Desafio - Módulo V
Citação de larissapandolfi em julho 25, 2025, 6:38 pmInteressante esse exercício pois mês passado lancei meu primeiro livro justamente sobre isso. São 156 páginas onde relato experiências traumáticas e também felizes, uma autobiografia ( De rejeitada à escolhida- Transformada pelo amor). Durante os meses de escrita chorei bastante. Chorei todas as 35 vezes que li durante a correção. Uma abordagem cristã e psicanalítica que adoraria que lessem e me dessem um feedback. Está disponível em várias plataformas em formato digital e físico.
Interessante esse exercício pois mês passado lancei meu primeiro livro justamente sobre isso. São 156 páginas onde relato experiências traumáticas e também felizes, uma autobiografia ( De rejeitada à escolhida- Transformada pelo amor). Durante os meses de escrita chorei bastante. Chorei todas as 35 vezes que li durante a correção. Uma abordagem cristã e psicanalítica que adoraria que lessem e me dessem um feedback. Está disponível em várias plataformas em formato digital e físico.
Citação de paulo cesar estevao em julho 25, 2025, 10:20 pmSim faz muito sentido tudo isso,em minha mente passou um filme real de todos os traumas vividos por mim durante toda a minha vida , e vejo que eu tenho aprendido muito com este curso.
Sim faz muito sentido tudo isso,em minha mente passou um filme real de todos os traumas vividos por mim durante toda a minha vida , e vejo que eu tenho aprendido muito com este curso.
Citação de Inara Asevedo Guimaraes em julho 26, 2025, 3:53 pmEm 2020 iniciei meu processo de psicanálise, com um profissional incrível que durante todo o período de tratamento me direcionou para a auto análise (processo sianalítico), com ele aprendi tudo, o processo em si é bem doloroso, porém libertador quando nos percebemos sem máscaras e, nos permitimos sentir nossa "humanidade"
Em 2020 iniciei meu processo de psicanálise, com um profissional incrível que durante todo o período de tratamento me direcionou para a auto análise (processo sianalítico), com ele aprendi tudo, o processo em si é bem doloroso, porém libertador quando nos percebemos sem máscaras e, nos permitimos sentir nossa "humanidade"
Citação de Luiz Alexandre em julho 27, 2025, 5:43 amPercebo que, mesmo sem ser um(a) psicanalista, posso exercitar essa prática de me observar com mais atenção. Cada vez que leio um poema ou um romance e algo me incomoda ou me emociona, entendo que ali existe um espelho. A literatura, nesse sentido, não é apenas uma forma de entretenimento, mas uma oportunidade de mergulho de me colocar em contato com partes minhas que, muitas vezes, passam despercebidas.A autoanálise, quando aplicada à leitura, me ensina a ler o mundo e a mim mesmo(a) com mais profundidade. Não se trata de encontrar respostas prontas, mas de permitir que perguntas novas surjam perguntas que me levem além da superfície, que desafiem o meu “normal” e expandam minha consciência.Entendo agora que enriquecer a leitura é também enriquecer o ser. A literatura, unida à psicanálise e à filosofia, é um convite permanente à reflexão, ao autoconhecimento e à sensibilidade.
Percebo que, mesmo sem ser um(a) psicanalista, posso exercitar essa prática de me observar com mais atenção. Cada vez que leio um poema ou um romance e algo me incomoda ou me emociona, entendo que ali existe um espelho. A literatura, nesse sentido, não é apenas uma forma de entretenimento, mas uma oportunidade de mergulho de me colocar em contato com partes minhas que, muitas vezes, passam despercebidas.A autoanálise, quando aplicada à leitura, me ensina a ler o mundo e a mim mesmo(a) com mais profundidade. Não se trata de encontrar respostas prontas, mas de permitir que perguntas novas surjam perguntas que me levem além da superfície, que desafiem o meu “normal” e expandam minha consciência.Entendo agora que enriquecer a leitura é também enriquecer o ser. A literatura, unida à psicanálise e à filosofia, é um convite permanente à reflexão, ao autoconhecimento e à sensibilidade.
Citação de Renato Luiz de Andrade em julho 27, 2025, 3:10 pmJá realizei antes e vários sentimentos vem a tona. Justamente os de alegrias, angústias, expectativas e dentre outros.
Vai depender muito do "estado de espírito" em que se encontra no momento tanto da elaboração quanto da revisão.
Já realizei antes e vários sentimentos vem a tona. Justamente os de alegrias, angústias, expectativas e dentre outros.
Vai depender muito do "estado de espírito" em que se encontra no momento tanto da elaboração quanto da revisão.
