Desafio - Módulo V
Citação de Vitor R Correia em junho 23, 2023, 3:53 pmComo já faço um curso em psicanálise clínica e familiar, estou em processo de análise e autoanálise constantemente.
Como já faço um curso em psicanálise clínica e familiar, estou em processo de análise e autoanálise constantemente.
Citação de jaazielsserrao@gmail.com em junho 23, 2023, 9:41 pmMuito bom os conteúdos sobre os desafios do ser humano quanto a infância e adolescência e fase adulta.
Muito bom os conteúdos sobre os desafios do ser humano quanto a infância e adolescência e fase adulta.
Citação de Antonio Saraiva em junho 23, 2023, 11:01 pmLembro-me de ter escrito um poema (no estilo de análise) em que percorri um longo, inusitado e conturbado caminho de vida. Falei dos meus pais, das viagens que realizamos, de algumas alegrias e frustrações que sentimos. Dos tempos em que moramos em África, dos contatos que tivemos com os povos africanos, as suas crenças e os hábitos tribais. O apego à liberdade sentido na infância, talvez pelo fato de ter tido a oportunidade de vivenciar uma inclusão natural em um ambiente poderosamente carregado de imagens, significados e histórias. Uma passagem, também, por um regime austero de internato, onde pude perceber e sentir a falta do carinho e do afeto que existe fora da família (segundo Freud, aqui possivelmente representado pela ausência da mãe) e, particularmente, dos meus pais. Essas situações contribuíram, de alguma forma, para construir em mim um agregado de sensações, experiências e de imagens que viriam a transformar-me naquilo que sou hoje (a nível consciente e inconsciente). Acredito que, através da análise (autoanálise), possa acontecer um diálogo muito interessante e profícuo com o nosso eu mais profundo, no sentido de resgatar e compreender melhor as tensões, as origens e os problemas que muitas vezes sentimos e, para os quais, achamos que não existe qualquer relação com a nossa vida.
Lembro-me de ter escrito um poema (no estilo de análise) em que percorri um longo, inusitado e conturbado caminho de vida. Falei dos meus pais, das viagens que realizamos, de algumas alegrias e frustrações que sentimos. Dos tempos em que moramos em África, dos contatos que tivemos com os povos africanos, as suas crenças e os hábitos tribais. O apego à liberdade sentido na infância, talvez pelo fato de ter tido a oportunidade de vivenciar uma inclusão natural em um ambiente poderosamente carregado de imagens, significados e histórias. Uma passagem, também, por um regime austero de internato, onde pude perceber e sentir a falta do carinho e do afeto que existe fora da família (segundo Freud, aqui possivelmente representado pela ausência da mãe) e, particularmente, dos meus pais. Essas situações contribuíram, de alguma forma, para construir em mim um agregado de sensações, experiências e de imagens que viriam a transformar-me naquilo que sou hoje (a nível consciente e inconsciente). Acredito que, através da análise (autoanálise), possa acontecer um diálogo muito interessante e profícuo com o nosso eu mais profundo, no sentido de resgatar e compreender melhor as tensões, as origens e os problemas que muitas vezes sentimos e, para os quais, achamos que não existe qualquer relação com a nossa vida.
Citação de Tiago Oliveira em junho 25, 2023, 2:40 pmPara mim foi doloroso, vejo q o resultado do que sou hoje é um pai ausente uma padrasto ceifador de minha delicadeza e uma mãe que apesar de amorosa sem instrução não soube lidar comigo.
Para mim foi doloroso, vejo q o resultado do que sou hoje é um pai ausente uma padrasto ceifador de minha delicadeza e uma mãe que apesar de amorosa sem instrução não soube lidar comigo.
Citação de Giovanna Martins Paro em junho 26, 2023, 5:27 pmA sensação de frustação por não ter alçado os voos que eu queria, de saudade da infancia e tristeza por perdas que tive . Foi aprimoradora a experiência e me ajudou a me entender como mulher e pessoa, principalmente minhas relações familiares.
A sensação de frustação por não ter alçado os voos que eu queria, de saudade da infancia e tristeza por perdas que tive . Foi aprimoradora a experiência e me ajudou a me entender como mulher e pessoa, principalmente minhas relações familiares.
