Desafio - Módulo V
Citação de Rosiene Passos Silva em fevereiro 19, 2025, 4:27 pmAo revisitar minha infância, eu revive tanto a dor do abandono quanto o amor e o cuidado que recebei da minha avó materna. Essa mistura de sentimentos – tristeza, alegria, dor e saudade – reflete a profundidade da minha história e a força que eu construiu ao longo dos anos e através da psicanalise estou me encontrando ainda mas.
Ao revisitar minha infância, eu revive tanto a dor do abandono quanto o amor e o cuidado que recebei da minha avó materna. Essa mistura de sentimentos – tristeza, alegria, dor e saudade – reflete a profundidade da minha história e a força que eu construiu ao longo dos anos e através da psicanalise estou me encontrando ainda mas.
Citação de Grasielia Machado Queiroz Brito em fevereiro 19, 2025, 8:08 pmNunca fiz terapia.
Mais considero muito importante, para estudo e tratamento das pessoas.
Nunca fiz terapia.
Mais considero muito importante, para estudo e tratamento das pessoas.
Citação de Emídio Alves Júnior em fevereiro 20, 2025, 12:09 amSe autoanalisar é sempre uma tarefa árdua e complexa, pois nós como seres humanos não gostamos de nos autocriticar, autoanalisar, autorepudiar e etc. Mas é sempre importante para sabermos qual direção estamos tomando em nossa vida, em nossa história. É sempre um desafio, na medida que vamos nos aprofundando nas análises vem ao mesmo tempo grandes sentimentos que invadem nossa alma, nosso consciente nos causando dor, alegria, frustração e todos os tipos de emoções possíveis.
Se autoanalisar é sempre uma tarefa árdua e complexa, pois nós como seres humanos não gostamos de nos autocriticar, autoanalisar, autorepudiar e etc. Mas é sempre importante para sabermos qual direção estamos tomando em nossa vida, em nossa história. É sempre um desafio, na medida que vamos nos aprofundando nas análises vem ao mesmo tempo grandes sentimentos que invadem nossa alma, nosso consciente nos causando dor, alegria, frustração e todos os tipos de emoções possíveis.
Citação de Livia Carvalho em fevereiro 20, 2025, 1:45 amAo pensar na minha infância sinto um mix de saudades das coisas boas vividas e angústia pelas ruins. Saudades dos momentos bons, das pessoas que hoje não estão mais presentes neste mundo, saudades da vida de criança. Angústia pelo abandono sofrido por quem tinha o papel de cuidar e proteger. No entanto, outras pessoas foram chegando na minha vida e me acalentando com seu carinho e amor, então me sinto grata por elas.
Sobre desejos de infância, hoje consegui perceber de onde vem o meu amor pela natureza, o quanto ela me acalma e me faz suspirar. O quanto a contemplo e anseio por ela. Na infância tinha o desejo de estar nela, sentir, passar tempo, brincar, ser livre nela, no entanto não me era permitido.
Apesar de ter passado muitos momentos difíceis no decorrer da vida, sei que tanto os bons quanto os ruins me ajudaram a ser quem sou hoje, e tenho tido orgulho de mim.
Ao pensar na minha infância sinto um mix de saudades das coisas boas vividas e angústia pelas ruins. Saudades dos momentos bons, das pessoas que hoje não estão mais presentes neste mundo, saudades da vida de criança. Angústia pelo abandono sofrido por quem tinha o papel de cuidar e proteger. No entanto, outras pessoas foram chegando na minha vida e me acalentando com seu carinho e amor, então me sinto grata por elas.
Sobre desejos de infância, hoje consegui perceber de onde vem o meu amor pela natureza, o quanto ela me acalma e me faz suspirar. O quanto a contemplo e anseio por ela. Na infância tinha o desejo de estar nela, sentir, passar tempo, brincar, ser livre nela, no entanto não me era permitido.
Apesar de ter passado muitos momentos difíceis no decorrer da vida, sei que tanto os bons quanto os ruins me ajudaram a ser quem sou hoje, e tenho tido orgulho de mim.
Citação de Maxima Abreu em fevereiro 20, 2025, 1:44 pmAs Cores da Infância: Um Legado de Amor e Aprendizado
Minha infância foi um jardim tranquilo, regado com o amor e a sabedoria dos meus pais e avós. Cresci cercada de histórias, ensinamentos e o calor de um lar acolhedor. As imagens daquela época ainda pintam meu coração com cores vibrantes: meu pai, com o jornal aberto sobre a mesa, me guiando pelas palavras e me apresentando ao mundo; minha mãe, com as mãos enfarinhadas, transformando ingredientes simples em bolos que perfumavam a casa e alimentavam a alma; minhas avós, com seus vestidos de domingo, me levando à igreja, onde a fé se tornava um abraço acolhedor.
