Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo V

PreviousPage 211 of 219Next

Eu senti uma saudosa saudades da infancia, mesmo com dificuldades a gente era feliz com o minimo. Nao senti nenhums tristeza ou frustração, eu sempre relembro da minha infancia com muito carinho.

A autoanálise é uma forma de entendermos a nossa dinâmica de comportamento.  Apesar de já ter experienciado a autoanálise, acredito que ela sirva como um primeiro passo para ressignificação de sentimentos inconscientes e atitudes.

Fazer uma auto análise é sempre retornar aos fatos marcantes da vida, revivi muita coisa e hoje vejo o quanto foi importante para q eu me tornasse a pessoa q sou.

Comecei o hábito de fazer a auto análise, nada muito elaborado, as vezes até de improviso no meio das atividades diárias ou num momento de descanso. Me senti muito desconfortável por dias, principalmente por usar o silêncio como minha maior fonte de escuta. Porém aos poucos fui ajeitando as gavetas da mente, construí uma relação melhor com minha personalidade e aprendi uma série de posicionamentos importantes de se ter nas diversas relações que sustentamos na vida.

Acredito que a autoanálise é o primeiro passo para o nosso autoconhecimento, assim podemos analisar nossas reações diante dos nossos relacionamentos, nos ajuda a desenvolver todas as áreas da nossa vida, ter decisões alinhadas com nossos objetivos e valores …. Ajuda a gente desenvolver nosso autocontrole diante de ações reativas… analisar perdas e ganhos em nossas ações…

Confesso que escrever sobre a minha infância trouxe vários sentimentos à tona: a alegria da existência e nascimento da minha irmã, o retorno para São Paulo, as escolas que frequentei... Um misto de saudade com gratidão por ter vivido tantas coisas boas e por ter tido pais tão presentes e preocupados com meu bem-estar. Mas alguns questionamentos também começaram a surgir como: quando foi que passei a me sentir tão insegura e incapaz, sendo que na maior parte do tempo, sempre tive boas notas? Quando começou meu complexo de imagem, sendo que na infância, os meninos "gostavam" de mim? Quando foi que o sobrepeso começou a ser uma questão? Não encontrei ainda as respostas, mas talvez, com o tempo, elas sejam reveladas.

Ja realizei uma auto analise e concidero que muito do que eu vivo hoje reflete as minhas vivencias da infância, desejos que tive de crecimento como pessoa, de sonhos que ja concretizei, e alguns que desejo alcançar, percebo que através dela posso analisar o que estava errado ou certo, e mudar o errado para me sentir melhor comigo mesma.

Foi uma saudosa lembranças e saudades do tempo de infância, mesmo sendo humildes e muito Pobre,
nos éramos Felizes, não senti nenhuma frustação, Tenho lembranças boas.

Sentimentos de medo, expectativas, tristeza, alegria e surpresas. Pra mim, não é possível viver sem passar por análise constantemente, pois a mesma faz parte em todos os ciclos da vida.

Tristeza, medo, alegria, raiva, nojo,... não há como perceber cada uma das emoções em algum momento. É interessante como as questões mais indissolúveis causam emoções só ao imaginá-las, uma evidência de que nossa mente não distingue realidade de imaginação, outra coisa curiosa é como nossas primeiras impressões reverberam por toda nossa vida trazendo os conceitos filosóficos pertinentes...

Mas o fato mais interessante para mim com base nestes estudos é como eu me "auto-terapeutizava", numa infância conturbada através de diários, de longos textos e cartas que jamais seriam lidas e de procurar sinônimos em meu melhor amigo: um dicionário.

PreviousPage 211 of 219Next