Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo V

PreviousPage 225 of 226Next

Ao escrever sobre minha infancia, me vieram muitas lembrancas tristes e alegres. Chorei demais, lembrei do romance ¨Éramos seis¨, lamentei por coisas que fiz e não fiz, lamentei a ausencia de pessoas queridas que ja se foram. Teoricamente, identifiquei alguns comportamentos atuais relacionados com acontecimentos da minha infancia. Acredito que a auto analise pode contribuir para o amadurecimento psicologico.

Já experimentei sim várias vezes, como mencionado no texto sempre existe lugares, pessoas, frases que são ditas em filmes, séries ou textos que nos convidam a reflexão, ao pensamento de análise de sentimentos que já foram sentidos em dado momento, mas não reconhecidos no momento, por não haver recursos para tal.

Claro que existe uma relação entre a criança que fui e o adulto que sou, tudo foi criando minha personalidade, meus valores....

Me lembrei dos medos, solidão e rejeições. O querer ser amada, aceita...e que por muitos anos já adulta, eu ainda buscava mesmo sem perceber.

Mas tudo isso e muito mais me tornaram forte e resiliente. Podemos ter influências erradas e viver em meio a ambientes tóxicos e sermos curados SIM.

Hoje me sinto Feliz por ter minha crença firme e poder ser Grata a Deus por me tornar uma pessoa boa, pelos traumas não ter me causado danos permanentes.

Olhar para trás para se entender é  fundamental para seguir em frente.

Ao olhar pra mim mesmo, vejo o quão  inseguro fui por medos de nao ser aprovado, pois meu pai era fundamentalmente presente em cobranças e a minha mãe usava isso para fortalecer suas falas."seu pai vai saber".

Aprender a me conhecer e saber que sou capaz me ajudou muito na caminhada. Há dores, mas também muitos acertos.

A experiência da autoanálise pela escrita culminou em um profundo mistura de alívio e inquietação. O alívio, sentido durante o ato de escrita livre, sinalizou uma catarse inicial ao externalizar afetos e lembranças há muito retidos. Contudo, a inquietação se consolidou na releitura, provocando a suspeita de que os quebra-cabeças da minha vida adulta, minhas resistências, medos e padrões de comportamento atuais, estão diretamente espalhados nas memórias e dinâmicas da infância que eu havia negligenciado.

Essa reflexão, ao estabelecer conexões antes invisíveis, forneceu uma sensação de maior coerência na minha história pessoal, articulando o conteúdo latente da infância ao meu eu manifesto. Em contrapartida, trouxe a dura clareza de que certas batalhas emocionais são muito antigas, indicando a persistência de conflitos primários (relacionados aos meus progenitores e desejos ) que continuam a se manifestar hoje por meio da compulsão à repetição.

Minha infancia foi carregado por inseguranca a mim mesma. Eu me fechava na escolinha, brincava sozinha e sempre me senti rejeitada e excluida, ate hoje eu luto com a rejeicao, mas de forma mais natural pois, busco entender o inicio desse sentimento. Ele veio enquanto minha mae me gestava, muitos problemas ja existiam em casa, e minha mae ja me passava muitos problemas e rejeicoes equanto estava gravida.

1. Cresci vendo as dificuldades que meus pais passaram ,com trabalhos incansáveis pra que tivéssemos o mínimo de condições pra viver ,na época não entendi muito bem o que é querer ter algo e não consegui ,hoje os meus desejos do passado aos poucos vão desenvolvendo pois sou pai e sei muito bem o que meus pais passaram. Nos dias atuais quando volto ao passado relembrou meus medos,mas hoje tenho que passar segurança de quem também precisa de mim.

Sinto-me muito feliz em perceber minhas melhorias e meu crescimento como pessoa. Acredito que esse tipo de reflexão deve fazer parte de certos momentos da nossa trajetória.

A autoanálise é extremamente importante para se concluir o processo de aprendizagem e compreender como funciona uma auto regulação e uma auto compreensão.

Confesso que a autoanalise escrita me fez refletir muito, pois lendo meu diário percebi o quanto triste, angustiada e magoada estava em relação a hoje, como uma ferida do tamanho do mundo e como as coisas melhoraram com o passar do tempo, é uma reflexão e autoanalise profunda para mim, me fez ver a evolução emocional, psíquica, o autoconhecimento, resultados positivos e isso me trouxe alegria e esperança que alcançarei lugares maiores que estou atualmente

PreviousPage 225 of 226Next