Desafio - Módulo V
Citação de MARYRODRIGUES em julho 11, 2023, 9:23 pmA autoanalise faz a gente entender que não pode mudar o passado mas entender tbm qu não estamos mais lá faz parte da nossa hitória de vida.
A autoanalise faz a gente entender que não pode mudar o passado mas entender tbm qu não estamos mais lá faz parte da nossa hitória de vida.
Citação de mayarakellysl em julho 12, 2023, 6:57 pmConstantemente faço esse exercício de autoanálise, ainda que não soubesse que era com base nos conceitos freudianos. Observo sempre a sensação de nostalgia ao percorrer as minhas memórias de infância, visto que experienciei momentos afáveis e bons - que hoje me fazem sentir saudades e gratidão por tê-los vivido - bem como momentos de tensões familiares e demais conflitos - esses que me fizeram tomar decisões sobre minha própria vida sentimental e espiritual também, ao contemplá-los eu sempre percebo uma breve tristeza, mas também acompanhada de muita gratidão, pois compreendo que graças a todos aqueles eventos traumáticos eu amadureci, desenvolvi habilidades que apesar de precocemente me construíram da forma que sou hoje e mais uma vez sinto gratidão por tudo. Sensações que variam de alegrias vorazes que produzem saudades, até tristezas profundas que produzem gratidão e resiliência, foi e é basicamente o que sinto e senti nesse processo.
Constantemente faço esse exercício de autoanálise, ainda que não soubesse que era com base nos conceitos freudianos. Observo sempre a sensação de nostalgia ao percorrer as minhas memórias de infância, visto que experienciei momentos afáveis e bons - que hoje me fazem sentir saudades e gratidão por tê-los vivido - bem como momentos de tensões familiares e demais conflitos - esses que me fizeram tomar decisões sobre minha própria vida sentimental e espiritual também, ao contemplá-los eu sempre percebo uma breve tristeza, mas também acompanhada de muita gratidão, pois compreendo que graças a todos aqueles eventos traumáticos eu amadureci, desenvolvi habilidades que apesar de precocemente me construíram da forma que sou hoje e mais uma vez sinto gratidão por tudo. Sensações que variam de alegrias vorazes que produzem saudades, até tristezas profundas que produzem gratidão e resiliência, foi e é basicamente o que sinto e senti nesse processo.
Citação de Francirlei Pires Teixeira em julho 14, 2023, 1:32 amA autoanálise é uma prática fundamental para o psicanalista, pois envolve a análise e exploração de seu próprio mundo interno, seus conflitos, emoções e padrões inconscientes. Foi sem dúvida uma experiência incrível. Tive uma infância muito divertida e agitada com meus irmãos. Apesar de ser o filho mais velho e algumas responsabilidades recaiam sobre mim, com relação aos mais novos.
A autoanálise é uma prática fundamental para o psicanalista, pois envolve a análise e exploração de seu próprio mundo interno, seus conflitos, emoções e padrões inconscientes. Foi sem dúvida uma experiência incrível. Tive uma infância muito divertida e agitada com meus irmãos. Apesar de ser o filho mais velho e algumas responsabilidades recaiam sobre mim, com relação aos mais novos.
Citação de Everton Cavalcante em julho 14, 2023, 5:48 amEra uma vez um pequeno garoto chamado Lucas, que tinha apenas 5 anos de idade. Lucas era o filho mais novo de uma família composta por ele e seus três irmãos mais novos. Infelizmente, a vida de Lucas não era fácil. Sua infância foi marcada por adversidades e desafios difíceis de superar.
Tudo começou quando Lucas tinha apenas dois anos de idade. Um acidente terrível aconteceu em sua casa, resultando em uma queimadura grave de terceiro grau em seu rosto e braços. A dor física era insuportável, mas as cicatrizes emocionais seriam ainda mais profundas. Sua família lutava para lidar com essa tragédia e, infelizmente, seu pai, que já era alcoólatra, abandonou a família pouco depois do acidente.
Lucas e seus irmãos foram deixados aos cuidados de sua mãe, que lutava para sustentá-los sozinha. Com recursos financeiros limitados e sem apoio emocional, a vida diária tornou-se uma batalha constante para a família. As cicatrizes físicas de Lucas eram um lembrete constante do que ele havia passado, mas sua determinação e espírito resiliente nunca foram abalados.
Apesar de todas as dificuldades, Lucas encontrou forças para enfrentar os desafios que a vida lhe impôs. Ele desenvolveu uma imaginação fértil e descobriu no mundo dos livros um refúgio para sua dor e tristeza. Por meio das histórias que lia, ele se transportava para mundos mágicos, onde sua queimadura não importava e ele podia ser quem quisesse ser.
Era uma vez um pequeno garoto chamado Lucas, que tinha apenas 5 anos de idade. Lucas era o filho mais novo de uma família composta por ele e seus três irmãos mais novos. Infelizmente, a vida de Lucas não era fácil. Sua infância foi marcada por adversidades e desafios difíceis de superar.
Tudo começou quando Lucas tinha apenas dois anos de idade. Um acidente terrível aconteceu em sua casa, resultando em uma queimadura grave de terceiro grau em seu rosto e braços. A dor física era insuportável, mas as cicatrizes emocionais seriam ainda mais profundas. Sua família lutava para lidar com essa tragédia e, infelizmente, seu pai, que já era alcoólatra, abandonou a família pouco depois do acidente.
