Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo V

PreviousPage 17 of 209Next

Durante a minha auto análise, percebi o quanto consegui melhorar enquanto pessoa. Era uma criança tímida e sentimental. Percebo que o sentimentalismo ainda continua, de maneira domada, mas a timidez consegui vencer. Ainda tenho um pouco de dificuldade em compartilhar, seja sentimentos, seja desejos ou mesmo coisas materiais.

Luis Fernando Barbosa Cunha has reacted to this post.
Luis Fernando Barbosa Cunha

A Experiência foi enriquecedora, percebo traços marcantes na minha personalidade fruto do meio familiar, hereditário e ambiental. Saudade de familiares e tristeza por alguns momentos. Trouxe à luz questões mal resolvidas, consegui ressignifica-los organizando melhor em minha mente.

A minha infância foi em partes muito boa, minha juventude eu não tenho do que reclamar, mês maiores traumas a ser superados foi porque não tive meus paìs presentes comigo, depois perdi minhas irmãs porém depois de ir ao psicanalista eu pude superar os obstáculos, agradeço muito por poder estar fzd este belíssimo curso.

Reflexos, são relações entre estímulo e resposta, um tipo de interação entre organismo e o ambiente (MOREIRA & MEDEIROS, 2007, p.18). De forma mais específica, os Reflexos Inatos são classificados como características da espécie, explicados por sua própria filogenia (MOREIRA & MEDEIROS, 2007, p. 29).

Os reflexos são observados através da interação organismo-ambiente, contudo, essas relações ocorrem mesmo que o organismo não a perceba ou compreenda. Dado estímulo (ex. comida na boca) elicia uma resposta específica (ex. salivação). E, os reflexos respondem a Leis (ou propriedades) específicas como: Intensidade-Magnitude, Lei do limiar, Lei da latência (MOREIRA & MEDEIROS, 2007). Para um estudo mais específico sobre os Reflexos Inatos.

mesmo vale para qualquer outro sentimento ou emoção. Sentir como se fosse a primeira vez expande o arsenal de comportamentos. O objetivo a curto prazo não é modificar imediamente o sentimento/emoção sobre os “pudins”, mas propiciar tolerância a sensações desagradáveis, assim como a experiência concreta de sensações agradáveis. Exercícios de desfusão, por exemplo, podem auxiliar este processo. Caso o comportamento seja o mesmo, a resposta ambiental também será a mesma, haverá a longo prazo a restrição não apenas de comportamentos, mas também de experiências.

O sentir não pode ser controlado, ele é fruto das contingências, da relação dos reflexos inatos com o ambiente, do aprendizado dos reflexos condicionados, emparelhamentos, generalizações, entre tantos outros fenômenos comportamentais. Mas, quando o cliente desenvolve um repertório de aceitação de seus sentimentos, autoconhecimento sobre seus valores há a possibilidade de expansão de suas experiências, ou seja, a longo prazo o que lhe causava medo poderá ser aprendido e generalizado produzindo sensações diferentes.

Nostalgia. Minha infância foi maravilhosa.

Quando nos lemos história ou ouvimos do passado então nos acende uma lampada que horas são  alegres horas São tristes, tem pessoas que tem passado bons mais tem quem tem passados ruins que reacende lembranças que desperta o psíquico que atrás sofrimento

Já fiz auto analise, e foi bem gratificante, consegui entender muitos comportamentos e gostos, que adquiri com o tempo, devido a situações vividas nas fases psicosexuais.

Vivi uma vida muito difícil.mais de coisas que não gostava,dificuldade financeira,essa é uma experiência que não tenho saudades. Não gosto dessas lembranças me deixa triste.sempre volto minhas lembranças no passado eu choro.Nao consegui nem estudar,me casei aos dezesseis anos minha vida de casada era só brigas e ofensas.vivi muitos anos de muitas mágoas.. natal por exemplo era só tristeza.muitos anos passei sem gostar da época de natal.tinha trauma.mais tudo passou .hoje sim estou feliz..

São nossas vivências que formam nosso caráter nossa identidade, o que somos hoje, então acredito que tem relação sim, apenas aprendemos a lida com nossas emoções. A experiência foi incrível lembrei de muita gente que perdi o contato quando a tecnologia não era avançada r deu saudades, da infância me vieram as brincadeiras com coisas simples como pé de lata, o cheiro da comida da minha madrinha quando eu passava férias lá, foi incrível.

ME VEIO UM SENTIMENTO DE ALEGRIA MISTURADO COM ANGUSTIA E SAUDADES DAQUELE TEMPO.

PreviousPage 17 of 209Next