Formação em Psicanálise Clínica

Formação em Psicanálise Clínica

This content is protected, please login and enroll course to view this content!

388 comentários sobre “e-Book – A Origem da Psicanálise

  1. COMPLEXO DE ÉDIPO: E UM CONCEITO QUE FOI DEFENDIDO PELO PSICANALISTA SIGMUND FREUD,QUE SE REFERE A UMA FASE DE DESENVOLVIMENTO PSICOSSEXUAL DA CRIANÇA,CHAMADA DE FASE FÁLICA ,EM QUE COMEÇA A SENTIR DESEJO PELA SUA MÃE E ÓDIO PELO PAI.

    Responder
    1. Nossa mente é formada de muitas informações na qual algumas informações são complexas e o ser humano não consegui lidar.

      Responder
        1. A mente é uma obra fantástica. suas divisões me encantam. Entendo que no consciente ficam guardadas todas as informações tidas e recebidas e o inconsciente é algo ainda não descoberto devido não ter uma formação definida, smj.

          Responder
      1. Entendi que por ser um conteúdo inconsciente. Já que acima é citado sobre isso.
        O indivíduo não ser dono total dos seus caminhos por estar ligado a vontades…

        Responder
      2. Pessoas em todo os países sofrendo por depressão, sem saber o verdadeiro sentido da vida, infelizmente uma realidade triste que precisa ser tratada.

        Responder
      3. Não sim podemos até conseguir lidar com tudas informações transmitidas, para que isso aconteça basta Alencar o discernimento,aí que entra perfeitamente uma psicanálise!!!

        Responder
    2. A contribuição de Freud pai da psicanálise foi muito importante pois seus estudos e atendimentos clínicos deixou seu legado.

      Responder
      1. A psicanálise como teoria se caracteriza por ser um conjunto de saberes sistematizados sobre a estrutura, funcionamento do ser psíquico.

        Responder
    3. Esse complexo de Édipo, poderia ser bem tratado como ir a fundo do seu inconsciente e extrair desse ponto a cura

      Responder
    4. A fase Fálica, atrelada ao desenvolvimento do Complexo Edipiano, consiste na fase onde há mais forte repressão por parte dos pais, familiares e da sociedade, sobre o que é moralmente aceito no comportamento infantil. As “brincadeiras ” infantis ligadas aos impulsos sexuais promovidos por esse desejo de ter a mãe ou o pai para si, impulsiona à criança tentar descobrir seu corpo e o corpo do outro. Se esta fase for trabalhada pelos pais de forma menos repressora, com diálogo e explicações compreensíveis dos porquês desta fase, as pulsões se acomodação, desenvolvendo a fase da latência de forma saudável. Quando há repressão e agressividade contra as crianças nessa fase, esse dor, esse lixo, começa a se acumular no inconsciente, podendo gerar travas sexuais, perversões e outros problemas emocionais na sua fase adulta.

      Responder
    5. Foi influenciada pela vida social, política, cultural e história.num momento do contexto empírico que via as pessoas modernas da sociedade como robos , sendo que a teoria da psicanálise vê o homem como ser sentimental . Segundo seu método ao deixar seus pacientes falarem sobre momentos de sua vida percebeu que ficavam retraídos, então percebeu a ação do consciente e repressão que atuam como mecanismo de defesa .na psicanálise o homem é um ser mais autônomo e livre , podendo se conhecer melhor , poderá lidar com seus traumas, medos etc.

      Responder
    6. A psicanalise é o caminho para o ser humano aprender lidar consigo em um mundo completamente desestruturado socialmente e psicologicamente.

      Responder
    7. Concordo O ego, o superego e o id são conceitos importantes na psicanálise de Freud, representando diferentes aspectos da personalidade.

      Responder
    8. Nosso inconsciente guarda todos os registros de eventos acontecidos,com o ser humano e só podemos acessar com a análise e terapia, levando a pessoa a buscar pelas lembranças e memórias..

      Responder
    9. Concordo plenamente. Essa dificuldade de reconhecimento da figura paterna quando criança, pode ocasionar vários comportamentos inadequadros na vida adulta.

      Responder
    10. Incrível a complexidade da mente humana, seus processos e caminhos para o auto conhecimento. O genial Sigmund Freud, através de sua dedicação e estudos, nos deixa um legado ímpar na busca pelo bem estar do indivíduo e da sociedade.

      Responder
    1. Superego para Freud,o superego é o representante de uma natureza do superior do “eu” Também é responsável por fomentar as ideias moralmente aceitas.

      Responder
  2. Nós somos humanos !! Masculinos e femenino mas nossas mentes não decide 100% oq somos verdadeiramente pq o nosso pisceque é muito complexo!! Estou gostando muito, vamos continuar..

    Responder
  3. Somos seres humanos,buscando nosso eu interior,onde podemos através da Psicanalista encontrarmos soluções para nossas frustrações de um passado distante,para vivermos um presente tranquilo e descansar a mente no futuro.

    Responder
    1. É verdade. Precisamos estudar com profundidade cada situação analisada,para entender essa complexidade da mente humana.

      Responder
  4. A psicanálise ganhou tal importância na sociedade porque explica relações e traumas nas diversas esferas da vida do ser humano.

    Responder
  5. a psicanálise nos mostra como somos seres complexos e diferentes em em vários aspectos , ao estudar esse texto já percebi que só podemos ajudar os outros quando conseguimos nós conhecer um pouco de nós mesmos.

    Responder
  6. Eu lido com o público,cada um tem pensamentos diferentes,pelo fato da convivência ou traumas que não são resolvidos….

    Responder
  7. Psicanálise é muito importante na vida do dia a dia, sabendo que faz parte de nossas atitudes sociais , emocionais em fim faz parte do nosso comportamento em todos aspectos de nossa vida.

    Responder
  8. Infelizmente, julgamos sem antes descobrir a causa. Conceituamos mesmo antes de saber o conceito ou seja, sempre a sociedade levanta o que falaram, preconceito. Cinceituar sem antes termos uma causa aparente, assim nascem as verdadeiras marginalização daquilo que não conhecemos.

    Responder
    1. SUPEREGO, o superego é o representante de natureza superior do EU.
      ele atua com a finalidade de que sejam evitada as transgressoes, as puniçoes.
      tambem é responssavel por fomentar as ideias moralmente açeitas.

      Responder
  9. Texto ótimo e bem interessante!

    Em resumo, a psicanálise através da conversação, faz a pessoa falar do seu passado e presente, para entender as origens do seu problema , que é o primeiro passo em busca de uma cura (SILVA,2012).

    Porem, eis a pergunta, que não quer calar!?

    – Qual parte do nosso aparelho psíquico estamos usando mais ? Será que é o ID, Ego ou Superego?

    Por fim, a psique do ser humano é complexa e merece ser estudada, para termos autoconhecimento, bem como para ajudarmos outras pessoas.

    Responder
  10. Minha primeira aula. Estou gostando bastante e muito motivado para dar continuidade aos conteúdos.

    Parabéns pela dedicação IEVI!

    Responder
    1. SUBLIMAÇÃO, SUBLIMAÇÃO É UM INSTINTO, PULSÕES FORTE QUE POSSIBILITA A TRANSFORMAÇÃO DE ALGO INDESEJADO EM ALGO MENOS DANOSO.

      Responder
  11. Nossa!!!
    Como é fantástico conhecermos a plenitude da humanidade na sua essência!!!
    E poder construir somente ouvindo, observando …
    Dando um novo sentido a vida!!!

    Responder
  12. A psicanálise enquanto teoria ao método da investigação científica na atividade profissional, a análise do inconsciente, pré-consciente e consciente (resistência e repressão). O id, ego e superego na análise conflituosa do mecanismo de defesa. As relações entre a psicanálise, sociedade e cultura como influência claramente assumida dos conceitos.

    Responder
  13. A sociedade ela precisa de um direcionamento profundo para que possa enfrentar os conflitos que enfrentam no dia dia para isto é preciso intender os estagio do pensamento que é representado pelo id ego e superego que traz uma estabilidade quando a pessoa passa a intender a sim mesmo.

    Responder
  14. O id e como um chipe cheio de impulso instintos defesas atitude boas e ruins onde so sae e nois não conseguimos entrar e organisar e nem temos como controlar uque vae sair de la e nem como vai sair e quando vai sair de la de dentro do psique

    Responder
  15. COMO, é precioso o conhecimento sobre a psique humana…como diz Freud : a cura pelo amor..onde somos ajudados e podemos ajudar pessoas.

    Responder
    1. A complexidade da mente humana em todas as nuances, conflitos e formas, estudada através da investigação de métodos científicos pelo pai da psicanálise, Sigmund Freud.

      Responder
  16. Ótimo conteúdo, entender que não somos seres unicamente racionais é algo necessário, buscarmos compreender nossos traumas, dores e inquietações, buscando sempre lançar “luz” sobre eles e buscar uma vida minimamente “normal” e “feliz”.

    Responder
  17. Se autoconhecer é essencial para uma vida mais saudável e prazerosa. Saber equilibrar, usar o ID, o EGO e o Superego sem pular etapas é agir com maior maturidade sobre as próprias decisões. Ter consciência sobre nossas emoções, desejos e como satisfazer…

    Responder
  18. A nossa mente guarda relatos bons e ruins, portanto existem inúmeras atitudes que nos ajudam a nos equilibrar emocionalmente .Pois a capacidade de expressar algo que seja benéfico ou não , nos traz uma certa tranquilidade, uma vez que nos expressamos nos ajuda a dividir opiniões que acabaram colaborando para que um quadro introvertido não prejudique a nossa saúde psicológica .

