Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo V

PreviousPage 15 of 131Next

Sim. Já fiz uma autoanálise de minha vida durante dois anos em que estive em terapia com uma psicóloga.

Eu pude sentir dor, alegria, paz interior, saudade dos que já se foram e muita gratidão a Deus por ver sua presença amiga em toda minha trajetória.

Jeferson Caldeira Brant has reacted to this post.
Jeferson Caldeira Brant

Ao escrever minhas vivências tive um sentimento de Gratidão...

A auto análise é fundamental para reconhecer quem fomos, quem somos e quem queremos ser, além de reavaliar nossos acertos, nossos erros, e como podemos encontrar um caminho para nossos objetivos atuais.

Foi como assistir um vídeo sobre minha vida, até identifiquei pontos de minha infância quê influenciaram minha personalidade!

Tudo na minha vida aconteceu," um pouco tarde". Mas o que eu aprendi é que nunca é tarde para lutar, para conquistar e alcançar!

viajei um pouco na minha infancia derramei algumas lagrimas de tristeza e de alegria,estou escrevendo um livro ,com o tema a minha INFÂNCIAA.

Sou a caçula da minha casa. Quando minha mãe engravidou já tinha idade avançada para uma gravidez, até pensou que era menopausa.  Nasci quando minha irmã mais nova tinha treze anos e sei que fui retirada a fórceps.

Da minha infância tenho recordações de viver numa casa que tinha um sótão e eu adorava brincar lá. Também recordo dos dias que passava dentro de uma caixa  cheia de retalhos brincando de costurar, pois este era o ofício de minha mãe. Sempre lembro daquela casa com carinho. Dos pés de frutas e das amigas que lá iam, porque tínhamos fogão a lenha na lavanderia e brincávamos de cozinhado. Cozinhávamos em panelinhas de barro. Era uma festa. Doces lembranças.

Quando mudei de casa tudo era novidade e eu tinha um quarto que foi feito especial para mim, com cama e guarda roupas projetados. Eu achava aquilo especial, tinha um espaço só meu.

Era feliz com pouca coisa. E também lembro que conversava muito com os santos de devoção de minha mãe.

Minha lembrança, que poderia chamar de negativa, é o fato de meu pai ter passado por várias cirurgias ( total de 11),  neste meu período, e  a situação financeira não ser das melhores.

Analisando hoje, percebo o quanto fomos fortes naquela época pois sobrevivemos e evoluímos, cada filho a sua maneira, mas todos melhoraram sua condição financeira e portanto tiveram uma qualidade de vida mais agradável.

Revivendo tudo isso o sentimento que emerge é o de gratidão porque hoje entendo mais ainda a união de meus pais e as exigências sofridas por todos os seus filhos àquela época.

Das lembranças que trago, e que até uma década atrás eu ainda trazia à tona, é o fato de ser cuidadosa em demasia com a área financeira. Hoje após estudos e terapias entendo que o fato de ter passado tempos difíceis, naquela época, não significa que devo carregar isto para a minha vida como forma de honrar pai e mãe.

Hoje já me sinto liberta e grata por tudo aquilo que eles me ensinaram pois serve de base para o meu caminhar solitário, mas não de solidão.

 

Bom, em percepção de ser o co autor da própria historia em que vários outros subterfúgios são descobertos, nos deixa enredados o quanto pessoas tiveram influencias em nosso meio, pessoas estas sendo nossos progenitores, familiares, professores, amigos, além de desconhecidos, nos traz a um enredo que possivelmente teria sido diferente coso não os tivesse tido como influenciadores desta historia, mas se torna algo que deve ser normal para qualquer pessoa de se auto analisar para que sua sanidade seja testada e elucidada para não esquecermos de melhoras e evoluções a chegar.

Para falar a verdade, não gosto muito da minha infância, pois sempre fui tratado como um tolo, um débil. Parte de minha infância foi boa, mas outra parte foi ruim — ruim ao ponto de passar por bullying.

O exercício da auto-análise permite que se possa mergulhar no universo individual e rever os acontecimentos que foram responsáveis por nossa formação tanto no aspecto interno, como no aspecto externo. Ao proceder a análise, mesmo escrevendo as duas ou três paginas que foram recomendadas, somos tomados por vários sentimentos, sentimentos de gratidão, mas as vezes sentimentos de culpa e frustração pelas coisas que foram acontecendo e que muitas vezes não estavam ao nossa alcance. Na realidade, esse exercício é fundamental para aquele que pretende exercer a função de psicanalistas, uma vez que para ajudar uma pessoa é preciso se conhecer. saber de sua própria realidade. Todas as pessoas possuem seus limites, suas frustrações e incertezas, mas é preciso conhece-las para que possamos continuar nossa caminhada e desta forma buscar um crescimento pessoal, e melhorar nossas relações com as pessoas que estão a nossa volta.

Me autoanaliso sempre. muito bom

O fato de as vezes ter que escrever sobre a minha vida, coisas do meu passado como testemunho, acaba sendo uma autoanalise, entao, é sempre renovador para mim, me faz ver as partes que eu jà fui curada das feridas do passado, identificar quais ainda sinto   um pouco de dor ou nostalgia ao lembrar, e o quanto jà superei e fui resiliente, e em que nivel eu estou hoje e o que preciso melhorar. E para dizer a verdade, eu me estou sempre me autoanalisando no meu dia a dia.

PreviousPage 15 of 131Next