Desafio - Módulo V
Citação de Sônia Cardoso de Oliveira em novembro 25, 2025, 6:53 pmAo escrever sobre minha infancia, me vieram muitas lembrancas tristes e alegres. Chorei demais, lembrei do romance ¨Éramos seis¨, lamentei por coisas que fiz e não fiz, lamentei a ausencia de pessoas queridas que ja se foram. Teoricamente, identifiquei alguns comportamentos atuais relacionados com acontecimentos da minha infancia. Acredito que a auto analise pode contribuir para o amadurecimento psicologico.
Ao escrever sobre minha infancia, me vieram muitas lembrancas tristes e alegres. Chorei demais, lembrei do romance ¨Éramos seis¨, lamentei por coisas que fiz e não fiz, lamentei a ausencia de pessoas queridas que ja se foram. Teoricamente, identifiquei alguns comportamentos atuais relacionados com acontecimentos da minha infancia. Acredito que a auto analise pode contribuir para o amadurecimento psicologico.
Citação de Luciana Maria de Almeida Oliveira em dezembro 1, 2025, 1:41 pmJá experimentei sim várias vezes, como mencionado no texto sempre existe lugares, pessoas, frases que são ditas em filmes, séries ou textos que nos convidam a reflexão, ao pensamento de análise de sentimentos que já foram sentidos em dado momento, mas não reconhecidos no momento, por não haver recursos para tal.
Já experimentei sim várias vezes, como mencionado no texto sempre existe lugares, pessoas, frases que são ditas em filmes, séries ou textos que nos convidam a reflexão, ao pensamento de análise de sentimentos que já foram sentidos em dado momento, mas não reconhecidos no momento, por não haver recursos para tal.
Citação de Milenesa em dezembro 3, 2025, 12:28 amClaro que existe uma relação entre a criança que fui e o adulto que sou, tudo foi criando minha personalidade, meus valores....
Me lembrei dos medos, solidão e rejeições. O querer ser amada, aceita...e que por muitos anos já adulta, eu ainda buscava mesmo sem perceber.
Mas tudo isso e muito mais me tornaram forte e resiliente. Podemos ter influências erradas e viver em meio a ambientes tóxicos e sermos curados SIM.
Hoje me sinto Feliz por ter minha crença firme e poder ser Grata a Deus por me tornar uma pessoa boa, pelos traumas não ter me causado danos permanentes.
Claro que existe uma relação entre a criança que fui e o adulto que sou, tudo foi criando minha personalidade, meus valores....
Me lembrei dos medos, solidão e rejeições. O querer ser amada, aceita...e que por muitos anos já adulta, eu ainda buscava mesmo sem perceber.
Mas tudo isso e muito mais me tornaram forte e resiliente. Podemos ter influências erradas e viver em meio a ambientes tóxicos e sermos curados SIM.
Hoje me sinto Feliz por ter minha crença firme e poder ser Grata a Deus por me tornar uma pessoa boa, pelos traumas não ter me causado danos permanentes.
Citação de Josiel Demetrio Silva em dezembro 3, 2025, 7:54 pmOlhar para trás para se entender é fundamental para seguir em frente.
Ao olhar pra mim mesmo, vejo o quão inseguro fui por medos de nao ser aprovado, pois meu pai era fundamentalmente presente em cobranças e a minha mãe usava isso para fortalecer suas falas."seu pai vai saber".
Aprender a me conhecer e saber que sou capaz me ajudou muito na caminhada. Há dores, mas também muitos acertos.
Olhar para trás para se entender é fundamental para seguir em frente.
Ao olhar pra mim mesmo, vejo o quão inseguro fui por medos de nao ser aprovado, pois meu pai era fundamentalmente presente em cobranças e a minha mãe usava isso para fortalecer suas falas."seu pai vai saber".
Aprender a me conhecer e saber que sou capaz me ajudou muito na caminhada. Há dores, mas também muitos acertos.
Citação de Abimael Corrêa da Silva em dezembro 4, 2025, 12:28 pmA experiência da autoanálise pela escrita culminou em um profundo mistura de alívio e inquietação. O alívio, sentido durante o ato de escrita livre, sinalizou uma catarse inicial ao externalizar afetos e lembranças há muito retidos. Contudo, a inquietação se consolidou na releitura, provocando a suspeita de que os quebra-cabeças da minha vida adulta, minhas resistências, medos e padrões de comportamento atuais, estão diretamente espalhados nas memórias e dinâmicas da infância que eu havia negligenciado.
Essa reflexão, ao estabelecer conexões antes invisíveis, forneceu uma sensação de maior coerência na minha história pessoal, articulando o conteúdo latente da infância ao meu eu manifesto. Em contrapartida, trouxe a dura clareza de que certas batalhas emocionais são muito antigas, indicando a persistência de conflitos primários (relacionados aos meus progenitores e desejos ) que continuam a se manifestar hoje por meio da compulsão à repetição.