    Responder
  19. E muito importante si ter como ideia central a administração do metido pois si não condicionado na base de conceituação certa pode promover um atraso na eficácia na análise quanto o meio de mostrar ao cliente ver-se e confronta-se em momento propício.

    Responder
  20. O texto “A origem da Psicanalise” apesar de ser um texto sucinto, porem ao mesmo tempo é abrangente e bem detalhado. O texto detalhar como se desenvolveu o surgimento da psicanalise, o momento histórico do seu nascimento etc.

    Responder
  21. Como é importante a psicanálise para as pessoas, pois cada um de nós já passamos por conflitos e traumas que precisam ser retirados do inconsciente e trazê-lo para o consciente e assim poder ter uma vida mais saudável.

    Responder
  22. Nós seres humanos temos a capacidade de escolher o certo do errado, através da psicanalise isso fica ainda mais fácil nos conhecermos a cada dia que passa, o inconsciente esconde nossos profundo e mais obscuros desejos e traumas assim como aquelas alegrias maravilhosas.

    Responder
  23. E Interessante que freud ele , primeiro queria entender a si mesmo para depois compreender os outros seres humanos . Ele desejava entender o funcionamento da vida psiquica.

    Responder
  24. muito top esse topico compriender que somos guiados pelo o nosso inconciente isso nos ajuda a perceber nossas atitudes impensadasaquilo que nao queriamos fazer mais acontece

    Responder
  25. Amei conhecer o inconsciente através da psicanálise.
    Entender meu ego,superego é sublimação, já fez eu me tornar amante dessa ciência.
    Gratidão por disponibilizar um conteúdo tão valioso.

    Responder
  26. A sublimação desenvolvida por Freud demonstra a sua preocupação com o ser humano para que este possa por meio do conhecimento de suas limitações encontrar mecanismos que levem a um caminho de melhoria de suas relações pessoais e inter pessoais.

    Responder
  27. Estou iniciando o curso e estou amando
    Como o ser humano é complexo, mas quero absorver o máximo possível para ter condições de ajudar aqueles que precisam

    Responder
    1. Esse é também o meu intuito, ajudar a quem precisa, o mundo está cada vez mais adoecido, temos que nos preparar para a recuperação dessas pessoas .

      Responder
  28. Estou bem convicto que a psicanálise traz a tona uma nova leitura da psique humana. O conceito de insconciente possibilita uma melhor compreensão de tantos comortamentos que não se enquadram no contexto social.
    A superação dos conflitos pelo Autoconhecimento é o grande legado da psicanálise.

    Responder
  29. O TEXTO ESTUDADO DIZ:
    Sublimação é um instinto mantenedor da satisfação interior na concepção psicanalítica, em grande parte das vezes, quando atuam, esses mecanismos procuram defender o autoconceito da pessoa, podendo por isso, impedir o desenvolvimento sadio da personalidade.

    Entendendo que esse Mecanismo de Defesa conspira para que os desejos sejam realizados sem que existam o sentimento de culpa ou desprazer e que busca aliviar o conflito de (certo ou errado) negando ou falsificando a realidade, perguntamos a sublimação pode impedir o desenvolvimento (formação) da personalidade da criança ou impedir o funcionamento da personalidade já definida no individuo adulto???

    *Vale lembrar que a personalidade do individuo é definida ainda nos primeiros anos de vida.

    Responder
  30. Excelente! Podemos dizer que a Psicanálise é um marco importante na vida do homem e de toda a sociedade. Freud com toda a sua genialidade influenciou e modificou todo o entendimento não só uma época, mas toda a existência humana.

    Responder
  31. Foi muito bom saber que existe o mecanismo que busca aliviar os conflitos negando ou falsificando a realidade… Esse é o mecanismo de defesa.

    Responder
  32. Poder adquirir mais autoconhecimento, e poder participar ativamente como ferramentas, propiciando à outras pessoas, maior consciência de si mesmas, é uma realização!

    Responder
  33. A psicanalise vem como uma luz brilhante nq contrapartida das trevas da Idade Media, nos lançando diretamente na sociedade atual, na busca por um ser humano mais consciente e respeitoso com as diversidades. Aprendendo a entender as diferenças e o sofrimento gerado por anos de opressão social.

    Responder
  34. Cada ser humano tem uma reação diferente para uma mesma situação, esta depende de como foi e como estar o desenvolvimento mental.

    Responder
    1. Freud buscava compreender ele mesmo e suas ações, e também compreender os outros seres humanos , a sociedade , entender o funcionamento da mente , ele começou os estudos , fez inúmeros testes, e chegou a um resultado e hoje ele é um dos principais homem doutores de psicanálise, o ” pai” da psicanálise.

      Responder
  35. A psicanálise faz parte de grandes movimentos e descobertas que procura investigar respostas aos problemas experienciados por pessoas que vivem conflitos psíquicos em diferentes circunstâncias históricas.
    Não há possibilidade de ler e compreender o ser humano e suas manifestações, tanto culturais como religiosas, sem levar em consideração os enunciados freudianos sobre o inconsciente.

    Responder
  36. A Contribuição de Sigmund Freud foi de extrema importância para o entendimento da vida psíquica ,trazendo um novo olhar sobre a realidade interna do ser humano, sendo analisado em sua totalidade.

    Responder
  37. a psicanalise nos ensina a profissão de um chaveiro, ajudando a abrir as portas do nosso consciente, junto com a filosofia, pois tbm nos da uma percepção de se observar…
    desculpem minha ignorância, esse curso me chamou muita atenção 🙂

    Responder
  38. O estudo de freud e de todos aqueles que continuaram com seus estudos ,até muito a grande visão e colaboração de Carl Gustav Jung ,podem deixar claro uma coisa : “O Ser humano é uma “maquina” incrivelmente complexa e perfeita ao mesmo tempo ,e quanto mais buscamos o saber o desvendar o estudar a magnitude da grandeza do inconsciente, do consciente e das atitudes humanas provindas de tanta complexibilidade ,mas vemos que a psicanálise é um aprendizado constante ,como quase tudo que diz respeito ao “Ser humano”.

    Responder
    1. E incrível o funcionamento da mente,A psicanalise nos mostra chaves para um descobrimento de locais que nem sabiamos que existia

      Responder
  39. Este curso é de imensa importância
    pra mim ,para o meu autoconhecimento e também pelo objetivo q tenho em ajudar muitas pessoas, é maravilhoso

    Responder
  40. Para psicanálise para conhecer o indivíduo è preciso conhecer sua história…Muito interessante mas será que o reflexo do comportamento do indivíduo não está na ação inconsciente dos pais nos filhos…?

    Responder
  41. Gostaria de corrigir uma informação no meu comentário!
    A Psicanálise Freudiana iniciou entre o final do século XIX e início do século XX…

    Responder
  42. A MENTE HUMANA É ALGO FANTÁSTICO! ELA TOMA COMO OBJETO OS PROCESSOS MENTAIS QUE DETERMINAM OS INDIVÍDUOS.

    Responder
  43. Temos que buscar conhecer a história desde o Nascimento pra entender as causas em que está vivendo atualmente, é à psicanálise

    Responder
    1. Recorte preciso sobre a “História da Psicanálise”.
      O olhar atento sobre si e sobre o outro, mostrou como Freud desenvolveu a Psicanálise e a importância desta terapia desde o seu desenvolvimento, até os dias atuais.

      Responder
  44. Freud foi um revolucionário na psicanálise inovando tudo, trazendo de volta o cidadão na sociedade fazendo essa máquina que é o id o Ego e o Superego para a psicanálise entre os mais criativos de Freud está a sublimação ,a psicanálise é uma teoria nascida entre os séculos xlx e os séculos xx para resolver os problemas.

    Responder
  45. O Ser humano, através da sua expansão mental quando revelada pela arte , e outros seguimentos onde ele pode atuar, mostra um individuo capaz de de viver e conviver em sociedade e contribuir com ela sem tanto atritos apesar da influências vinda de seu inconsciente , como as ações exteriores.

    Responder
  46. Entender sobre o inconsciente é uma ferramenta essencial para compreender os conflitos mentais e sociais de cada indivíduo, além da capacidade de se auto-compreender em relação a hábitos, comportamentos e demais expressões artísticas, filosóficas e religiosas.

    Responder
  47. A Psicanálise é um estudo poderoso e transformador quem estuda se autoconhece, melhora suas relações e ter´como bônus o aumento do controle emocional e ao entrar em contato consigo mesmo terá como compreender as emoções reprimidas e ter ciência de como encontrar e buscar as ferramentas necessárias para o seu autodesenvolvimento e para a cura.

    Responder
  48. Não somos seres naturais. Não nascemos sabendo “ser”, apenas “existir”, e Freud através de seus estudos nos deixou bases para analisarmos as Psicopatologias dentro dessa busca e desse caminho para a nossa existência, individual e em sociedade.

    Responder
  49. Muito importante essa abordagem. Texto muito esclarecedor. No entanto, tratando-se de estudo, não deixa de ser um entendimento um tanto quanto complexo! rs!

    Responder
  50. Como è bom poder ajudar as pessoas com a psicanálise è possível ajudar a pessoa enxergar um novo Horizonte na vida…

    Responder
  51. Em tudo se faz o entrelaçar entre a razão e a emoção. Consciente, pré consciente e inconsciente conversando entre si e manifestando o existir por meio do pensar.

    Responder
  52. Freud foi o revolucionário fundador da psicanálise, permitindo pela primeira vez um estudo cientifico e desmistificado dos elementos da mente humana.

