Desafio - Módulo V
Citação de Mariza Carneiro Matos em dezembro 7, 2022, 2:16 pmNão consigo lembrar de nada da minha infância, as poucas lembranças que tenho são de minha adolescência, a partir do 14 anos.
Não consigo lembrar de nada da minha infância, as poucas lembranças que tenho são de minha adolescência, a partir do 14 anos.
Citação de Rodrigo Madureira Ribeiro em dezembro 10, 2022, 12:52 amAo fazer a minha autoanálise, mergulhei em um mundo de tristezas que busco as respostas até hoje, eu tive um pai muito nervoso, brigas com pai e mãe, rejeição do irmão quando criança...foi triste, resgatei medo e insegurança,, eu entendo o que sou hoje ...
Ao fazer a minha autoanálise, mergulhei em um mundo de tristezas que busco as respostas até hoje, eu tive um pai muito nervoso, brigas com pai e mãe, rejeição do irmão quando criança...foi triste, resgatei medo e insegurança,, eu entendo o que sou hoje ...
Citação de Lilian Gracielle Candido em dezembro 11, 2022, 6:22 pmTristeza seguida de alívio e alegria por analisar e perceber os caminhos que poderiam ser seguidos posteriormente.
Tristeza seguida de alívio e alegria por analisar e perceber os caminhos que poderiam ser seguidos posteriormente.
Citação de Giovani Rossano Pinotti em dezembro 12, 2022, 1:12 pmMinha infância foi complexa, filho de mãe e neto de avó narcisistas, pai workaholic, sempre usei a literatura, cinema e arte como válvula de escape. Estudar hoje a psicanálise, trata-se de algo para eu buscar me entender e trazer a tona, situações que não quero mais ter no subconsciente, justamente para viver uma vida mais leve e em contrapartida auxiliar as pessoas.
Minha infância foi complexa, filho de mãe e neto de avó narcisistas, pai workaholic, sempre usei a literatura, cinema e arte como válvula de escape. Estudar hoje a psicanálise, trata-se de algo para eu buscar me entender e trazer a tona, situações que não quero mais ter no subconsciente, justamente para viver uma vida mais leve e em contrapartida auxiliar as pessoas.
Citação de Ana Quadros em dezembro 12, 2022, 6:10 pmNa realidade, sim ja fiz uma autoanálise de minha, alguns pontos de minha infancia, precisarão serem respondidos por minha mente, alguns traumas que hoje na fase adulta consigo lidar bem.
Na realidade, sim ja fiz uma autoanálise de minha, alguns pontos de minha infancia, precisarão serem respondidos por minha mente, alguns traumas que hoje na fase adulta consigo lidar bem.
Citação de samaiaserra em dezembro 13, 2022, 4:47 amAo realizar a experiência de autoanálise, pude contemplar os momentos bons e ruins vividos na infância, sentindo medo, mas ao mesmo tempo alegria, tristeza, mas também saudades, observando assim que a existência do processo foi de extrema importância para formação de quem sou hoje. Ao longo da escrita, resgatei momentos, os quais pude associar a alguns comportamentos atuais, os quais foram motivados pelo passado.
Ao realizar a experiência de autoanálise, pude contemplar os momentos bons e ruins vividos na infância, sentindo medo, mas ao mesmo tempo alegria, tristeza, mas também saudades, observando assim que a existência do processo foi de extrema importância para formação de quem sou hoje. Ao longo da escrita, resgatei momentos, os quais pude associar a alguns comportamentos atuais, os quais foram motivados pelo passado.
Citação de Ana Luiza de Alarcao Andrade em dezembro 13, 2022, 5:16 amSim, já fiz esse exercício. Pra mim, conquanto tenha resultado em experiência bem produtiva (necessária mesmo, eu diria), foi algo catártico, várias coisas "esquecidas" vieram á tona. Chorei horrores, revisitei "lugares" na mente há muito esquecidos.
Sim, já fiz esse exercício. Pra mim, conquanto tenha resultado em experiência bem produtiva (necessária mesmo, eu diria), foi algo catártico, várias coisas "esquecidas" vieram á tona. Chorei horrores, revisitei "lugares" na mente há muito esquecidos.
Citação de Debora Demiquele da Silva em dezembro 13, 2022, 5:19 pmO tema da autoanálise surge em 1897, quando Sigmund Freud, após a morte de seu pai, dedica-se diariamente, durante uma hora, a pensar sobre sua vida fechado no seu consultório. Passa a observar seus sintomas neuróticos, anota seus sonhos e depois os analisa em profundidade, apoiado nos descobrimentos de até então. Uma parte importante da Psicanálise é descoberta neste período da vida de Freud. Três anos depois, em 1900, ele publica o livro A Interpretação de Sonhos, que é o produto dessa autoanálise em conjunto com a observação de material de pacientes.
Por vários momentos na vida, mesmo fazendo terapia, me vi em processo de auto analise! A todo tempo precisamos nos conhecer melhor e nos reavaliar, definir metas, descristalizar certezas.
O primeiro a ser avaliado num processo clínico, sempre seremos nós.
O tema da autoanálise surge em 1897, quando Sigmund Freud, após a morte de seu pai, dedica-se diariamente, durante uma hora, a pensar sobre sua vida fechado no seu consultório. Passa a observar seus sintomas neuróticos, anota seus sonhos e depois os analisa em profundidade, apoiado nos descobrimentos de até então. Uma parte importante da Psicanálise é descoberta neste período da vida de Freud. Três anos depois, em 1900, ele publica o livro A Interpretação de Sonhos, que é o produto dessa autoanálise em conjunto com a observação de material de pacientes.
Por vários momentos na vida, mesmo fazendo terapia, me vi em processo de auto analise! A todo tempo precisamos nos conhecer melhor e nos reavaliar, definir metas, descristalizar certezas.
