Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo V

PreviousPage 108 of 131Next

Já faço autoanálise há algum tempo, essa experiência confirmou o que identifiquei ao longo da minha vida, situações não tão boas, mas ligada a época, a falta de conhecimento de meus pais, porém na soma final o saldo é de amor, de aprendizado e de muita união familiar, identificar o problema e administrar a situação produz equilíbrio.

Primeiramente em relação aos sonhos, cada ser tem sua interpretação, principalmente quem sonho, não tem como ser certo ou errado. E a presença do pai da vida de um filho é muito simbólica..  enfim foi uma experiência maravilhosa

Uma pergunta me veio a mente: Quando foi que o mundo ficou cinza? Fui uma criança muito criativa, com sonhos e muitos ideais, mas por algum motivo que não consigo me lembrar parece que as coisas deixaram de andar como deveriam. Tive muitos medos, sendo o de perder a minha mãe quase incontrolável. Meu pai foi presente, mas entre ele e minha mãe eu era praticamente inseparável. Ao lembrar da minha infância vem uma mistura de alegria, tristeza e insegurança.

Alegria, felicidade etc

Eu desde criança tive a personalidade amorosa e preocupada com o bem estar de todos incluindo bonecas, formiguinha,flores, bichos ....Acho que o que me atrapalhou durante anos foi que em várias brincadeiras eu era órfã e morava na rua, daí uma mulher muito rica me adotava e minha vida mudava.

Tenho um arrependimento enorme de ter brincado assim algumas vezes e isso ter ficado no meu cérebro, porém quando percebi isto eu foquei na outra parte que eu sempre brincava, que era criativa e boa com todas as pessoas.

Minha infância foi cheia de turbulência e está tudo bem já passou, sofri vários abusos ( não sexuais) mas emocionais.

Talvez isso tenha gerado todo esse conflito que vivi durante anos.

 

Ao fazer uma autoanálise vieram à tona eventos bastante marcantes que me trouxeram sentimentos de tristeza, mas também de entendimento. Em grande parte deles o sentimento é sempre o mesmo: de ter que lidar sozinha com minhas angústias e preocupações. De ir a luta por mim e pelos meus. De não sentir a proteção e o apoio de meus progenitores. E hoje compreendo o quanto isso impactou na minha vida adulta e nos meus relacionamentos.

Fazer auto análise é um mergulho no nosso eu mais profundo, é buscar sentimentos esquecidos, é buscar respostas para emoções, atitudes, comportamentos que estamos experimentando no agora. Estes sentimentos podem ser lembrados no todo ou em partes e serem ligados a sentimentos que expressamos na nossa formação de personalidade, nos sofrimentos  vivenciados, nas emoções sentidas. Enfim pode representar um resgate e ao mesmo tempo uma solução para temores, dificuldades, desencantos vividos no presente.

Acabei de escrever uma auto análise, e confesso que relembrei situações que hoje entendo que me fez repensar muito. Situações que precisam ainda serem resolvidas, e poucas saudosas.

Sempre gostei de praticar a autoanálise, pois me faz rever conceitos, melhorar como pessoa e olhar com os olhos do presente ações realizadas no passado. Com isso, procuro melhorar no que acho que errei. É interessante que, quando olhamos para nós mesmos e fazemos uma revisão daquilo que achamos que devemos manter ou descartar, parece que a vida faz muito mais sentido.

Ao escrever sobre a minha infância eu recordei de momentos alegres, de brincar com meus irmãos com pipas, de brincar nos terrenos baldios caçando insetos, de pique e etc. Passamos por momentos difíceis, mas, amávamos brincar na rua.  A infância e o relato dela me proporcionaram recordações positivas

Ester Gomes Lessa Duarte has reacted to this post.
Ester Gomes Lessa Duarte
PreviousPage 108 of 131Next