Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo V

PreviousPage 210 of 219Next

Muito choro, compreensão de alguns comportamentos na idade adulta consequentes das influências de fatos vivenciados na infância.

Tive uma sensação de liberdade, autoconhecimento, e  perdão. Acho que manter esse hábito leva a constante evolução.

foi interessante diria conflitante um pouco de tristeza um pouco de saudosismo   no geral sentir saudades da simplicidade da vida e da falta de responsabilidade que tinha quando criança etc

Alegre sim e satisfeito, com certeza

Foi muito bom rever algumas situações difíceis que certamente não deixou nenhum tipo de saudades. lembranças de um tempo muito angustiante e sofrido. Portanto, tudo que aconteceu só serve pra fortalecer a condição atual e ter muito gratidão pela superação em cada etapa vencida.

Meu processo de autoanálise foi libertador quando eu entendi que eu precisava me acolher e me perdoar por reprimir todas as minhas emoções quando eu ainda era uma criança de 4 anos. O fato da minha mãe ter engravidado com 15 anos e ter sido expulsa de casa. Ficamos na casa de parentes e eu não queria expor as minhas necessidades para não incomodar. Até que a minha mãe conseguiu refazer a vida. Fomos morar juntas na nossa casa própria e tudo mudou. Quando me casei e planejava engravidar, tive que lidar com todas as emoções maternas e o pós-parto foi desafiador! Tive TAG devido muitas noites sem dormir com uma recém-nascida e sem rede de apoio que no caso era somente eu e meu esposo. Comecei o meu processo analítico para entender o que aconteceu… Precisei ressignificar a minha infância, me acolher e me perdoar! Eu não preciso me reprimir mais.

Fazer essa volta a infância foi muito interessante, pude ver que fui uma criança cheia de vida e feliz, ser o filho mais velho me trouxe muita responsabilidade e muitas vezes sensação de injustiça pois as vezes fui castigado por coisas que meus irmãos tinham feito, e a palavra era você é o mais velho tem que cuidar deles, mas esse era o papel dos meus pais e não meu.

também observei que reproduzi muitas coisas da personalidade do meu Pai, inclusive coisas que me incomodam hoje. Mas estar na terapia ajuda muito nesse caso.

Costumo sempre aos domingos à tarde e em alguns feriados fazer uma autoanálise.

Fico pensando o que fiz durante a semana, quanto ao trabalho, relacionamento na família e algum acontecimento relevante.

Faço uma "viagem" ao passado. Recordo de amigos que já morreram e outros que não os vejo há bastante tempo. Na maioria das vezes a autoanálise me traz um pouco de melancolia, pois foram muitos os momentos alegradores da vida durante a minha juventude. Pedalar, jogar bola, dá aulas, namorar, encontro com amigos após a pelada para tomar cerveja e conversar sobre diversos assuntos do cotidiano.

Gosto muito de fazer autoanálise, pois "viajo" ao passado, avalio o presente e penso pouco no futuro, pois aos 63 anos este último já chegou.

Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:23 am

E então? Como foi a experiência para você? Estranha? Alegre? Saudosa? Triste? Que emoções você teve ao longo da escrita? Que medos, desejos e sonhos resgatou da infância? Haveria alguma relação entre eles e quem você é hoje?

Descreva essas sensações/emoções advindas de seu processo de reflexão.

ENTENDENDO QUE SE AUTO AVALIAR É INTERESSANTE , ME ENCHERGUEI DIFERENTE DO QUE ACHO QUE SEI DE MIM MESMO.

A REAÇÃO DAS PESSOAS PROXIMAS FOI INCRIVEL.

OBRIGADI IEVI PELA OPORTUNIDADE

Independente da vertente analisada, seja ela pelo complexo de Edipo,  apego a objetos ou analise em adulto, todas elas se encontram em algum ponto em commu, a Analise.

Somos condicionados desde muito pequenos a questionar o que vem do externo, ao inves do interno.

Para se autoanalisar e necessario estar consciente de si e em presenca para observacao.

Aos 16, uma fase importante para adolescentes,  Muitas descobertas e os Padroes repetem-se inconscientemente, quando NATO estamos despertos a nose nos mesmos.

Autoconhecimento e o novo  nome para autoanalise. Buscando de forma espiritual ou que mais for ferramentas beneficas, autoanalise nao e facil, muito menos confortavel, sentir todos OS sentimentos e vive-Los e a parte mais importante dessa jornada que nunca termina.

PreviousPage 210 of 219Next