Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo V

PreviousPage 56 of 173Next

Como já faço um curso em psicanálise clínica e familiar, estou em processo de análise e autoanálise constantemente.

NOILMA SILVA SABINO DE SOUZA has reacted to this post.
NOILMA SILVA SABINO DE SOUZA

Muito bom os conteúdos sobre os desafios do ser humano quanto a infância e adolescência e fase adulta.

Lembro-me de ter escrito um poema (no estilo de análise) em que percorri um longo, inusitado e conturbado caminho de vida. Falei dos meus pais, das viagens que realizamos, de algumas alegrias e frustrações que sentimos. Dos tempos em que moramos em África, dos contatos que tivemos com os povos africanos, as suas crenças e os hábitos tribais. O apego à liberdade sentido na infância, talvez pelo fato de ter tido a oportunidade de vivenciar uma inclusão natural em um ambiente poderosamente carregado de imagens, significados e histórias. Uma passagem, também, por um regime austero de internato, onde pude perceber e sentir a falta do carinho e do afeto que existe fora da família (segundo Freud, aqui possivelmente representado pela ausência da mãe) e, particularmente, dos meus pais. Essas situações contribuíram, de alguma forma, para construir em mim um agregado de sensações, experiências e de imagens que viriam a transformar-me naquilo que sou hoje (a nível consciente e inconsciente). Acredito que, através da análise (autoanálise), possa acontecer um diálogo muito interessante e profícuo com o nosso eu mais profundo, no sentido de resgatar e compreender melhor as tensões, as origens e os problemas que muitas vezes sentimos e, para os quais, achamos que não existe qualquer relação com a nossa vida.

Zeli Vieira Romano Correia and NOILMA SILVA SABINO DE SOUZA have reacted to this post.
Zeli Vieira Romano CorreiaNOILMA SILVA SABINO DE SOUZA

Para mim foi doloroso, vejo q o resultado do que sou hoje é um pai ausente uma padrasto ceifador de minha delicadeza e uma mãe que apesar de amorosa sem instrução não soube lidar comigo.

A sensação de frustação por não ter alçado os voos que eu queria, de saudade da infancia e tristeza por perdas que tive . Foi aprimoradora  a experiência e me ajudou a me entender como mulher e pessoa, principalmente minhas relações familiares.

Um misto de emoções no momento de escrever, saudades, tristeza, alegrias e momentos que gostaria de não ter lembrado.

Depois do tempo especificado, ao ler veio a sensação de estar procurando estas emoções, pareciam ser de outra pessoa.

Comecei a fazer analise porque entendi que havia lacunas que precisavam ser reajustadas dentro de mim..

A principio me gerou um misto de angustia e medo. Hoje percebo que sem analise nossa vida torna se muito mais dificil

Zeli Vieira Romano Correia and NOILMA SILVA SABINO DE SOUZA have reacted to this post.
Zeli Vieira Romano CorreiaNOILMA SILVA SABINO DE SOUZA

no meu processo de analise e reflexão eu aprendi me conhecer melhor avaliar as minhas escolhas ajustar as minhas emoções  buscar o equilibrio emocional, conhecer as minhas habilidades, e a minha capacidade de colocar em pratica meus objetivos e sonhos sem medo e seguira de mim .

Citação de eder40@outlook.com.br em novembro 24, 2021, 12:47 pm

Fazer essa autoanalise é importante para ver o quanto evolui. E me sinto muito feliz de poder ver o quanto melhorei e evolui como indivíduo. É um processo que acredito que devemos sempre fazer, quando chegamos a determinados períodos de nossa vida.

Fazer essa autoanalise é importante para ver o quanto evolui. E me sinto muito feliz de poder ver o quanto melhorei e evolui como indivíduo. É um processo que acredito que devemos sempre fazer, quando chegamos a determinados períodos de nossa vida.

Sim. Foi uma reorganização de infância, de lembranças mais claras e que me fez desvencilhar de um medo de andar de motocicleta e me retirou uma terrível enxaqueca mensal e alergias desconexas com alimentos. Vale ressaltar que não foi percebidos os ajustes mentais de imediatos, mas se quando confrontados mais a frente; é uma libertação maravilhosa e uma ferramenta tão simples e fácil, como campo de energias, nossa psiquê precisa desse ajuste e sintonia para sim desfrutarmos de dias cada vez melhores no controle e bem estar da Vida abençoada que O Senhor nos concedeu!

Zeli Vieira Romano Correia has reacted to this post.
Zeli Vieira Romano Correia
PreviousPage 56 of 173Next