Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo V

PreviousPage 215 of 221Next

Em 2018 eu comecei a escrever um diário e segui com ele por uns dois anos, hoje eu não escrevo mais, porém, ele me serve de referência quando quero fazer uma autoanálise sobre minha evolução.

alem desse exemplo, diariamente eu tenho o costume de trazer para a minha realidade, algumas observações do mundo seja real, ou algo em que eu tenha visto em um filme ou livro. Cheguei a uma conclusão depois desse capítulo, que essa autoanálise feita após ver algo é também a relação entre Literatura, Psicanálise e Filosofia.

A autoanálise desde a infância nos mostra o quão a vida adulta pode ser influencida na forma da cultura, hábitos, traumas. O qual, faz-se necessário seguir em frente e não sermos iguais aos nossos pais.

Ao escrever, senti um misto de alegria e nostalgia. Alguns medos e sonhos da infância reapareceram e percebi como ainda influenciam quem sou hoje. Foi uma experiência intensa, que trouxe tanto lembranças dolorosas quanto esperança ao reconhecer meu crescimento e transformação.

FI  NALISE QUANDO MINHA MAE FLECEU, POIS MINHA ESTRUTURA PSIQUICA DESABOU, FOI MUITO IMPORTANTE, NOTA 10

Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:23 am

E então? Como foi a experiência para você? Estranha? Alegre? Saudosa? Triste? Que emoções você teve ao longo da escrita? Que medos, desejos e sonhos resgatou da infância? Haveria alguma relação entre eles e quem você é hoje?

Descreva essas sensações/emoções advindas de seu processo de reflexão.

Então: não cheguei a ter essa experiência, mas creio que se chegasse a ter teria mais lembranças ruim além das que eu tenho, pois tive uma infância difícil fui muito enferma e meus pais sofriam muito com isso, mais graças a Deus fui muito e continuo sendo amada.

Uma experiência ótima. Com lembranças muito felizes da infância, de brincadeiras com amigas e primas, mas também a lembrança das muitas dificuldades que passamos e da casa que morávamos.

Sentimento de gratidão por ter tido muito amor dos meus pais na minha criação e felicidade de saber que consegui realizar alguns dos sonhos que eu tinha na minha infância.

A primeira vez que fiz, eu não consegui compreender exatamente as narrativas nem tão pouco os sentimentos, foi uma mistura lembranças boas e ruins, muitos sentimentos que não eram compreendidos, tudo de uma vez só e foi muito difícil de separar o que era bom ou não.

Depois de 1 ano fiz novamente, porém dessa vez procurei estabelecer um período da minha vida, também foi surpreendente mais já consegui separar alguns sentimentos dos outros, mesmo assim tive dificuldades em saber qual deles estava mais presente, de fato ao fazer uma autoanálise sempre vamos nos surpreender, mais é muito gratificante e enriquecedor.

 

Tive uma infância muito difícil, estudava bastante e nesse processo fui aprimorando minhas habilidades e convicções. Mas dentre todas as habilidades, a comunicação foi a que mais se destacou. Com isso, explica-se o porquê de fazer psicanálise e curso que auxiliem o próximo.

Minha experiência com a autoanálise foi saudosa. Me fez revisitar memórias e sentimentos que estavam guardados, e a escrita me ajudou a entender melhor a conexão entre o que eu era na infância e quem sou hoje.

Tinha uma infância relativamente tranquila e feliz. Houve sim alguns epsódios que me marcaram, coisas que me consumiram por boa parte da minha vida. Mas hoje ao escrever e depois de alguns dias, ao reler, consegui notar que sou uma pessoa curada em relação a esses traumas, uma vez que consigo falar, escrever e não doer mais.

PreviousPage 215 of 221Next