Lucas e seus irmãos foram deixados aos cuidados de sua mãe, que lutava para sustentá-los sozinha. Com recursos financeiros limitados e sem apoio emocional, a vida diária tornou-se uma batalha constante para a família. As cicatrizes físicas de Lucas eram um lembrete constante do que ele havia passado, mas sua determinação e espírito resiliente nunca foram abalados.
Apesar de todas as dificuldades, Lucas encontrou forças para enfrentar os desafios que a vida lhe impôs. Ele desenvolveu uma imaginação fértil e descobriu no mundo dos livros um refúgio para sua dor e tristeza. Por meio das histórias que lia, ele se transportava para mundos mágicos, onde sua queimadura não importava e ele podia ser quem quisesse ser.
Citação de ROSINALDO PURIDADE em julho 14, 2023, 2:23 pmAlegria, Tristeza,Saldades;
Ao mesmo tempo Mim Fez Rever meus erros e meus acertos, meus choros e minhas alegrias, minhas paixões e desilusões.
Me repensar todas e todos os Momentos e Segundos Do Home que Sou Do Pai que Me tornei Do Esposo que sou.
Alegria, Tristeza,Saldades;
Ao mesmo tempo Mim Fez Rever meus erros e meus acertos, meus choros e minhas alegrias, minhas paixões e desilusões.
Me repensar todas e todos os Momentos e Segundos Do Home que Sou Do Pai que Me tornei Do Esposo que sou.
Citação de Elaine Castilho em julho 14, 2023, 6:12 pmPara mim foi muito bom saber que mesm9s com experiências ruins nunca me prendi as coisas ruins que passei já resignifiquei muitos traumas e sempre tive a visão de nada e eterno,momentos bons ou ruins podem ajudar de alguma forma a crescer .
Para mim foi muito bom saber que mesm9s com experiências ruins nunca me prendi as coisas ruins que passei já resignifiquei muitos traumas e sempre tive a visão de nada e eterno,momentos bons ou ruins podem ajudar de alguma forma a crescer .
Citação de Leone de Oliveira Cordeiro em julho 16, 2023, 1:38 pmA autoanalise é de suma importância para podermos ver o quanto evoluímos durante a formação como indivíduo. Para mim foi importante pois compreendi melhor a relação de sentimentos da minha infância.
A autoanalise é de suma importância para podermos ver o quanto evoluímos durante a formação como indivíduo. Para mim foi importante pois compreendi melhor a relação de sentimentos da minha infância.
Citação de Catarina em julho 16, 2023, 3:51 pmMeus sentimentos em relação a infância são na maioria das vezes de vergonha, muito medo de falar, tinha muitas limitações financeiras, era excluída pela professora do pré por ser pobre. Me sentia muito feia, e por ser muito pequena e aparentar ser mais nova no era sentia um desconforto. Convivi com esses sentimentos durante a adolescência onde não me sentia amada por minha própria mãe. Isso me trouxe vários transtornos em relação a sexualidade e a pertencer a um grupo. Hoje em dia depois de alguns tratamentos identifico melhor os afetos e tento controlá-los.
Meus sentimentos em relação a infância são na maioria das vezes de vergonha, muito medo de falar, tinha muitas limitações financeiras, era excluída pela professora do pré por ser pobre. Me sentia muito feia, e por ser muito pequena e aparentar ser mais nova no era sentia um desconforto. Convivi com esses sentimentos durante a adolescência onde não me sentia amada por minha própria mãe. Isso me trouxe vários transtornos em relação a sexualidade e a pertencer a um grupo. Hoje em dia depois de alguns tratamentos identifico melhor os afetos e tento controlá-los.
Citação de Nelly em julho 16, 2023, 7:40 pmA auto análise me faz lembrar de coisas que ainda não superei e fico triste e agitado que ainda estou enfrentando coisas complicadas ao meu raciocínio o curso tem sido aprendizado me sinto criança apreendendo a dar os primeiros passos , entrei nesse curso para entender como as coisas funcionam em busca de auto conhecimento e tem sido esclarecedor aprendendo muita coisa mas no momento não consigo falar de mim porque estar tudo confuso na minha mente é uma ferida aberta que ainda doí e não foi cicatrizada e estar tudo muito confuso no meu interior.
A auto análise me faz lembrar de coisas que ainda não superei e fico triste e agitado que ainda estou enfrentando coisas complicadas ao meu raciocínio o curso tem sido aprendizado me sinto criança apreendendo a dar os primeiros passos , entrei nesse curso para entender como as coisas funcionam em busca de auto conhecimento e tem sido esclarecedor aprendendo muita coisa mas no momento não consigo falar de mim porque estar tudo confuso na minha mente é uma ferida aberta que ainda doí e não foi cicatrizada e estar tudo muito confuso no meu interior.
Citação de Aline Candido Silva Nazario em julho 18, 2023, 6:13 pmEu sou uma mulher hoje graças a minha infância, passei por muitas coisas,traumas,medos,que refletiu na minha adolescência e mesmo até depois de casada, mas Deus trouxe cura ao meu coração, meu emocional e aos meus traumas esse e meu segundo curso de psicanalise que o Senhor está permitindo eu faze e tenho aprendido muito. O emocional e o psicológico e tudo em um ser humano, por isso deve estar sempre em constante aprendizado.
Eu sou uma mulher hoje graças a minha infância, passei por muitas coisas,traumas,medos,que refletiu na minha adolescência e mesmo até depois de casada, mas Deus trouxe cura ao meu coração, meu emocional e aos meus traumas esse e meu segundo curso de psicanalise que o Senhor está permitindo eu faze e tenho aprendido muito. O emocional e o psicológico e tudo em um ser humano, por isso deve estar sempre em constante aprendizado.