Desafio - Módulo V
Citação de Gustavo Barbosa Maristany em janeiro 2, 2026, 2:48 amO processo de reflexão foi intenso e, em alguns momentos, desconfortável, pois fez surgir lembranças e emoções que normalmente ficam encobertas no dia a dia.
Ao mesmo tempo, foi enriquecedor, pois permitiu perceber relações entre experiências da infância, desejos e medos, e aspectos da minha forma de ser hoje. Essa autoanálise ajudou a ampliar minha capacidade de interpretação e autoconhecimento.
O processo de reflexão foi intenso e, em alguns momentos, desconfortável, pois fez surgir lembranças e emoções que normalmente ficam encobertas no dia a dia.
Ao mesmo tempo, foi enriquecedor, pois permitiu perceber relações entre experiências da infância, desejos e medos, e aspectos da minha forma de ser hoje. Essa autoanálise ajudou a ampliar minha capacidade de interpretação e autoconhecimento.
Citação de Andressa Aparecida Rodrigues em janeiro 2, 2026, 12:45 pmAinda estou a escrever uma auto análise, mas observo que venho vivendo um ciclo de repetições ocasionadas por mim mesma, sempre no intuito de salvar alguém e acabo me destruindo.
Ainda estou a escrever uma auto análise, mas observo que venho vivendo um ciclo de repetições ocasionadas por mim mesma, sempre no intuito de salvar alguém e acabo me destruindo.
Citação de Vitor De Souza Silva em janeiro 4, 2026, 3:57 pmAo refletir sobre minha infância, a escrita despertou sentimentos mistos. Surgiram lembranças difíceis, que trouxeram tristeza e desconforto, mas também momentos de alegria e saudade ao recordar o cuidado e o carinho da minha avó. Durante esse processo, apareceram medos relacionados à insegurança, junto com desejos de proteção e estabilidade. Percebo que essas vivências influenciam quem sou hoje, especialmente na forma como busco segurança emocional e construo relações.
Ao refletir sobre minha infância, a escrita despertou sentimentos mistos. Surgiram lembranças difíceis, que trouxeram tristeza e desconforto, mas também momentos de alegria e saudade ao recordar o cuidado e o carinho da minha avó. Durante esse processo, apareceram medos relacionados à insegurança, junto com desejos de proteção e estabilidade. Percebo que essas vivências influenciam quem sou hoje, especialmente na forma como busco segurança emocional e construo relações.
Citação de Israel Andrade Leite em janeiro 5, 2026, 3:06 amMinha infância foi muito conturbada, devido à uma falha na estrutura familiar por um longo período da minha vida. Quando volto a pensar dos meus 4 aos 8 anos, sinto um regozijo muito grande, lembro da gratidão que sentia por ter um pai e uma mãe dentro de casa, com uma estrutura bem definida, e papéis bem definidos. A partir dos 9 até os 19 anos passei pela experiência do divórcio dos meus pais, que foi traumatizante em certos pontos. Com isso lembrando deste último período tive uma grande sensação de frustração e lembranças de um garoto que sentia-se perdido a maior parte do tempo, improvisando enquanto vivia. E sinto-me frustrado por ainda não ter alcançado a maioria das coisas que eu sonhava.
Minha infância foi muito conturbada, devido à uma falha na estrutura familiar por um longo período da minha vida. Quando volto a pensar dos meus 4 aos 8 anos, sinto um regozijo muito grande, lembro da gratidão que sentia por ter um pai e uma mãe dentro de casa, com uma estrutura bem definida, e papéis bem definidos. A partir dos 9 até os 19 anos passei pela experiência do divórcio dos meus pais, que foi traumatizante em certos pontos. Com isso lembrando deste último período tive uma grande sensação de frustração e lembranças de um garoto que sentia-se perdido a maior parte do tempo, improvisando enquanto vivia. E sinto-me frustrado por ainda não ter alcançado a maioria das coisas que eu sonhava.
Citação de Fernanda Noleto Castro em janeiro 5, 2026, 6:55 pm
- É sempre muito doloroso para mim reviver experiências da infância. Me causa uma estranha sensação de tristeza, angústia e medo.
- É sempre muito doloroso para mim reviver experiências da infância. Me causa uma estranha sensação de tristeza, angústia e medo.
Citação de Israel Andrade Leite em janeiro 6, 2026, 3:19 amEu refiz minha reflexão do Fórum do Módulo IV, e cheguei à conclusão que minha maior dor não foi nada do que eu disse para mim mesmo através das palavras, mas sim o que se fazia por detrás do que estava sendo dito. E até mesmo o que estava por trás da escolha de cada palavra. Somente esses dois fatores, ou sintomas, são suficientemente mais profundos para de fato entender a raiz e tratar o problema em sua origem, através de um desencadeamento de memórias ativadas pela expressão verbal e/ou não verbal. Mas no caso a verbal surte efeito mais rápido e mais progressivo. Talvez não seja acaso que pessoas brilhantes que mudaram o curso da história tinham o hábito de "falarem sozinhos", e por isso, dentre outas coisas, eram mais eficientes em criar novas soluções para problemas novos e antigos.
"Third-person self-talk facilitates emotion regulation without engaging cognitive control" (Moser et al., 2017):
Pesquisa publicada na revista Scientific Reports (Nature) que explora como falar consigo mesmo (especialmente em terceira pessoa) auxilia na regulação emocional e eficiência cognitiva."
Eu refiz minha reflexão do Fórum do Módulo IV, e cheguei à conclusão que minha maior dor não foi nada do que eu disse para mim mesmo através das palavras, mas sim o que se fazia por detrás do que estava sendo dito. E até mesmo o que estava por trás da escolha de cada palavra. Somente esses dois fatores, ou sintomas, são suficientemente mais profundos para de fato entender a raiz e tratar o problema em sua origem, através de um desencadeamento de memórias ativadas pela expressão verbal e/ou não verbal. Mas no caso a verbal surte efeito mais rápido e mais progressivo. Talvez não seja acaso que pessoas brilhantes que mudaram o curso da história tinham o hábito de "falarem sozinhos", e por isso, dentre outas coisas, eram mais eficientes em criar novas soluções para problemas novos e antigos.
"Third-person self-talk facilitates emotion regulation without engaging cognitive control" (Moser et al., 2017):
Pesquisa publicada na revista Scientific Reports (Nature) que explora como falar consigo mesmo (especialmente em terceira pessoa) auxilia na regulação emocional e eficiência cognitiva."