Citação de Gemima Ribeiro da Silva Paulino em junho 27, 2023, 2:10 pmUm misto de emoções no momento de escrever, saudades, tristeza, alegrias e momentos que gostaria de não ter lembrado.
Depois do tempo especificado, ao ler veio a sensação de estar procurando estas emoções, pareciam ser de outra pessoa.
Um misto de emoções no momento de escrever, saudades, tristeza, alegrias e momentos que gostaria de não ter lembrado.
Depois do tempo especificado, ao ler veio a sensação de estar procurando estas emoções, pareciam ser de outra pessoa.
Citação de Lillian rejeane de faria camargo em junho 27, 2023, 5:12 pmComecei a fazer analise porque entendi que havia lacunas que precisavam ser reajustadas dentro de mim..
A principio me gerou um misto de angustia e medo. Hoje percebo que sem analise nossa vida torna se muito mais dificil
Comecei a fazer analise porque entendi que havia lacunas que precisavam ser reajustadas dentro de mim..
A principio me gerou um misto de angustia e medo. Hoje percebo que sem analise nossa vida torna se muito mais dificil
Citação de celia em junho 28, 2023, 12:57 amno meu processo de analise e reflexão eu aprendi me conhecer melhor avaliar as minhas escolhas ajustar as minhas emoções buscar o equilibrio emocional, conhecer as minhas habilidades, e a minha capacidade de colocar em pratica meus objetivos e sonhos sem medo e seguira de mim .
no meu processo de analise e reflexão eu aprendi me conhecer melhor avaliar as minhas escolhas ajustar as minhas emoções buscar o equilibrio emocional, conhecer as minhas habilidades, e a minha capacidade de colocar em pratica meus objetivos e sonhos sem medo e seguira de mim .
Citação de Maria do Carmo da Silva Viana em junho 28, 2023, 12:55 pmCitação de eder40@outlook.com.br em novembro 24, 2021, 12:47 pmFazer essa autoanalise é importante para ver o quanto evolui. E me sinto muito feliz de poder ver o quanto melhorei e evolui como indivíduo. É um processo que acredito que devemos sempre fazer, quando chegamos a determinados períodos de nossa vida.
Fazer essa autoanalise é importante para ver o quanto evolui. E me sinto muito feliz de poder ver o quanto melhorei e evolui como indivíduo. É um processo que acredito que devemos sempre fazer, quando chegamos a determinados períodos de nossa vida.
Citação de eder40@outlook.com.br em novembro 24, 2021, 12:47 pmFazer essa autoanalise é importante para ver o quanto evolui. E me sinto muito feliz de poder ver o quanto melhorei e evolui como indivíduo. É um processo que acredito que devemos sempre fazer, quando chegamos a determinados períodos de nossa vida.
Fazer essa autoanalise é importante para ver o quanto evolui. E me sinto muito feliz de poder ver o quanto melhorei e evolui como indivíduo. É um processo que acredito que devemos sempre fazer, quando chegamos a determinados períodos de nossa vida.
Citação de NOILMA SILVA SABINO DE SOUZA em junho 28, 2023, 8:16 pmSim. Foi uma reorganização de infância, de lembranças mais claras e que me fez desvencilhar de um medo de andar de motocicleta e me retirou uma terrível enxaqueca mensal e alergias desconexas com alimentos. Vale ressaltar que não foi percebidos os ajustes mentais de imediatos, mas se quando confrontados mais a frente; é uma libertação maravilhosa e uma ferramenta tão simples e fácil, como campo de energias, nossa psiquê precisa desse ajuste e sintonia para sim desfrutarmos de dias cada vez melhores no controle e bem estar da Vida abençoada que O Senhor nos concedeu!
Sim. Foi uma reorganização de infância, de lembranças mais claras e que me fez desvencilhar de um medo de andar de motocicleta e me retirou uma terrível enxaqueca mensal e alergias desconexas com alimentos. Vale ressaltar que não foi percebidos os ajustes mentais de imediatos, mas se quando confrontados mais a frente; é uma libertação maravilhosa e uma ferramenta tão simples e fácil, como campo de energias, nossa psiquê precisa desse ajuste e sintonia para sim desfrutarmos de dias cada vez melhores no controle e bem estar da Vida abençoada que O Senhor nos concedeu!