A experiência da autoanálise pela escrita culminou em um profundo mistura de alívio e inquietação. O alívio, sentido durante o ato de escrita livre, sinalizou uma catarse inicial ao externalizar afetos e lembranças há muito retidos. Contudo, a inquietação se consolidou na releitura, provocando a suspeita de que os quebra-cabeças da minha vida adulta, minhas resistências, medos e padrões de comportamento atuais, estão diretamente espalhados nas memórias e dinâmicas da infância que eu havia negligenciado.
Essa reflexão, ao estabelecer conexões antes invisíveis, forneceu uma sensação de maior coerência na minha história pessoal, articulando o conteúdo latente da infância ao meu eu manifesto. Em contrapartida, trouxe a dura clareza de que certas batalhas emocionais são muito antigas, indicando a persistência de conflitos primários (relacionados aos meus progenitores e desejos ) que continuam a se manifestar hoje por meio da compulsão à repetição.
Citação de ALINE S BERNARDES SILVA em dezembro 4, 2025, 11:23 pmMinha infancia foi carregado por inseguranca a mim mesma. Eu me fechava na escolinha, brincava sozinha e sempre me senti rejeitada e excluida, ate hoje eu luto com a rejeicao, mas de forma mais natural pois, busco entender o inicio desse sentimento. Ele veio enquanto minha mae me gestava, muitos problemas ja existiam em casa, e minha mae ja me passava muitos problemas e rejeicoes equanto estava gravida.
Minha infancia foi carregado por inseguranca a mim mesma. Eu me fechava na escolinha, brincava sozinha e sempre me senti rejeitada e excluida, ate hoje eu luto com a rejeicao, mas de forma mais natural pois, busco entender o inicio desse sentimento. Ele veio enquanto minha mae me gestava, muitos problemas ja existiam em casa, e minha mae ja me passava muitos problemas e rejeicoes equanto estava gravida.
Citação de Marcos Antonio Campos em dezembro 8, 2025, 8:09 pm
- Cresci vendo as dificuldades que meus pais passaram ,com trabalhos incansáveis pra que tivéssemos o mínimo de condições pra viver ,na época não entendi muito bem o que é querer ter algo e não consegui ,hoje os meus desejos do passado aos poucos vão desenvolvendo pois sou pai e sei muito bem o que meus pais passaram. Nos dias atuais quando volto ao passado relembrou meus medos,mas hoje tenho que passar segurança de quem também precisa de mim.
- Cresci vendo as dificuldades que meus pais passaram ,com trabalhos incansáveis pra que tivéssemos o mínimo de condições pra viver ,na época não entendi muito bem o que é querer ter algo e não consegui ,hoje os meus desejos do passado aos poucos vão desenvolvendo pois sou pai e sei muito bem o que meus pais passaram. Nos dias atuais quando volto ao passado relembrou meus medos,mas hoje tenho que passar segurança de quem também precisa de mim.
Citação de nicolialves.office@gmail.com em dezembro 8, 2025, 10:59 pmSinto-me muito feliz em perceber minhas melhorias e meu crescimento como pessoa. Acredito que esse tipo de reflexão deve fazer parte de certos momentos da nossa trajetória.
Sinto-me muito feliz em perceber minhas melhorias e meu crescimento como pessoa. Acredito que esse tipo de reflexão deve fazer parte de certos momentos da nossa trajetória.
Citação de MOACYR ROTHER NETO em dezembro 11, 2025, 4:23 amA autoanálise é extremamente importante para se concluir o processo de aprendizagem e compreender como funciona uma auto regulação e uma auto compreensão.
A autoanálise é extremamente importante para se concluir o processo de aprendizagem e compreender como funciona uma auto regulação e uma auto compreensão.
Citação de Michele Pereira em dezembro 12, 2025, 5:36 pmConfesso que a autoanalise escrita me fez refletir muito, pois lendo meu diário percebi o quanto triste, angustiada e magoada estava em relação a hoje, como uma ferida do tamanho do mundo e como as coisas melhoraram com o passar do tempo, é uma reflexão e autoanalise profunda para mim, me fez ver a evolução emocional, psíquica, o autoconhecimento, resultados positivos e isso me trouxe alegria e esperança que alcançarei lugares maiores que estou atualmente
Confesso que a autoanalise escrita me fez refletir muito, pois lendo meu diário percebi o quanto triste, angustiada e magoada estava em relação a hoje, como uma ferida do tamanho do mundo e como as coisas melhoraram com o passar do tempo, é uma reflexão e autoanalise profunda para mim, me fez ver a evolução emocional, psíquica, o autoconhecimento, resultados positivos e isso me trouxe alegria e esperança que alcançarei lugares maiores que estou atualmente