Eram tempos de descobertas, onde cada dia era uma nova aventura. Aprendi a ler e escrever com meus pais, a amar a culinária com minha mãe e a encontrar a paz na fé com minhas avós. Meus avôs, embora ausentes, deixaram um legado de amor que se manifestava no carinho e na sabedoria dos meus pais e avós.
Hoje, olhando para trás, vejo como cada momento moldou a mulher que me tornei. A paixão pela culinária me levou a transformar o hobby em profissão, a leitura me abriu portas para o conhecimento e a fé me guiou para o caminho do serviço ao próximo.
A saudade aperta o peito ao lembrar dos que partiram, mas a alegria de ter vivido aqueles momentos preciosos aquece a alma. Tenho a sorte de ainda ter minha mãe e avó materna comigo, para compartilhar as lembranças e construir novos capítulos de nossa história.
As Cores da Infância: Um Legado de Amor e Aprendizado
Minha infância foi um jardim tranquilo, regado com o amor e a sabedoria dos meus pais e avós. Cresci cercada de histórias, ensinamentos e o calor de um lar acolhedor. As imagens daquela época ainda pintam meu coração com cores vibrantes: meu pai, com o jornal aberto sobre a mesa, me guiando pelas palavras e me apresentando ao mundo; minha mãe, com as mãos enfarinhadas, transformando ingredientes simples em bolos que perfumavam a casa e alimentavam a alma; minhas avós, com seus vestidos de domingo, me levando à igreja, onde a fé se tornava um abraço acolhedor.
Eram tempos de descobertas, onde cada dia era uma nova aventura. Aprendi a ler e escrever com meus pais, a amar a culinária com minha mãe e a encontrar a paz na fé com minhas avós. Meus avôs, embora ausentes, deixaram um legado de amor que se manifestava no carinho e na sabedoria dos meus pais e avós.
Hoje, olhando para trás, vejo como cada momento moldou a mulher que me tornei. A paixão pela culinária me levou a transformar o hobby em profissão, a leitura me abriu portas para o conhecimento e a fé me guiou para o caminho do serviço ao próximo.
A saudade aperta o peito ao lembrar dos que partiram, mas a alegria de ter vivido aqueles momentos preciosos aquece a alma. Tenho a sorte de ainda ter minha mãe e avó materna comigo, para compartilhar as lembranças e construir novos capítulos de nossa história.
Citação de Osias Leandro Gomes em fevereiro 20, 2025, 6:54 pmTive uma infância tranquila, uma família grande com 13 pessoas , oito irmãos contando comigo e 3 irmãs, eu era um dos mais novos sendo o 10⁰ , meus pais eram evangélicos missionários batistas e vieram do nordeste para São Paulo ,, fundaram uma igreja cristã na cidade , gostava muito da escola bíblica onde aprendia histórias teológicas voltadas para o público infantil e também amava a escola bíblica de férias que acontecia todo o mês de julho onde enchia minha casa de crianças onde além de brincadeiras tinha muita comida , por ser uma família grande cada um tinha uma atividade e a minha era lavar os banheiros ,, o azulejo era português e branco com desenhos azuis e eu limpava um por um e para não estressar eu cantava ,,fazia meu ofício cantando, meu pai fazia uma compra mensal onde vinha muita coisa e nunca esquecia de trazer biscoitos recheados e wafer que adorava-mos ,,tb fazia vitamina com leite ,bananas, abacates , nunca faltava comida em casa ,pelo contrário, todo domingo ia alguém da igreja, pastores, missionários,,irmãos de fora , era um verdadeiro banquete o almoço de domingo , com muito macarrão, salada maionese , frango ao molho , etc etc . Éramos livres pra brincar ,,tínhamos vizinhos que nos chamavam para brincar de bola , jogos , pega pega , bolinha etc etc , tinha um campo de futebol perto de casa que tb ao lado tinha um lixao , na inocência fui pegar adesivos para colar em copos sem se importar com o lugar . Aos domingos íamos a igreja de manhã e a noite. Apesar de ser muitos irmãos não via brigas na minha infância, era muito saudável,,eu era bem magro e franzino e admirava os gordinhos e fortes. Meu pai era eletricista em uma grande empresa e por duas vezes teve acidente queimado uma vez Todo o rosto e outra as mãos, e se recuperava rápido e não ficava com nenhuma cicatriz apesar de ser queimadura de 3⁰ grau , hj entendo que ele se recuperava rápido para voltar a trabalhar .alguns irmãos meus já estavam