Desafio - Módulo V
Citação de Robson Machado Silveira em setembro 18, 2023, 9:19 pmA autoanálise é o ato de se observar, de prestar atenção a si mesmo com a finalidade de identificar sentimentos, emoções, padrões e crenças. Muito interessante. todos deveriam fazer em algum momento da vida. lembramos de acontecimentos que superamos ou foram motivo de alegria.
A autoanálise é o ato de se observar, de prestar atenção a si mesmo com a finalidade de identificar sentimentos, emoções, padrões e crenças. Muito interessante. todos deveriam fazer em algum momento da vida. lembramos de acontecimentos que superamos ou foram motivo de alegria.
Citação de Joel Ebeling em setembro 19, 2023, 12:12 amSentimento de nostalgia, sensação que eventualmente aflora diante de situações atuais. Voltar ao passado, reviver momentos importantes da infância traz a compreensão de muitas emoções vivenciadas, muitas vezes sem explicação consciente, até hoje.
Sentimento de nostalgia, sensação que eventualmente aflora diante de situações atuais. Voltar ao passado, reviver momentos importantes da infância traz a compreensão de muitas emoções vivenciadas, muitas vezes sem explicação consciente, até hoje.
Citação de edson barbosa em setembro 19, 2023, 4:47 amAs lembranças nos ajuda a nos conhecer, e também nos da a oportunidade de nos corrigir e nos tornamos pessoas melhores
As lembranças nos ajuda a nos conhecer, e também nos da a oportunidade de nos corrigir e nos tornamos pessoas melhores
Citação de Fernanda Cristina Santos Carbonin em setembro 19, 2023, 3:24 pmComo uma caixinha de segredo ou um porta joia esquecido, lá no fundo... que muitas vezes buscamos apenas o superficial para lembrar do que faz algum sentido, é assim que vejo a convivência básica com as lembranças da infância, porém ao nos colocarmos como autoanalistas de nós mesmos, nos deparamos com determinados cantos descohecidos, sentimentos retraídos, iniciativas sufocadas, limitações traçadas por terceiros...
Esta autoanálise deve ser constante e muitas vezes é dolorisa e inquietante por nos remete a um pessado bom e ruim, onde nossas mãos não alcançam mais e o ciclo atual pode nos remeter a certas frustrações, contudo a vida é contínua, em evolução, sem pausa, o que nos dá a oportunidade de superar, entender, praticar e recomeçar a cada dia.
Como uma caixinha de segredo ou um porta joia esquecido, lá no fundo... que muitas vezes buscamos apenas o superficial para lembrar do que faz algum sentido, é assim que vejo a convivência básica com as lembranças da infância, porém ao nos colocarmos como autoanalistas de nós mesmos, nos deparamos com determinados cantos descohecidos, sentimentos retraídos, iniciativas sufocadas, limitações traçadas por terceiros...
Esta autoanálise deve ser constante e muitas vezes é dolorisa e inquietante por nos remete a um pessado bom e ruim, onde nossas mãos não alcançam mais e o ciclo atual pode nos remeter a certas frustrações, contudo a vida é contínua, em evolução, sem pausa, o que nos dá a oportunidade de superar, entender, praticar e recomeçar a cada dia.
Citação de Angelica Barbosa em setembro 19, 2023, 8:07 pmFazer autoanálise virou costume para mim. Não lembro a primeira vez que fiz, mas sei a importância que tem nessa (re)construção de uma nova pessoa. Minha infância foi complicada, quando revista com um parecer analítico. Essa revisitação , muitas vezes doloridas, porém necessária, vai fazendo aos poucos, enxergar quais pontos precisam ficar no passado, quais ressignificar, quais continuar e passar adiante. Autoanálise é fundamental.
