Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo V

PreviousPage 134 of 149Next

A autoanálise, para mim, é dinâmica e constante. Sinto emoções diversas a depender do assunto analisado e do dia (caso esteja mais emotiva). Busco acolher o sentimento e tento entender seu significado para mim. O que mais causa frustração é o arrependimento ou a sensação de que poderia fazer algo diferente ao analisar determinada situação,  no entanto tento dizer para mim mesma que fiz o melhor com o que tinha/sabia naquele momento.

Diante dessa reflexão sobre a minha infância, fico triste em admitir que a maioria dos sentimentos revividos são ruins. Rancor, sentimento de abandono, revolta entre outros foram sentimentos que vieram a tona durante o momento de auto analise, também é interessante perceber os tipos de comportamentos tenho hoje, já na fase adulta, reflexos de varias situações vividas anteriormente. Porem, diante disso, também fico feliz em perceber, que muitas coisas ruins já foram ressignificadas na minha vida de modo que as lembranças existem, mas já não me trás dor alguma e inclusive, comportamentos e atitudes decorrentes desses traumas foram reordenados e até mesmo abandonados por entender e resolver a dor que o meu eu criança passou e precisou superar

uma mistura de saudade, alegria e tristeza pela perca de pessoas importantes. relembrar e mexer nessa caixa que é o passado me trouxe a tona momentos importantes que deixaram muitas marcas positivas e momentos e reflexão.

É interessante nos auto-analisar , e observar tudo oque fomos e nos tornamos ao longo do tempo , e usarmos como exemplos de vida e história de tudo de bom e ruim que nos aconteceu , houve muita intromissão e comparação de todos os lados na minha vida , desde a infância , isso me impossibilitou durante um tempo , de sonhar e acreditar em mim , muitas cobranças da minha família , me custou ser uma jovem exigente em todos os aspectos , mais isso também me trás força e coragem para realizar , a falta de pais e família amigos , nos afastou , recuperei o tempo perdido e me aproximei de quem se importava e gostava de me ouvir. A falta de atenção dos meus pais na infância me custou ruptura da realidade e algumas percas de memória que recuperei com o tempo , os relances de alguns acontecimentos se tornaram óbvios , e distinguir tudo me levou a curiosidade de entender e estudar cada vez mais a mente humana , que me trouxe até aqui e me fascinou , a  intenção de poder aprender a poder interagir e ajudar outras pessoas através da psicanálise.

A literatura, psicanálise e filosofia são campos de estudo que frequentemente se entrelaçam, oferecendo perspectivas profundas sobre a condição humana, a mente e a existência.

Os limites da psicanálise em relação à estética literária são complexos e multifacetados. subjetividade da interpretação, a redução da complexidade literária,, distância temporal e cultural, interpretação de versus criação, limitações teóricas.

Enquanto a psicanálise pode oferecer insights valiosos sobre os aspectos psicológicos dos textos literários, é essencial reconhecer suas limitações e complementar suas análises com outras abordagens para uma compreensão mais completa da estética literária.

A autoanálise é fundamental para promover o autoconhecimento, permitindo ao indivíduo entender seus pensamentos, emoções e comportamentos. Ela facilita a identificação de padrões e conflitos internos, possibilitando mudanças positivas e resolução de problemas emocionais. Ao empoderar a pessoa para tomar decisões mais conscientes, a autoanálise contribui significativamente para o crescimento pessoal e emocional, resultando em uma vida mais equilibrada e satisfatória.

Minha experiência me permitiu ver como se deu todo meu processo de evolução com relação as minhas relações e emoções. Muita gratidão por todas as etapas do caminho.

Um misto de saudade com alívio por ter crescido e hoje poder analisar “de fora” o que se passou.

É bem estranho revisitar estas lembranças muitas já se perderam pelo caminho e outras não são tão claras. Lembrança de natais, aniversários, viagens, brincadeiras com amigos eu não tenho muitas lembranças carinhosas com meus pais. Da minha mãe o mais carinhoso que me lembro era dela fazendo orações para mim todas as noites e do meu pais são passeios de carro. Tudo muito vago.

A psicanálise surge de um ponto filosófico. A saber, a compreensão da mente humana. Desde modo, assim como na Filosofia, a psicanálise busca entender os problemas dos homens ao longo dos tempos.

  1. A autoanalise é gratificante e necessária em pois dessa forma crescemos, amadurecemos e encaramos a vida com outros olhos.
PreviousPage 134 of 149Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