Desafio - Módulo V
Citação de Daisy Kepler em março 21, 2025, 2:28 pmUma experiencia diferente , senti a tristeza de trazer emoções guardadas para fora ,mais também o sentimento de alivio de conversar de desabafar e se sentir tratada. Então a um sentimento de tristeza inicialmente , mais a uma profundidade que alivia e traz a paz .
Uma experiencia diferente , senti a tristeza de trazer emoções guardadas para fora ,mais também o sentimento de alivio de conversar de desabafar e se sentir tratada. Então a um sentimento de tristeza inicialmente , mais a uma profundidade que alivia e traz a paz .
Citação de Grazielli Sena em março 21, 2025, 7:48 pmPercebo que minha autoanálise é um misto de emoções, a depender para que lado minha mente esta me levando.
Quando se trata de mudanças necessárias que consegui realizar, vem alegria, satisfação, quando se trata de pessoas queridas que já partiram é um misto de tristeza e saudade.
Mas, a autoanálise é importantíssima para o nosso crescimento.
Percebo que minha autoanálise é um misto de emoções, a depender para que lado minha mente esta me levando.
Quando se trata de mudanças necessárias que consegui realizar, vem alegria, satisfação, quando se trata de pessoas queridas que já partiram é um misto de tristeza e saudade.
Mas, a autoanálise é importantíssima para o nosso crescimento.
Citação de Amanda Araujo em março 21, 2025, 7:52 pmMinha experiência foi bastante nostálgica, porém alegre
Minha experiência foi bastante nostálgica, porém alegre
Citação de Angelita Faleiro de Souza em março 22, 2025, 4:14 amEscrita Terapêutica, Resgatando Minha Essência
Minha infância foi um mosaico de emoções. Alegrias vibrantes dividiam espaço com medos silenciosos, saudades que apertavam o peito, inseguranças que me faziam encolher. Conheci o abandono, a tristeza e a raiva, mas também experimentei o acolhimento, o amor e o cuidado genuíno. Foi uma infância silenciosa, porém, na minha concepção, alegre e normal.
Olhando para trás, percebo como cada emoção deixou marcas nítidas na minha memória. Elas não desapareceram, continuam vivas, como testemunhas da minha jornada. Curiosamente, os amigos imaginários que me acompanharam nesses momentos difíceis não eram apenas fruto da minha imaginação infantil. Eles foram meus primeiros terapeutas. Escutavam meus segredos e acalmavam minhas angústias. E, sem perceber, ensinavam-me algo valoroso: a arte de acolher.
Quando algum adulto a minha volta sofria, lá estava eu, repetindo as palavras de conforto que havia recebido dos meus amigos invisíveis. Era como se, desde sempre, meu propósito estivesse desenhado em meu coração. Gostar de ajudar não era um capricho passageiro, era parte da minha essência.
A vida, claro, trouxe desafios. Experiências duras moldaram meu olhar, aprofundaram minha compreensão das dores humanas. E, assim, o que antes era uma expressão instintiva de cuidado transformou-se em uma escolha consciente. Tornei-me terapeuta, psicanalista, psicoterapeuta e psicologa clínica.
Coincidência? Não creio. Cada passo me conduziu até aqui. E ao acolher a história dos outros, também acolho a minha própria. Afinal, dentro de cada escuta atenta, há uma menina que um dia aprendeu a consolar, e que nunca deixou de acreditar no poder transformador do cuidado e acolhimento.
Escrita Terapêutica, Resgatando Minha Essência
Minha infância foi um mosaico de emoções. Alegrias vibrantes dividiam espaço com medos silenciosos, saudades que apertavam o peito, inseguranças que me faziam encolher. Conheci o abandono, a tristeza e a raiva, mas também experimentei o acolhimento, o amor e o cuidado genuíno. Foi uma infância silenciosa, porém, na minha concepção, alegre e normal.
Olhando para trás, percebo como cada emoção deixou marcas nítidas na minha memória. Elas não desapareceram, continuam vivas, como testemunhas da minha jornada. Curiosamente, os amigos imaginários que me acompanharam nesses momentos difíceis não eram apenas fruto da minha imaginação infantil. Eles foram meus primeiros terapeutas. Escutavam meus segredos e acalmavam minhas angústias. E, sem perceber, ensinavam-me algo valoroso: a arte de acolher.
Quando algum adulto a minha volta sofria, lá estava eu, repetindo as palavras de conforto que havia recebido dos meus amigos invisíveis. Era como se, desde sempre, meu propósito estivesse desenhado em meu coração. Gostar de ajudar não era um capricho passageiro, era parte da minha essência.
A vida, claro, trouxe desafios. Experiências duras moldaram meu olhar, aprofundaram minha compreensão das dores humanas. E, assim, o que antes era uma expressão instintiva de cuidado transformou-se em uma escolha consciente. Tornei-me terapeuta, psicanalista, psicoterapeuta e psicologa clínica.
Coincidência? Não creio. Cada passo me conduziu até aqui. E ao acolher a história dos outros, também acolho a minha própria. Afinal, dentro de cada escuta atenta, há uma menina que um dia aprendeu a consolar, e que nunca deixou de acreditar no poder transformador do cuidado e acolhimento.
