Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo V

PreviousPage 5 of 131Next

Bom. Como já tenho o hábito de escrever em forma de diário. Sinto que a cada vez que releio e uma emoção diferente.

Por que os momentos ruins do passado hj me traz risos pois muitas vezes fazemos uma tempestade enorme em cima de assuntos pequenos.

A auto análise deveria ser feita se possível todos os dias pois a paz e o melhor resultado

um pouco de cada, mais as emoções foram mais intensas na fase de criança de 5 a 10 anos, na qual passei por situações difíceis com pais separados.

Uma sensação de busca, saudades e de muita gratidão. E muito bom poder relembrar e reviver alguns momentos de nossa vida, mesmo que não tão felizes, porém, foram momentos que nos marcaram e nos transforma em quem somos hoje. Uma experiência incrível.

Lembrar do passado nos trás experiências para viver o presente. Tem coisas por mais foram boas em minha vida, hoje teria mais cautela em fazer. Foram muitas as emoções mas também perdi muito tem de minha vida" se preocupando muito cim o social" esquecim de minha formação na juventude não que tudo o que fiz foi ruim, mas, se tivesse se dedicado um pouco mais em minha formação no inicío, certamente estaria com uma vida mais estabilizada. Enfim não tem arrependimento. Minha vida foi um perde ganha porém adquiri grandes experiência fazia o que gostava e faço o que gosto ainda hoje. Me formei em Educação Física amo teologia e adoro comprrender aquilo que parece anormal mas que no fundo é mais normal do que os normais.

Bom dia,

Desde muito jovem, sempre gostei muito de me analisar, observar o que sentir e tentar entender isso, para então descobrir como lidar.

O processo de auto conhecimento nem sempre é belo, alegre, pois depende muito de nossas memórias e vivências. O meu foi bastante dolorido ao mesmo tempo em que foi libertador. Fiz terapia por 3 anos, só parei por questões financeiras, mas pretendo voltar agora para análise. A herança que uma análise nos deixa é sempre da auto análise. Engana-se quem pensa que analisamos os outros, porque mesmo agora estudando a Psicanálise, a análise, enquanto discente, é sempre pessoal e instransferível. Vemos nos outros os traços que temos, entendemos a dor do outro porque já sentimos, os defeitos do outro nos incomoda porque nos obriga a olhar para os nossos, etc. Então, a auto análise é constante. Pra mim ela está presente num filme ou série, como This is Us, e até numa animação como Luca ou Red- Crescer é Fera. Narrativas bem escritas tem o dom de nos levar à reflexão de nós mesmos, nos remete à nossa infância, à como vivemos agora adultos. São como gatilhos para auto análise, e nem sempre ela é prazerosa.

Eu estou sempre observando o que sinto, tentando ver se meu comportamento diante de uma situação tem ligação com alguma vivência passada, etc. Às vezes da certo, outras não. Essa não é uma ciência exata. O melhor mesmo é fazer isso junto de um profissional para que ele possa, com seu manejo qualificado, iluminar o caminho da jornada que nós percorreremos. Pois por mais que estudemos todas as técnicas, teorias, práticas, quando se trata de nós mesmos, somos incapazes de alcançar nossos pontos cegos e é aí que entra o profissional.

Ghisele has reacted to this post.
Ghisele

A autoanálise é importante para refletirmos sobre nossas atitudes, sentimentos, pensamentos repetitivos, mágoas, crenças, medos, impulsividades, preconceitos, desejos, autoafirmações e até vícios. Todos devem fazer, mas principalmente sob a supervisão de um profissional analista

Neste módulo Literatura , Psicanalise e Filosofia as questões como principio do prazer, e principio da realidade, neurose, sublimação, complexo de édipo, recalque de acordo com as teorias de Eagleton ficaram mais claros para mim.

Foi saudoso, divertido, emocionante, sadio e triste. Nossa infância guarda tantas coisas... se olharmos cuidadosamente para nossas escolhas de hoje, poderemos ver nossa criança ao lado, nos olhando, como se já soubesse de cada passo. Foi bom saber de onde minhas escolhas germinaram.

Fazendo análise da minha infância, lembrei-me de ter levado uma surra do meu avó, ele querendo me fazer tomar café, só que eu já tinha tomado e não quis  tomar novamente! Não me sentir triste lembrando.

Ainda não fiz uma autoanálise .Acredito que algumas coisas que enfrentamos no presente tem  resquícios do passado .Mesmo porquê quando ainda criança , as coisas que são ouvidas nos fixam até a fase adulta e as faladas muitas vezes são esquecidas por serem ditas por um ser ainda sem discernimento de saber o significado do que foi pronunciado.

PreviousPage 5 of 131Next