    Responder
  53. Relacionar a psicanalise à sociedade e à cultura:
    A psicanalise é uma teoria social. Tem como objetivo em oferecer respostas aos conflitos psíquicos que as pessoas experimentavam pelas circunstancias sociais, políticas econômicas e culturais em situações de prioridades. A grande contribuição da psicanalise para as ciências, a arte e à literatura e a cultura está na descoberta do Inconsciente.
    A psicanalise e sua descrição tiveram efeitos positivo e significativo sobre o desafio social; desafio direto sobre alguns pressupostos da religião e da organização da sociedade. Também, responsável pela contribuição ao estudo da neurociência.

    Responder
  54. Entender o indivíduo é conhecer o seu passado e seu futuro, devemos fazer uma análise de sua vida e conhecer o que prevalecer o eu dentro do seu inconsciente e desvendar o que cada psicanálise buscar encadear para entender o sem em si.

    Responder
  55. Não somos atuantes totalmente conscientes em nossa jornada, já que o inconsciente pega uma grande parte do nosso ser, ele comanda nossas condutas. Aliados a isso estão nossas bagagens de vida e criação. Já que o filho “imita” os pais durante sua vivência.
    É minuciosa e exemplar trazer conosco essa atitude de se conhecer para entender a si, e depois atuar como profissionais e trabalhar Auxiliar outros nesse processo. Entender o inconsciente está para mim definitivamente na questão de se entender, se julgar menos e transcender transtornos que apagam nossa luz diária.

    Responder
  56. Freud teve a sensibilidade de ouvir a fala dos histéricos e os depoimentos dos pacientes. Assim ele aprendeu o que a fala dos homens tinha a lhe ensinar. Foi a base para ele criar sua terapia e com ela a teoria e a ética da psicanálise.
    Há existência de três casos psíquicos, a saber: o inconsciente; conhecimento prévio; e consciente. A mente subconsciente consiste em conteúdos que não podem ser acessados ??por instâncias pré-conscientes e conscientes.
    A inteligibilidade da subjetividade certamente deve muito à contribuição de Freud, que é capaz de revelar muito da relação entre o indivíduo e a sociedade, o indivíduo e a cultura, compreendendo a realidade individual para além do imediato.

    Responder
  57. Freud quis mostrar através de suas pesquisas que a nossa vida está toda na mente inconsciente , onde está instalada nossas memórias e 95% estão nesta mente e 5% de mente consciente é o que usamos aos longos anos de vida .
    Tudo parte do principio deste grande pesquisador que a priori ele quis entender sobre o sua mente seus pensamentos e depois levou ao mundo para a ajuda de todos e permanece a teoria dele até os dias atuais .

    Responder
  58. O Pré-Consciente e onde sua memória fica consciente mas corrompido assim sem fazer sentido ou faltando parte, assim escondendo a própria verdade, como uma alto defesa do inconsciente para poupar da culpa, dor, desconforto. mas mesmo assim o trauma vivido a sequelas onde toma atitudes que machuca o próximo ou a si mesmo, podendo ser possessivo e toxico.

    Responder
  59. O inconsciente é estruturado pelas nossas experiências subjetivas; o pré-consciente são as lembranças que são de fácil acesso ao consciente. Este significa a percepção que nós temos em relação ao agora, ao momento presente.

    Responder
  60. Para Freud, há três instâncias psíquicas que formam o aparelho psíquico, a saber: Inconsciente, pre-consciente e consciente isso e muito interessante.

    Responder
  61. Muito boa aula.

    A Psicanalise serve para ajudar as pessoas a entenderem melhor seus sentimentos e emoções. Ajuda também na identificação de como o inconsciente influencia os pensamentos e ações no cotidiano.

    Responder
  62. Segundo Freud ; A psicanálise ela Faz parte dos processos mentais ou seja como um todo o modo de viver dos sujeitos.

    Responder
  63. Sem dúvidas a luta do Id com o Ego é comum e muitas doenças psíquicas originam de um conflito tão grande.Os desejos (Eros),se não forem controlados pelo ego e a insistência tão forte do superego,erros são cometidos e muitas vezes o arrependimento e a culpa adoece e em alguns levam ao desespero,

    Responder
  64. Na Verdade nosso inconsciente esconde informações que dificilmente algumas pessoas sem acessos a este conhecimento serão libertos dos seus traumas, (Sublimação), impulsos indesejados.

    Responder
  65. Nosso inconsciente esconde informações que dificilmente algumas pessoas sem acessos a estas informação, serão libertos dos seus traumas, (Sublimação), impulsos indesejados.

    Responder
  66. A psicanalise serve para abrir nosso conhecimento, para podermos intender que o inconsciente esconde informações que dificilmente algumas pessoas sem acessos á estas informações, serão libertos dos seus traumas, (Sublimação), impulsos indesejados.

    Responder
  67. Texto maravilhoso e de fácil compreensão! Trabalho com um grupo de pessoas e percebo hoje que muitas de suas ações são atos do inconciente

    Responder
  68. A partir dessas análises, os modelos de identidade, assim como as divisões topográficas da mente, foram identificados e analisados por Freud a partir de sua experiência em clínica. Ao observar os transtornos psicológicos que muitos indivíduos apresentavam, constatou a existência de níveis Inconscientes em nossa mente. Afirmando não haver uma descontinuidade entre os processos mentais, o autor se dedica a identificar os níveis obscuros da psique humana. A

    Responder
  69. A partir desse estudo percebi que o inconsciente tem o papel principal nas tomadas de decisões, pois ele leva para um caminho baseado nas experiências passadas, porém não lembradas. Assim não demonstrando a causa do trauma aparente.

    Responder
  70. Estou gostando muito de fazer essa Formação em Psicanálise Clínica, tem me trazido muita clareza e compreensão sobre análises clínicas para ajudar pessoas a compreenderem e lidar melhor com suas emoções, pensamentos e compreender o seu comportamento atraves da compreensão dos conflitos do indivíduo trazendo esses conflitos do INCONSCIÊNTE para o CONSCIENTE, com a finalidade de compreendê-los e levar a pessoas a lidarem com isso de uma forma eficaz

    Responder
  71. Minha primeira aula. Estou gostando bastante! Muito interessante os três componentes básicos do sistema psíquico.

    Responder
  72. A mente é um universo sensacional que embora, muito de descobriu sobre ela, ainda temos um vasto caminho para de decodificala e assim poder de fato ajudar as pessoas que precisam desse apoio psicológico através da psicanálise, desmistificar e compreender melhor o mundo em que vivemos.

    Responder
  73. É do inconsciente que os impulsos e desejos , escolhas e sentimentos emanam… fazendo com que o sujeito se revele plenamente o que nem se lembra mais
    Estou amando ! Texto maravilhoso bem fácil de compreender.

    Responder
  74. Segundo a teoria psicalitica desenvolvida por Freud o inconsciente é o local onde existe os desejos irracionais. Que através dos mecanismos de defesa temos a sublimação que age transformando os desejos irracionais em algo menos prejudicial a sociedade. Esta sublimação pode ser manifestada pelo indivíduo através de atividades artísticas, como produção de desenhos, pinturas, ouvir e cantar músicas de suas preferências, participar de vários eventos que propicie uma vivência saudável de bem estar em sociedade.

    Responder
  75. A psicanálise auxilia na compreensão dos pensamentos, sentimentos e ações, buscando melhorar lado emocional, mental, o comportamento do outro e principalmente de nós mesmos

    Responder
  76. Nossa mente é formada por várias informações, na qual o ser humano não consegue entender.
    simplesmente estou amando o curso.

    Responder
  77. achei muito interessante. A propria palavra de Deus nos orienta de que a boca fala do que o caração está cheio.

    tem mais alguem fazendo esse curso nesse ano 2023

    Responder
  78. O inconsciente é como uma caixinha que abre e fecha constantemente, as vezes a mesma experiência vivida pode gerar traumas ou não em pessoas diferentes………

    Responder
  79. Estudar esse conteúdo nos dá compreensão de que o pensamento humano é complexo mas não inatingível.
    Ótimo conteúdo!

    Responder
  80. o que dirigiu a busca de Freud foi a tentativa de compreender a vida psiqui do ser humano e,qual seria a sua infância nas escolhas que ele fez.

    Responder
  81. A formação em psicanalise pode promover uma transformação pessoal e facilitar a convivência com situações dificéis e dolorosas. O Psicanalista é o profissional que conduz esse processo de mudança no alivio de traumas, dores psicologicas da vida do individuo como um todo.

    Responder
  82. Esse livro é imensurável muito rico o conteúdo tudo que sempre sonhei desde quando estudei psicologia e psicossomática.Estou amando tudo.Sou Bacharel em Serviço Social.

    Responder
  83. Eu também entendo a arte como sublimação e entendo que o ser humano não pode viver sem ela. Aliás, a arte é tão antiga como o próprio homem e sim, certamente a simpatia pela arte (todas elas), provavelmente foi dada ao ser humano, justamente para amenizar e suportar as mazelas do cotidiano.

    Responder
  84. Sensacional ebook e toda a verdade que ele revela. A psicanalise veio ao mundo para nos ensinar a sermos humanos,simples assim.

    Responder
  85. A Psicanálise objetiva o autoconhecimento, o conhecimento da dinâmica humana e contribuir para superar/ minimizar conflitos e sofrimentos das pessoas.

    Responder
  86. A Psicanálise surge para mudar a forma de ver e tratar os problemas dos humanos em suas relações (internas/externas).

    Responder
  87. A psicanálise aponta para a necessidade do ser humano estar consciente de si mesmo para ter facilidade para lidar com a ausência e sofrimentos causados por uma realidade cruel, exigente e com muita pressão.

    Responder
  88. Muito interessante o fato de pensarmos que a psicanálise hoje ultrapassou os limites dos consultórios, tendo seus conhecimentos difundidos nos muitos ambientes sociais, o que inclui a religião.

