Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo V

PreviousPage 48 of 191Next

A experiência pra mim foi interessante e ao mesmo tempo triste. Em 2013 me mudei com minha mãe para o antigo apartamento de minha avó,onde estava vivendo meu tio Luís com seu cachorro.Mm início, não gostei da ideia de morar junto com esse tio,pois eu sabia que ele era alcoólatra. Algumas horas depois, me animei, pois notei que Luís,meu tio, estava muito amável  E que eu iria morar em um apartamento maior.Então, arrumamos nossas coisas, chamamos o caminhão de mudança e lá fomos nós, rumo a nova vida. Os primeiros dias foram alegres, arrumando as coisas, decorando a casa, escolhendo um quarto. O apartamento era enorme: 4 banheiros, 6 quartos, 2 sskaa de visita, 1 cozinha e 1 lavanderia. Por algum tempo, parei de frequentar a academia e comecei a fazer minha ginástica  em casa, realizando os treinos pelo YouTube. Em 2013 já faziam 3 anos que eu estava namorando o taxista Ubiratan. Iniciei minha rotina nesse apartamento.Como sempre gostei de música,comecei a ouvir e cantar as músicas do grupo Carpenters.Toda semana eu ouvia,cantava no karaokê e publicava os vídeos no YouTube. O que começou a atrapalhar,  foram vários momentos de bebedeira de meu tio. Ele saía todos os dias para beber em bares e voltava cambaleando pra casa. Comecei a me revoltar, pois além de bêbado, o homem fumava pela casa toda. Voltei a frequentar a academia do clube, comprar produtos Herbalife e passear pela cidade. Na verdade,eu tive muitas dificuldades pra emagrecer,devido ao estresse que enfrentava com a bebedeira e agressividade do meu tio. Quanto mais eu ficava fira de casa, menos via o bêbado do Luís. Uma vez por semana eu dormia na casa do meu namorado e passávamos momentos maravilhosos juntos. O tempo foi passando, a situação de alcoolismo foi piorando e o convívio se tornando cada vez mais insuportável. Comecei a me trancar no quarto e escrever meus métodos de inglês para não prestar atenção no bebum. Foram experiências terríveis. O velho bebum todo dia saía pra beber, voltava torto, fumava sem parar e tomava uísque pela madrugada andando pelo apartamento. Comecei a ficar doente e com medo. Enfim, decidi enviar mensagens no celular dele, ameaçando chamar a polícia,caso ele não parasse com a bagunça. Como a bebida deixa a pessoa agressiva, Luís começou a ficar meio doido, batendo gavetas, portas, queimando sofás com cigarros, me assediando pelo apartamento e atraindo energias pesadas. Lutei com todas as minhas forças, ameaçando ele e consegui expulsa-lo do apartamento. Expulsei indiretamente pelo celular, mas venci a batalha. Minha saúde piorou, tive pressão alta, problemas de coração e não sei como sobrevivi. Após a saída desse sujeito doente,pude recuperar minha paz e iniciar uma nova vida. Com todo o estresse que sofri, engordei 9 ou 10 quilos. O que me deu forças foi participar de uma Igreja Batista e cantar no Coral. A igreja era também outro refúgio onde eu preenchia meu tempo, coração e mente. Me apresentei no Coral da igreja por alguns anos,mas não me batizei como evangélica. Minha força e equilíbrio eu buscava em Jesus e na música para me fortalecer.

Ao fazer a auto analise, percebi como evolui, lembrar da minha infância demonstra como fui e sou tão feliz, lembrei de sonhos que tinham que nem lembrava mais.

A autoanálise deveria ser um exercício contínuo para todos. Analisar o passado, contribui para a compreensão de muitas escolhas e realidade presente. O passado influencia sobremaneira na forma como lidamos com os desafios e situações cotidianas, representando um ponto forte ou fraco, a depender do histórico de cada um. Tive uma infância conturbada, situações e relações danosas que contribuíram para o desenvolvimento de problemas de relacionamentos atuais. Sempre busquei, inconscientemente, me afastar das memórias destrutivas, mas, em alguns momentos, elas retornam com força total e desestabilizam, disparadas por gatilhos inconscientes. De qualquer forma, é saudável retornar a essas cenas, com o intuito de melhor compreender e perdoar os envolvidos, como também, permitir-se o auto perdão e o maior entendimento e equilíbrio das próprias emoções.

A autoanalise nos possibilita,entender algumas questões da vida presente através de um olhar critico do que fomos na infância.

coisas vividas na infância, por mais que sejam em algumas delas esquecidas ficam gravadas no nosso subconsciente e isso por vezes reflete na vida adulto. Entender essas situações ,através de autoanalise e da terapia nos ajuda a ter uma vida melhor.

Houve uma mistura de sentimentos. Alegria por sempre ter a figura materna presente em minha vida, mas confusão pela figura paterna muitas vezes estar ausente em minha infância. Tristeza pela separação e brigas constantes dos meus pais, me gerando diversos gatilhos até os dias atuais na minha vida amorosa.

Na realização a autoanalise percebemos que mesmo quando achamos que não nos afeta mais certas situações, percebemos que em nosso inconsciente aquilo nunca foi curado e é presente até hoje.

Para quem teve uma infância marcada pela simplicidade, criatividade e liberdade vigiada de forma amorosa, foi uma das fase mais ricas, alegres e feliz de minha existência, na verdade, mais parecia um sonho bom com aquele desejo que acontecesse novamente. Quantos amigos! quantas brincadeiras! Como era rico o meu paraíso, as lindas menininhas por quem me apaixonei, quantos sonhos, quanta coragem, como foi maravilhoso essa fase. Hoje, recordação e gratidão!

TIVE UMA INFANCIA ALEGRE.ME SENTI GRATA

• desde o primeiro momento em que eu  entrei em contato com o assunto psicanalise pela primeira vez , e ja tem mais de 2 anos , a primeira coisa que fiz foi  a auto analise ,pq lendo entendi que Freud também fazia sua auto analise , foi um divisor de aguas em minha vida pq adotei a associação livre . eu tinha uma pequena caderneta que sempre que vinha algo  no consciente eu escrevia ,  e foi assim durante uns 30 dias , da percebi outras facetas de mim mesmo , algumas fraquezas , alguns porquês, e muitas percepções , dai pra frente muita coisa mudou , inclusive a minha volta , parecia que existia coisas que queriam apenas ser  agregadas , vistas , sentidas  e muita coisa se viu praticamente  resolvida .  valeu a pena cada palavra lida com atenção sobre mim mesmo , um eu, que nem eu mesmo conhecia .

Em se tratando de poder refletir em um dado momento de nossas vidas, tomando por referência a infância, que por sinal foi bem vivida, o que percebo é ao recordar, sinto uma enorme satisfação, de ter brincado, socializado, chorado, enfim, vivido gostosamente cada momento.

A auto-análise nos  permite vivenciar um mix de emoções. Nostalgia, dores e alegrias fazem parte da narrativa da nossa história.

PreviousPage 48 of 191Next