Citação de FERNANDO FELICIO ESTEVAO em julho 28, 2025, 7:41 amFiz auto análise sim, confesso que grande parte do que experienciei no lar em que fui criado reflete na minha vida adulta de forma negativa, principalmente o medo, revivo esse sentimento em muitas situações, entendo que é um processo para me livrar deles e tenho feito todo o possível. Mas também tenho recordações excelentes e muito felizes.
Fiz auto análise sim, confesso que grande parte do que experienciei no lar em que fui criado reflete na minha vida adulta de forma negativa, principalmente o medo, revivo esse sentimento em muitas situações, entendo que é um processo para me livrar deles e tenho feito todo o possível. Mas também tenho recordações excelentes e muito felizes.
Citação de José Junio Souza da Costa em julho 28, 2025, 12:41 pmApós auto-análise, pude identificar lembranças e significados de muitas experiências boas e ruins na infância e adolescência. Coisas que gostaria de ter realizado e outras que gostaria que não tivessem ocorrido. Várias emoções emergiram, de tristeza e de alegria, além de descobertas de sentidos de muitas coisas atuais como resultantes de experiências na infância.
Após auto-análise, pude identificar lembranças e significados de muitas experiências boas e ruins na infância e adolescência. Coisas que gostaria de ter realizado e outras que gostaria que não tivessem ocorrido. Várias emoções emergiram, de tristeza e de alegria, além de descobertas de sentidos de muitas coisas atuais como resultantes de experiências na infância.
Citação de ALEXANDRE DAL ZOTTO em julho 28, 2025, 3:28 pmRealizar uma autoanálise, inicialmente parece difícil; contudo, com o passar do tempo, a autoanalise acaba permitindo que você filtra muitas questões que de início pareceriam complicadas e que com ao tempo se tornam simples.
Realizar uma autoanálise, inicialmente parece difícil; contudo, com o passar do tempo, a autoanalise acaba permitindo que você filtra muitas questões que de início pareceriam complicadas e que com ao tempo se tornam simples.
Citação de KAREN HELLEN DA SILVA em julho 28, 2025, 7:41 pmA experiência de realizar uma autoanálise foi bastante reveladora e profunda para mim. No início, senti um pouco de estranheza, pois não estava habituado(a) a observar meus próprios pensamentos e emoções de forma tão detalhada. Porém, conforme fui escrevendo e refletindo, essa estranheza deu lugar a um sentimento de autoconhecimento e até de acolhimento, ao perceber aspectos de mim que antes passavam despercebidos.
Durante o processo, vieram à tona emoções diversas, como saudade, medo, alegria e tristeza. Recordei memórias da infância que influenciaram muito quem sou hoje, trazendo à tona desejos e conflitos internos que, acredito, moldaram minha forma de ser e agir. Foi interessante perceber como o passado e o presente se entrelaçam, e como a autoanálise pode ajudar a compreender esses vínculos.
Em suma, esse exercício me fez enxergar a importância da reflexão contínua para o crescimento pessoal e para o desenvolvimento da capacidade analítica e interpretativa que Freud valorizava. Recomendo a todos que experimentem essa prática, pois ela abre portas para um diálogo interno que enriquece a compreensão de si mesmo e do mundo ao redor.
A experiência de realizar uma autoanálise foi bastante reveladora e profunda para mim. No início, senti um pouco de estranheza, pois não estava habituado(a) a observar meus próprios pensamentos e emoções de forma tão detalhada. Porém, conforme fui escrevendo e refletindo, essa estranheza deu lugar a um sentimento de autoconhecimento e até de acolhimento, ao perceber aspectos de mim que antes passavam despercebidos.
Durante o processo, vieram à tona emoções diversas, como saudade, medo, alegria e tristeza. Recordei memórias da infância que influenciaram muito quem sou hoje, trazendo à tona desejos e conflitos internos que, acredito, moldaram minha forma de ser e agir. Foi interessante perceber como o passado e o presente se entrelaçam, e como a autoanálise pode ajudar a compreender esses vínculos.
Em suma, esse exercício me fez enxergar a importância da reflexão contínua para o crescimento pessoal e para o desenvolvimento da capacidade analítica e interpretativa que Freud valorizava. Recomendo a todos que experimentem essa prática, pois ela abre portas para um diálogo interno que enriquece a compreensão de si mesmo e do mundo ao redor.
Citação de Josimar Linhares em julho 29, 2025, 6:41 pmConsegui observar muitos pontos importante que haviam sido esquecido e outros tantos guardados pelo meu ID. Ponto dolorosos, alegres, vivencias e conhecimentos, e o mas importante, consegui entender porque tinha tanta frustação com meu pai e minha família como um todo.
Consegui observar muitos pontos importante que haviam sido esquecido e outros tantos guardados pelo meu ID. Ponto dolorosos, alegres, vivencias e conhecimentos, e o mas importante, consegui entender porque tinha tanta frustação com meu pai e minha família como um todo.