Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo V

PreviousPage 21 of 209Next

Alegre pois sou bem humorada, sempre ativa e não desanimo diante de nenhuma dificuldade.

Meu eu criança

Meu eu criança: uma pessoa sonhadora, que vivia no mundo das fantasias, não sabia o que era sonhar com riquezas, porque estar com meus pais e meus irmãos era a minha maior alegria.

Meu eu criança hoje encontra-se ferido. Não realizou grande parte dos sonhos que tinha. A família em parte se dissolveu. Algumas pessoas faleceram e essa criança hoje, luta pela sobrevivência. Chora, sofre, e percebe que as mudanças são necessárias.

Meu eu criança

Meu eu criança: uma pessoa sonhadora, que vivia no mundo das fantasias, não sabia o que era sonhar com riquezas, porque estar com meus pais e meus irmãos era a minha maior alegria.

Meu eu criança hoje encontra-se ferido. Não realizou grande parte dos sonhos que tinha. A família em parte se dissolveu. Algumas pessoas faleceram e essa criança hoje, luta pela sobrevivência. Chora, sofre, e percebe que as mudanças são necessárias.

Senti um misto de saudades, insegurança. minha infância foi muito boa, meus pais sempre foram presentes e se esforçavam o máximo para serem nossos amigos, porém na escola que tive alguns problemas de aceitação.

A autoanálise no ajuda no processo de descobertas sobre nós mesmos. Há muitas coisas que acontecem em nossas vidas e não nos damos conta do porquê acontecem, porém se paramos para analisar o que nos motiva a ação, porque agimos de determinada forma, qual a oridem de nossos medos e angustias, sempre aprendemos mais sobre como funcionamos, e com nos conhecemos melhor e evoluimos. Desta forma, embora possa ser "triste" relembrar coisas do passo, é muito "gratificante" encontrar a origem de nossos medos e traumas.

Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:23 am

E então? Como foi a experiência para você? Estranha? Alegre? Saudosa? Triste? Que emoções você teve ao longo da escrita? Que medos, desejos e sonhos resgatou da infância? Haveria alguma relação entre eles e quem você é hoje?

Descreva essas sensações/emoções advindas de seu processo de reflexão.

Nossas emoções e pensamentos sobre determinados assuntos mudam todos os momentos. Percebi que o pensamento que tive a respeito da situação que estava passando naquele dia, não teve a mesma impressão ou sentimento de dois dias atras.

Tenho poucas recordações boas da minha infância, meu pai trabalhava como mestre de obra, para ele o importante era só colocar a comida em casa, ele nem sabia que série eu e as minhas irmãs, cursava, minha mãe não foi alfabetizada, a educação que recebemos era de acordo ao pouco conhecimentos que meus pais tinham, mas não culpo, pois eles nos educava da maneira que foram educados, por falta de conhecimento, não tivemos um lar em harmonia, muitas coisas eu mudei na minha vida. À medida que ia tendo contato, com outras pessoas, conhecendo um mundo diferente do qual eu convivi na minha infância, eu era tímida, envergonhada, medrosa, insegura e muito dependente de uma opinião se deveria fazer algo ou não.

Esses “medos” conviveu comigo por muito tempo, quando eu amadureci e comecei a ter contatos com varias coisas que foram ausente na minha infância e adolescência, hoje quando olho para trás, vejo que muitas coisas que passei não era para ser vivido por uma criança, as proibições, os castigos, apanhar sem saber o motivo, pois quando criança tudo era limitado, crianças não podia ficar na presença de adulto, para não escutar a conversa, hoje esse tipo de comportamento é tratado de outra maneira.  Raros era momento felizes, lembro das festas das escola nas datas de são João, e dos presente de natal, pois devido as condições financeira da minha família não ganhávamos presente do dia das crianças e nem aniversários, pois só o meu pai trabalhava, minha mãe cuidava da casa.

Já fiz varias vezes essa atividade, é uma experiência incrível e ao mesmo tempo estranha em reviver todo aquele passado, mas fiquei muito feliz e ao mesmo tempo um sentimento de gratidão por coisas que vivenciei e ate onde cheguei.

Práticar a auto análise é muito importante, para que possamos nos entender melhor e nos compreender em um todo!

Faço análise há algum tempo e já havia feito esse exercício de autoanálise. E é impressionante como, ao repeti-lo, as emoções e conclusões são as mesmas: muitos sentimentos saudosistas (felizes e tristes) e a certeza de que quem sou hoje foi extremamente relacionado ao passado.

PreviousPage 21 of 209Next