Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo V

PreviousPage 32 of 199Next

Tive uma sensação de nostalgia e “aperto no peito” em certo aspecto, surpreso.

Acredito que poderei crescer, emocionalmente e em comportamento, à medida que me conheço mais.

Uma mistura de sentimentos.

Percebendo mais a figura paterna e sua ausência. Com um sofrimento da criança.

E alegria de estar com os avós

Além da culpa da figura materna pela ausência do pai

E no final uma aceitação melhor de cada um deles.

Uau....Que experiência incrível.Colocar meus medos e anseios no papel...me fizeram ver o quanto sou forte e quantas batalha eu ja vencí até chegar aqui.

Muitas vezes eu pergunto pras pessoas se elas lembram muitas coisas da infância , porque eu não tenho muita lembrança . Mas em poucas imagens que tenho em minha mente eu estava brincando com meus irmãos e com minhas vizinhas de casinha. Isso trás um sentimento de alegria . Sempre me perguntei porque nos momentos de lembrança só está presente o meu pai , nos passeios de bicicleta , levando ele até o portão pra se despedir pro trabalho ….Minha mãe não está em nenhum momento e assim sempre tivemos um relacionamento muito distante e difícil . Mas as lembranças foram saudáveis e felizes !

Sem duvidas a autoanálise é uma ferramenta que permite nos sabatinar e nos ressignificar em momentos específicos de nossa história. A vivencia e a releitura de sentimentos e emoções vividas e experenciadas no momento da escrita, podem nos nortear em redescobertas e ressignificancia. E este é o momento em que estou, redescobrindo e ressignificando a psicanálise em minha vida, profissionalmente e individualmente. O processo de ser ajudado enquanto ajuda.

Nossos traumas, lembranças boas e ruins, experiências, juntamente com as situações de vida são um emaranhado de emoções que, ao fazer esse exercício, nos trás várias sensações, no final fico as vezes meio envergonhado, outras dou risadas e outras um pouco de frustação.

A auto análise nunca é uma situação confortável na maioria das vezes temos uma falsa sensação de que sabemos quem somos, essa busca requer tempo, muitos conflitos e remexer feridas que queremos esquecer.

Sim. Já experimentei a fazer autoanálise e a sensação foi de saudade da minha infância , principalmente da minha mãe que não está mais entre nós. Além disso,  senti que também evolui como pessoa, antes eu era mais fechada com complexo e com muita dependência emocional familiar e  atualmente  estou mais segura para enfrentar os problemas da vida, sinto que melhorei  minhas emoções nesse processo.

A refelexão dobre o nossa vida traz nostalgia mas. principalmente me trouxe uma visão mais clara de quem soou hoje e o porque sou, quais foram os acontecimentos que me moldaram e mudaram tanto para ajudar no amadurecimento o que é positivo, como para tirar de mim algumas  qualidades que já nao possuo mais pois foram se desgastando com o tempo.

O processo de autoanalise é curioso, instigante e nos leva sempre a novos desafios e fenomenos!

PreviousPage 32 of 199Next