Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo V

PreviousPage 177 of 180Next

é incrivel.

mais como ja tinha feito a algum tempo afim de ressignificar algumas questões do passado, mas é impossível não sentir saudades em tempos de outrora, dos quais não se pode terlos de volta .

o importante é estarmos em paz em relação a isso.

A prática da autoanálise por meio da escrita terapêutica revelou-se uma ferramenta essencial no meu processo de autoconhecimento e evolução pessoal. Registrar meus pensamentos, sentimentos e reflexões em momentos de introspecção me permitiu não apenas observar padrões nocivos em minhas próprias atitudes, mas também identificar comportamentos disfuncionais em parceiros e amigos que impactavam negativamente minha vida. Esses registros funcionaram como uma espécie de espelho, refletindo situações que, antes, poderiam passar despercebidas ou ser rapidamente esquecidas.

Escrever sobre essas experiências me ajudou a fixar os momentos de insight de forma mais concreta e estruturada. A escrita organizava os pensamentos caóticos e, ao mesmo tempo, tornava palpável o que antes era apenas uma sensação vaga ou desconforto indefinido. Essa organização era crucial para reconhecer padrões, sejam eles meus ou dos outros, e compreender as consequências desses comportamentos no meu bem-estar emocional e na qualidade das minhas relações. Momentos que poderiam ser esquecidos ou racionalizados ganharam destaque e permanência através do ato de escrever.

A tese de que o aprendizado é aumentado quando o estudo de si mesmo é feito através da escrita encontra suporte tanto na experiência pessoal quanto em teorias psicológicas. Escrever sobre experiências e reflexões ativa áreas do cérebro associadas à memória e à emoção, criando um aprendizado mais profundo e duradouro. Além disso, o processo de traduzir pensamentos em palavras exige um esforço cognitivo que reforça a assimilação de ideias. Assim, ao escrever sobre os padrões nocivos que identifiquei, pude fixá-los em minha mente de maneira mais eficaz, permitindo que o aprendizado fosse incorporado e aplicado em futuras interações e decisões.

Esse processo não apenas favoreceu a minha autocompreensão, mas também me deu ferramentas para agir de forma mais consciente. Reconhecer padrões disfuncionais no momento em que eles ocorrem — algo facilitado pelas reflexões já fixadas na escrita — me permitiu mudar comportamentos, estabelecer limites mais claros e priorizar relações mais saudáveis. A escrita terapêutica, portanto, tornou-se um ato transformador, ajudando-me a não apenas observar e analisar, mas também a crescer e evoluir com base nesse aprendizado contínuo.

Uma relação muito significativa entre minha infância e a vida adulta, mas esse exercício me fez sentir certa tristeza por despertar lembranças dos momentos de solidão, que foram em grande maioria.

Muitas vezes em minha vida eu realizei este trabalho de auto-análise. Então, eu já tinha bastante claro o quanto diversos aspectos da minha infância interferiram e seguem interferindo na minha jornada adulta. Durante os estudos de psicanálise, potencializei as observações, fundamentei melhor algumas origens de traumas que possuo. Ao realizar a atividade de escrita sobre minha infância, minhas sensações e sentimentos, as dores reprimidas se elevaram. Após o período entre a escrita e a releitura, quando analisei meus conteúdos, fui capaz de praticamente os ver de uma forma mais centrada - embora, na parte bem ao final da minha escrita, uma situação em especial me tocou muito forte, e eu chorei. Ainda assim, pude identificar como antes os gatilhos, as feridas, os aspectos que devem ser tratados. Um exercício importantíssimo, incrível e necessário.

Sigmund Freud foi o fundador da psicanálise e suas obras transformaram a compreensão do comportamento humano e da psique. Ele desenvolveu teorias centrais como o inconsciente, as instâncias psíquicas (id, ego, e superego), e a importância das fases do desenvolvimento psicossexual (oral, anal, fálica, latente e genital). Freud também explorou a dinâmica dos conflitos internos, como o complexo de Édipo, e o impacto dos traumas infantis na vida adulta. A psicanálise, através da interpretação dos sonhos e do livre-associativo, busca entender as motivações inconscientes por trás do comportamento, abrindo caminho para terapias que focam na resolução de conflitos internos.

Este é um resumo sintético, pois as teorias de Freud são vastas e complexas, abrangendo muitos outros aspectos da psique humana.

Por Marcio Bitencourt Futuro Psicanalista

A autoanálise trouxe confrontos com feridas emocionais antigas, mas também trouxe sentimento de gratidão pela jornada de autoconhecimento e crescimento pessoal.

Divertida, Fiz uma anotação á um tempo atras muito emotiva e até a perdi. Fiz outra recentemente e a forma como descrevi mudou ; o conteudo tambem ficou mais claro e um pouco diferente. A forma passou de rudimentar para algo mais tecnico. O tamanho ficou reduzido, perdeu adjetivos. O texto se  equilibrou, ficou mais acabado. Meu olhar sobre a infancia mudou e coisas ficaram mais implicitas. As emoções, difceis de serem descritas, ficaram para tras e a infancia se tornou uma infancia comum.

Juntamente com a maturidade conseguimos compreender situações que antes achávamos aleatórias.

É simplesmente fantástico identificar a gênese de determinadas atitudes ou pensamentos.

A literatura é fundamental para aumentar nosso discernimento e capacidade para essa faculdade .

FOI UMA EXPERIENCIA MARAVILHOSA. FOI COO SE ESTIVESSE EM UMA MÁQUINA DO TEMPO. MEMÓRIAS E LEMBRANCAS GUARDADAS NO INCONSCIENTE AFLORARAM TAO CLARAS QUE ERAM MESMO REAIS.

Não é fácil visitar nosso passado... Lembrar, mexer, remexer em sentimentos e sensações pode ser desagradável! No entanto, me lembrei do meu avó, de seus ensinamentos, palavras de conforto e todos os conselhos que me dava, projetando um futuro no mínimo menos doloroso, perto do que ele passou! Relembrei meus sonhos, projetos e como foi frustrante não tê-los realizados e como foi gratificante ter realizado alguns! No fundo sabemos que a criança que existe em nós talvez não esteja muito feliz com o que vê, mas está segurando que o que nos tornamos ainda é melhor!!

PreviousPage 177 of 180Next