Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo V

PreviousPage 153 of 209Next

Analisar o que suas interações com os outros revelam sobre você.

Eu faço autoanálise constantemente, é uma prática que faz parte do meu cotidiano. Estou sempre refletindo sobre meus pensamentos, emoções e comportamentos, buscando entender como minhas experiências influenciam minhas ações e decisões. Essa prática me ajuda a identificar padrões e a desenvolver uma compreensão mais profunda de mim mesmo. Além disso, a autoanálise me permite ajustar atitudes e enfrentar desafios de forma mais consciente, contribuindo para meu crescimento pessoal e profissional, especialmente no curso de psicanálise clínica que estou cursando.

FIZ HA ALGUM TEMPO MINHA AUTO ANALISE, E TIVE O PRAZER DE ME DESCOBRIR, ENTENDER SOBRE MUITOS MEDOSE FRUSTRACOES DE ONDEM VINHAM, COISAS QUE SO PUDE OBSERVAR APOS UM ESTUDO ELUCIDADO DO MEU PROPRIO CASO.

No momento de autoanálise as sensações e emoções se misturam muito. A sensação de está vulnerável no meu  momento de autoanálise, as sensações costumam ser intensas e introspectivas. Surge uma mistura de clareza e desconforto ao olhar para dentro de mim, como se estivesse despindo camadas de pensamentos e emoções. Há uma sensação de vulnerabilidade ao confrontar erros, medos e desejos reprimidos, mas também um alívio ao reconhecer padrões e compreender melhor as motivações internas. A mente pode se sentir inquieta, alternando entre revelações profundas e dúvidas, mas aos poucos, a reflexão traz uma sensação de equilíbrio e autoconhecimento, abrindo espaço para mudanças.

COMECEI A ENTENDER UM POUCO MELHOR MEUS SONHOS , O POR QUE MUITAS VEZES ME VIA FRUSTRADA A SONHAR COM MEU PAI E O QUANTO ISSO SEMPRE FOI INQUIETANTE A MIM.

ANALISAR E REFLETIR SOBRE SI E ALGO MUITO MARAVILHO E INTENSO QUE NOS MOSTRA QUE DEVEMOS PROSEGUIR SEMPRE EM BISCA DE AUTO CONHECIMENTO.

Ao me aventurar na autoanálise, fui tomado por uma mistura de desconforto e revelação. Comecei a perceber, de maneira quase dolorosa, o quanto fui influenciado por comportamentos que sempre critiquei nos meus pais. Um dos momentos mais marcantes foi quando me vi reproduzindo as atitudes condescendentes da minha mãe. Era como se eu estivesse replicando, quase de forma automática, gestos e palavras que tantas vezes me incomodaram, sem sequer perceber que estava fazendo o mesmo.

Também notei o quão exigente sou comigo mesmo, uma pressão constante e por vezes insuportável, que me lembrou imediatamente da forma como meu pai me cobrava. Aquela mesma voz crítica, que eu sempre achei injusta, se tornava a minha própria, me impondo metas e julgamentos que, no fundo, nunca seriam alcançados.

Essa experiência de autoanálise, apesar de difícil, me trouxe uma compreensão maior sobre mim mesmo, sobre meus pais e sobre a humanidade em geral. Passei a enxergar com mais empatia os comportamentos deles, entendendo que, assim como eu, eles também foram moldados por suas experiências. Esse processo me fez perceber que muitos de nós carregamos e replicamos padrões inconscientemente, como se estivéssemos presos a uma repetição silenciosa de gerações.

Eu  fiz uma análise  lembrei de muitas coisas ruim   sobre a minha infância  e também lembrei de momentos felizes  com os meus irmãos e foi como se eu estivesse vivenciando os bons momentos hoje  e estou feliz por ter superados   todas tempestades que no passado Vivi

Após a sessão de autoanálise, experimentei uma variedade de emoções. Um alívio emocional, sentindo me mais leve ao confrontar e entender meus sentimentos e comportamentos. A prática me levou a uma maior autoconsciência, permitindo que eu identificasse padrões negativos e promovesse mudanças positivas em minha vida. No entanto, também senti insegurança ou um certo desconforto ao enfrentar os aspectos desafiadores de mim mesmo, especialmente as lembranças dolorosas. Em resumo, a autoanálise foi tanto libertadora quanto desafiadora.

Deu um sentimento estranho, um saudosismo, e alguns momento a sensação não pertencimento ao núcleo familiar.

tive um infância difícil e conturbada, hoje depois de entender um pouco da mente humana e pelas experiências que passei, tenho mais empatia com o outro e consigo compreender melhor atitudes as quais eu não compreendia. A experiência nos ajuda a crescer, mas superar as adversidades e aprender com elas nos fazer evoluir enquanto ser humano.

PreviousPage 153 of 209Next