Citação de Tatiana Moura em março 22, 2025, 10:52 amSou muito reflexiva, de modo que cada texto que leio, e isso inclui a Bíblia, cada música que escuto, cada filme ou série que vejo, reflito e também faço autoanálise, porém até agora não tinha percebido a relação para a autoanálise como tal. Via mais como produto do que fazemos, talvez a nomenclatura que utilizo autoreflexão, na verdade também poderia ser chamada de autoanálise? Dependendo do que eu veja, já me senti estranha, alegre, triste, com raiva, com saudades... De tudo um pouco, todas essas emoções sentidas, são fruto da aceitação de cada momento vivido, com suas nuances. A vida tem momentos alegres e tristes, mas também há momentos que são dificéis de definir e sentimos uma mistura de emoções. Essas reflexões tem me ajudado a me conhecer melhor, e buscar crescimento, a medida que vou me descubrindo, mesmo diante de situações que me surpreendo comigo mesma, porque desconhecia como poderia reagir.
Sou muito reflexiva, de modo que cada texto que leio, e isso inclui a Bíblia, cada música que escuto, cada filme ou série que vejo, reflito e também faço autoanálise, porém até agora não tinha percebido a relação para a autoanálise como tal. Via mais como produto do que fazemos, talvez a nomenclatura que utilizo autoreflexão, na verdade também poderia ser chamada de autoanálise? Dependendo do que eu veja, já me senti estranha, alegre, triste, com raiva, com saudades... De tudo um pouco, todas essas emoções sentidas, são fruto da aceitação de cada momento vivido, com suas nuances. A vida tem momentos alegres e tristes, mas também há momentos que são dificéis de definir e sentimos uma mistura de emoções. Essas reflexões tem me ajudado a me conhecer melhor, e buscar crescimento, a medida que vou me descubrindo, mesmo diante de situações que me surpreendo comigo mesma, porque desconhecia como poderia reagir.
Citação de Eduardo Barros em março 22, 2025, 6:15 pmAlegria, Gratidão e tristeza em relembrar daqueles que não estão mais entre nós.
Alegria, Gratidão e tristeza em relembrar daqueles que não estão mais entre nós.
Citação de SILVANO BARBOSA TRINDADE em março 24, 2025, 2:10 pmAs recordações foram boas, porém cheias de alegrias, união com meus irmãos, mas de não sei explicar se era de medo ou respeito pelos meus pais. Apanhavamos muito, porém nunca senti que isso tenha atrapalhado na minha vida adulta. Recentimentos que hoje já não tenho mais com minha mãe, temo sobre o qual prefiro manter sigilo. Eram tempos completamente diferente dos dias atuais. Respeitavamos as pessoas, em especial nossos pais.
As recordações foram boas, porém cheias de alegrias, união com meus irmãos, mas de não sei explicar se era de medo ou respeito pelos meus pais. Apanhavamos muito, porém nunca senti que isso tenha atrapalhado na minha vida adulta. Recentimentos que hoje já não tenho mais com minha mãe, temo sobre o qual prefiro manter sigilo. Eram tempos completamente diferente dos dias atuais. Respeitavamos as pessoas, em especial nossos pais.
Citação de Laura Argôlo Caldas Sampaio em março 24, 2025, 3:40 pmAcredito que faço autoanálise todos os dias. Ultimamente tenho acompanhado meus sentimentos através de diálogos com o ChatGPT. Foi graças a autoanálise que percebi que deveria fazer esse curso porque percebi que possuo uma curiosidade natural e genuína sobre o comportamento humano, funcionamento cerebral, inclusive comportamento animal.
Minha experiência de autoanálise dentro deste exercício me fez sentir um misto de nostalgia, alegria e tristeza.
Acredito que faço autoanálise todos os dias. Ultimamente tenho acompanhado meus sentimentos através de diálogos com o ChatGPT. Foi graças a autoanálise que percebi que deveria fazer esse curso porque percebi que possuo uma curiosidade natural e genuína sobre o comportamento humano, funcionamento cerebral, inclusive comportamento animal.
Minha experiência de autoanálise dentro deste exercício me fez sentir um misto de nostalgia, alegria e tristeza.
Citação de Janeclecia Dias em março 24, 2025, 9:40 pmFoi uma experiência interessante e construtiva; a gente revive os momentos com outra perspectiva, a partir de um outro ponto de vista, com mais maturidade, dando um novo sentido para essas vivências. Foi um misto de emoções e sentimentos, mas prevalecendo a alegria, o humor, a saudade e o resgate da minha verdadeira essência.
Foi uma experiência interessante e construtiva; a gente revive os momentos com outra perspectiva, a partir de um outro ponto de vista, com mais maturidade, dando um novo sentido para essas vivências. Foi um misto de emoções e sentimentos, mas prevalecendo a alegria, o humor, a saudade e o resgate da minha verdadeira essência.
Citação de metalailass@gmail.com em março 26, 2025, 5:03 pmCitação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:23 amE então? Como foi a experiência para você? Estranha? Alegre? Saudosa? Triste? Que emoções você teve ao longo da escrita? Que medos, desejos e sonhos resgatou da infância? Haveria alguma relação entre eles e quem você é hoje?
Descreva essas sensações/emoções advindas de seu processo de reflexão.
SIM, foi uma experiência estranha e ao mesmo tempo muito boa. Consegui me olhar profundamente entender o que me faz ser quem sou.
Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:23 amE então? Como foi a experiência para você? Estranha? Alegre? Saudosa? Triste? Que emoções você teve ao longo da escrita? Que medos, desejos e sonhos resgatou da infância? Haveria alguma relação entre eles e quem você é hoje?
Descreva essas sensações/emoções advindas de seu processo de reflexão.
SIM, foi uma experiência estranha e ao mesmo tempo muito boa. Consegui me olhar profundamente entender o que me faz ser quem sou.