no mundo do trabalho , saindo cedo e voltando a tarde . Como um dos irmãos mais novos sempre fazíamos afazeres pra eles mas ganhando algo ,como por exemplo ia no mercado comprar biscoito recheado e ganhava três biscoitos rsrs . Ia com prazer . Naquela época não existia Internet nem celular , assistíamos em preto e branco , foi uma festa quando chegou a primeira tv em cores em casa , eu aprendi a regular todos os botões, era o técnico da TV. Minhas irmãs estavam entrando na adolescência e ouviam rádio FM com músicas românticas, aprendi a ouvir músicas boas , meus irmãos tocavam violão e todos cantavam, era um verdadeiro coral, eu aprendia todas as músicas. Na igreja o pastor fez um mini concurso de quem decorasse o salmos 23 ganharia um presente e eu sempre motivado em ganhar algo ,ganhei um apontador em forma de capacete , até hj lembro todo o salmo . Tive uma infância feliz , entrei na primeira série com 7 anos , não fiz pré escola , da primeira série até a quinta sempre fui melhor aluno da classe ,,tirava as melhores notas , muito ruim nos esportes , não entendia futebol, não tinha fôlego para basquete mas gostava de vôlei, não entendia os fundamentos mas meu saque era bom , tb me destacava nos jogos de queimada e bolinha de gude ,não como meu irmão do meio que tinha sacos e sacos de bolinhas ,,se meus irmãos mais velhos apanharam ? Sim, e muito , sempre pensava e dizia que ao nascer eu e meu irmão mais novo, ele já estava cansado ,,pois não batia na gente ,mas ficava triste pelos meus irmãos mais velhos . Na quarta série com 9 anos ganhei uma viagem para dois corregos pra ficar uma semana no projeto redescobrindo o interior. Lembro que vomitei toda a viagem . Mas foi muito gostoso conhecer o interior Paulista, engenho de cana de açúcar,,Barra bonita com o Rio Tietê limpo ,,são tantas memórias que dá pra escrever um livro , posso dizer que tive uma infância saudável.
Tive uma infância tranquila, uma família grande com 13 pessoas , oito irmãos contando comigo e 3 irmãs, eu era um dos mais novos sendo o 10⁰ , meus pais eram evangélicos missionários batistas e vieram do nordeste para São Paulo ,, fundaram uma igreja cristã na cidade , gostava muito da escola bíblica onde aprendia histórias teológicas voltadas para o público infantil e também amava a escola bíblica de férias que acontecia todo o mês de julho onde enchia minha casa de crianças onde além de brincadeiras tinha muita comida , por ser uma família grande cada um tinha uma atividade e a minha era lavar os banheiros ,, o azulejo era português e branco com desenhos azuis e eu limpava um por um e para não estressar eu cantava ,,fazia meu ofício cantando, meu pai fazia uma compra mensal onde vinha muita coisa e nunca esquecia de trazer biscoitos recheados e wafer que adorava-mos ,,tb fazia vitamina com leite ,bananas, abacates , nunca faltava comida em casa ,pelo contrário, todo domingo ia alguém da igreja, pastores, missionários,,irmãos de fora , era um verdadeiro banquete o almoço de domingo , com muito macarrão, salada maionese , frango ao molho , etc etc . Éramos livres pra brincar ,,tínhamos vizinhos que nos chamavam para brincar de bola , jogos , pega pega , bolinha etc etc , tinha um campo de futebol perto de casa que tb ao lado tinha um lixao , na inocência fui pegar adesivos para colar em copos sem se importar com o lugar . Aos domingos íamos a igreja de manhã e a noite. Apesar de ser muitos irmãos não via brigas na minha infância, era muito saudável,,eu era bem magro e franzino e admirava os gordinhos e fortes. Meu pai era eletricista em uma grande empresa e por duas vezes teve acidente queimado uma vez Todo o rosto e outra as mãos, e se recuperava rápido e não ficava com nenhuma cicatriz apesar de ser queimadura de 3⁰ grau , hj entendo que ele se recuperava rápido para voltar a trabalhar .alguns irmãos meus já estavam no mundo do trabalho , saindo cedo e voltando a tarde . Como um dos irmãos mais novos sempre fazíamos afazeres pra eles mas ganhando algo ,como por exemplo ia no mercado comprar biscoito recheado e ganhava três biscoitos rsrs . Ia com prazer . Naquela época não existia Internet nem celular , assistíamos em preto e branco , foi uma festa quando chegou a primeira tv em cores em casa , eu aprendi a regular