Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo V

PreviousPage 130 of 131Next

Nunca fiz autoanálise, apenas com ajuda de profissionais, acredito que após finalizar o curso com o conhecimento adequado, terei recursos para tais técnicas.

Minha infância não era algo que queria me lembrar, pois não sei o que é ser criança, passeio, brincadeira, quando criança não tive a oportunidade de ser e ter os que as outras tinham, meu pai sempre foi uma pai que só trabalhou, nunca soube dar amor e atenção, minha mãe faleceu eu ainda pequena, uns 9 anos,  me sentir sempre só, e realmente vivia só, poucos amigos e os que tinha eu aproveitava porque não queria me sentir sozinha, abandonada, hoje tento conviver com esse trauma da melhor maneira possível, porém não sei amar, choro pouco, não me apego, acostumei viver mais sozinha pra não sofrer a perca da solidão novamente. me casei sem amor só para fugir de casa, daquele ambiente que me deixava mal, triste e angustiada, mas no casamento nos primeiros anos, me sentia segura e não sozinha. Com a nascimento das minhas filhas, tudo mudou, pois passei a ser viúva de um marido vivo, nunca passeamos, nunca viajamos, as filhas cresceram, porém as coisas só pioraram, trabalho muito e estudo para tentar aliviar  a solidão que sempre me atormenta, gosto de viver com pessoas, amo viajar, conversar, trabalhar e estudar, mas descobrir que essa é minha forma que achei de não me sentir só.

Durante o processo de autoanálise, senti uma mistura de emoções. Inicialmente, foi estranho revisitar aspectos da minha infância através dos meus sonhos e desejos. Senti alegria ao recordar momentos felizes e saudade de tempos mais simples. Porém, também emergiram medos e inseguranças que me fizeram refletir sobre quem sou hoje. Esse exercício não apenas me enriqueceu emocionalmente, mas também aprimorou minha capacidade analítica e interpretativa, permitindo uma compreensão mais profunda de mim mesmo.

Escrever sobre minhas emoções e sentimentos, em que permeiam medos, êxtases, fantasias fizeram-me perceber o quanto estão visíveis conceitos psicanalíticos que evidenciam expressões do inconsciente, tal qual são representadas nos sonhos, por meio de metáforas e metonímias (condensação e deslocamento).

Quando fiz percebi como quando era criança tinha os sentimentos livres , sonhos e desejos que ficaram abafados na infância, coisas que deixei de fazer por críticas e comparação, quando era falante, meus pais  falavam para ficar quieta, pois crianças boazinhas ficam quietas , eu percebi que fui ficando retraída e ao fazer um auto análise perce tanta coisa que eu fui deixando para traz com minha infância, fiquei triste , me deu saudade de como era feliz e leve ser criança.mas eu vi que essa criança está aqui perdida dentro do meu inconsciente que agente vai deixando de ser quem somos para agradar as pessoas ao nosso redor .

Acho que  auto analise também tem muito a o que a pessoa tá passando no momento, se ela nao tá bem com certeza vai ter lembranças a principio que não são tão boas ou vice versa, não sei se estou certa mas acho que depende do seu estado de espirito na hora ou de como essas lembranças foram guardadas, as vezes a auto analise faz vc reviver coisas que você não lembrava e que te fazia sofrer, então claro que essa lembrança vai trazer tristeza como tmabém pode ocorrer o contrato através da auto analise você vai lembrar de coisas boas que estavam adormecidas no seu inconsciente. No meu caso, me trouxe um misto de sentimentos.

De fato, me deu uma saudade dos tempos em que era criança, não havia tanta cobrança e responsabilidade em responder pelos meus atos. Costumo dizer que a infância é um chão que pisamos pela vida inteira. Memórias são aguardadas pelo resto da vida.

Nunca fiz mas espero poder me aprofundar mais

A auto análise me parece ser necessária ao cotidiano.

Por tanto me pego sempre nesse estado. Vencendo meus medo e revendo valores que me sejam ou não úteis à jornada para onde me destino.

De inicio....... a exposição de quem sou, ao longo da analise, a construção de um novo eu! Impactante incrível!!!

PreviousPage 130 of 131Next