Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo V

PreviousPage 158 of 167Next

a autonalise é importante para reconhecermos mais, entendermos quemrealmente somos e os motivmos que fazemos certas coisas. pra mi, geralmente é gratificante mas ha momentos que analiso situacoes que me fazem ter vergonha e querer mudar imediatamente.

Sempre faço esse processo de auto analise, uma das vezes que mais me chocou foi analisar um comportamento meu, a desconfiança de outras pessoas, sobretudo nas minhas amizades. Na profundidade da questão me peguei pensando no porquê desse comportamento repetitivo em minhas interações de amizades e  nunca na vida amorosa. A percepção que tive foi que a raiz desse comportamento estava ligado às primeiras experiências que tive com os meus primeiros "amigos" aquelas que chamamos de irmãos. Eu tenho uma irmã mais velha que eu,  que apresentava comportamentos narcisistas/psicopatas em relação a minha pessoa, quando ainda tínhamos contato.

Essa análise inicialmente me fazia sofrer, sentir raiva, como se fosse tudo muito injusto e doloroso, mas hoje eu não sinto mais essa dor ou raiva do que aconteceu, nem quero muda-la.

Às vezes onde não existe uma explicação plausível para o comportamento de alguém ou experiência traumática, existe a resposta: Você receberá em sua vida as pessoas responsáveis por te levar aos aprendizados que precisa ter para cumprir sua missão e te transformar em sua melhor versão.

Hoje tenho gratidão pelo que foi, amor por quem ela é e esperança de um futuro melhor onde sigo livre do que me impediu.

Alegria, tristeza, dor, gratidao. Apesar dos altos e baixos entre pai e mae sinto-me agredicda por te-los tido e vejo que nos dias atuais  minha copreensao seria diferente e consequentemente meus sentimentos tambem

Tive a experiência de autoanálise algumas vezes. De forma sucinta posso dizer que todos esses sentimentos nos visitam em uma autoanálise. As alegrias em perceber a própria evolução, a tristeza em perceber caminhos que trouxeram dores que podiam ser evitadas, saudades, medos etc.

A autoanálise, especialmente através da lente da psicanálise de Freud, oferece uma rica oportunidade para a introspecção e o autoconhecimento. Como você bem colocou, esse processo pode ser aplicado não apenas no contexto clínico, mas também na interpretação de obras literárias, filmes, ou até mesmo na escrita de um diário.

Freud mostrou que nossos sonhos e reações podem ser uma janela para o inconsciente. Aplicando essa metodologia na leitura de um romance ou na visualização de um filme, podemos descobrir muito sobre nossos próprios desejos, medos e traumas ocultos.

Atualmente fiz uma reflexão o quanto eu era imaturo nas relações sentimentais, com amizades e principalmente nos relacionamentos conjugais. Já fui casado uma vez, e vejo a grande importância do autoconhecimento, antes eu não sabia nada, cheios de traumas, medos, gatilhos, mas achava q somente alimentando a parte espiritual eu iria conseguir êxito. Hoje entendo o porquê de os casamentos não durarem. DEVERIAMOS ser ensinados desde cedo nas escolas a se autoconhecer, fazermos análises de nossos pensamentos e comportamentos, aprendermos a questioná-los, pra não ficarmos refém da nossa incapacidade de autoanalise e reflexão. NÃO é à toa que o Brasil é campeão com pessoas no estado de ansiedade e outros transtornos emocionais. Estudo todos os dias, leio livros sobre comportamentos humanos, assisto vídeos e a cada dia me livrando da dependência emocional e construindo uma vida mais leve e equilibrada, fazendo terapia semanal, e depois disso tudo fui diagnosticado com TDAH combinado.

Como o próprio significado da palavra nos informa, auto análise é a análise de si mesmo, é um voltar-se para dentro de si mesmo a fim de encontrar o significado da vida, do amor, do prazer e também da finitude. Quem nunca se fitou ao espelho e percebeu que o tempo está passando depressa e consigo levando a beleza e a juventude. Como diria a poetisa, "Em que espelho ficou perdido o meu rosto?"

Visitar minha infância dói, sempre choro, hoje eu consigo ver por outro ângulo e entender os comportamentos que desenvolvi, entendo o quanto a rejeição atrasa a vida da gente, olhar pra dentro de nós e nos confrontarmos com tudo que vivemos é um processo desafiador, mas também libertador, por que hoje de forma consciente consigo avaliar minhas ações e emoções de forma mais clara, assim tenho propriedade pra falar com alguém porque vivi, senti na pele, agora trabalho para resignificar.

Em minha infância adquiri segurança pois mesmo se sentindo abandonada pos separação dos meus pais aprendi usar aquele medo a meu favor e me tornar uma pessoa extremamente segura diante da vida, estabeleci sonhos e os concretizei

Uma mistura de emoções como é bom relembrar e sentir essas emoções. Sentir alegrias e brincadeiras tão alegres e  momentos triste que ajudaram a torna-me pessoa melhor.

A autoanalise é uma ferramenta importante para que possamos deixar emergir conteúdos e o novo olhar sobre si mesmo. Gosto bastante.

PreviousPage 158 of 167Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