Desafio - Módulo V
Citação de Wallace Martins em abril 13, 2024, 1:31 amSim. Eu já fiz uma autoanálise. Foi em uma situação em que eu estava começando na psicanálise, o professor pediu. Foi muito importante para mim fazê-lá. Nela pude ver como eu estava. Descobri junto ao professor que sofria de alguns problemas, e com terapias melhorei. Ainda as faço, pois vejo que temos situações mentais, que é igual a pressão alta, onde temos que tomar sempre um remédio para a pressão baixar. Os gatilhos sempre estarão nos assolando, por isso temos sempre que está nos observando. O inconsciente é uma cixinha em que nos prega pessas sem percebermos, e é necessário a observação dele.
Sim. Eu já fiz uma autoanálise. Foi em uma situação em que eu estava começando na psicanálise, o professor pediu. Foi muito importante para mim fazê-lá. Nela pude ver como eu estava. Descobri junto ao professor que sofria de alguns problemas, e com terapias melhorei. Ainda as faço, pois vejo que temos situações mentais, que é igual a pressão alta, onde temos que tomar sempre um remédio para a pressão baixar. Os gatilhos sempre estarão nos assolando, por isso temos sempre que está nos observando. O inconsciente é uma cixinha em que nos prega pessas sem percebermos, e é necessário a observação dele.
Citação de @garcez131313 em abril 13, 2024, 4:04 pmConforme Terry Eagleton, nas suas obras contribuintes à teoria da interpretação dos sonhos de Freud, o princípio do desejo humano nada mais é do que o momento em que deixamos os seios de nossas mães. Que em nosso subconsciente ou sonhos representa a imagem perfeita dos nossos desejos iniciais. Notadamente essa teoria representa também uma relação de dependência a nossas genitoras. Ainda de acordo com Terry nossos esforços são em alcançar a independência dessa relação inicial com nossas mães ou nossos pais ( na forma da Lei e autoridade ) por meio do trabalho, da cultura, relações conjugais, relações sociais em geral. Quanto as obras literárias e sua relação com a psicanálise, refletem justamente a perda desse objeto inicial( mae ) e que pode causar ate mesmo uma sensação de insegurança na sociedade em que vivemos, refletindo em nossa sub-existência e precariedade cultural. De forma autoanalitica, podemos nos deparar com a perda desse objeto de forma trágica, desastrosa, de nosso eu, normal e completo na sociedade, e que ja estivera formado independentemente e que fora retirado injustamente. Mais profundamente ainda, na forma inorgânica, crente e com propósito espiritual, não dependemos mais do desejo inicial humano, de cargos ou mesmo de nossas relações com a sociedade.
Conforme Terry Eagleton, nas suas obras contribuintes à teoria da interpretação dos sonhos de Freud, o princípio do desejo humano nada mais é do que o momento em que deixamos os seios de nossas mães. Que em nosso subconsciente ou sonhos representa a imagem perfeita dos nossos desejos iniciais. Notadamente essa teoria representa também uma relação de dependência a nossas genitoras. Ainda de acordo com Terry nossos esforços são em alcançar a independência dessa relação inicial com nossas mães ou nossos pais ( na forma da Lei e autoridade ) por meio do trabalho, da cultura, relações conjugais, relações sociais em geral. Quanto as obras literárias e sua relação com a psicanálise, refletem justamente a perda desse objeto inicial( mae ) e que pode causar ate mesmo uma sensação de insegurança na sociedade em que vivemos, refletindo em nossa sub-existência e precariedade cultural. De forma autoanalitica, podemos nos deparar com a perda desse objeto de forma trágica, desastrosa, de nosso eu, normal e completo na sociedade, e que ja estivera formado independentemente e que fora retirado injustamente. Mais profundamente ainda, na forma inorgânica, crente e com propósito espiritual, não dependemos mais do desejo inicial humano, de cargos ou mesmo de nossas relações com a sociedade.
Citação de Jeane Santana Santos em abril 13, 2024, 7:11 pmTive uma boa infância, porém meus pais nunca estiveram presente, fui criada pela avó paterna que sempre me deu muito amor e era uma pessoa super corajosa, batalhadora e a frente de sua idade. Cresci achando que a falta dos meus pais não significava nada. Porém cascei com meu primeiro namorado, 9 anos mais velho que eu, um homem honesto, protetor e muito família. Minha admiração por ele era demais. Após alguns anos de terapia percebi como as minhas escolhas, inconscientemente, foram todas decididas pela falta dos meus pais.
