Desafio - Módulo V
Citação de claudiojankovski em setembro 5, 2023, 1:55 pmAo realizar minha autoanalise não foi estranha, pelo contrário, foi fascinante, pois já faço análise há alguns anos. Acredito que esse processo de autoconhecimento deveria ser necessários para todas as pessoas, pois ajudaria a enfrentar seus medos, traumas e frustrações na fase adulta. Lógico que quando nos deparamos com certas situações no passado, em primeiro momento não conseguirmos realizar a associação com o presente, mas sempre está lá escondido, aguardando a aceitação de que realmente passou-se por tal situação e está tudo bem, pois na maioria das vezes não temos culpa do ambiente em que havíamos sidos inseridos até a fase adulta. O mais importante é buscar no inconsciente, o consciente de que somos responsáveis pelas mudanças do presente, que precisamos trazer para si a aceitação e responsabilidade de tudo o que passamos, para então, podermos começar a ressignificar nossas vidas.
Ao realizar minha autoanalise não foi estranha, pelo contrário, foi fascinante, pois já faço análise há alguns anos. Acredito que esse processo de autoconhecimento deveria ser necessários para todas as pessoas, pois ajudaria a enfrentar seus medos, traumas e frustrações na fase adulta. Lógico que quando nos deparamos com certas situações no passado, em primeiro momento não conseguirmos realizar a associação com o presente, mas sempre está lá escondido, aguardando a aceitação de que realmente passou-se por tal situação e está tudo bem, pois na maioria das vezes não temos culpa do ambiente em que havíamos sidos inseridos até a fase adulta. O mais importante é buscar no inconsciente, o consciente de que somos responsáveis pelas mudanças do presente, que precisamos trazer para si a aceitação e responsabilidade de tudo o que passamos, para então, podermos começar a ressignificar nossas vidas.
Citação de Daiana Lopes ribeiro em setembro 5, 2023, 1:57 pmCura interior, visitar lugares no subconsciente... E depois uma sensação de alívio, apesar da dor.
Mas cada passo do processo vale apena, cura real da ALMA
Cura interior, visitar lugares no subconsciente... E depois uma sensação de alívio, apesar da dor.
Mas cada passo do processo vale apena, cura real da ALMA
Citação de Daiana Lopes ribeiro em setembro 5, 2023, 2:11 pmEncontrar consigo mesmo...
Cura interior...
Pular etapas...
Enfrentar processos.
O principal objetivo da psicanálise é a interpretação de suas representações mentais, como sonhos, desejos, pensamentos e lembranças. É a partir desta abordagem que o psicanalista visa entrar em contato com o subconsciente e oferecer ao paciente a possibilidade de autocura, afirmam os psicólogos.
Encontrar consigo mesmo...
Cura interior...
Pular etapas...
Enfrentar processos.
O principal objetivo da psicanálise é a interpretação de suas representações mentais, como sonhos, desejos, pensamentos e lembranças. É a partir desta abordagem que o psicanalista visa entrar em contato com o subconsciente e oferecer ao paciente a possibilidade de autocura, afirmam os psicólogos.
Citação de Paulo da Silva Mota em setembro 5, 2023, 6:08 pmSou órfão de pai e mãe , perdi meus pais eu tinha 10 anos e desses 10 anos minha mãe ficou internada durante 5 anos, quase não vive com eles, éramos em 7 irmãos o mais velho tinha 17 anos, fomos criados todos juntos , a família tias e tios queriam levar os mais novos, mas meu irmão mais velho disse que fosse levar um tinha que levar todos, não foi nenhum , tínhamos somente o básico para sobreviver, tudo era escasso, e até tempos atrás isso me incomodada , trazendo para auto analise eu posso ver o quanto eu fui prejudicado, quantos traumas e angustia por causa disso, tenho sequelas que só na auto análise eu pude ver, ex. Coisas que ficou recalcada no meu inconsciente que até hoje vem para o consciente, hoje sou psicólogo e entendo todo o processo de infância que passei, estou superando e sei lidar com os traumas e angustia do meu passado, como diz Freud tudo aquilo que ficou recalcado se manisfesta atrás da associação Livre, sonhos e atos falhos.
Sou órfão de pai e mãe , perdi meus pais eu tinha 10 anos e desses 10 anos minha mãe ficou internada durante 5 anos, quase não vive com eles, éramos em 7 irmãos o mais velho tinha 17 anos, fomos criados todos juntos , a família tias e tios queriam levar os mais novos, mas meu irmão mais velho disse que fosse levar um tinha que levar todos, não foi nenhum , tínhamos somente o básico para sobreviver, tudo era escasso, e até tempos atrás isso me incomodada , trazendo para auto analise eu posso ver o quanto eu fui prejudicado, quantos traumas e angustia por causa disso, tenho sequelas que só na auto análise eu pude ver, ex. Coisas que ficou recalcada no meu inconsciente que até hoje vem para o consciente, hoje sou psicólogo e entendo todo o processo de infância que passei, estou superando e sei lidar com os traumas e angustia do meu passado, como diz Freud tudo aquilo que ficou recalcado se manisfesta atrás da associação Livre, sonhos e atos falhos.