todos os botões, era o técnico da TV. Minhas irmãs estavam entrando na adolescência e ouviam rádio FM com músicas românticas, aprendi a ouvir músicas boas , meus irmãos tocavam violão e todos cantavam, era um verdadeiro coral, eu aprendia todas as músicas. Na igreja o pastor fez um mini concurso de quem decorasse o salmos 23 ganharia um presente e eu sempre motivado em ganhar algo ,ganhei um apontador em forma de capacete , até hj lembro todo o salmo . Tive uma infância feliz , entrei na primeira série com 7 anos , não fiz pré escola , da primeira série até a quinta sempre fui melhor aluno da classe ,,tirava as melhores notas , muito ruim nos esportes , não entendia futebol, não tinha fôlego para basquete mas gostava de vôlei, não entendia os fundamentos mas meu saque era bom , tb me destacava nos jogos de queimada e bolinha de gude ,não como meu irmão do meio que tinha sacos e sacos de bolinhas ,,se meus irmãos mais velhos apanharam ? Sim, e muito , sempre pensava e dizia que ao nascer eu e meu irmão mais novo, ele já estava cansado ,,pois não batia na gente ,mas ficava triste pelos meus irmãos mais velhos . Na quarta série com 9 anos ganhei uma viagem para dois corregos pra ficar uma semana no projeto redescobrindo o interior. Lembro que vomitei toda a viagem . Mas foi muito gostoso conhecer o interior Paulista, engenho de cana de açúcar,,Barra bonita com o Rio Tietê limpo ,,são tantas memórias que dá pra escrever um livro , posso dizer que tive uma infância saudável.
Citação de Cristiane Gomes de Souza em fevereiro 21, 2025, 1:40 amSensação ruim, minha infância e adolescência não trás boas recordações, meus pais se separaram quando eu tinha 6 anos, e a partir daí tudo se tornou muito complicado, minha mãe foi em busca de liberdade, meu pai casou novamente e construiu uma nova família, se desvinculando da anterior, logo eu passei a viver um pouco com meus avós maternos, um pouco com tios, as vezes com vizinhos, e nessa situação muitas coisas acontecem que mudou a minha percepção sobre mim e os outros.
Sensação ruim, minha infância e adolescência não trás boas recordações, meus pais se separaram quando eu tinha 6 anos, e a partir daí tudo se tornou muito complicado, minha mãe foi em busca de liberdade, meu pai casou novamente e construiu uma nova família, se desvinculando da anterior, logo eu passei a viver um pouco com meus avós maternos, um pouco com tios, as vezes com vizinhos, e nessa situação muitas coisas acontecem que mudou a minha percepção sobre mim e os outros.
Citação de José Elismar Araújo Dias Júnior Dias em fevereiro 21, 2025, 8:20 pmAo refletir sobre minha infância, fui tomado por uma mistura de nostalgia e autodescoberta. Algumas memórias trouxeram alegria, como as brincadeiras ingênuas e os momentos de descoberta do mundo. Outras me fizeram perceber medos que ainda ecoam em minha vida adulta. Sempre tive um desejo de entender o sofrimento do mundo ao meu redor, e percebo que isso se reflete nas minhas escolhas vocacionais hoje. O processo de escrita foi, de certa forma, um reencontro comigo mesmo, resgatando partes de mim que o tempo havia silenciado.
Ao refletir sobre minha infância, fui tomado por uma mistura de nostalgia e autodescoberta. Algumas memórias trouxeram alegria, como as brincadeiras ingênuas e os momentos de descoberta do mundo. Outras me fizeram perceber medos que ainda ecoam em minha vida adulta. Sempre tive um desejo de entender o sofrimento do mundo ao meu redor, e percebo que isso se reflete nas minhas escolhas vocacionais hoje. O processo de escrita foi, de certa forma, um reencontro comigo mesmo, resgatando partes de mim que o tempo havia silenciado.
Citação de Paloma Maria Duarte Pinto em fevereiro 22, 2025, 7:35 pmFazer auto análise é importante para o seu crescimento pessoal, para você viver melhor consigo mesmo, a cada dia eu melhoro um pouco mais e isso me transforma em uma pessoa melhor.
Fazer auto análise é importante para o seu crescimento pessoal, para você viver melhor consigo mesmo, a cada dia eu melhoro um pouco mais e isso me transforma em uma pessoa melhor.
Citação de Paloma Maria Duarte Pinto em fevereiro 22, 2025, 7:51 pmPara mim está sendo uma experiência transformadora.
Para mim está sendo uma experiência transformadora.