante a leitura de uma obra literária, assistindo a um filme, escrevendo um diário ou em qualquer situação que o coloque em contradição com seu eu imaginariamente normal e completo. Exercitar esse processo de autoanálise é fundamental para enriquecer as leituras e análises de objetos culturais diversos, especialmente a literatura. Afinal, de que serviria o discurso literário se não fosse para o enriquecimento dos seres humanos? Esse enriquecimento, por sua vez, passa sem dúvida pelo desenvolvimento da capacidade analítica e interpretativa.
Em resumo, a autoanálise é possível e útil mesmo sem um profissional, desde que o sujeito se coloque em confronto com suas próprias contradições ao entrar em contato com obras literárias ou outras produções culturais. A literatura só cumpre plenamente sua função quando serve ao crescimento humano, e esse crescimento depende diretamente da capacidade de analisar e interpretar o que se lê de forma profunda, percebendo não apenas a história, mas o que ela mobiliza no inconsciente do leitor. Portanto, desenvolver a capacidade analítica por meio da autoanálise é essencial para transformar a leitura em uma experiência realmente enriquecedora.
Citação de KESIA ARAUJO em março 28, 2026, 4:56 pmSenti saudade, alegria, tristeza... Consigo perceber minha evolução, isso traz paz.
Senti saudade, alegria, tristeza... Consigo perceber minha evolução, isso traz paz.
Citação de Leidiane Lopes de Andrade em março 30, 2026, 6:14 pmA minha experiência foi esclarecedora ao que se refere a minha vida adulta, foi muito interessante, senti um misto de emoções, tais quais sempre me recordarei com grande apresso.
A minha experiência foi esclarecedora ao que se refere a minha vida adulta, foi muito interessante, senti um misto de emoções, tais quais sempre me recordarei com grande apresso.
Citação de Helena Maria Gomes Peres em março 30, 2026, 6:41 pmAo lembrar da minha infância senti muita saudades, apesar de sermos muito pobre eu fui uma criança feliz eu me divertia muito com meus irmãos.
Hoje não temos mais esta união física pois moramos longe um dos outros, mas nos amamos e somos um pelo outro.
Meus pais já se foram e tudo que sinto é muita saudade e tristeza por não ter feito mais por eles.
Ao lembrar da minha infância senti muita saudades, apesar de sermos muito pobre eu fui uma criança feliz eu me divertia muito com meus irmãos.
Hoje não temos mais esta união física pois moramos longe um dos outros, mas nos amamos e somos um pelo outro.
Meus pais já se foram e tudo que sinto é muita saudade e tristeza por não ter feito mais por eles.
Citação de Danilo Rafaldini Desuó em abril 1, 2026, 3:48 pmUma mistura de sensações, tanto lembranças alegres, saudades, e tristes também. Porém me senti um pouco mais leve, ao refletir da infância sentimentos que carrego até aos dias de hoje. Também pude refletir várias coisas nos meus próprios filhos, coisas que me aborreceram no passado vindos de meus pais, e que eu estou repetindo nos meus filhos. Então essa análise inicial, me ajudou a evitar comportamentos que estou transmitindo aos meus filhos.
Uma mistura de sensações, tanto lembranças alegres, saudades, e tristes também. Porém me senti um pouco mais leve, ao refletir da infância sentimentos que carrego até aos dias de hoje. Também pude refletir várias coisas nos meus próprios filhos, coisas que me aborreceram no passado vindos de meus pais, e que eu estou repetindo nos meus filhos. Então essa análise inicial, me ajudou a evitar comportamentos que estou transmitindo aos meus filhos.