Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo V

PreviousPage 71 of 200Next

O Processo de autoanálise é quando um individuo examina e investiga seu próprio mundo interno, buscando compreender seus pensamentos, sentimentos, desejos e comportamentos de maneira mais profunda e significativa.

Fazer autoanálise é algo difícil e doloroso pois temos que sermos críticos com nós mesmos para analisarmos nossos pensamentos e decisões e saber reconhecê-los quando fazem parte de uma repetição de comportamentos viciosos que precisam ser corrigidos e reconhecidos antes mesmo de serem corrigidos. Além de entender e compreender que muitas atitudes também tiveram influências externas que algumas vezes podem não corresponder com o seu eu sem essas interferências.

Ao fazer minha autoanálise tive um misto de sensações, alegria, tristeza e saudades, alegria e saudades dos momentos com meu pai e tristeza ao lembrar de minha mãe. Tudo que passei de opressão com minha mãe reflete em minha vida hoje, inclusive a minha decisão de estudar psicanálise está diretamente relacionada ao que vivi com ela. Hoje busco curar minha ferida e poder contribuir na vida de pessoas que passaram por situações semelhantes, sendo psicanalista.

somos um infinito de sentimentos, emoções, reações e pensamentos, tendi em vista essa breve regressão ao passado, não me venho muitas emoções mas sim reflexões, muitas delas, de uma liberdade de criança, que hj necessito para um bem estar e manutenção na saúde mental.

Sempre faço exercícios de autoanálise, acredito que é importante para o meu desenvolvimento como ser humano  e como profissional que trabalha com comportamento humano. Foi fazendo autoanalises que eu identifiquei por exemplo que o prazer que eu sentia de consumir leite (de origem animal) estava diretamente ligado a esse desejo inconsciente de permanecer na relação simbiótica com a mãe, uma vez que depois de adulta, meu corpo passou a fazer rejeição do alimento, mas eu não percebia que a questão era muito mais profunda do que eu pensava. Até que fiz algumas autoanalises e também conversas com a minha terapeuta e ficou claro para mim essa questão do leite, que deixei de consumir para sempre. Essa é apenas uma das muitas descobertas que fiz sobre meus movimentos dantes da vida, fazendo autoanálises. Recomendo a todos.

Ao meu ver , o mais interessante e ao mesmo tempo assustador da autoanalise é ver em sói características que consideramos inadequadas ou inaceitáveis nos outros. Ao reconhecer nossas limitações e defeitos , somos capazes de criar empatia pelos outros e por nos mesmos . Além disso pela autoanalise somos capazes de identificar nosso traumas e bloqueios e a supera-los , evoluindo.

Na verdade esta nálise já estava pronta, eu escrevo muito sobre eu mesmo, quando quero chorar leio meus amnuscritos, e a sensação quando releio isso é, em parte boas e partes ruins, porém não busco culpados pelo que vivi ou deixei de viver, acho que o ato de termos dó de nós mesmos nos enfraquece e se coloca como barreira para o próximo evento da vida. Quando começamos a entrar no campo da autocomiseração a gente dá p primeiro passo para uma vida de problemas sociais e familiares.

"Na verdade, não tenho nenhuma lembrança da minha infância e não gostaria de tê-las. Acredito que o passado é passado e não gosto de ficar revivendo-o, seja algo bom ou ruim. Prefiro apreciar o presente, pois ficar remoendo o passado pode trazer mágoas e lembranças indesejadas. Mesmo que minha infância tenha sido boa, não costumo sonhar com ela."

Eu vejo passar por mim sentimentos como alegria, muita gratidão por conseguir chegar onde cheguei. Consegui fazer as pazes com muitos momentos do passado. Fazer uma autoanalise é um mergulho nas emoções e me permite rever sentimentos e experiencias que hoje consigo olhar sem sentir dor.

Eu achei MUITO interessante e satisfatório a análise do romance, todos deveria fazer sua análise para entende sua imagem seu eu e até sua personalidade. Tenho muitas memórias da minha infância nada traumatizante mais memórias bem frescas que aparecem no DECORRER de acontecimentos.

PreviousPage 71 of 200Next