-
A Origem da Psicanálise
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Identificar o contexto no qual Sigmund Freud desenvolveu a Psicanálise. Reconhecer os conceitos de consciente, inconsciente e sublimação. Relacionar a Psicanálise à sociedade e à cultura.
-
Princípios da Imagem Pessoal
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Definir imagem e constituição do eu a partir da teoria psicanalítica. Explicar a imagem e a representação social do eu a partir da psicologia social. Relacionar corpo com identificação e imagem, com foco nos princípios da psicanálise para a constituição psíquica e existencial do sujeito.
-
Conceito do Eu e da Personalidade
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Reconhecer o processo de constituição do eu a partir dos estudos freudianos. Definir personalidade e psicanálise. Identificar as principais características do id, do ego e do superego.
-
Escolas da Psicologia: Psicanálise e Behaviorismo
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Conceituar psicanálise com base nos trabalhos de Freud, Melanie Klein e Lacan. Definir behaviorismo. Descrever a natureza experimental do behaviorismo.
-
Literatura, Psicanálise e Filosofia
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Descrever a relação entre Literatura, Psicanálise e Filosofia. Reconhecer os limites da Filosofia e da Psicanálise em relação à estética literária. Interpretar obras literárias sob o viés psicanalítico e filosófico.
-
O Ego e os Mecanismos de Defesa
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Definir ego e as funções do ego segundo a psicanálise freudiana. Descrever os mecanismos de defesa. Explicar como se dá a identificação para inserção do sujeito em um grupo a partir de sua constituição psíquica e social.
-
Relação Compreensiva e a Relação com o Real
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Apresentar os registros do imaginário, simbólico e real do campo da Psicanálise. Relacionar os três paradigmas da imagem com os registros da Psicanálise. Interpretar a imagem como representação ou aproximação do real.
-
Principais Matrizes Teóricas da Psicologia Social
Ao final desta Unidade de Aprendizagem, o aluno deverá apresentar os seguintes aprendizados: Identificar as representações coletivas de Durkheim, mentalidades primitivas de Lévy e as representações de Moscovici. Analisar as influências psicanalíticas, como a teoria das massas de Sigmund Freud e o inconsciente coletivo de Carl Gustav Jung. Reconhecer a dimensão empírica e raízes metodológicas da psicologia social psicológica, psicologia social sociológica e psicologia social crítica.
-
CERTIFICADO

O behaviorismo apresenta um análise experimental de vários sentidos psicológico , porém analisou a conjunção da ação conjunta do animal , visando o psicológico da psiquasalise na mente do cavalo Hans , constituindo a mente do animal para que ele é refletia a inteligência por gestos , portanto não tendo a linguagem racional ,mas sim de corporal irracional .
O cavalo de Hans foi treinado e a partir dai viu que o seu comportamento respondia a seus estímulos pois tudo se trata de comportamento a qual seu dono o recompensava com comida a cada resposta certa.
O cavalo está condicionado á repetição,por conta de seu treino com o proprietário
O cavalo obedece seu dono
Tudo que se treina pode ser executado, podendo ser em animais ou seres humanos.
No behaviorismo esse condicionamento é operante, exemplo- uma pessoa ensinou o que o cavalo deveria fazer. ” consequência reforçadora”.
o aconteceu foi a repetição que seu dono fez com o Hans o cavalo a lei da recompensa, pega agora esse momento do Hans e faz uma repetição com alguém vai ter sucesso, porque a repetição faz gravar no subconsciente
O condicionamento clássico (ou condicionamento pavloviano respondente) é um processo que descreve a gênese e a modificação de alguns comportamentos com base nos efeitos do binômio estímulo-resposta sobre o sistema nervoso central dos seres vivos.
O condicionamento é uma forma básica de aprendizagem que envolve uma resposta simples ou uma série complexa de respostas a determinados estímulos. Existem dois tipos de condicionamento: condicionamento operante e condicionamento clássico.
Se estimulados os animais apresentam algumas habilidades parecidas com a dos humanos.
Toda análise foi baseada nas explanacoes de max graf, pai da criança, a Freud que intervinha por meio do genitor.Hans é um menino dotado de grande astúcia, desenvolve fobia em relação a cavalo época em que o transporte urbano era feito por carruagem de cavalo ,.neste caso o cavalo foi de grande importância porque era bem tratado acabou contribuindo para bons resultado
Exatamente isso o cavalo respondia á comandos, diferentemente do ser humano.
Um clássico exemplo sobre condicionamentos de reforço e suas bases comportamentais.
Nã há dúvida de que o animal treinado e ensinado a responder a determinadas ações do seu tutor.mesmo às pessoas desconhecidas ele só respondia a partir de sinais dado pelo seu dono. por isso que às pessoas , as quais não conheciam as repostas de determinadas pergunas ele não interagia com a resposta. Ai temos psicologia do comportamento. O animal se comporta de acordo com o comportamento de seu tutor, alguém com quem ele convive e aprende.
A observação sem duvidas e de suma importância. O animal não aprendeu as respostas, e sim observou as expressoes (podendo ser faciais) de sue dono. Isso comprova a necessidade de observar ao analisar, e não apenas escrever.