    Responder
  89. Como um grande exemplo de como a Psicanálise mudou certos preconceitos e formas erradas de se pensar, vemos na descoberta da realidade unissex da histeria. Antes do advento psicanalítico, as mulheres eram acusadas de unicamente possuírem esse problema. As concepções mais loucas a respeito, existiam e segregavam as mesmas aos mais absurdos tratamentos. A psicanálise deu um golpe duro na ignorância e na misoginia reinante.

    Responder
  90. Outra grande contribuição de Freud, foi ter dado cunho científico aquilo que apenas pertencia ao universo da superstição da idade média e mesmo antes dela. O inconsciente agora, era objeto da ciência e portanto decodificado por ela. A mente humana se tornou decifrável em seu ponto mais obscuro. O intangível e abstrato, se tornou concreto e tangível em um certo sentido.

    Responder
  91. A psicanálise é importante para o ser humano entender o pq de suas inseguranças e certas lembranças. Hoje é de suma importância para que possamos conviver com as dificuldades e aprendizados da vida.

    Responder
  92. Somos seres que necessitam de autoconhecimento, a subjetividade e suas diferenças retratam a beleza do ser humano. A psicanálise é uma ciência que nos leva a viver de forma mais leve

    Responder
  93. Com a leitura dese material pude aprender um pouco mais sobre o inconsciente e como ele “dirige” nossas vidas, nossas ações e sentimentos. Estou aprendendo muito e seguirei aprendendo mais com essa formação.

    Responder
  94. Hoje a psicanálise está em destaque, graças a Freud que nos ofereceu as três estruturas do sistema psíquico Id ego e superego onde, nos reeduca para fazer uso da razão para estabelecer relações entre coisas e fatos e assim entender, calcular, julgar e refletir nossas atitudes , emoções e pensamentos .
    Assim curando a nós mesmo e a quem precisa desta metodologia da saúde mental que nos leva, a conviver em sociedade mantendo relacionamento ponderado ou seja seguro.

    Responder
  95. confesso que estou super interessado no curso e quero estar aprendo mais e mais e poder colocar em pratica os conhecimentos adquiridos nesse curso.

    Responder
  96. Nunca se viu tanto a necessidade de termos profissionais na área da psicanalise para acolher as mudanças culturais! Não há como compreender o ser humano, suas ações, escolhas, impulsos, sem trazer seu histórico de sentimentos, afetos, emoções e acontecimentos. E a psicanálise traz consigo caminho para que essa descoberta aconteça de forma saudável e integrativa!

    Responder
  97. Como é de extrema importância se auto analisar ou permitir-se ser analisado para a tomada de decisões conscientes. Do contrário precisamos entender e ressignificar “responsabilização”.

    Responder
  98. o incociente guarda muita coisa de nossa existencia,nossos bixos estao todos la. basta agente descobrir e aceitar e conviver com eles.

    Responder
  99. Compreendo que na psicanálise ,temos resposta muitas coisas que não compreendemos,como porque tomamos atitudes infracionais, que nos fere e fere a outros, e nem sabemos o porquê de tais ações . No nosso inconsciente está a resposta das ações do nosso id na nossa vida

    Responder
  100. Muito bom minha primeira aula em psicanalise Clinica,agora entendo perfeitamente que o ser humano é realmente um ser complexo de percebe lo pois é um ser que tem o cosciente e o sub cosciente la no interior que lhe faz agir segundo o ponto que ele quer actuar,si for no cosciente o resultado gera positividade e no subcosciente gera a negatividade!

    Responder
  101. A PSICANÁLISE É UMA FORMA ALÉM DE OLHAR A NÓS MESMOS,E COMPREENDER O OUTRO SE UM OLHAR PRECONCEITUOSO!
    DRIBLANDO O CENSO COMUM!!!

    Responder
  102. Durante muitos anos vivi imaginando estar seguro de mim mesmo, das minhas escolhas, cheio de ego, soberbo e egoísta. Hoje, aprendi um pouco mais com a vida psíquica inconsciente que levava e compreendo um pouco mais as direções sofridas e danosas que tomei ao longo de muitos e muitos anos. Bom, antes tarde do que nunca!!

    Responder
  103. A psicanalise é algo fascinante, todo ser humano poderia ter a oportunidade de estudar a fundo sobre a mente humana!

    Responder
  104. a Psicanálise esta cada dia sendo mais e mais requisitada , pelo fato das pessoas a cada dia mais querer conhecer o que guarda no inconsciente.

    Responder
  105. Excelente. É interessante como não somos tão senhores de nós mesmos como tantas vezes pensamos. Há muitos e muitos supersticiosos dizendo que é o destino, que são os signos que dirigem nossa vidas. Porém, com esta analise observamos que, para a psicanálise, o que nos guia é o outro “eu”.

    Responder
  106. Incrível como nossa mente se abre lendo esses estudos, estou adorando Freud foi um cara incrível super importante para a história.

    Responder
  107. A psicanalise ajuda o individuo conviver com as ações do assado que não fora realizadas de forma como que gostaria que fosse… Assim dever-se renovar para acompanhar a cultura.

    Responder
  108. Aqui Freud deu início a psicanálise.
    Algo que para Ele era além de ser psicólogo e psiquiatra.
    Além de dar consultas.
    Era entender o ser humano a fundo.
    Surge então a ideia do Id, Ego e Superego.
    Algo que para Ele seria o fundamental para intender a todos os seres humanos.
    Algo que no futuro, na época atual ou em uma época mais avançada.
    Ele tinha certeza que o ser humano iria se encontrar com a sua ideia e realidade.

    Responder
  109. O inconsciente é um mistério a ser revelado pelo próprio inconsciente. A psique pode nos direcionar para vidas melhores.

    Responder
  110. O INCONSCIENTE E A PARTE MAIS ARCAICA DO APARELHO PSIQUICO. NO INCONSCIENTE ESTÃO CONTIDAS AS CHAMADAS REPRESENTAÇÕES DE COISAS.

    Responder
  111. De acordo com Freud, a personalidade é composta por três instâncias principais: o Id, o Ego e o Superego. O Id representa os impulsos e desejos primitivos e instintivos, o Ego é responsável pela mediação entre as demandas do Id e as demandas da realidade, e o Superego representa a consciência moral internalizada e os ideais sociais.

    Assim, na visão freudiana, “nós” somos seres complexos e influenciados por forças inconscientes, desejos reprimidos e processos psicológicos internos. A compreensão desses aspectos da psique humana é fundamental para a teoria e prática da psicanálise.

    Responder
  112. Interessante como a mente humana imita a natureza, um complexo de funcionalidades regulados e bem estruturados para o equilíbrio da mente, podemos chamar de ecossistema psíquico.

    Responder
  113. Essa compreensão do ID,EGO, superego e a sublimação é importante para entender o comportamento do ser humano.
    Observando o conteúdo abordado me faz viajar nas percepções sobre esse comportamento e entender as fazes das ações comportamentais de nossa espécie, embora nem todo(as) apresentam o mesmo quadro psíquico.

    Responder
  114. o inconsciente é um “reservatório” de sentimentos, pensamentos, impulsos e memórias que estão fora da percepção consciente.
    diante dessa explicação sabemos que nós seres humanos não somos tão espetaculares assim.

    Responder
  115. Freud criou a psicanálise no século XX. A partir da sua vivência profissional em Viena.
    A psicanálise é uma forma de reformular a prática clínica, e uma forma de interpretar a sociedade, cultura e a moral.
    Consciente é a parte da mente que está consciente. O Inconsciente é um conjunto de processos psíquicos misteriosos, onde explica nossos atos falhos e esquecimentos.
    Sublimação é o processo que define a transformação de atos não aceitos, por atos bem aceitos pela sociedade.

    Responder
  116. O inconsciênte tem as lembranças,boas e ruins,é lá que estão os conteúdos os conteúdos não presentes na consciência.,os canteúdos reprimidos,impedidos de chegar a consciência,não há a noção de passado e presente.

    Responder
  117. Me faz acreditar que quando busca-se por compreender e trabalhar o conteúdo do inconsciente, encontra-se mais próximo da resolução dos conflitos pessoais do presente. As experiências que uma criança passa durante sua infância, será o reflexo do seu adulto.

    Responder
  118. Muito interessante como o desconhecido se faz presente em nosso interior psíquico. Somos ainda uma caixinha fechada, aonde as suas partes estão sendo abertas e descobrindo se fantásticos setores invioláveis até aqui. Fantástico.

    Responder
  119. E-book prático, bem claro em suas informações, somos seres sistémicos, temos o nosso id que nos leva a tomar decisões em pensar, o nosso ego que nos traz clareza racionais das consequências de nossas decisões e o superego que traz consciência moral de nossas condutas. Gerando assim uma autodefesa.

    Responder
  120. Os conceitos freudianos dotam, a humanidade, à sua legítima identidade, legitimando a razão da sua existência e a sua própria natureza. Princípios que revolucionaram a sua própria evolução. Ao estudar o módulo, mergulhando na imensidão e complexidade da mente, me remeti a mesma complexidade e imensidão do universo. O quanto é crucial sistematizar para conceber e compreender o desconhecido.

    Responder
  121. Freud deu a descoberta de que são três instancias que formam o aparelho psíquico da personalidade do individuo que são: o consciente, o pré-consciente e o inconsciente. Mais a frente Freud concebeu uma nova Teoria cujo objetivo foi de aperfeiçoamento, quanto ao aparelho psíquico cujo componentes são: o Id, o ego e o superego.
    A psicanalise procura resgatar a história pregressa do individuo e conteúdos de suas experiências vividas no passado.

