Desafio - Módulo V
Citação de Ângela Sousa em setembro 24, 2025, 1:35 amLembrar da infância é sempre muito agradável a mim. Foram momentos de muitas brincadeiras como meus irmãos, amigos, primos.... um ambiente familiar acolhedor e alegre, mesmo diante de algumas dificuldades, que não quis comentar em meu texto.
Lembrar da infância é sempre muito agradável a mim. Foram momentos de muitas brincadeiras como meus irmãos, amigos, primos.... um ambiente familiar acolhedor e alegre, mesmo diante de algumas dificuldades, que não quis comentar em meu texto.
Citação de AURENIDE JOSÉ DOS SANTOS em setembro 24, 2025, 2:47 amMinhas emoções foram se intercalando, à medida que eu lia sobre o que tinha escrito sobre minha infância. No princípio, senti uma saudosa sensação ao relembrar passagens da infância, sobre minha relação com meus pais (em especial as que tive com minha mãe). Essa sensação se transformou em tristeza, por não tê-los mais perto de mim, pois estão com o Pai do Céu. Por fim, me senti agradecido por ter tido aquela experiência com eles, o que me trouxe um pouco de alegria, pois posso me considerar um privilegiado por ter vivido momentos maravilhosos e ter boas referências de pessoas que me influenciam até hoje. Foram, são e serão meus melhores exemplos, por ter transmitido a mim as melhores orientações de vida, naquele momento mais importante da minha transformação como pessoa.
Minhas emoções foram se intercalando, à medida que eu lia sobre o que tinha escrito sobre minha infância. No princípio, senti uma saudosa sensação ao relembrar passagens da infância, sobre minha relação com meus pais (em especial as que tive com minha mãe). Essa sensação se transformou em tristeza, por não tê-los mais perto de mim, pois estão com o Pai do Céu. Por fim, me senti agradecido por ter tido aquela experiência com eles, o que me trouxe um pouco de alegria, pois posso me considerar um privilegiado por ter vivido momentos maravilhosos e ter boas referências de pessoas que me influenciam até hoje. Foram, são e serão meus melhores exemplos, por ter transmitido a mim as melhores orientações de vida, naquele momento mais importante da minha transformação como pessoa.
Citação de Edilaine Aparecida Trindade em setembro 25, 2025, 2:21 pmFoi um pouco de tudo isso, uma saudade de uma infância feliz sim, mas de muita escassez, dificuldade, trabalho, a vida de meus pais não foi fácil, sempre teve muito sacrificio. Meu pai sempre muito alegre e brincalhão com a gente, uma energia de amor feminina. Minha mãe sempre preocupada com a parte prática da vida e a gente ali em volta deles. Trago muitas coisas boas da infância e outras não tão boas assim. Mas eu acredito que td que vivi, sim, me faz ser quem sou hoje.
Foi um pouco de tudo isso, uma saudade de uma infância feliz sim, mas de muita escassez, dificuldade, trabalho, a vida de meus pais não foi fácil, sempre teve muito sacrificio. Meu pai sempre muito alegre e brincalhão com a gente, uma energia de amor feminina. Minha mãe sempre preocupada com a parte prática da vida e a gente ali em volta deles. Trago muitas coisas boas da infância e outras não tão boas assim. Mas eu acredito que td que vivi, sim, me faz ser quem sou hoje.
Citação de LEOMAR PAES em setembro 25, 2025, 10:25 pmA minha infância inicialmente, foi unilateralmente desafiante. Meus pais se mudaram para o interior, apenas uma renda, a do meu pai, instável e não suficiente. Meus pais se separaram e começa uma nova corrida para o equilíbrio. Enfim, escassez, insegurança, doenças e solidão. hoje, depois de 35 anos, tenho uma vaga memoria do meu passado, mas o que tenho dele são apenas boas lembranças. resinifiquei!
A minha infância inicialmente, foi unilateralmente desafiante. Meus pais se mudaram para o interior, apenas uma renda, a do meu pai, instável e não suficiente. Meus pais se separaram e começa uma nova corrida para o equilíbrio. Enfim, escassez, insegurança, doenças e solidão. hoje, depois de 35 anos, tenho uma vaga memoria do meu passado, mas o que tenho dele são apenas boas lembranças. resinifiquei!
Citação de William Silva De Paula em setembro 26, 2025, 2:35 pmApesar de desde muito criança ter entendido o procecesso de autoanálise e que isto ajudaria a me salvar das circunstâncias da vida, me deixa muito esperançoso relembrar ete processo. Podemos e devemos nos atoanalisar sempre que estivermos em estado de consciência das nossas necessidades emocionais.
Apesar de desde muito criança ter entendido o procecesso de autoanálise e que isto ajudaria a me salvar das circunstâncias da vida, me deixa muito esperançoso relembrar ete processo. Podemos e devemos nos atoanalisar sempre que estivermos em estado de consciência das nossas necessidades emocionais.
Citação de daifer160284 em setembro 26, 2025, 3:07 pmFoi uma infância desafiadora, mas feliz! Meus pais mudaram para a zona rural para poder trabalhar e, sendo filha única, criei lembranças muito felizes! Esses momentos moldaram que em sou hoje.
Foi uma infância desafiadora, mas feliz! Meus pais mudaram para a zona rural para poder trabalhar e, sendo filha única, criei lembranças muito felizes! Esses momentos moldaram que em sou hoje.
Citação de claudissandra de souza viana torres em setembro 26, 2025, 5:25 pmMinha experiência foi saudosa,melancólica lembrando de meus avós que já partiram,mas por um.momento pude reviver cada momento
Minha experiência foi saudosa,melancólica lembrando de meus avós que já partiram,mas por um.momento pude reviver cada momento
Citação de Flavia Feitosa em setembro 27, 2025, 2:59 pmUm misto de sentimentos, bons, ruins, euforia, tristeza, alegria, medo do futuro e ao mesmo tempo gratidão por ter chegado até aqui, mesmo não tendo realizados todos os sonhos.
Um misto de sentimentos, bons, ruins, euforia, tristeza, alegria, medo do futuro e ao mesmo tempo gratidão por ter chegado até aqui, mesmo não tendo realizados todos os sonhos.
Citação de Mariana_Aprile em setembro 27, 2025, 5:17 pmA auto análise é de extrema importancia para o analista, uma vez que para ajudar o outro a se conhecer, é necessário que o próprio psicanalista passe pelo processo para possível auto transformação. Durante toda a minha vida, fiz diários de sonhos, diarios dos meus sentimentos e do dia a dia e, foram de fundamental importância para meu auto conhecimento. Ao estudar psicanálise, muitas coisas que eu não tinha compreensão do significado, ficaram claras, especialmente sobre os meus relacionamentos com a família materna, paterna, e comigo mesma. De fato, traumas e dados armazenados no inconsciente são de suma importância de serem desvelados para tornarmo-nos seres conscientes de quem realmente somos.
A auto análise é de extrema importancia para o analista, uma vez que para ajudar o outro a se conhecer, é necessário que o próprio psicanalista passe pelo processo para possível auto transformação. Durante toda a minha vida, fiz diários de sonhos, diarios dos meus sentimentos e do dia a dia e, foram de fundamental importância para meu auto conhecimento. Ao estudar psicanálise, muitas coisas que eu não tinha compreensão do significado, ficaram claras, especialmente sobre os meus relacionamentos com a família materna, paterna, e comigo mesma. De fato, traumas e dados armazenados no inconsciente são de suma importância de serem desvelados para tornarmo-nos seres conscientes de quem realmente somos.