Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo V

PreviousPage 55 of 149Next

Realizar a autoanálise foi gratificante, e pontuo de forma contundente que todo individuo deveria fazê-la, principalmente pelo fato de o individuo ter uma visão do seu estado atual, fruto do seu desenvolvimento como "ser".

Zeli Vieira Romano Correia has reacted to this post.
Zeli Vieira Romano Correia

Sentimento de alegria, tristezas, vontades. Na verdade o auto-analise faz a gente mergulhar no inteiror de forma que nao percebemos esses sentidos. Importante com a correria pararmos e refletirmos esses sentimentos, que sem ter percepcao reflete em nosso cotidiano. Experiência ruim, um mix de medo, angustias, me peguei retraindo todo meu corpo como se estivesse me protegendo de algo que estava caindo sobre mim. os traumas fizeram sentindo.

Zeli Vieira Romano Correia has reacted to this post.
Zeli Vieira Romano Correia

Eu uso a escrita expressiva, há algum tempo. Normalmente, sinto dor quando escrevo sobre o passado e até mesmo o presente. Falar e pensar no passado, na minha época de infância quando eu era indefesa é complicadíssimo para mim. Mas analisando tempos passados hoje me vejo como crescendo e sendo defensora de mim e, ao mesmo tempo, sabendo que posso defender quem amo e que na época da infância não era capaz. Ao colocar no papel o meu Eu do passado, eu vejo uma criança indefesa que cresceu e procurou no mais diversos lugares errados a proteção e amor que eu não tive. Hoje procuro reconhecer que essa proteção pode vir de mim mesmo. Algo que tenho feito para mudar essa minha imagem de indefesa quanta à violência é quando relembro uma determinada situação, eu me vejo grande e me colocando frente a violência e sendo o escudo de defesa que na época não exista e isso me traz um pouco de tranquilidade na hora. Antes quando eu lembrava e não tinha essa "imaginação" me trazia angústia e os medos do passado viam a tona ao meu presente e eu sentia a mesma dor. É isso, temos em nossa mente vários mecanismos que podemos usar para alterar uma lembrança do passado de forma a sabermos quem somos hoje e que o que aconteceu, não acontecerá, pois já não somos o que fomos.

Zeli Vieira Romano Correia has reacted to this post.
Zeli Vieira Romano Correia

A autoanálise é importante porque pode aumentar nossa busca por compreensão e fortalecer nossa alma. ...Assim, entender as circunstâncias em que vivemos nos leva a estados inconscientes que nos conectam a eventos traumáticos. A autoanálise é uma ferramenta muito interessante para aprofundar o autoconhecimento. Eu pude compreender quais são as minhas forças, meus pontos de melhoria, minhas emoções, medos e obstáculos, meus recalques  e direcionar meus sonhos e objetivos de uma modo mais assertivo.

Zeli Vieira Romano Correia has reacted to this post.
Zeli Vieira Romano Correia

Foi uma experiência muito boa que me trouxe ótimas recordações , e em segunda instancia me fez lembrar de alguém que estava sempre ausente e de como minha mãe sofreu por isso e na época por ser muito pequeno eu não a compreendia, fazendo a minha auto analise consegui não apenas compreender, mais sentir um pouco da dor e sofrimento que ela passou. Ao falar sobre isso me sinto impotente de não ter podido à ajudar ou consolar naquela época.

 

Já fiz! Consegui entender de onde vem o meu perfeccionismo e a partir daí comecei a trabalhar mais nisso, a tentar não me cobrar tanto. Vieram memórias boas também mas na grande maioria ruins. Já faz algum tempo que fiz e utilizei pra me libertar de algumas crenças e mudar o que me atrapalha na vida adulta.

Eu fico de forma involuntária fazendo análises do que eles contam versos o que temos hoje em dia de situações. E aí isso me faz evoluir. Minha infância toda fiz isso analisei e hoje tenho o conhecimento para dar sentido em tudo.

MINHA INFANCIA FOI ALGO MARAVILHOSO, MAS HOJE CONSIGO VER MUITAS FALHAS, ALGO QUE A PROTEÇÃO ME FEZ FICAR UMA PESSOA FRACA, ENTRETANTO FUI FELIZ E TRISTE AO MESMO TEMPO. 

As lembranças vão de tristezas a alegrias em segundos. Sempre que me lembro da minha infancia a primeira lembrança é que perdi meu pai no dia das crianças, quando eu tinha apenas 6 anos de idade. Talvez isso tenha sido o motivo de muitas decisões erradas na vida, por não ter um exemplo de pai e de marido em casa, acabei por fazer escolhas que infelizmente não foram as melhores. Minha mãe sempre foi um misto de carinho e energia, muito sentimental e guerreira se desdobrou para criar os filhos, exemplo que eu repeti até pedir o segundo divórcio e não conseguir estabelecer uma relação satisfatória em dois casamentos. Não sinto saudades desses tempos, simplesmente sou feliz e tenho filhos que amo muito. Vivo em paz e com saúde e de nada tenho falta. O sentido da minha vida encontrei em fazer a vontade de Deus e o que passou não pode ser mudado, foram apenas degraus para eu chegar até aqui.

Zeli Vieira Romano Correia has reacted to this post.
Zeli Vieira Romano Correia

Percebi que havia, em muitos casos, uma figura enegrecida, presente todo tempo, a qual eu sempre ignorava, mas esta estando sempre no meu caminho me atrapalhava, me incomodava. Essa figura era meu problema, algo sempre presente me atrapalhando que eu tentava ignorar, que eu mentia sobre sua existência.  Depois de me analisar percebi que não poderia simplesmente viver com aquela coisa obscura e danosa no meu caminho, tinha que eliminá-la ou ao menos parar de ignorá-la e tentar meios de torná-la menos danosa.

PreviousPage 55 of 149Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