Citação de CLAUDIANA PAULA DOS SANTOS em setembro 6, 2023, 11:42 pmFique muito mal chorei, senti dor fisica, dói muito e não sabia que essa dor existia. Não consegui terminar, minha mãe morreu quando eu tinha mais ou menos 5 anos e pensei que estava tudo bem, mas vi que não estava tudo bem. Bloqueei isso minha vida toda.
Fique muito mal chorei, senti dor fisica, dói muito e não sabia que essa dor existia. Não consegui terminar, minha mãe morreu quando eu tinha mais ou menos 5 anos e pensei que estava tudo bem, mas vi que não estava tudo bem. Bloqueei isso minha vida toda.
Citação de Anilton Reis de Castro em setembro 7, 2023, 8:05 pmEstou sempre fazendo autoanálise. Faço desde muito cedo. Acredito que procurar buscar respostas para as mais difíceis questões existenciais dentro de si mesmo é uma forma de se autoconhecer. Uma vez que isto ocorre passamos a colocar na balança o que realmente vale a pena. Damos valor às coisas simples e praticamos a sublimação. É uma oportunidade de nos recompormos, juntados os fragmentos de nossas vidas e procurando transformar o nosso entorno. Crescemos com a autoanálise. A sensação é muito boa quando concluímos que a vida é preciosa e vale muito mais achar o equilíbrio do que conquistar coisas, tentar satisfazer terceiros ou atender demandas e principalmente não acompanhar o fluxo da maioria. Nos tornamos mais gente, mais tolerantes, mais empáticos quando praticamos o autoconhecimento pela autoanálise.
Estou sempre fazendo autoanálise. Faço desde muito cedo. Acredito que procurar buscar respostas para as mais difíceis questões existenciais dentro de si mesmo é uma forma de se autoconhecer. Uma vez que isto ocorre passamos a colocar na balança o que realmente vale a pena. Damos valor às coisas simples e praticamos a sublimação. É uma oportunidade de nos recompormos, juntados os fragmentos de nossas vidas e procurando transformar o nosso entorno. Crescemos com a autoanálise. A sensação é muito boa quando concluímos que a vida é preciosa e vale muito mais achar o equilíbrio do que conquistar coisas, tentar satisfazer terceiros ou atender demandas e principalmente não acompanhar o fluxo da maioria. Nos tornamos mais gente, mais tolerantes, mais empáticos quando praticamos o autoconhecimento pela autoanálise.
Citação de Ivy Elida Guimaraes Sales em setembro 7, 2023, 10:15 pmRelembra a infância fez pensar sobre o que sou agora. Fazer a leitura daquilo que foi escrito por mim e sobre minha história foi um exercício enriquecedor.
Relembra a infância fez pensar sobre o que sou agora. Fazer a leitura daquilo que foi escrito por mim e sobre minha história foi um exercício enriquecedor.
Citação de queziasantos em setembro 8, 2023, 3:11 amSentimentos de raiva, gratidão, mágoa e alegria invadiram meu intimo de maneira surpreendente. Foi um mix de emoções. Lembrei me de coisas que já havia me esquecido. É como em um filme onde eu sou protagonista.
Sentimentos de raiva, gratidão, mágoa e alegria invadiram meu intimo de maneira surpreendente. Foi um mix de emoções. Lembrei me de coisas que já havia me esquecido. É como em um filme onde eu sou protagonista.
Citação de Lucas Dietrich em setembro 8, 2023, 10:09 pmuma experiencia interessante, muitas coisas vem ao nosso consciente quando paramos para lembrar sobre nossa infância bastante dolorosa para mim, mãe dependente química, pai no alcoolismo, brigas sem fim, jogado por ai na mão de estranhos para ser cuidado, agressões das mais variadas, vivendo na rua, só a intervenção divina para ressuscitar o espirito e curar a alma e também profissionais médicos e psicólogos para ajudar.
uma experiencia interessante, muitas coisas vem ao nosso consciente quando paramos para lembrar sobre nossa infância bastante dolorosa para mim, mãe dependente química, pai no alcoolismo, brigas sem fim, jogado por ai na mão de estranhos para ser cuidado, agressões das mais variadas, vivendo na rua, só a intervenção divina para ressuscitar o espirito e curar a alma e também profissionais médicos e psicólogos para ajudar.
Citação de Flavia regina leme pires em setembro 9, 2023, 5:06 pmSim. Tive momentos tristes na minha infância e que me trouxeram na época alguns traumas. Tirando a parte ruim tb tive momentos felizes e que me marcam até hoje.
Sim. Tive momentos tristes na minha infância e que me trouxeram na época alguns traumas. Tirando a parte ruim tb tive momentos felizes e que me marcam até hoje.