Desafio - Módulo V
Citação de CAROLINE SALGADO DOS SANTOS em junho 26, 2025, 3:25 pmA experiência de refletir sobre mim mesmo foi intensa, mas boa. No começo, foi um pouco estranho, como se eu estivesse olhando para dentro de mim de um jeito novo. Lembrei de coisas da infância, de sonhos antigos, e percebi que muitos ainda fazem parte de quem sou hoje.
Senti um misto de emoções e alegria por lembrar de momentos bons, mas também uma certa tristeza ao ver medos que ainda carrego. Foi como se a escrita me ajudasse a entender melhor meus sentimentos e a forma como eles se ligam à pessoa que me tornei.
No fim, percebi que a arte e a literatura ajudam muito nisso, fazem a gente pensar, sentir e se conhecer melhor. E isso com certeza me enriqueceu.
A experiência de refletir sobre mim mesmo foi intensa, mas boa. No começo, foi um pouco estranho, como se eu estivesse olhando para dentro de mim de um jeito novo. Lembrei de coisas da infância, de sonhos antigos, e percebi que muitos ainda fazem parte de quem sou hoje.
Senti um misto de emoções e alegria por lembrar de momentos bons, mas também uma certa tristeza ao ver medos que ainda carrego. Foi como se a escrita me ajudasse a entender melhor meus sentimentos e a forma como eles se ligam à pessoa que me tornei.
No fim, percebi que a arte e a literatura ajudam muito nisso, fazem a gente pensar, sentir e se conhecer melhor. E isso com certeza me enriqueceu.
Citação de Marcio José Moura da Cunha em junho 26, 2025, 7:44 pmA autoanálise através da escrita possibilitou uma viagem ao centro do "eu". Gratidão foi a palavra chave e descoberta ao relembrar e trazer à tona momentos que estavam guardados no inconsciente e que vieram à tona com esse exercício.
A autoanálise através da escrita possibilitou uma viagem ao centro do "eu". Gratidão foi a palavra chave e descoberta ao relembrar e trazer à tona momentos que estavam guardados no inconsciente e que vieram à tona com esse exercício.
Citação de Raulino em junho 27, 2025, 12:23 amLembrar da minha infância , é muito emocionante foi boa demais quantos momentos bons eu tive .
Lembrar da minha infância , é muito emocionante foi boa demais quantos momentos bons eu tive .
Citação de CAMILA NEGREIROS em junho 27, 2025, 8:49 amAutoanálise sempre é um processo elucidador, porém, doloroso também. Olhar para o espelho e reconhecer fraquezas, defeitos e frustrações é desafiador, mas são os desafios que nos fazem evoluir caso a gente opte por usar isso à nosso favor, e não a fim de justificar uma impotência ou vitimismo frente às descobertas.
Autoanálise sempre é um processo elucidador, porém, doloroso também. Olhar para o espelho e reconhecer fraquezas, defeitos e frustrações é desafiador, mas são os desafios que nos fazem evoluir caso a gente opte por usar isso à nosso favor, e não a fim de justificar uma impotência ou vitimismo frente às descobertas.
Citação de Telma regina Ribeiro em junho 27, 2025, 7:36 pmEu tive uma infância difícil pai Alcoolotra brigas constantes não é fácil mas tive que passar por cada etapa na vida quanto fazemos uma autoanálise e muito difícil ter que recordar isso trás todo o passado para o presente queremos deixar pra lá e lembrar só momentos bons mas tenho que superar porque essas lembranças ainda me deixa triste
Eu tive uma infância difícil pai Alcoolotra brigas constantes não é fácil mas tive que passar por cada etapa na vida quanto fazemos uma autoanálise e muito difícil ter que recordar isso trás todo o passado para o presente queremos deixar pra lá e lembrar só momentos bons mas tenho que superar porque essas lembranças ainda me deixa triste
Citação de paulolima em junho 28, 2025, 1:03 amConfeço que já havia feito esse exercício de autoanálise e ao refazê-lo vejo o quanto de sentimentos, emoções e memórias alegres e tristes nos são presentes no inconsciente e que ao acessá-los podemos perceber e entender o porque de sentirmos certos sentimentos em alguns momentos de nossa vida e acharmos conhecidos.
Confeço que já havia feito esse exercício de autoanálise e ao refazê-lo vejo o quanto de sentimentos, emoções e memórias alegres e tristes nos são presentes no inconsciente e que ao acessá-los podemos perceber e entender o porque de sentirmos certos sentimentos em alguns momentos de nossa vida e acharmos conhecidos.
Citação de Jéssica Carvalho Gonçalves Monteiro em junho 30, 2025, 6:52 pmSenti uma profunda tristeza ao revisitar algumas lembranças. No entanto, também experimentei um sentimento de alegria, pois percebi que, apesar da dor que marcou minha infância, foi justamente essa dor que me impulsionou a romper ciclos e mudar minha trajetória. Sofri muitos abusos que sepultaram diversos sonhos, por acreditar que eu não era capaz de vivê-los. Mas, ao retornar a esse lugar dentro de mim, percebi que muitas situações já foram ressignificadas, e que aqueles sonhos, de alguma forma, ainda estão vivos. Encontrei-me com uma dor que já não dói, embora ainda traga certa tristeza.