    Responder
  122. Conteúdo de fácil compreensão, linguagem simples o que facilita a interpretação das ideias. Conceito de Sublimação foi um diferencial, como precisamos estar inteirados de todas as áreas, isso nos torna absolutamente seres únicos.

    Responder
  123. A psicanálise consiste em deixar que o paciente fale de seus sintomas e ele mesmo descubra, através da palavra, sua cura.
    Freud afirmou que além da consciência, existia o inconsciente, aquilo que desejamos secretamente, mas não podemos obter. Desta maneira, aceder o inconsciente seria a chave para resolver os transtornos mentais. Ele afirmava que os sonhos, os lapsos e as piadas seriam formas de revelar aquilo que realmente queremos, porém não admitimos em nível consciente. Por isso, uma vez que o indivíduo tivesse capacidade para conviver com seus desejos mais íntimos de forma consciente, sua neurose poderia ser compreendida e curada.
    Conteúdo excelente !!!

    Responder
  124. Somos como um casa. Nosso consciente é um pequeno facho de luz. Os lugares escuros são os recintos do nosso inconsciente que guardam nossos desejos e impulsos que dirigem nossas escolhas e sentimentos.

    Responder
  125. A psicanálise surgiu como uma forma radical e nova de perceber o ser humano e suas relações sociais.
    Freud (1856 – 1939) considerado o pai da psicanálise desejava entender primeiro a si mesmo, suas respostas às situações da vida, e compreender os outros seres humanos da sua época.

    Responder
  126. Ótima introdução! Desenhando de início a primeira e segunda teoria de Freud, explicando o porquê dessa teoria ter surgido (da indagação de esquecimentos de conteúdos traumáticos de seus pacientes), explicando o surgimento do aparelho psíquico, seus conteúdos e como eles interagem entre sí (Id, ego e superego). Discorreu também sobre a Sublimação (Um dos mecanismos de defesa mais estudado por Freud), mecanismo esse que envolve a transformação de impulsos indesejados em algo menos danoso. Esses impulsos seriam expressos em sociedade por meio de atividades artísticas, intelectuais, religiosas etc… Dando ênfase em sua conclusão da importância da psicanálise para o convívio em sociedade, para uma sociedade mais organizada.

    Responder
  127. Freud usou o contexto histórico e social de sua época para desenvolver a psicanálise.
    Pontuou com riquesas de detalhes toda sua metodologia facilitando a compreensão dessas técnicas em sua utilização prática.

    Responder
  128. Além de conhecermos o que é o inconsciente, e entendermos assim mais do comportamento humano, e o que o justificaria, também é importante, como citado no texto, “ter um olhar mais verdadeiro sobre si mesmo”… …se autoconhecer.

    Responder
  129. A Psicanálise não foi só importante para entender o contexto “moderno” como também para o período atual, contribuindo ainda para o ser social em sentido de “(…) apaziguamento e manutenção da ordem social (…)”.

    Responder
  130. Um dos entendimentos mais belos, até o presente momento, “O analista não se forma em um curso e sim ao longo do percurso!” É um conjunto histórico e social tão enriquecedor…

    Responder
  131. Acho que, ao contrário do que muitos pensam, a psicanálise não deve servir apenas para ajudarmos aos outros, mas primeiramente a nós mesmos, para que tenhamos uma vida mais ou menos equilibrada, e, isso advirá de uma análise profunda especialmente daquilo que deve conter o inconsciente de cada pessoa.

    Responder
  132. olá,
    muito interresante!
    entender o aparelho psiquico é fantastico sua estrutura do consciente, pré-consciente e inconsciente tanto a primerira topica como a segunda topica foi de fato freud um genio ter essa sacação.

    Responder
  133. o que aprendi e que um analista não se forma no curso mas no percurso no dia a dia com o conhecimento e experiencias com seu interior e ao ouvir os outros !

    Responder
  134. Dá para compreender que as ações conflituosas em excesso dos três componentes do aparelho psíquico pode resultar no aparecimento das neuroses, dos desconfortos psicológicos e das inúmeras doenças psicossomáticas.
    Quanto aprendizado !

    Responder
  135. Ao criar a Psicanálise, Freud começou a explorar o “todo” ds psiquê humana, interagindo: comunidade, sociedade, política, entre outros. Tsnto foi que Mendes (2006) citou que: “Outro elemento importante é a contribuição da psicanálise ao estudo da neurociência.”

    Responder
  136. Interessante fazer este análise que pode ser aplicada na realidade e poder resolver algumas das situações que se tem verificado.

    Responder
  137. Não mudou muita coisas, com o avanço tecnológico e o excesso de informações as mentes são flageladas. Pois tem se nutrido de catástrofes do mundo em todos os aspectos. A moral não é cultural em nosso país e a realidade combate com o mundo das ideias. Há tantos com quadros de ansiedades e depressões e o número só tende a aumentar. Freud acertou no futuro! Estudamos o passado mais presente que há.

    Responder
  138. As Teorias de Freud modificaram a maneira de ver o ser humano e influenciaram a Medicina, a Educação, as Artes, tornando-o um ícone
    do século XX. Em seus estudos Freud conseguiu determinar que o inconsciente causava alterações no comportamento humano.

    Responder
  139. A psicanálise é um elemento fundamental para uma transformação de mentalidade, auxiliando para a melhora de comportamentos causados por traumas e etc.

    Responder
  140. Sim verdade
    O que nós leva a ações que nós permite ser que realmente Samos parte do subconsciente,
    Que por traumas ou experiência emocionais físicas ou mentais por comportamento de terceiros

    Responder
  141. Através das descobertas de Freud aprendemos toda relação entre o ID, o ego e o superego, ID como nossos desejos mais primitivos, ego como tomadas de decisões mais corretas no entendimento do superego, através da fala de um paciente ele começa a acessar coisas que estão guardadas no inconsciente que antes eram inacessíveis até então como forma de proteção do individuo, assim o paciente consegue conhecer a si mesmo e escolher como lidar com essas memorias de forma mais saudável para si mesmo.

    Responder
  142. Analisando o tempo que estamos vivendo, a psicanálise se torna um mecanismo tão importante de se entender quanto foi no passado. que estudo importante para a sociedade.

    Responder
  143. A mente do ser humano é extremamente complexa, por isso muitas vezes tomamos decisões erradas, impulsionados apenas pela emoção nos esquecendo da razão.

    Responder
  144. É importante que cada ser humano conheça a si mesmo para saber quais os seus limites, suas possibilidades e assim poder desenvolver o auto cuidado e a autocura.

    Responder
  145. Ao afirmar que o inconsciente pensa, Freud desaloja a consciência de seu lugar de centro, alterando assim o privilégio conferido aos pensamentos conscientes.

    Responder
  146. O consciente residem as ideias e os pensamentos mais presentes. Já o inconsciente está as lembranças boas e ruins, lembranças de episódios não conscientes, e não há a maçãs de passado e presente. A sublimação o mecanismo de defesa. Outro legado da psicanálise enraizamento na cultura atual i sua ênfase no subjetividade, bem como a noção de que as diferenças são algo Importante para a organização das saciedades.

    Responder
  147. É incrível os mistérios que guardam a nossa mente. Freud desvendou com suas técnicas os segredos da mente humana.

    Responder
  148. O SER HUMANO E UM EMABARANHADO DE COMPLEXIBILIDADES E PRECISA MERGULHAR NESSA FONTE PROFUNDA DO AUTOCONHECIMENTO.

    Responder
  149. Para que possamos desenvolver melhores relações na vida, é necessário que tenhamos uma boa relação com nós mesmos, A psicanálise se preocupa, em primeira instância, em trazer o inconsciente do sujeito para o consciente.

    Responder
  150. Segundo Freud, uma das descobertas do psicanálise foi o papel do inconsciente na determinação do comportamento humano. Ele acreditava que muitos dos nossos pensamentos, emoções e comportamentos são influenciados por motivos inconscientes, como desejos reprimidos e memórias traumáticas. Através da análise do inconsciente, Freud buscava trazer à consciência esses conteúdos reprimidos, possibilitando a compreensão e resolução de conflitos psíquicos.

    Responder
  151. A sublimação transforma desejos inconscientes em impulsos aceitáveis e úteis pela sociedade, evitando a reorganização psíquica dolorosa. É uma forma normal de direcionar impulsos agressivos para arte, trabalho e esportes. Essa energia não é realizada puramente devido às restrições sociais. Ao abrir mão dos desejos, a energia é sublimada para algo socialmente útil e produtivo como o trabalho e as artes.

    Responder
  152. Mapear as principais dificuldades dos estudantes e implementar medidas para minimizar essas lacunas, como oferecer materiais extras ou preparar aulas específicas para retomar esses assuntos.
    Adequar os seus processos internos às necessidades do setor, garantindo uma melhor experiência dos seus estudantes e oportunidades reais de trabalho durante e após o curso.
    Um bom ambiente escolar, cercado por pessoas carinhosas, que coloquem o limite e as regras de uma forma não autoritária possa conseguir barrar o comportamento agressivo.

    Responder
  153. Muito conhecimento expressado nesse assunto, e é coerente com a nossa realidade os estudos, pesquisas e afirmações de Freud.

    Responder
  154. A sociedade sempre irá depender da psicóloga social. Desde que o mundo é mundo é assim dentro do tempo passado quando a psicóloga era a natureza espontânea em cada ser humano

    Responder
  155. A psicanálise analisa a influência recíproca entre processos mentais individuais e o contexto sociocultural, destacando como as experiências sociais moldam a psique e influenciam a saúde mental e a identidade.

