Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo V

PreviousPage 88 of 131Next

Este exercício me possibilitou olhar-me de fora e perceber questões que não percebo quando estou envolvido por minhas emoções e acontecimentos da vida. Todas as pessoas poderiam e deveriam fazer este exercício de autoreflexão e autoanálise, pois ele proporciona maior entendimento sobre como reajo ao ambiente e a vida como um todo, fazendo com que eu me conheça mais profundamente e possa desenvolver habilidades para enfrentar e vivenciar experiências de forma mais equilibrada e saudável.

É muito importante á autoanalise para ver o quanto evolui,e me sinto muito satisfeito por poder ver o quanto melhorei.

Foi uma ótima experiência que tornou capaz entender a construção de quem sou hoje. Claramente as nossas vivências durante a infância e adolescência impactam diretamente em nós enquanto adultos, influenciando mesmo que inconsciente em nossas decisões, gostos, amizades etc.

Maravilhoso estar e voltar ao passado, reviver memórias e redesenhar uma vida !

DESAFIO MÓDULO 5 - AUTOANÁLISE

Analisando a minha infância, pude relembrar o quanto era alegre embora as circunstancias que vivia… e agora na fase adulta da vida entendi o quanto isso incomodava quem não era desta forma. Reconheci alguns podamentos e tentativas de controle, porque realmente incomodava ser alegre.

Reconheci também como era inocente… porque sempre me deixava podar e controlar. Com certeza por causa da solidão que sentia… preferia ficar podada e sob controle do que sozinha. Dos sonhos da infância carrego ainda uma certa frustração por não poder me formar medica, mas algo que agora posso conviver. Houveram dias mais pesados por causa deste sentimento. Rejeição caminhou comigo por anos a fio da vida adulta… ainda fala dentro de mim, mas sob controle também. Da solidão infantil herdei a mania de resolver tudo sozinha…

Mas relembrando minha infância desta vez, relendo a escrita de dias atras o que hoje fica , que marca mais é a alegria que eu tinha de viver. E como era feliz brincando e aproveitando os momentos de brincadeiras e diversão.

E a saudades que ficou aqui dentro de mim.

Me senti um pouco triste, pois sou filha de uma mãe com transtorno de personalidade narcisista. Sendo assim, não foi fácil o convívio e ser criada por uma genitora assim. Isso influenciou muito no adulto que me tornei, pois sou extremamente empata e pretendo ajudar outros filhos e filhas que passaram ou passam pelos mesmos desafios e traumas que eu passei dentro de um lar disfuncional com uma mãe narcisista oculta.

Depende do assunto que é tratado na autoanálise, mas geralmente é um sentimento de culpa e medo e algo angustiante de que como se o que a ser analisado fosse apenas suas culpa é se você tivesse agido diferente as coisas poderiam ter sido diferente, mesmo sabendo que vários fatores externos podem influenciar uma ação ou uma reação, mas sempre essa autoavaliação ou autoanálise é enriquecedora para você se auto conhecer e melhorara cada vez mais.

Alegria e gratidão, estes são os sentimentos ao refletir sobre  a minha infância, com certeza a forma que eu fui criado refletiu a pessoa que sou hoje, de forma bem direta.

Achei muito interessante esse exercício de autoanálise. Durante o processo lembramos de coisas que normalmente não lembraríamos e fazemos associações com alguns comportamentos autuais.

Interessante descobri porque sou medrosa, minha infância foi difícil rodeada d insegurança, descobri q meus pais m passava esse sentimento

N tínhamos muitas coisas, quando conseguimos uma TV preta e branca minha alegria era assistir desenhos animados de super heróis

Sempre tive muito medo d faltar comida, porq na infância n podíamos nos alimentar direito, meu momento presente é q ainda tenho medo, insegurança etc porém a cada dia tento vence los

PreviousPage 88 of 131Next