Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo V

PreviousPage 141 of 149Next

Reflexão sobre o Processo de Autoanálise

Fazer autoanálise pode ser um mergulho profundo nas próprias emoções e pensamentos. Para mim, a experiência foi repleta de descobertas e sentimentos diversos. No início, houve uma sensação de estranheza ao enfrentar aspectos internos que muitas vezes ficam escondidos. No entanto, com o tempo, essa estranheza deu lugar a uma forma de alegria e realização ao ver o quanto eu evoluí e como meus sonhos e desejos infantis moldaram quem eu sou hoje.

Ao refletir sobre minha infância, resgatei o calor e o carinho que recebia de minha mãe, que ainda sinto como uma fonte de força e inspiração. Esses sentimentos de amor e proteção se conectam profundamente com minha jornada atual como psicanalista. O desejo de ajudar os outros, que surgiu desde cedo, é o que impulsiona minha paixão pela profissão e o desejo de transformar vidas.

Durante esse processo de reflexão, percebi que não tenho medo, mas sim uma curiosidade constante sobre como posso continuar a crescer e ajudar os outros. A relação entre esses sentimentos de infância e minha vida adulta é surpreendente, pois eles mostram como o apoio e a segurança que tive na infância ainda são a base do meu trabalho e da minha missão.

Cada dia traz uma nova oportunidade para explorar e compreender mais sobre mim mesma e sobre os outros, e é essa jornada de autoconhecimento que me mantém motivada e esperançosa para o futuro.

Auto  analise  é  isso  mesmo   o  amadurecimento do  próprio   eu  assim  tendo  esclarecimento   sobre  sua  vida   do passado   do  presente   e  do  futuro assim  aprende   a  se  libertar  de   frustações  que   foram  causados  no  seu  inconsciente na qual  não temos  a  visões e através de  estudos  com muitas  leituras começamos a clarear  a mente e o próprio se analisa .

Foi uma experiência nova e o resultado me surpreendeu, pois achei que os sentimentos e emoções fossem os piores possíveis, mas não tive uma sensação boa ao reler o meu passado. o sentimento que mais me passou pela cabeça foi o de coragem, superação e gratidão pela vida que tenho hoje, pois acredito que minha infância sendo como foi bem destrutiva me fez essa mulher que sou hoje forte e corajosa. Não penso na minha infância como uma parte ruim da minha vida a pesar de tudo que vivi com separação dos meus pais, abuso na infância, abandono. Gosto de pensar que tudo tem um porque em nossas vidas sendo boas ou ruim temos que aprender a lidar com as situações mesmo não sendo tão fáceis. Fazendo a minha autoanálise tive sentimentos de superação, por saber que superei todos os ''traumas'' que muitos simplesmente não conseguem conviver ou até mesmo perdoar. E hoje é o sentimento superação, gratidão e alegria por ser essa pessoa que sou e claro tenho muito que aprender e melhorar, mas ate aqui já me sinto extremamente orgulhosa.

Constantemente faço autoanálise para compreender o fundamento de alguns comportamentos. Desde nova, por considerar ser diferente de outras pessoas, busquei na psicologia o entendimento, já que não via outra forma de responder algumas questões. Hoje tenho a plena ciência que sou fruto de todos os acontecimentos que se passaram e minha personalidade é um conjunto desses acontecimentos.

Foi como "reviver" todo o passado, porém, com olhar mais apurado aos acontecimentos

A autoanálise, para mim, inicialmente, foi bem dolorosa.

Enfrentar nossos demônios não é muito fácil, mas quando enfrentamos e conseguimos entender a origem dos sintomas e os verdadeiros motivos de agirmos dessa ou daquela maneira.

A busca pelo autoconhecimento nos leva a identificar o problema e assim somos capazes de buscar uma solução que possa transformar a nossa vida positivamente de algum modo.

Isso demanda tempo, aceitação, honestidade consigo mesmo, superação, dentre outros. Mas no final é satisfatório, porque o conhecimento liberta.

FAÇO ANÁLISE E AUTOANÁLISE HÁ CERCA DE 6 ANOS, TIVE VÁRIOS RELACIONAMENTOS ABUSIVOS E PRECISAVA ENTENDER O QUE ME LIGAVA A ESSAS PESSOAS, FOI A PARTIR DO ESTUDO E CONSTRUÇÃO EM PSICANÁLISE QUE CONSEGUI ME REERGUER E ENTENDER QUEM ERA. ACESSAR A MIHA VERDADEIRA IDENTIDADE ERA UM DESAFIO, AINDA MAIS PRA QUEM VIVEU COM NARCISISTAS

Achei bastante interessante fazer essa autoanalise , me levou a lembranças boas e ruins. De tudo que passei, o melhor é saber como tenho superado tanta coisa em minha vida.

 

Minha  infância foi feliz, apesar de muito sofrida... Tenho boas memorias minha mãe que crio 8 filhos sozinha... Meu pai alcoólatra e viciado em jogo.

Mais minha mãe sempre nos ensinou o respeito ao mais velho, a cuidar do outro, a trabalhar e a ajudar sempre o outro e dividir amor...

Morei na rua, mais nunca fui afastada dos meus irmãos, e da minha mãe que brincava com a gente e ensinava que podemos ser resiliêntes.

Aprendi desde muito cedo, a dor da perda e a se da valor o que eu tenho. Essa auto analise trás uma nostalgia e gratidão por tudo...

Minha infancia foi marcada pela insegurança, falta de amor de mãe, que estava presente, mas era depressiva e violenta, Prejudicou o meu desenvolvimento psicossocial, mais precisamento na fase oral, onde reconheço os sintomas relacionandos com a minha fala. Também não fui validado quando criança e me torneu um adulto inseguro e sempre em busca de validação. Tenho 52 anos, mais desde pequeno sempre me interresei pelo campo da psi, sempre em busca do alto conhecimento e tive exito, pois hoje me vejo bem mais seguro e confiante do que a 10 anos atrás, a autoanalise me ajudou e continua a me ajudar bastante.

PreviousPage 141 of 149Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