Fazer autoanálise virou costume para mim. Não lembro a primeira vez que fiz, mas sei a importância que tem nessa (re)construção de uma nova pessoa. Minha infância foi complicada, quando revista com um parecer analítico. Essa revisitação , muitas vezes doloridas, porém necessária, vai fazendo aos poucos, enxergar quais pontos precisam ficar no passado, quais ressignificar, quais continuar e passar adiante. Autoanálise é fundamental.
Citação de Nubya Caroline em setembro 20, 2023, 1:57 pmAinda não tive a experiência da auto analise.
Ainda não tive a experiência da auto analise.
Citação de Girlanio Castelo Dias em setembro 20, 2023, 8:05 pmA autoanálise foi uma experiência bastante interessante, desde de que iniciei os estudos sobre a psicanálise, passei automaticamente a fazer a minha própria autoanálise. Consegui entender muitas das minhas questões, principalmente as questões da infância. É muito bom fazer autoanálise, mas sei que tem muitos conteúdos que não conseguimos acessar com a autoanálise, é necessário a escuta de um profissional, que conseguirá captar e elaborar esses conteúdos melhor do que nós. Por isso para um profissional psicanalista é imprescindível a análise pessoal.
A autoanálise foi uma experiência bastante interessante, desde de que iniciei os estudos sobre a psicanálise, passei automaticamente a fazer a minha própria autoanálise. Consegui entender muitas das minhas questões, principalmente as questões da infância. É muito bom fazer autoanálise, mas sei que tem muitos conteúdos que não conseguimos acessar com a autoanálise, é necessário a escuta de um profissional, que conseguirá captar e elaborar esses conteúdos melhor do que nós. Por isso para um profissional psicanalista é imprescindível a análise pessoal.
Citação de Poliana Landro em setembro 20, 2023, 8:48 pmA sensação foi uma mistura de sensações e sentimentos. Senti que muitas coisas da minha personalidade passaram a fazer sentido, também pude me compreender melhor e ter uma visão ampla do percurso da minha vida até aqui.
A sensação foi uma mistura de sensações e sentimentos. Senti que muitas coisas da minha personalidade passaram a fazer sentido, também pude me compreender melhor e ter uma visão ampla do percurso da minha vida até aqui.
Citação de aledietrich em setembro 21, 2023, 1:24 pmA autoanalise esta presente em minha vida desde a adolecência. Empatia e autoiconhecimento são ferramentas importantes para nosso desenvolvimento psiquico. A autoanálise quando franca e imparcial nem sempre nos trás experiências boas , mas o importante é vivenciar os momentos em busca de uma reflexão mais profunda a cerca dos fatos e depurar fatos que muitas vezes se acumulam em espaços inapropriados.
A autoanalise esta presente em minha vida desde a adolecência. Empatia e autoiconhecimento são ferramentas importantes para nosso desenvolvimento psiquico. A autoanálise quando franca e imparcial nem sempre nos trás experiências boas , mas o importante é vivenciar os momentos em busca de uma reflexão mais profunda a cerca dos fatos e depurar fatos que muitas vezes se acumulam em espaços inapropriados.
Citação de diala jaiary silva santos em setembro 21, 2023, 4:34 pmNo começo dessa experiência, eu só conseguia pensar que não ia conseguir, que eu não era capaz de me abrir nem pra mim mesma, porque essa é uma dificuldade real pra mim, ainda mais relacionado a minha infancia. Bem, venho aqui com muito orgulho dizer que consegui e foi libertador, fiz algumas associaçoes que nunca tinham feito e que parecem fazer muito sentido, e finalmente sinto que tenho chance de me entender.
No começo dessa experiência, eu só conseguia pensar que não ia conseguir, que eu não era capaz de me abrir nem pra mim mesma, porque essa é uma dificuldade real pra mim, ainda mais relacionado a minha infancia. Bem, venho aqui com muito orgulho dizer que consegui e foi libertador, fiz algumas associaçoes que nunca tinham feito e que parecem fazer muito sentido, e finalmente sinto que tenho chance de me entender.