    Responder
  156. A Psicanalise é uma abordagem profunda que busca compreender os pensamentos emocionais subjacentes ao comportamento Humanos.
    Por meio de diálogo e da investigação das camadas inconscientes da mente , essa pratica terapêutica visa trazer á consciência e os conflitos, traumas e desejos reprimidos que influenciam o individuo. AO explorar o passado, os sonhos e os padrões repetitivos , a psicanalise busca promover a autorreflexão e a resolução dos problemas psicológicos ,mudando á busca pelo autoconhecimento e pela transformação pessoal.

    Responder
  157. Conteúdo excelente, principalmente em relação ao Complexo de Édipo e explicações quanto aos estados consciente, pré-consciente e inconsciente.

    Responder
  158. Será que na atualidade estamos vivenciando um processo de desequilíbrio entre Id, ego e superego?
    Onde os indivíduos parecem se perder na busca de justiça, igualdade e apoio as minorias, construindo uma gerra invertida, em que o oprimido não quer se libertar, mas sim ocupar o lugar de opressão? A psicanálise trava embates não só no campo psíquico, mas na sociedade e para a preservação da vida.

    Responder
  159. A origem da psicanálise é sem duvida um divisor de águas para a sociedade não só do século XX mas também para a contemporânea . Segundo Freud existe dentro do ser humano um outro ” eu” , para Freud o ser humano é uma caixa de complexidades e através do ouvi-los seria possível também compreende-los. A linguagem também para a psicanálise de Freud e um fator indispensável para compreensão da psique humana.

    Responder
  160. Aula excelente de uma compreenssão bem clara , e sobre a sublimação que e importante instrumento e de manutenção da ordem social.

    Responder
  161. A importância dos questionamentos de Freud e suas inquietações o levaram a grandes descobertas em relação ao auto conhecimento e conhecimento do outro. Sua contribuição foi realmente notável, pois entender as inquietações humanas leva a uma melhor convivência não apenas com o seu próximo mais principalmente consigo mesmo. A descoberta sobre o inconsciente é no mínimo espetacular, pois não entender o porque de sonhos, angústias e inquietações geram medos, fobias e paranóias muitas vezes incontroláveis.

    Responder
  162. Para Freud as organizações das sociedades contemporâneas e cultura que embala a vida de todo Ocidente. Contribuição para a ciência, à arte, à literatura e a cultura reside na descoberta do inconsciente.

    Responder
  163. A Sublimação é o mecanismo de defesa que transforma algum desejo inconsciente em determinados impulsos que são bem vistos pela sociedade, ou geram atitudes aceitas e úteis pela sociedade, ou seja pensamentos ou sentimentos provocados por impulsos indesejados e transformados em algo menos prejudicial.

    Responder
  164. A Psicanálise é um teoria social, de grande importância para a organização social contemporânea, na cultura e em diversas áreas do saber, como por exemplo na filosofia, educação, artes, história.. Ela influenciou vários teóricos e estudiosos. Se trata de um conjunto de saberes que envolve a estrutura, o funcionamento e as ações da vida psíquica do ser humano. Profissionalmente falando, a psicanálise é uma forma de tratamento que acontece através da análise como método de investigação.
    Originou-se através de Sigmund Freud que queria entender o funcionamento e as ações do ser psíquico. Como médico neurologista, Freud acreditava que a psicologia se encontraria com a neurologia e migraria para a ciência, onde então ele poderia encontrar os locais do ID, do EGO e do SUPEREGO.

    Responder
  165. A contribuição de Freud trouxe uma nova configuração para a sociedade atual, uma concepçao diferente da filosofia moderna.

    Responder
  166. A mente é algo desafiador , nos leva a tantos lugares , somos questionados , não temos respostas de muitas coisas, as vezes não temos nem certeza do que somos capazes.
    Conhecer a si é o primeiro passo para tentar entender o outro.

    Responder
  167. Sem o equilibrio dos 3 pilares, nosso estado de valor da essência humana não se sustenta em uma vida de boas relações interpessoais.

    Responder
  168. O ser humano consciente tem domínio próprio sobre seus atos, e é mais fácil de lidar com seus traumas e sofrimentos já no entanto o inconsciente já reprime guardado sentimentos bons e ruins, mas nem sempre vem a consciência lembranças boas e sim as ruins que leva o indivíduo a repressão e a uma depressão

    Responder
  169. O desenvolvimento da Psicanálise se deu por meio do esforço de Freud no ano de 1856 a 1939 .Ele desejava entender a si mesmo ,suas respostas às situações da vida.
    o Consciente:Nesse local residem os conteúdos conscientes ,as ideias e os pensamentos mais presentes .Esse é um sistema do aparelho psíquico em que as informações do mundo externo e interior são recebidas e pensadas e percebidas.
    O inconsciente:Nele estão os conteúdos da memória ,as lembranças boas e ruins.Isto é fatos ou lembranças de episódios não conscientes .Freud definiu o inconsciente como o sistema em que estão agrupados os conteúdos não presente na consciência.
    Sublimação:A sublimação:Entre os mecanismos estudados por Freud está a sublimação.Esse é um instinto ,pulsão forte que possibilita a transformação de impulsos inadequados em algo menos danoso.

    Responder
  170. Freud teve a inspiração para criar a psicanálise ainda jovem .
    A consciência:Vejo a consciência como um barco por cima das águas em que posso vê lo.Assim eu a consciência ,ela está acima ,na superfície dos pensamentos enquanto o inconsciente e como um submarina que ainda não saiu do fundo mar .A sublimação é o instinto que transforma impulsos errados em impulsos bons .Acho que é isso.

    Responder
  171. Interessantíssimo pensar na perspectiva de que puramente somos regidos pelo nosso inconsciente em todas as nossas escolhas e decisões do dia a a dia, sendo aquele primeiro pensamento, aquele instinto instantâneo que grita em nosso interior. E através da sublimação podemos ser capazes de reconfigurar e realocar esses impulsos primitivos, traduzindo-os em algo produtivo e aceito moralmente pela sociedade contemporânea. O que me leva a concluir que muitas vezes as pessoas utilizam deste mecanismo para “vestir” uma máscara de bom cidadão, escondendo-se atrás de bons feitos para outras pessoas, sem revelar seu verdadeiro eu.

    Responder
  172. Aplico o ID ego e superego na maioria dos brasileiros em tempo real , estamos aprendendo na prática nessa geração os conflitos da mente humana. O ID hoje prevalece na grande maioria, trazendo impulsionamento e atitudes de arrependimento.

    Responder
  173. Com Freud, aprendemos que a noção de inconsciente é comandado por forças que passam despercebidas de nossa consciência, a teoria, origem veio como uma força que revolucionou desafiou a razão, que não temos domínio sobre nós mesmos algo que desafia a razão, que vem como impulso.

    Responder
  174. …Freud, com o domínio do id, ego e superego, o individuo permite ser uma pessoal centrada e emocionalmente estruturada e um perfil consciente das tomadas de decisões pessoais e profissionais, dominando a própria mente, contra pensamentos opressores e cresnças limitantes que prejudicam o desenvolvimento do individuo…

    Responder
  175. o que podemos ter certeza é que a estrutura neural do individuo, deve ser trabalhada desde a infância, com um cognitivo familiar bem estruturado. um individuo com familia bem estruturada a tendencia é que os filhos tenha uma vida pessoal e profissional bem sucedida, do que um individuo que cresce em uma familia com sindrome e crenças limitantes.

    Responder
  176. …o autoconhecimento sobre o EU interior requer muitas ações do individuo, principalmente usando o cognitivo. utilizando de forma correta sua memoria ( RAM) self 1 e self 2…

    Responder
  177. Uma mente desperta consegue, através de um mecanismo de defesa, transformar desejos frustrados em beneficios para seu entorno. Incrível.

    Responder
  178. A convicção do psíquico do indivíduo envolve desde os primórdios de sua geração envolvendo a situação em que se encontra ou acontecido, onde o qual trabalhado o id, ego e o superego , podemos encontrar um equilíbrio emocional radiante diante das situação em que cada paciente se encontra

    Responder
  179. Sublimação = No inconsciente o ser humano existe uma força interna que conspira para que os desejos sejam realizados sem que existem os sentimentos de culpa e desprazer. Essa força procura tranquilizaçao da consciência que chama mecanismo de defesa. Que possibilita a transformação de impulsos indesejados em algo menos danoso.

    Responder
  180. Existe um recipiente intrapsíquico onde todas as memórias residem, a esse local chamado inconsciente.

    Responder
  181. Conhecer os mecanismos da mente que nos levam a entender certos tipos de comportamento nos leva ao entendimento do porque nossa própria vida chegou onde chegou e o porque chegou.Conhecer o inconsciente é conhecer nosso próprio eu.

    Responder
  182. Freud revela através de sua prática e teoria que a mente do Ser Humano é dotado de vários locais onde esse “eu” percorre e que portanto, um indivíduo age de acordo com a interação do inconsciente, pré-consciente, consciente.

    Responder
  183. Entendi que a psicanálise propicia a descoberta pessoal para uma melhor convivência social e que o conhecimento do inconsciente está diretamente ligado ao equilíbrio e auto domínio para lidar e superar as realidades sociais, elaborando novas subjetividades e externalizando talentos .

    Responder
  184. A mente humana é de fato maravilhosa e complexa! Fico feliz em estar estudando com material riquíssimo e completo! Os estudos e descobertas de Freud são magníficos!

    Responder
  185. Realmente um marco na história, uma abertura para a evolução do ser humano, muitas tribos, sociedades menores, teriam provado esta percepção e trabalhado isto como ferramenta de cura para os males da “Alma”. Mas é preciso alguem muito inteligente para, através luz da ciência, caracterizar, dimencionar e transcrever para a sociedade de maneira muito cientifica e clara. Parabéns Freud. Gratidão.

