Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo V

PreviousPage 138 of 149Next

Sempre tento fazer esta análise para descobrir mais vivências com meu pai, que adoeceu quando eu tinha em torno de 8 anos e faleceu quando eu tinha 11 anos. Com as histórias que meus contavam sobre meu pai, tentava buscar se comigo estas histórias também aconteceram, mas talvez por ele já ter idade maior do que tinha na infância dos meus irmão, ele já não mais praticava as mesmas coisas comigo. Hoje com meus filhos tento ser um pai como eu gostaria que meu pai foi comigo.

Já fiz,as lembranças são de um passado triste, onde  vivi,pobreza ao extremo ,vergonha de comer restos, não tinha carinho materno, não tinha  rotinas para nada,tento fazer a diferença  hoje na vida dos meus filhos, tenho questões internas não resolvidas ainda.

SAUDADE, POIS APROVEITEI CADA MOMENTO DA MINHA VIDA

 

A autoanálise é uma ferramenta poderosíssima que nos permite interiorizar e examinar nossos traumas, alegrias e crenças. Acredito que a autoanálise ajuda a entender nossos valores e motivações. Ela promove nosso crescimento pessoal ao identificar padrões e emoções recorrentes, permitindo-nos desenvolver mudanças e encontrar resoluções para nossos problemas. A autoanálise também é fundamental para nossa saúde mental, ajudando a identificar e lidar com questões emocionais como ansiedade, depressão e problemas de relacionamento, além de melhorar a tomada de decisões. Sempre que me imergi em mim mesmo, foi crucial para entender e acolher minha criança interior, evitando que ela tomasse decisões impulsivas, a onde me trouxe sentimentos de tristeza, alegria, paz e gratidão. Fazer autoanálise e aprender a lidar com a bagagem que carregamos da infância, e que influencia nossas decisões e ações na vida adulta, é essencial. Devemos ser o adulto que precisávamos na nossa infância, e sermos nosso próprio alicerce.

Ao realizar esta autoanálise surgiu um mix de sentimentos, ao recordar os sonhos não realizados, erros cometidos, afloraram e despertaram sentimentos tristes e depressivos.

Mesmo com muitas lembranças boas, as tristes se sobressaem. A lembrança e a análise das emoções tristes podem ser uma parte essencial do processo de cura. Reconhecer e confrontar essas emoções é necessário para integrá-las e eventualmente superá-las.

É importante refletir sobre como as experiências negativas contribuíram para o meu crescimento e aprendizado, ajudando a contextualizar e integrar essas lembranças de forma construtiva.

O processo de autoanálise é uma ferramenta poderosa para o autoentendimento e o enriquecimento pessoal. Ele permite uma exploração profunda das emoções, experiências e aspectos da psique que moldam nossa identidade. Através da reflexão e da autoanálise, é possível ganhar insights valiosos que contribuem para o desenvolvimento pessoal e uma maior compreensão do nosso lugar no mundo.

Há alguns anos, tenho investido parte do meu tempo, na busca do auto conhecimento. Observei que tinha alguma dificuldade em me comunicar com figuras de autoridade, como chefes, por exemplo.

E comecei de alguma forma, buscar o porque era tão difícil me comunicar. Porém, lembrei que durante a infância e adolescência, meu pai sempre foi muito autoritário, e não houve em nenhum momento abertura para o diálogo, além disso, era extremamente critico, e impositivo. Ao acessar essas memórias, senti um desconforto absurdo, e minha primeira reação, foi querer comer.  Além, de sentir uma raiva absurda. Foi exatamente nesse momento, que descobri não só a origem de ter dificuldade em me comunicar, como a origem da compulsão alimentar.

 

JA FIZ , E CONTINUO ME AUTO ANALISANDO SEMPRE.

APRENDO MUITO OBSERVANDO QUE EU NAO CONHECIA MINHAS PROPRIAS EMOCOES . ENTEDE QUE QUANTO MAIS EU TENTAVA EXPLICAR . PIOR TUDO FICAVA.

DE UMA SITUACAO HORRIVEL EU PERCEBE QUE O QUE EU FAZIA ERA QUERER ACEITCAO, QUANDO FALEI A VERDADE A PESSOA A DESMERECEU COMPLETAMENTE QUIS ME ENVERGONHAR COMO PESSOA   AI DESCOBRI QUE A ACEITACAO  ,ACEITACAO NAO VERIA .AS VEZES NAO TEMOS CONTROLE DOS ACONTECIMENTOS, MAS NAO PODEMOS NEGALOS.... EU QUIS A VERDADE ,MAS PARA O OUTRO A ILUSAO ERA SATISFATORIA.

ENTENDI QUE CONRTOLO A MIM, QUE MESMO FALANDO A VERDADE , SO SERIA ACEITA SE FOSSE CONVENIENTE. E NO MOMENTO NAO ERA .

APRENDI QUE A MINHA VONTADE DE ESCLARER , DE BRIGA E MOSTRA , SO ME FEZ A PARECER LOUCA.

 

AINDA PENSO ASSIM.

EU NAO CONSIGO SEGURA  MINHA REVOLTA E FICO MUITO SURPRESA QUANDO ALGUEM CONSEGUI.

POR ISSO CONTINUO BUSCANDO ENTENDER , SO QUE AGORA SEM EXPLICAR NADA PRA NINGUEM.

 

Alguém em algum lugar escreveu que recordar é  viver, e de fato é mesmo, pois ao levar minha memória as recordações da infância tive belas surpresas, coisas que acreditava não lembrar mais vieram de subto á tona, me senti feliz e grata por perceber que tive um período muito bem vivido. Recordações ruins também surgiram, algumas tristezas, mas escolhi ficar com as boas lembranças.

Sei que não foi tudo declarado nas quatro páginas que escrevi, mas os fatos que surgiram foram os mais marcantes, com ceteza.

Daqui á alguns dias vou reler e desenvolver melhor essa auto análise, mas até aqui gostei da experiência.

Pra mim foi um misto de sentimentos, a autoanálise funciona como uma viagem no tempo ao passado, é um filme da nossa própria história. Sendo assim, é possível vir a tona, lembranças antigas, sentimentos como saudade, arrependimento.

Sempre   faço  sim  auto análise  ,  como minha infância  foi  importante  para  o meu desenvolvimento ;  uma  infância  feliz  e em paz mas com muita dificuldade financeira  mas  os meus  pais  muito  esforçados ; meu pai um  homem  muito  integro  e  amoroso com os  filhos ; apesar  de  todas as  dificuldades financeiras nunca nos  faltou nada para nosso bem estar e muito cedo eu  e  meus irmão logo  arrumando   trabalho  assim   nossas  vidas   começaram  a melhorar e cada um seguindo  seus  próprios  caminhos .

Importante  é  sempre   lembrar  de  todas  a fases  de   nossas  vidas para  que  possamos  ter  um  entendimento melhor   do  que  somos  e  nossos  propósitos de  vida e  porque  aqui  estamos  sobre  o  nosso  sentido  de  viver

PreviousPage 138 of 149Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