Desafio - Módulo V
Citação de Estherphani Caroline Vicente da Silva em julho 11, 2024, 6:15 pmA autoanálise é um exercício muito proveitoso, inclusive quando vem junto da nossa escrita, colocar tudo sobre nossa biografia nas linhas de um caderno nos faz refletir e resgatar quem somos em essência, onde nos perdemos e precisamos resgatar dentro de nós o que se perdeu. Nesse processo sentimos um misto de sentimentos dentre eles: alegria, tristeza, angústia, ansiedade, saudades, etc. Após colocar tudo para fora, você começa a observar uma forte ligação entre infância e vida adulta, detecta medos, inseguranças, fortaleza, bravura entre outros sentimentos que foram superados ou não, e ficaram apenas esquecidos pelo inconsciente através do "recalque".
A autoanálise é um exercício muito proveitoso, inclusive quando vem junto da nossa escrita, colocar tudo sobre nossa biografia nas linhas de um caderno nos faz refletir e resgatar quem somos em essência, onde nos perdemos e precisamos resgatar dentro de nós o que se perdeu. Nesse processo sentimos um misto de sentimentos dentre eles: alegria, tristeza, angústia, ansiedade, saudades, etc. Após colocar tudo para fora, você começa a observar uma forte ligação entre infância e vida adulta, detecta medos, inseguranças, fortaleza, bravura entre outros sentimentos que foram superados ou não, e ficaram apenas esquecidos pelo inconsciente através do "recalque".
Citação de Giseledavoli83 em julho 11, 2024, 6:18 pmMuita tristeza e angústia. Sou fruto dos traumas da infância de pais narcisistas.
Muita tristeza e angústia. Sou fruto dos traumas da infância de pais narcisistas.
Citação de Cassia Maria de Jesus Silva em julho 11, 2024, 11:41 pmPor toda minha vida adulta, tive como hábito analisar e relacionar minhas ações e reações diante de desafios. Tal comportamento me ajudou a trabalhar minhas inseguranças, na maioria das vezes pela necessidade de "me virar" em um ambiente com 8 filhos, um pai dedicado e calmo e uma mãe super atarefada e nervosa. No entanto, a situação me fez uma pessoa independente, talvez até demais, mas mesclando os dois opostos pai e mãe, acredito que pude criar um comportamento equilibrado.
Por toda minha vida adulta, tive como hábito analisar e relacionar minhas ações e reações diante de desafios. Tal comportamento me ajudou a trabalhar minhas inseguranças, na maioria das vezes pela necessidade de "me virar" em um ambiente com 8 filhos, um pai dedicado e calmo e uma mãe super atarefada e nervosa. No entanto, a situação me fez uma pessoa independente, talvez até demais, mas mesclando os dois opostos pai e mãe, acredito que pude criar um comportamento equilibrado.
Citação de Marcos A. dos Santos em julho 12, 2024, 1:40 pmA experiência da autoanálise em um primeiro momento provoca um pouco de medo, insegurança: o que podemos encontrar ou descobrir que existem em minhas memórias e que até podem brotar do meu inconsciente? Porém quando começamos a escrever chega até nós um sentimento de liberdade. Surge em nós um sentimento que seria como abrir as algemas para uma nova perspectiva. Hoje me vejo como uma pessoa alegre e feliz em busca de novos desafios. Não deixo de fazer a autoanálise sempre pois assim sei que posso ser uma pessoa melhor no próximo dia.
A experiência da autoanálise em um primeiro momento provoca um pouco de medo, insegurança: o que podemos encontrar ou descobrir que existem em minhas memórias e que até podem brotar do meu inconsciente? Porém quando começamos a escrever chega até nós um sentimento de liberdade. Surge em nós um sentimento que seria como abrir as algemas para uma nova perspectiva. Hoje me vejo como uma pessoa alegre e feliz em busca de novos desafios. Não deixo de fazer a autoanálise sempre pois assim sei que posso ser uma pessoa melhor no próximo dia.
Citação de BENCHIMOL em julho 13, 2024, 5:40 amInfelizmente boa parte das lembranças não eram felizes. Mas hoje compreendo que cada uma delas colaborou pra que eu estivesse onde e como estou, então tudo bem! Faz parte.
Infelizmente boa parte das lembranças não eram felizes. Mas hoje compreendo que cada uma delas colaborou pra que eu estivesse onde e como estou, então tudo bem! Faz parte.
Citação de nathybairos em julho 14, 2024, 12:20 amClareza. Acho que a palavra que define o processo de autoanalise, trazemos clareza para quem verdadeiramente somos, para nossos traumas e feridas, pois é somente através da clareza que nos curamos e curamos os outros.
Clareza. Acho que a palavra que define o processo de autoanalise, trazemos clareza para quem verdadeiramente somos, para nossos traumas e feridas, pois é somente através da clareza que nos curamos e curamos os outros.
Citação de Andreapinheiro em julho 15, 2024, 10:00 pmFazer auto análise é encontrar consigo mesmo e,no momento de luto que vivo, me trouxe a presença de pessoas queridas, saudade de um tempo tão distante e ao mesmo tempo tão próximo porque vive em mim. É saber que existe uma dor que dói todo dia, e que chamamos saudade.
Fazer auto análise é encontrar consigo mesmo e,no momento de luto que vivo, me trouxe a presença de pessoas queridas, saudade de um tempo tão distante e ao mesmo tempo tão próximo porque vive em mim. É saber que existe uma dor que dói todo dia, e que chamamos saudade.
