Desafio - Módulo V
Citação de Pamela Panucci da Silva em setembro 13, 2022, 3:44 pmDurante a minha auto análise, percebi o quanto consegui melhorar enquanto pessoa. Era uma criança tímida e sentimental. Percebo que o sentimentalismo ainda continua, de maneira domada, mas a timidez consegui vencer. Ainda tenho um pouco de dificuldade em compartilhar, seja sentimentos, seja desejos ou mesmo coisas materiais.
Durante a minha auto análise, percebi o quanto consegui melhorar enquanto pessoa. Era uma criança tímida e sentimental. Percebo que o sentimentalismo ainda continua, de maneira domada, mas a timidez consegui vencer. Ainda tenho um pouco de dificuldade em compartilhar, seja sentimentos, seja desejos ou mesmo coisas materiais.
Citação de Carlos Eduardo Lopes Maranhao em setembro 14, 2022, 9:41 pmA Experiência foi enriquecedora, percebo traços marcantes na minha personalidade fruto do meio familiar, hereditário e ambiental. Saudade de familiares e tristeza por alguns momentos. Trouxe à luz questões mal resolvidas, consegui ressignifica-los organizando melhor em minha mente.
A Experiência foi enriquecedora, percebo traços marcantes na minha personalidade fruto do meio familiar, hereditário e ambiental. Saudade de familiares e tristeza por alguns momentos. Trouxe à luz questões mal resolvidas, consegui ressignifica-los organizando melhor em minha mente.
Citação de Luis Fernando Barbosa Cunha em setembro 15, 2022, 2:06 pmA minha infância foi em partes muito boa, minha juventude eu não tenho do que reclamar, mês maiores traumas a ser superados foi porque não tive meus paìs presentes comigo, depois perdi minhas irmãs porém depois de ir ao psicanalista eu pude superar os obstáculos, agradeço muito por poder estar fzd este belíssimo curso.
A minha infância foi em partes muito boa, minha juventude eu não tenho do que reclamar, mês maiores traumas a ser superados foi porque não tive meus paìs presentes comigo, depois perdi minhas irmãs porém depois de ir ao psicanalista eu pude superar os obstáculos, agradeço muito por poder estar fzd este belíssimo curso.
Citação de Joycekelle Franzar Da Silva em setembro 15, 2022, 2:09 pmReflexos, são relações entre estímulo e resposta, um tipo de interação entre organismo e o ambiente (MOREIRA & MEDEIROS, 2007, p.18). De forma mais específica, os Reflexos Inatos são classificados como características da espécie, explicados por sua própria filogenia (MOREIRA & MEDEIROS, 2007, p. 29).
Os reflexos são observados através da interação organismo-ambiente, contudo, essas relações ocorrem mesmo que o organismo não a perceba ou compreenda. Dado estímulo (ex. comida na boca) elicia uma resposta específica (ex. salivação). E, os reflexos respondem a Leis (ou propriedades) específicas como: Intensidade-Magnitude, Lei do limiar, Lei da latência (MOREIRA & MEDEIROS, 2007). Para um estudo mais específico sobre os Reflexos Inatos.
mesmo vale para qualquer outro sentimento ou emoção. Sentir como se fosse a primeira vez expande o arsenal de comportamentos. O objetivo a curto prazo não é modificar imediamente o sentimento/emoção sobre os “pudins”, mas propiciar tolerância a sensações desagradáveis, assim como a experiência concreta de sensações agradáveis. Exercícios de desfusão, por exemplo, podem auxiliar este processo. Caso o comportamento seja o mesmo, a resposta ambiental também será a mesma, haverá a longo prazo a restrição não apenas de comportamentos, mas também de experiências.
O sentir não pode ser controlado, ele é fruto das contingências, da relação dos reflexos inatos com o ambiente, do aprendizado dos reflexos condicionados, emparelhamentos, generalizações, entre tantos outros fenômenos comportamentais. Mas, quando o cliente desenvolve um repertório de aceitação de seus sentimentos, autoconhecimento sobre seus valores há a possibilidade de expansão de suas experiências, ou seja, a longo prazo o que lhe causava medo poderá ser aprendido e generalizado produzindo sensações diferentes.
Reflexos, são relações entre estímulo e resposta, um tipo de interação entre organismo e o ambiente (MOREIRA & MEDEIROS, 2007, p.18). De forma mais específica, os Reflexos Inatos são classificados como características da espécie, explicados por sua própria filogenia (MOREIRA & MEDEIROS, 2007, p. 29).