    Responder
  186. O superego ele retém o caráter, enquanto que mais poderoso o complexo de Èdipo e mais rapidamente sucumbir á repressão sob influência da autoridade, o superego ele deve sua posição especial no ego.

    Responder
  187. Estou muito entusiasmada com todo esse conhecimento … acredito q a partir disso poderemos entender melhor nossos pensamentos, sentimentos e ações.

    Responder
  188. A psicanálise está presente em muitos meios de construção do auto conhecimento. Palavras como ego, consciente e inconsciente assim com a sublimação, tem o poder de mapear e dar sentido e percepção às nossas ações.

    Responder
  189. A mente das pessoas ainda é pouco compreendida.
    Espero com este estudo poder entender mais o comportamento humano.

    Responder
  190. Em relação a este artigo fica claro que um individuo se conecta com o mundo externo e si mesmo , atraves do inconsciente , pré-consciente e consciente

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

208 comentários sobre “Formação em Psicanálise Clínica

          1. O curso é muito bom! O material de apoio é ótimo. Me surpreendeu bastante. Estão de Parabéns ?!

          2. Estou gostando muito do curso, tenho dois cursos básicos e uma especialização em psicanalise.

          3. Bom dia,estou começando hj no curso de psicanálise, estou um pouco perdida na plataforma.

          4. A proposta do curso está acima das minhas perspectivas. Excelente o material disposto aos alunos.

          5. O curso foi maravilhoso, parabéns um curso gratuito e instrutivo, já paguei meu certificado, já vou atuar na parte de psicanálise clínica holística, vou cadastrar meu certificado , agradeço muito a IEVI.

      1. Estou gostando muito do curso. O material disponibilizado é de excelente qualidade e atualizado de forma visível. Parabéns a IEVI.

      2. Eu amei esse curso rápido e muito produtivo, tenho certeza que vai agregar muito para meu trabalho como psicanalista.

      1. O IEVI emite declaração ou histórico da conclusão da programação com aproveitamento e a carga horária da formação?

          1. Tenho licenciatura em psicologia, se fizer o curso de psicanálise com que graduação eu saio?

          2. Estou comendo, e ainda não conheço o curso, logo não posso emitir opiniões, espero poder obter muitos subsídios e dividir com os pares.

      2. Sempre tive muita vontade de fazer um bom curso de psicanálise, talvez esse seja um bom momento.

    1. Olá
      Gostaria de saber o valor do certificado e da credencial, por gentileza.
      Grata

      Maria Emília Barros

      1. A psicanálise é uma profissão livre, reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (CBO – código 2515.50).

    2. Olá Boa Noite, gostaria de saber o valor do certificado da formação em Psicanálise clínica.

      Grata

    3. Curso muito bom adorei, bora continuar o aprendizado ! Gratidão
      Finalizado

    4. Confesso que havia feito outro curso de psicanálise, contudo, senti ao término, uma sensação de pouquissímo conhecimento, até ao revisitar o material proposto para o estudo. Com o estudo realizado no IEVI, sinto-me desafiado a continuar estudando, contudo, com uma ótima visão, pelo material apresentado, que constitui-se muito rico, pela condução e distribuição de material e enfim, disposto a poder auxiliar aqueles que necessitam. Tenho muito a agradecer a este Curso de formação em Psicanálise e recomendar a que outros possam fazê-lo. Parabéns a todos e especialmente ao(s)mentor(es) que me acompanhou até esta conclusão!

  1. Com essa formação vou poder atender como profissional em Psicanálise clínica?

    1. É aconselhável concluir o curso de Formação em Psicanálise Clínica com no mínimo 70% de aproveitamento e Realizar o Curso de Psicanálise Integrativa.

      1. Isso quer dizer sim? Sim, pode atuar como pessoa habilitada, psicanalista clínica, fazendo esses dois cursos com o aproveitamento mínimo ou maior que 70%?

        1. Bom dia!
          Caso o aluno não possua experiência em atendimento, nós sugerimos o mesmo a realizar os módulos práticos de análise didática e supervisão.

        2. Mas e o tripé psicanalítico de análise pessoal e supervisão psicanalitica? Como vou completar esse tripé exigido para atuar como psicanalista? Vocês poderiam escrever aqui no site como cumprir esses requisitos? Se particular ou se vcs irão oferecer?

          1. Bom dia!
            Os alunos serão avisados por e-mail quando os módulos de analise e supervisão estiverem disponíveis na plataforma.

        1. Gostaria de saber se a parte prática já foi incluída.
          Tenho interesse em fazer, mas me preocupo de ser cobrada por não ter parte prática do tripé.

  2. Bom dia
    Para as pessoas com graduação na área da Educação.
    Com esse certificado poderão montar uma clínica de Psicanálise.

  3. Bom dia,acabei me inscrever no curso de Psicanálise Clinica,já fiz o curso de Bacharel Livre em Teologia com vcs, tenho formação como Psicanalista Forense, Psicopatologia entre outras áreas , só me faltava o curso de Psicanálise Clinica,posso fazer o curso na Área Clínica ,grato.

  4. Boa tarde, estou gostando muito de ser uma aluna no curso de Formação em Psicanálise Clínica.

        1. Boa tarde,ao término do curso de psicanálise clínica posso fazer atendimento sim ou não.

      1. Em relação ao processo de análise e supervisão, para compor o tripé. O curso proporciona essa possibilidade?
        Gratidão pela oportunidade

          1. Gente preciso de mais informações pois não há comentários em lugar nenhum sobre a plataforma.

  5. boa noite. com o diploma de psicanálise clinico posso exercer a profissão no piauí?

    1. Bom dia!
      Pode sim. Para ser um psicanalista, não é necessário ter formação em psicologia ou medicina. O importante é que o psicanalista tenha uma formação sólida e constante, o que implica em muito estudo e aprofundamento da teoria e prática psicanalítica.

      1. É só se inscrever no site , entra no site, escolhe o curso, terá um ícone de inscrição, faça a inscrição colocando seus dados, vai precisar de uma senha, anota p não esquecer ou deixa salvo aí bom curso.

  6. já enviei meus dados e foto para credencial vcs precisam algum documento tbm para diploma psicanalista,fico aguardo da documentação.

  7. Bom dia,recebi toda documentação,muito obrigado,vou aguardar o curso de Psicanálise integrativa,um ótimo sábado para todos vcs.

  8. Boa tarde!!
    Venho através deste agradecer a oportunidade que vcs vem nos dando oportunidade para nós sejamos profissionais no ramo da psicanálise clínica,em breve estarei pedindo o certificado e a credencial.

  9. Preciso de outro curso para fazer psicanálise com vocês, para legalmente atender pessoas?

    1. Bom dia!
      Sim. É necessário realizar o curso de Psicanálise Integrativa (estará disponível na plataforma para os concluintes em breve).

  10. A escola fornece a análise e o estágio; contemplando o tripé psicanalítico e caso; alguém já possua a formação e queira; apenas a certificação palpável.. como se daria este caminho?
    Muito obrigado…
    Deus os abençoe!

    1. Todos os cursos dispostos por ser on line já estão disponíveis lembrando que para fazer psicanálise interativa precisar ter concluído a psicanálise clínica e o processo de matrícula é o mesmo, espero ter ajudado.

      1. Gostaria de saber por que eu tou matriculada no curso de psicanálise clínica eu completei o questionário ele diz que falhou na nota. Atenciosamente Marilândia Veloso Lima boa tarde!!

  11. Bom dia, A credencial, para quem fizer psicanalise clinica e integrativa é uma única credencial?

  12. boa noite minha neta pegou e fez a prova ,pois tive sai as presa e ficou quieta fui abri e reprovou
    acabou o tempo e o que faco agora

  13. Me interessei pelo curso, como e onde efetuar o pagamento?
    Poderei atender depois que concluir o curso?

    1. Bom dia!
      Após realizar os cursos de formação em psicanálise clínica, psicanálise integrativa e passar pelos módulos de analise didática e supervisão, sim.

    1. Entre o ego d o id é que o ego acata l princípio da realidade diferenciando do que é da mente e o que é do mundo externo.

    1. Se eu atingir o limite da quantidade de tentativas e não aprovar em dos questionários, devo continuar? Ou não terei condições de concluir o curso?

  14. Estou feliz em ter concluído o Curso de Psicanálise Clínica Pelo Instituto IEVI Agradeço a todos que fazem o referido Instituto. Por terem repassado todos os conteúdos gratuitos. Outrossim parabenizo a todos que fazem o IEVI pela alta
    responsabilidade com os alunos.
    ATT: José Augusto dos Santos

  15. GOSTEI MUITO DO CURSO E JÁ TERMINEI AGORA QUERO SABER COMO FAÇO PARA PAGAR ESTE CURSO, SE POSSO PAGAR PARCELADO NO BOLETO OU NÃO.

  16. Bom dia.
    Sou bacharel em Direito e me matriculei nos cursos de Psicanálise Clinica e Integrativa.
    Gostaria de receber um norte preciso em relação a como atuar como Psicanalista.
    Obrigado pela atenção.

    1. Bom dia!

      É necessário realizar os módulos práticos de analise didática e supervisão (estágio), para os alunos que não possuem experiência.

      Att,
      IEVI

  17. Eu lido com pessoas na minha ,e são tantos problemas é uma infinidade de diversidade e eu tento solucionar com o dom que Deus me deu ,mais achei que deveria ir além então pedi a Deus direção ,é eu creio que pode ser aqui ,então estou aqui buscando capacidades

  18. Qual é o prazo mínino para conclusão dos tres cursos que compõem o tripé para atuar como Psicanalista Clinico? E se o aluno concluir antes do tempo previsto na carga horária o que acontece no caso da solicitação do pedido do diploma e da credencial?