Citação de Carla Gutierrez em julho 16, 2024, 12:29 amPercebi que tenho muita magoa da minha infância, da minha criaçao, do meu pai ausente e alcoólatra, da minha mãe negligente e infantil. Tive sim momentos bons na infância, mas no momento da escrita vieram apenas frustrações, rancor e tristeza. Chorei, me vitimizei e culpei meus pais (principalmente minha mãe). Ao final agradeci tudo o que tenho hoje, a família estruturada que construi, o trabalho, a vida simples e feliz, a infância tranquila que estou podendo proporcionar ao meu filho e que toda criança deveria ter o direito de ter. As vezes é difícil revisitar o passado, mas ao mesmo tempo pode trazer muito alivio pro nosso coração.
Percebi que tenho muita magoa da minha infância, da minha criaçao, do meu pai ausente e alcoólatra, da minha mãe negligente e infantil. Tive sim momentos bons na infância, mas no momento da escrita vieram apenas frustrações, rancor e tristeza. Chorei, me vitimizei e culpei meus pais (principalmente minha mãe). Ao final agradeci tudo o que tenho hoje, a família estruturada que construi, o trabalho, a vida simples e feliz, a infância tranquila que estou podendo proporcionar ao meu filho e que toda criança deveria ter o direito de ter. As vezes é difícil revisitar o passado, mas ao mesmo tempo pode trazer muito alivio pro nosso coração.
Citação de FVFreire em julho 16, 2024, 2:31 pmA autoanálise é algo complexo, mas fazendo dessa forma, escrevendo livremente podemos perceber muitas alegrias, medos, raiva e constrangimento de momentos difíceis que ficaram adormecidos em nosso inconsciente. Uma das coisas que me marcaram muito foi a minha repetência de série na minha infância (2ª série e 5ª série), eu tinha problemas para compreender a matemática. Isso me causou vergonha por muitos anos em minha vida, uma vez que, me causava constrangimentos, e pensamentos de fracasso.
A autoanálise é algo complexo, mas fazendo dessa forma, escrevendo livremente podemos perceber muitas alegrias, medos, raiva e constrangimento de momentos difíceis que ficaram adormecidos em nosso inconsciente. Uma das coisas que me marcaram muito foi a minha repetência de série na minha infância (2ª série e 5ª série), eu tinha problemas para compreender a matemática. Isso me causou vergonha por muitos anos em minha vida, uma vez que, me causava constrangimentos, e pensamentos de fracasso.
Citação de Uarle Santana Figueredo em julho 16, 2024, 5:17 pmSenti, analisando-me através da escrita, muitos autoenganos. A começar pelo fato de que eu pensava que "sabia" das coisas, isto é, um sujeito experiente. Mas percebo hoje que eram apenas falsas emulações das quais principiavam a imaginação, que dava um fácil acesso à criatividade, e esta somada ao jogo me dava inúmeras possibilidades de me divertir sozinho. Havia também, forçosamente, uma transferência que eu fazia sempre: transformar meu avô no meu pai ausente. O medo, a vergonha e a timidez eram as estruturas maléficas que constituíam meu serzinho. O medo era de ser zombado, porque me via de certa forma incapaz de diversas coisas; a vergonha em relação às conversas que ao meu ver eram tabus absolutos, embora sentisse dúvidas, não perguntava; timidez de confessar às menininhas minhas paixões juvenis a elas, de modo que eu fugia o tempo todo, temia expor meus sentimentos. Além disso, quando comecei a escrever escrevi: "Fui uma criança feliz." Seria o caso de um autoengano do qual só hoje me deparo? Será mesmo que fui feliz ou fiz essa síntese baseada nas partes "positivas" da minha infância? Enfim, há muito o que me descobrir!
Certamente, há muitos vestígios inconsciente entre o que vivi e o que sou. Há, claro, certas vontades reprimidas que foram realizadas, desconstrução de diversas ideias e comportamentos e perspectivas. Ainda hoje tenho alguns comportamentos infantis que não foram superados, mas noto-os e percebo como a minha criança interior se diverte, e eu, percebendo-me tenho que lutar contra isso, por que sei que é algo enganoso.
Senti, analisando-me através da escrita, muitos autoenganos. A começar pelo fato de que eu pensava que "sabia" das coisas, isto é, um sujeito experiente. Mas percebo hoje que eram apenas falsas emulações das quais principiavam a imaginação, que dava um fácil acesso à criatividade, e esta somada ao jogo me dava inúmeras possibilidades de me divertir sozinho. Havia também, forçosamente, uma transferência que eu fazia sempre: transformar meu avô no meu pai ausente. O medo, a vergonha e a timidez eram as estruturas maléficas que constituíam meu serzinho. O medo era de ser zombado, porque me via de certa forma incapaz de diversas coisas; a vergonha em relação às conversas que ao meu ver eram tabus absolutos, embora sentisse dúvidas, não perguntava; timidez de confessar às menininhas minhas paixões juvenis a elas, de modo que eu fugia o tempo todo, temia expor meus sentimentos. Além disso, quando comecei a escrever escrevi: "Fui uma criança feliz." Seria o caso de um autoengano do qual só hoje me deparo? Será mesmo que fui feliz ou fiz essa síntese baseada nas partes "positivas" da minha infância? Enfim, há muito o que me descobrir!
Certamente, há muitos vestígios inconsciente entre o que vivi e o que sou. Há, claro, certas vontades reprimidas que foram realizadas, desconstrução de diversas ideias e comportamentos e perspectivas. Ainda hoje tenho alguns comportamentos infantis que não foram superados, mas noto-os e percebo como a minha criança interior se diverte, e eu, percebendo-me tenho que lutar contra isso, por que sei que é algo enganoso.
Clique aqui e junte-se a nós!
Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