Tive uma boa infância, porém meus pais nunca estiveram presente, fui criada pela avó paterna que sempre me deu muito amor e era uma pessoa super corajosa, batalhadora e a frente de sua idade. Cresci achando que a falta dos meus pais não significava nada. Porém cascei com meu primeiro namorado, 9 anos mais velho que eu, um homem honesto, protetor e muito família. Minha admiração por ele era demais. Após alguns anos de terapia percebi como as minhas escolhas, inconscientemente, foram todas decididas pela falta dos meus pais.
Citação de Adriano Jose Eduardo em abril 13, 2024, 8:08 pmComo é interessante o processo de autoanálise. Foi um experiência muito interessante lembrar de fatos da minha infância e convivência familiar, me trouxe muito entendimento do que sou hoje.
Foi muito marcante para mim
Como é interessante o processo de autoanálise. Foi um experiência muito interessante lembrar de fatos da minha infância e convivência familiar, me trouxe muito entendimento do que sou hoje.
Foi muito marcante para mim
Citação de AMANDAQUEIROZ em abril 15, 2024, 2:10 amA AUTO ANÁLISE É INCRÍVEL ACHO QUE TODOS DEVERIAM FAZER. AGENTE SABE BEM QUE É MUITO BOM PARA CONHECER A PRÓPRIA PERSONALIDADE E AS MUDANÇAS QUE OCORREM NO DIA A DIA. TEMOS QUE SER BEM SINCEROS REGISTRAR TODOS OS TÓPICOS QUE ACHAMOS E NÃO ACHAMOS IMPORTANTES,PORQUE AS VEZES DEIXAMOS PASSAR COISAS QUE PARA A AUTO ANALISE É SUPER IMPORTANTE. PODE SER FEITA EM QUALQUER MOMENTO IMPORTANTE DE SUA VIDA. A MEDITAÇÃO PODE SER UMA GRANDE ALIADA PARA DEIXAR A AUTO ANALISE BEM MELHOR. FAÇA MEDITAÇÃO E REGISTRE SEUS PENSAMENTOS ISSO AJUDA DEMAIS.
A AUTO ANÁLISE É INCRÍVEL ACHO QUE TODOS DEVERIAM FAZER. AGENTE SABE BEM QUE É MUITO BOM PARA CONHECER A PRÓPRIA PERSONALIDADE E AS MUDANÇAS QUE OCORREM NO DIA A DIA. TEMOS QUE SER BEM SINCEROS REGISTRAR TODOS OS TÓPICOS QUE ACHAMOS E NÃO ACHAMOS IMPORTANTES,PORQUE AS VEZES DEIXAMOS PASSAR COISAS QUE PARA A AUTO ANALISE É SUPER IMPORTANTE. PODE SER FEITA EM QUALQUER MOMENTO IMPORTANTE DE SUA VIDA. A MEDITAÇÃO PODE SER UMA GRANDE ALIADA PARA DEIXAR A AUTO ANALISE BEM MELHOR. FAÇA MEDITAÇÃO E REGISTRE SEUS PENSAMENTOS ISSO AJUDA DEMAIS.
Citação de Vanessa Ribeiro Franquim em abril 15, 2024, 2:01 pmAo reviver partes da minha história, revivi muitos sentimentos bons. Saudades das amizades, das brincadeiras de crianças, dos lugares (passei a infância em outro estado). O sentimento que mais revivi durante esse processo foi a SAUDADE! Lógico que tiveram momentos tristes, de perda de amizades e pessoas, mas o saldo foi positivo.
Ao reviver partes da minha história, revivi muitos sentimentos bons. Saudades das amizades, das brincadeiras de crianças, dos lugares (passei a infância em outro estado). O sentimento que mais revivi durante esse processo foi a SAUDADE! Lógico que tiveram momentos tristes, de perda de amizades e pessoas, mas o saldo foi positivo.
Citação de Luiza Lopes Louro Rahman em abril 15, 2024, 2:15 pmA autoanálise teve uma influência grande a me levar fazer o curso de psicanálise, pois contribuiu muito em quem me tornei e a compreensão que tenho da minha própria história de vida. Eu recomendo a todos passar por uma análise refletindo de onde viemos na infância e por que agimos como agimos com o objetivo de trazer conforto, aceitação, minimizar sintomas etc
A autoanálise teve uma influência grande a me levar fazer o curso de psicanálise, pois contribuiu muito em quem me tornei e a compreensão que tenho da minha própria história de vida. Eu recomendo a todos passar por uma análise refletindo de onde viemos na infância e por que agimos como agimos com o objetivo de trazer conforto, aceitação, minimizar sintomas etc
Citação de Maria Andreia Pereira em abril 15, 2024, 7:10 pmFazer essa autoanálise me fez relembrar dos acontecimentos e sentimentos que já estavam esquecidos. A perda da minha mãe aos 2 anos de idade me trouxe vários traumas, refletindo na minha autoestima. No entanto, consegui superar e me tornar mais confiante e forte para enfrentar os desafios que a vida nos impõe. Meu exemplo sempre foi Jesus; minha fé nele foi o que me fez crescer.
