Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo V

PreviousPage 187 of 209Next

Me senti o próprio analisando (paciente)

Depois dos 17 anos me apaixonei pela psicologia e psicanálise,como forma de entender e lidar com meus traumas, hoje consigo analisar e me entender melhor, corrigir alguns comportamentos e me fazer ver que há muito ainda a ser tratados e qual o melhor caminho para corrigir a insegurança, medo deixados pelo meu pai.

Digamos que a minha infância foi mais como um sonhos do que com a realidade. Tive a sorte de ter uma boa educação e proteção, mas também nada foram flores, pois fora dos alcances do núcleo familiar tive de me defender. O mundo fora é bastante hostil em todos os aspectos.

Autorreflexão me ajudou muito a me redescobrir, a compreender o passado e a ressignificar meu presente, com mais liberdade, coração e segurança. A autoanálise nos permite abrir a mente e compreender o que, realmente, está em nosso coração. Com a mente  aberta e o coração sereno é possível captar as mensagens que estão por trás dos nosso sonhos e a receber as intuições divinas para melhor vivermos. É uma grande oportunidade de evolução. Toda e qualquer transformação parte do nosso interior. Então, o ponto de partida é a autorreflexão.

A experiência de reflexão sobre a infância trouxe à tona uma mistura de emoções. Em alguns momentos, senti uma saudade genuína da simplicidade e da espontaneidade que tinha quando criança. Lembrei de pequenos detalhes, como brincadeiras, cheiros e sons, que pareciam esquecidos, mas que ainda vivem em mim de alguma forma.

Houve também um certo estranhamento, pois revisitar o passado é como olhar para uma versão de mim mesma que, ao mesmo tempo, sou e não sou mais. Algumas memórias trouxeram alegria, outras, uma leve melancolia, pois percebo como o tempo moldou meus sonhos e medos.

A reflexão também despertou desejos e inseguranças da infância que, de certa forma, ainda ressoam na minha vida adulta. Percebi como alguns anseios de antes se transformaram em objetivos concretos, enquanto outros ficaram pelo caminho. Ao mesmo tempo, alguns medos da infância ainda se manifestam hoje, apenas com roupagens diferentes.

No geral, foi um processo rico e significativo. Pude reconhecer como minha história influencia quem sou agora e como certos traços da minha essência infantil ainda vivem em mim, seja na forma como enxergo o mundo ou na maneira como me relaciono com os outros.

um misto entre alegrias e também saudades. Pelos momentos que chegam ao fim, e também do afastamento de problemas que se tem quando é criança.

A autoanalise é muito importante na construção da formação profissional, no entanto, dependendo do formando, ela pode se tornar dolorida ao relembrar feridas que deveriam ficar no esquecimento. NOTA: "Feridas cicatrizadas, não significam que não podem ser reabertas." Há casos que mesmo tendo sido cicatrizados ou mesmo superados, o melhor a se fazer é deixar no limbo do esquecimento. Usando as consequências das "feridas" como experiências que não deverão ser repetidas — nem em si ou nas gerações futuras.

Apesar de acessarmos momentos que nao sao  prazerosos contidos no inconsciente, a autoanalise para mim foi como uma ferramenta poderosa para o autoconhecimento, que me permitiu compreender melhor meus pensamentos, emoções, comportamentos e momentos específicos que vivo. Porem o inconsciente utiliza-se de mecanismos de defesa que dificulta a percepção de certos conteúdos reprimidos. Com a autoanalise è possível identificar padrões de comportamentos e emoções reprimidas, ao reconhecer gatilhos emocionais a pessoa pode aprender a lidar melhor com suas reações.

Fazer essa autoanalise, me fez pensar o quão eu sou abençoada em ter tido um lar estruturado, recebido amor, companheirismo, encorajamento quando necessário. mesmo meus não tiveram isso nos lares deles, eles souberam passar para eu e meu irmão os melhores sentimentos.

Talvez tenham colocado todos esses sentimentos e experiências ruins no estado reprimido, pois ambos conseguem lidar muito bem com as emoções.

Sim, ja fiz, posso dizer que nao foi agradavel, mas necessario para eu ser quem sou hoje. muitas situacoes ruins na infancia e algumas boas que trazem alegria e  alivio em um contesto turbulento. mas passou. e hoje sou grata por sem quem eu desejo ser,

PreviousPage 187 of 209Next