Os reflexos são observados através da interação organismo-ambiente, contudo, essas relações ocorrem mesmo que o organismo não a perceba ou compreenda. Dado estímulo (ex. comida na boca) elicia uma resposta específica (ex. salivação). E, os reflexos respondem a Leis (ou propriedades) específicas como: Intensidade-Magnitude, Lei do limiar, Lei da latência (MOREIRA & MEDEIROS, 2007). Para um estudo mais específico sobre os Reflexos Inatos.
mesmo vale para qualquer outro sentimento ou emoção. Sentir como se fosse a primeira vez expande o arsenal de comportamentos. O objetivo a curto prazo não é modificar imediamente o sentimento/emoção sobre os “pudins”, mas propiciar tolerância a sensações desagradáveis, assim como a experiência concreta de sensações agradáveis. Exercícios de desfusão, por exemplo, podem auxiliar este processo. Caso o comportamento seja o mesmo, a resposta ambiental também será a mesma, haverá a longo prazo a restrição não apenas de comportamentos, mas também de experiências.
O sentir não pode ser controlado, ele é fruto das contingências, da relação dos reflexos inatos com o ambiente, do aprendizado dos reflexos condicionados, emparelhamentos, generalizações, entre tantos outros fenômenos comportamentais. Mas, quando o cliente desenvolve um repertório de aceitação de seus sentimentos, autoconhecimento sobre seus valores há a possibilidade de expansão de suas experiências, ou seja, a longo prazo o que lhe causava medo poderá ser aprendido e generalizado produzindo sensações diferentes.
Citação de Maycon Nogueira em setembro 16, 2022, 1:06 amNostalgia. Minha infância foi maravilhosa.
Nostalgia. Minha infância foi maravilhosa.
Citação de Aparecido Lourenco Araujo em setembro 16, 2022, 1:45 amQuando nos lemos história ou ouvimos do passado então nos acende uma lampada que horas são alegres horas São tristes, tem pessoas que tem passado bons mais tem quem tem passados ruins que reacende lembranças que desperta o psíquico que atrás sofrimento
Quando nos lemos história ou ouvimos do passado então nos acende uma lampada que horas são alegres horas São tristes, tem pessoas que tem passado bons mais tem quem tem passados ruins que reacende lembranças que desperta o psíquico que atrás sofrimento
Citação de Joao Vicente Martins Filho em setembro 17, 2022, 12:43 pmJá fiz auto analise, e foi bem gratificante, consegui entender muitos comportamentos e gostos, que adquiri com o tempo, devido a situações vividas nas fases psicosexuais.
Já fiz auto analise, e foi bem gratificante, consegui entender muitos comportamentos e gostos, que adquiri com o tempo, devido a situações vividas nas fases psicosexuais.
Citação de Maria Izabel pereira em setembro 17, 2022, 10:22 pmVivi uma vida muito difícil.mais de coisas que não gostava,dificuldade financeira,essa é uma experiência que não tenho saudades. Não gosto dessas lembranças me deixa triste.sempre volto minhas lembranças no passado eu choro.Nao consegui nem estudar,me casei aos dezesseis anos minha vida de casada era só brigas e ofensas.vivi muitos anos de muitas mágoas.. natal por exemplo era só tristeza.muitos anos passei sem gostar da época de natal.tinha trauma.mais tudo passou .hoje sim estou feliz..
Vivi uma vida muito difícil.mais de coisas que não gostava,dificuldade financeira,essa é uma experiência que não tenho saudades. Não gosto dessas lembranças me deixa triste.sempre volto minhas lembranças no passado eu choro.Nao consegui nem estudar,me casei aos dezesseis anos minha vida de casada era só brigas e ofensas.vivi muitos anos de muitas mágoas.. natal por exemplo era só tristeza.muitos anos passei sem gostar da época de natal.tinha trauma.mais tudo passou .hoje sim estou feliz..
Citação de NAIR DE PAIVA em setembro 18, 2022, 8:15 pmSão nossas vivências que formam nosso caráter nossa identidade, o que somos hoje, então acredito que tem relação sim, apenas aprendemos a lida com nossas emoções. A experiência foi incrível lembrei de muita gente que perdi o contato quando a tecnologia não era avançada r deu saudades, da infância me vieram as brincadeiras com coisas simples como pé de lata, o cheiro da comida da minha madrinha quando eu passava férias lá, foi incrível.
São nossas vivências que formam nosso caráter nossa identidade, o que somos hoje, então acredito que tem relação sim, apenas aprendemos a lida com nossas emoções. A experiência foi incrível lembrei de muita gente que perdi o contato quando a tecnologia não era avançada r deu saudades, da infância me vieram as brincadeiras com coisas simples como pé de lata, o cheiro da comida da minha madrinha quando eu passava férias lá, foi incrível.
Citação de Caroline Soares Pereira Dias em setembro 20, 2022, 1:18 amME VEIO UM SENTIMENTO DE ALEGRIA MISTURADO COM ANGUSTIA E SAUDADES DAQUELE TEMPO.
ME VEIO UM SENTIMENTO DE ALEGRIA MISTURADO COM ANGUSTIA E SAUDADES DAQUELE TEMPO.