O primeiro a ser avaliado num processo clínico, sempre seremos nós.
Citação de Karolval em dezembro 13, 2022, 10:19 pmBom Dia/Boa Tarde e Boa noite.
Me chamo Caroline Val.
E reviver lembranças na autoanalise da nossa atividade foi bom e ruim ao mesmo tempo. Mas, como já estou no processo de "análise" com a Psicanalista "Fátima Mora", fundadora da Instituição SBPI, eu já estou digerindo muitos fatos e curando uma depressão silenciosa.
Acontece que meus pais tiveram suas vidas familiares sem estrutura e tiveram dificuldade de nós criar, embora tenha dado certo por linhas tortas.
Eu tive uma infância muito alegre, com muitas brincadeiras, risadas, passeios escolares, e visitas ao Zoológico, Sítios, Praias, Casa da Tia, Parque de diversões...
Mas, nem toda família é perfeita...
Minha mãe me bateu muito qndo eu tinha entre 5 e 6 anos, pois não soube administrar a vinda da minha irmã mais nova e descontava sua impaciência em mim...e eu só queria ser amada e protegida.
Até os meu 13 anos ela me batia qndo estava com raiva.
E meu pai fazia o mesmo com meu irmão mais velho.
Eu e meu irmão crescemos unidos, porém inseguros, tristes e sem amor.
Aprendemos juntos a nós cuidar e a nos defender do mundo.
Não posso deixar de comentar que sofri uma tentativa de abuso sexual por uma pessoa da família e escondi por muitos anos esse fato.
Agora com 31 revelei a minha Psicanalista e ao meu esposo.
Com essa autoanalise me recordei que venci um relacionamento abusivo e ainda estou em processo de cura...
E tenho muita gratidão a Deus, pois a alguns anos frequentei a IURDI (Igreja Universal do Reino de Deus) aqui no RJ e consegui cuidar da minha espiritualidade...sou batizada, má no momento estou afastada.
Após esse afastamento, eu passei a estudar Neurociência, Psicologia de forma Livre e atualmente Psicanálise.
Atualmente eu tenho 31 anos, formada em RH, trabalho numa Multinacional aqui no RJ, sou Mãe do Francisco, de 7 anos e esposa do Wellington.
No momento eu vivo um dia após o outro a procura da minha felicidade e de respostas.
Desejo boa sorte a todos!
AttCaroline Val
Bom Dia/Boa Tarde e Boa noite.
Me chamo Caroline Val.
E reviver lembranças na autoanalise da nossa atividade foi bom e ruim ao mesmo tempo. Mas, como já estou no processo de "análise" com a Psicanalista "Fátima Mora", fundadora da Instituição SBPI, eu já estou digerindo muitos fatos e curando uma depressão silenciosa.
Acontece que meus pais tiveram suas vidas familiares sem estrutura e tiveram dificuldade de nós criar, embora tenha dado certo por linhas tortas.
Eu tive uma infância muito alegre, com muitas brincadeiras, risadas, passeios escolares, e visitas ao Zoológico, Sítios, Praias, Casa da Tia, Parque de diversões...
Mas, nem toda família é perfeita...
Minha mãe me bateu muito qndo eu tinha entre 5 e 6 anos, pois não soube administrar a vinda da minha irmã mais nova e descontava sua impaciência em mim...e eu só queria ser amada e protegida.
Até os meu 13 anos ela me batia qndo estava com raiva.
E meu pai fazia o mesmo com meu irmão mais velho.
Eu e meu irmão crescemos unidos, porém inseguros, tristes e sem amor.
Aprendemos juntos a nós cuidar e a nos defender do mundo.
Não posso deixar de comentar que sofri uma tentativa de abuso sexual por uma pessoa da família e escondi por muitos anos esse fato.
Agora com 31 revelei a minha Psicanalista e ao meu esposo.
Com essa autoanalise me recordei que venci um relacionamento abusivo e ainda estou em processo de cura...
E tenho muita gratidão a Deus, pois a alguns anos frequentei a IURDI (Igreja Universal do Reino de Deus) aqui no RJ e consegui cuidar da minha espiritualidade...sou batizada, má no momento estou afastada.
Após esse afastamento, eu passei a estudar Neurociência, Psicologia de forma Livre e atualmente Psicanálise.
Atualmente eu tenho 31 anos, formada em RH, trabalho numa Multinacional aqui no RJ, sou Mãe do Francisco, de 7 anos e esposa do Wellington.
No momento eu vivo um dia após o outro a procura da minha felicidade e de respostas.
Desejo boa sorte a todos!
AttCaroline Val
Citação de Natanael Oliveira Teles dos Santos em dezembro 14, 2022, 12:07 amEssa experiência de autoanálise é algo recorrente na minha vida, principalmente por ter estudado filosofia e literatura antes da psicanálise. A autoanálise sempre é um processo que traz à tona sentimentos e emoçoes através de descobertas de fatores inconscientes nas nossas vidas provenintes desde o nascimento, passando pela infância etc., é possível se autoanalisar através da interpretação da arte: filme, música, literatura [...]. Geralmente sempre se desdobra como um processo de redescobrimento da vida psíquica, é algo fundamental que recomendo.
Essa experiência de autoanálise é algo recorrente na minha vida, principalmente por ter estudado filosofia e literatura antes da psicanálise. A autoanálise sempre é um processo que traz à tona sentimentos e emoçoes através de descobertas de fatores inconscientes nas nossas vidas provenintes desde o nascimento, passando pela infância etc., é possível se autoanalisar através da interpretação da arte: filme, música, literatura [...]. Geralmente sempre se desdobra como um processo de redescobrimento da vida psíquica, é algo fundamental que recomendo.