Fazer essa autoanálise me fez relembrar dos acontecimentos e sentimentos que já estavam esquecidos. A perda da minha mãe aos 2 anos de idade me trouxe vários traumas, refletindo na minha autoestima. No entanto, consegui superar e me tornar mais confiante e forte para enfrentar os desafios que a vida nos impõe. Meu exemplo sempre foi Jesus; minha fé nele foi o que me fez crescer.
Citação de Ederson de Oliveira Silva em abril 16, 2024, 12:16 amMinha experiência está sendo bem interessante,
Nunca imaginava inconsciente fica memória armazenada decorrer da vivência ela caba afetando vida ,
Devemos nós limpar sempre conciente, no processo de ouvir terapia na hora de dormir já tive muitas experiências de memória tava armazenadas vem sonho nada vem muito tempo atrás sonhar daí saber é por causa da terapia fazendo limpeza, realmente funciona.
Minha experiência está sendo bem interessante,
Nunca imaginava inconsciente fica memória armazenada decorrer da vivência ela caba afetando vida ,
Devemos nós limpar sempre conciente, no processo de ouvir terapia na hora de dormir já tive muitas experiências de memória tava armazenadas vem sonho nada vem muito tempo atrás sonhar daí saber é por causa da terapia fazendo limpeza, realmente funciona.
Citação de SILVIA MENDES SANTOS BANTIM em abril 16, 2024, 1:43 pmCitação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:23 amE então? Como foi a experiência para você? Estranha? Alegre? Saudosa? Triste? Que emoções você teve ao longo da escrita? Que medos, desejos e sonhos resgatou da infância? Haveria alguma relação entre eles e quem você é hoje?
Descreva essas sensações/emoções advindas de seu processo de reflexão.
Uma infância feliz, divertida, desafiadora, eu tinha como meus espectadores meus pais adotivos. a minha infância foi registrada de forma intensa por eles, tínhamos um vinculo muito forte e os desafios que eram propostos até os meus 13 anos, todos tinham sentido. Pois o meu orgulho era orgulhar eles, é como se fosse um processo de retribuição por telo-los como meus pais do coração. Então eventos que aconteciam no interior onde fui criada, participava de todos e sempre tinha destaques relevantes, fui impulsionada pelo amor deles. Lembrar a minha infância trás alegria, saudades. Hoje na idade adulta já não tenho o mesmo prazer na vida. Não conseguir espelhar em meus filhos a mesma imagem dos meus pais como gostaria, talvez preferir ficar presa ao momento de proteção, aconchego e amor que vivi com meus pais. Aos 37 anos Deus colheu 1 e aos quase 39 colheu o outro e muita coisa perdeu o sentido na minha vida. Hoje eu carrego a lembrança da infância feliz e a saudade de não poder voltar ao tempo. Hoje eu sou uma mulher sobrevivente talvez de um passado que não volta. Sonhos se perderam com a ausência deles e outros com os fracassos e decepções do bem vindo ao mundo real na idade adulta.
Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:23 amE então? Como foi a experiência para você? Estranha? Alegre? Saudosa? Triste? Que emoções você teve ao longo da escrita? Que medos, desejos e sonhos resgatou da infância? Haveria alguma relação entre eles e quem você é hoje?
Descreva essas sensações/emoções advindas de seu processo de reflexão.
Uma infância feliz, divertida, desafiadora, eu tinha como meus espectadores meus pais adotivos. a minha infância foi registrada de forma intensa por eles, tínhamos um vinculo muito forte e os desafios que eram propostos até os meus 13 anos, todos tinham sentido. Pois o meu orgulho era orgulhar eles, é como se fosse um processo de retribuição por telo-los como meus pais do coração. Então eventos que aconteciam no interior onde fui criada, participava de todos e sempre tinha destaques relevantes, fui impulsionada pelo amor deles. Lembrar a minha infância trás alegria, saudades. Hoje na idade adulta já não tenho o mesmo prazer na vida. Não conseguir espelhar em meus filhos a mesma imagem dos meus pais como gostaria, talvez preferir ficar presa ao momento de proteção, aconchego e amor que vivi com meus pais. Aos 37 anos Deus colheu 1 e aos quase 39 colheu o outro e muita coisa perdeu o sentido na minha vida. Hoje eu carrego a lembrança da infância feliz e a saudade de não poder voltar ao tempo. Hoje eu sou uma mulher sobrevivente talvez de um passado que não volta. Sonhos se perderam com a ausência deles e outros com os fracassos e decepções do bem vindo ao mundo real na idade adulta.
Clique aqui e junte-se a nós!
Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