  19. Tenho interesse em fazer o curso de psicanálise clínica. Essa oportunidade é maravilhosa. Enfim vou fazer o curso.

    1. Não há Conselho de Psicanálise no Brasil. Você como Psicanalista, não tem obrigação de se filiar a qualquer órgão público. O Psicanalista não é subordinado a qualquer órgão de fiscalização profissional.
      Conselhos são criados por leis federais. Se não houver lei criando-os eles não podem existir, pelo menos não terão poder fiscalizador.

      1. Bom dia! Estou muito feliz por ter essa oportunidade, sempre sonhei em ser uma terapeuta. Muito obrigada!!

      1. Boa tarde
        Meu curso de formação é Bacharel em Serviço Social, especialização em Serviço Social e políticas públicas; gostaria de saber se no término desse curso de psicanálise Clínica eu já posso montar minha clínica?

  20. Estou em andamento com o curso, desde já tenho obtido um conhecimento excelente, cada dia mais me interesso pela temática. Recomendo! Curso para vida! Parabéns aos envolvidos.

  21. Deixo aqui meus agradecimentos atodar equip de professores colabradores pesquisadores em fim toda logistica, para poder presta um exelemte trabalho atodos que queram desevolver suas atividades como um profisional na area da psicanalise O Brasil esta precisando de eselentes profisionas nesta area da saude;pastor jose de sousa

  22. Trabalho com crianças, em oficina de artes. O objetivo das minhas oficinas é o desenvolvimento da crianças em vários aspectos. Procuro fazer um trabalho de excelência, buscando sempre conhecimentos e experiências que possam me auxiliar nessa área. Trabalho com jovens e crianças a 20 anos. Gostaria muito de entender a expressão das crianças através da arte, isso significa muito pra mim, pois me ajudará a atendê-lo da melhor forma. Sou formada em Artes Plásticas e pós graduada em Arte Educação. Agora gostaria de saber se posso atuar também como Psicanalista em meu trabalho (particular) e de que forma posso usar esse conhecimento.

  23. Excelente curso oferecido pela IEVI. Concluir o curso formação em Psicanálise, e já obtive o certificado. Sigo fazendo outros. Estou satisfeito!!!

  24. Curso campeão em excelência vale a pena cada parágrafo para quem realmente quer aprender e enriquecer seus conhecimentos.

    1. ola boa noite, eu conclui o meu hoje. voce recebeu seu certificado e credenciais.

  25. Estou concluindo Bacharel livre em teologia é possível que eu faça o de psicanálise!

  26. Muito feliz em ter escolhido o IEVI para fazer o Curso de Formação em Psicanálise Clínica! Conclui essa primeira etapa, hoje, 17 de maio de 2023! Um universo de conhecimentos teóricos e tudo muito bem elaborados para o aluno aprender sem dificuldades! Este curso está sendo um divisor de águas em meu caminhar, para o meu auto conhecimento e para meus propósitos futuros! Pretendo me inscrever no Curso de Formação em Psicanálise Integrativa, enfim, também a de análise e supervisão para atuar com precisão! Deus me ajude em todas as etapas, pois este é o ambiente (virtual EAD) certo! Gratidão ao site e todos os envolvidos nessa missão!

  27. No contexto da psicologia, o ego além de fazer parte da personalidade humana, está mais relacionado ao caráter ou seja, a forma como a pessoa se comporta ou pensa.

  28. quero parabenizar toda equipe pelo farto material que envolveu esse curso, abrindo o entendimento, sobre o psique e as varias faces de cada individuo, parabéns

  29. Sou brasileira mas moro na Argentina então não pago impostos no Brasil. Só tenho numero de registro que me derão no cartório e número de passaporte. Com estes números posso obter a credencial de psicanalise clínica ou não são os requeridos?

  30. Show, vou aproveitar a oportunidade e me matricular para aprender mais sobre o ser humano.

  31. Anteriormente eu tinha receio de estudar psicanalise ou qualquer curso que fosse voltado para mente humana, pois via como algo muito complexo. Mas agora, percebo que minha mente simplesmente estava bloqueando algo que hoje vejo como uma matéria bem interessante e prazerosa.

  32. Sonhar e realizar o meu sonho de ser psicanalista clinica, é muito bom. Glorias a Jesus!

  33. A 5 anos estudo psicanálise e agora terminei este curso e pretendo atuar .
    Este curso me ajudou bastante , pois já trabalho na área social com publico evangélico como Pastor e agora terei oportunidade de agregar um ao outro quando necessário.
    Grato a Deus e ao instituto.

  34. Eu estou fzendo este curso. Sou Terapeuta Holístico e a Psicanálise é uma áarea a qual sempre quiz atuar

    1. Pelo visto Freud nos apresenta, como na alegoria da caverna de Platão, que nosso eu verdadeiro e o mundo real é o inconsciente… Já aquela ideia da vida na qual nos manifestamos é apenas uma fração do todo… E o conflito entre estas crenças causam os problemas psíquicos na humanidade.

  35. Achei interessante e resolvi me inscrever fiz Curso de Terapeuta e quero agregar.

  36. Estou gostando muito do curso de formação em psicanálise. Porém, estou tendo que ler no próprio site. Queria baixar (download) pelo menos os e-book, para imprimir e reler várias vezes. Aprendo mais no papel, do que na tela do celular (ou computador). Tem alguma botão, para o download?

  37. Esse curso tem apenas a parte teoria e a avaliação. Mas e a parte de clínica supervisionada? Como fica pra prática?

  38. Pelo visto Freud nos apresenta, como na alegoria da caverna de Platão, que nosso eu verdadeiro e o mundo real é o inconsciente… Já aquela ideia da vida na qual nos manifestamos é apenas uma fração do todo… E o conflito entre estas crenças causam os problemas psíquicos na humanidade.

  39. Estou amando o curso, tem qualidade, e a plataforma é excelente.Os estudos são rigirosos e transnitem nuito conhecimento. Recomendo esta conceituada Instituição.Farei outros cursos.Tenho 65 anos, sou formada em Letras Português/ Inglês e respectivas Literaturas.Tenho pós-graduação em Gestão e Supervisão(360h), Teoria Literária(360h)(Tutoria no Ensino EAD(360h), Psicopedagogia Institucional, Clínica e Hospitalar (660h) e estou cursando a formação em Psicanálise Clínica

  40. Já conclui o curso psicanalise clinica breve requisitarei o certificado e credencial!

  41. Hoje concluí este curso de “Formação em psicanálise clínica”,que me agregou muito conhecimento, pois possui um
    ótimo conteúdo, metodologia. Agradeço, primeiramente, a Deus por me permitir a isso e ao IEVI por proporcionar conteúdo tão rico e organizado numa plataforma muito bacana. Já solicitei meu certificado.
    Gratidão!!!

  42. Já participei de vários cursos, com certeza esse está entre os melhores, ainda estou no inicio, mas já estou impactado com o conteúdo, estou na primeira etapa A origem da psicanálise.

  43. Comecei o curso a dois dias. Realmente está né surpreendendo muito.
    Sou Antropologo.
    Tenho especializações em: Neurociência. Neurolinguística. Neuropsicologia e Psicologia Organizacional. O curso de vocês é excelente. Parabéns.

  44. A psicanálise nos mostra como resistir os traumas vivenciados, por meio de um sentimento bom, ela nos cura.

  45. Quero deixar aqui o meu agradecimento ao Instituto Videira pelo curso que realizei. O formato do curso, o poder fazer e pagar apenas o certificado e a credencial… foram fundamentais para que eu conseguisse conclui-lo e, com isso, realizar um sonho.
    Muito obrigada!

  46. Recomendo este curso. O programa está muito bem pensado e organizado. A plataforma é bem amigável e, sobre tudo, a orientação pelo zap é rápida e muito cordial. Estou feliz com meu certificado. Nào tive problemas para solicitar nem para pagar pois o soporte estava sempre disponível. Apenas conclui o pagamento me mandaram o certificado. Obrigada!

  47. A psicanálise é uma abordagem intensa, que com o decorrer do tempo o paciente consegue transferir suas emoções ao terapeuta. Esse curso está me proporcionando fazer uma autoavaliação da minha vida.

  48. Olá, gostaria de fazer o curso, poderei atuar como psicanalista clínica? Gostaria de saber como faço o estágio supervisionado, se vocês nos colocam para fazer? Como é? Quero abrir meu consultório. Ninguém tá respondendo o WhatsApp.

  49. Excelente curso. Ótimo material. Bem objetivo e bastante rico em conteúdo. Parabéns à IEVI

  50. Curso muito bom, com informações uteis e direcionadas para a formação em psicanálise clinica, além da forma didática ágil preconizado pela moderna pedagogia.
    Parabéns a equipe

    1. Boa tarde, meu nome é Laura, sou de Canoas/RS, estou começando o curso hoje, espero conseguir alcançar meus objetivos ao me matricular no curso, ou seja conhecer o pensamento freudiano.
      E sua aplicação no tratamento dos pacientes. Portanto, vamos começar..

  51. “Que a luz que nos guia , seja mais forte que a luz que nos cerca “

  52. FIZ O CURSO E SALVEI TODO MATERIAL É MUITO IMPORTANTE PARA LEITURA E TIRAR DUVIDAS, O CURSO É BEM COMPLETO PARA QUEM REALMENTE QUER FAZER PSICANÁLISE O MATERIAL E MUITO BOM.

Os comentários estão fechados.