Senti uma profunda tristeza ao revisitar algumas lembranças. No entanto, também experimentei um sentimento de alegria, pois percebi que, apesar da dor que marcou minha infância, foi justamente essa dor que me impulsionou a romper ciclos e mudar minha trajetória. Sofri muitos abusos que sepultaram diversos sonhos, por acreditar que eu não era capaz de vivê-los. Mas, ao retornar a esse lugar dentro de mim, percebi que muitas situações já foram ressignificadas, e que aqueles sonhos, de alguma forma, ainda estão vivos. Encontrei-me com uma dor que já não dói, embora ainda traga certa tristeza.
Citação de Josenilton Santana de Oliveira em julho 1, 2025, 2:57 amO maior medo no medo foi reviver os medos. Quando comecei a escrever e reviver tive medo de tudo seria realidade, minha infância me trouxe males , padrões, medos, dores, angustia. Continuou na adolescência e só estendeu mais ainda, pois, não me conhecia, as pessoas não sabiam quem eu era, mas Deus por Jesus Cristo me mostrou um caminho melhor, mais fácil de viver. então reviver o meu passado foi para mim uma experiencia incrível, pois, não sentir mais medo de sentir medo, e nem de sentir dor, pois em parte, já me libertei.
O maior medo no medo foi reviver os medos. Quando comecei a escrever e reviver tive medo de tudo seria realidade, minha infância me trouxe males , padrões, medos, dores, angustia. Continuou na adolescência e só estendeu mais ainda, pois, não me conhecia, as pessoas não sabiam quem eu era, mas Deus por Jesus Cristo me mostrou um caminho melhor, mais fácil de viver. então reviver o meu passado foi para mim uma experiencia incrível, pois, não sentir mais medo de sentir medo, e nem de sentir dor, pois em parte, já me libertei.
Citação de Natalia08 em julho 1, 2025, 3:37 amUma mistura de sentimentos e sensações! Minha infância não foi das melhores e com isso me foi gerado muitos traumas no decorrer da minha vida , onde por um tempo eu não me reconhecia , por não ser quem eu gostaria de ser e sim quem eu tinha que ser perante aos que me educaram. Cresci com medo de abrir a boca para pedir um copo de agua na casa de um "estranho" , ou tendo medo de falar o que sentia e levar uma coça até me ser tirado o "coro". Então fazer essa auto-analise , me trouxe um sentimento de alegria , medo , insegurança tudo junto , mas de orgulho de mim mesma , por mesmo ter passado por tudo isso ,por ter inumeros medos e traumas que me foi gerado por aqueles que eram pra me trazer segurança , e hoje ter chegado onde cheguei . Por nunca ter desistido de mim e por ter escolhido ser diferente dos que me ensinaram que a vida era daquela forma difícil e dolorosa , não que ela não seja , mas podemos fazer o possível para deixar tudo mais leve!
Uma mistura de sentimentos e sensações! Minha infância não foi das melhores e com isso me foi gerado muitos traumas no decorrer da minha vida , onde por um tempo eu não me reconhecia , por não ser quem eu gostaria de ser e sim quem eu tinha que ser perante aos que me educaram. Cresci com medo de abrir a boca para pedir um copo de agua na casa de um "estranho" , ou tendo medo de falar o que sentia e levar uma coça até me ser tirado o "coro". Então fazer essa auto-analise , me trouxe um sentimento de alegria , medo , insegurança tudo junto , mas de orgulho de mim mesma , por mesmo ter passado por tudo isso ,por ter inumeros medos e traumas que me foi gerado por aqueles que eram pra me trazer segurança , e hoje ter chegado onde cheguei . Por nunca ter desistido de mim e por ter escolhido ser diferente dos que me ensinaram que a vida era daquela forma difícil e dolorosa , não que ela não seja , mas podemos fazer o possível para deixar tudo mais leve!
Citação de Jonathas Miguel em julho 1, 2025, 7:17 pmEm alguns pontos da memória houve um "vazio" e senti que essas foram as partes mais sérias, pois quando houve tristeza ou alegria, é como se fossem assuntos claros e que mesmo sendo criança assimilei bem. Porém, os momentos que deixaram um sentimento de vazio, parecem ter sido fora da compreensão de uma criança, o que não colaborou para o desenvolvimento na fase adulta.
Em alguns pontos da memória houve um "vazio" e senti que essas foram as partes mais sérias, pois quando houve tristeza ou alegria, é como se fossem assuntos claros e que mesmo sendo criança assimilei bem. Porém, os momentos que deixaram um sentimento de vazio, parecem ter sido fora da compreensão de uma criança, o que não colaborou para o desenvolvimento na fase adulta.