O behaviorismo é chamado de comportamentismo não sem razão considerar o comportamento em seus diversos aspectos.
Assim, através do método da observação poderíamos analisar o comportamento, uma vez que comportamento pode gerar comportamento.
hoje está comprovado que os cães que resolvem calculos só acertam porque recebem recompensa do dono em balas de doce, tudo é um treinamento
No caso acima, está nítido que o cavalo foi estimulado ao reforço positivou onde foi condicionado por seu próprio dono a obedecer seus comandos, em troca de recompensas( agrados dado ao mesmo).
Tanto animais como seres humanos quê têm bom treinamento serão mais capacitados nas atividades quê forem desenvolver a partir do que foi treinado,animal não tem memória racional mas aprende através do treinamento e recompensa ao fazer ,dentro da psicologia a psicanálise não é diferente é de suma importância para ajudar a entender o comportamento .
Temos que ver que o animal passou por um analise experimental, mas antes do analise experimental o cavalo passou por um treinamento e um ensaio com algo em sua frente. Na psicologia e psicanálise não é diferente.
O cavalo aprendeu por condicionamento.
O animal não tinha raciocínio, através do estímulo da recompensa ele dava respostas ensinadas por seu dono.
O conhecimento do behaviorismo fez toda diferença para esse estudo.
O Behaviorismo permite compreender com mais clareza fenomenos como os do cavalo Hans.
Assim como o cavalo,vemos que muitas vezes o ser humano se comporta conforme seu condicionamento.
O behaviorismo fez uma diferença nesse estudo mostrando o condicionamento na aprendizagem do cavalo.
A maneira do condicionamento e a análise experimental constituem-se importante perspetivas do behaviorismo usando o alimento como base de promoção/prêmio pelas respostas corretas, ao ponto de marcar atitudes de seu tutor. Tal prática também utilizadas nos seres humanos em fase de desenvolvimento.
Ao falar do comportamento do objeto de estudo da psicologia, percebemos através da observação metódica o diferencial entre o que é estimulado e o que não sofre nenhum estímulo
Sendo assim a análise comportamental sofre uma grande mudança, tanto na prática com animais como com seres humanos,como foi apresentado na imagem.
A diferença entre os objetos de estudo, nós remete a diferença entre um estado e outro.
Sendo um estimulado ao ser analisado, outro não.
O condicionamento comportamental nos revela de maneira simples oque pode acontecer com a análise através do estímulo,e o que não acontece quando o objeto de estudo não é estimulado.
Nesse exemplo, o condicionamento repetitivo, através de estímulos – gratificações e figura de linguagem, são reflexos ambientais, circunstanciais, que fizeram o cavalo reagir a comandos.
Behaviorismo é fundamental para os estudos nas observações tanto humano quanto animal em seu comportamento sendo que a Psicanalise entra com a parte interna de sentimentos e emoções.
Behavuorismo é de extrema importância para psicanálise. Pois através dos estímulos e recompensa que animal se atrela.
O behaviorismo contempla o comportamento como uma forma funcional e reacional de organismos vivos. Esta corrente psicológica não aceita qualquer relação com o transcendental, com a introspecção e aspectos filosóficos, mas pretende estudar comportamentos objetivos que podem ser observados.
Na verdade, o cavalo Hans não era dotado de raciocínio matemático, mas era um bom leitor da linguagem corporal de seu treinador. Mediante a alguns estímulos, seguido de reforço positivo ( recompensas), o cavalo associou a linguagem corporal de seu treinador aos cálculos exibidos no treinamento. Essa é a base do behaviorismo, estímulo- reforço
Resposta- condicionamento.
A CADA SER LHE FOI DADA A IMPORTÂNCIA DE SUA INTELIGENCIA ATRAVES DO SEU RACIOCINIO PERMITINDO ASSIM FACILITANDO O SEU ESTIMULO ANALISADO.
Os animais são seres irracionais, no entanto os seres humanos são racionais e inteligentes.O cavalo observou através dos ensinos,práticas e exercícios em amiúde.A cada gesto do seu treinador e sabia a resposta .
O cavalo foi condicionado pelo seu dono para responder às questões corretamente, recebendo uma recompensa caso ele acertasse(comida, mimo etc.). O ser humano também pode ser condicionado positiva ou negativamente, depende de como interpreta a realidade dá um significado.
Que potencial em observação tem esse animal, sem precisar responde mas a sua face mostra claramente o quanto era a vontade de ser observador.
– O behaviorismo é uma teoria que analisa as expressões do comportamento humano.
O behaviorismo é uma teoria psicológica que visa estudar a psicologia através da observação do comportamento.
De fato dadas combinações com uso de códigos podem programar o efeito ao seu comando para obtenção da resposta já programada e não para as variáveis que podem vim a exiatir.Portanto a autonomia si da atravéz de um cognitivo aplasivel que pressuponha ao nível de consciência para realização de ações que não sejam programadas mas sim racionais visando dados e suas variaveis,por tanto a inspeção observacional é de suma importância para aferição de cada caso proveniente do indivíduo racional.
O caso do cavalo Hans demonstra que existe um condicionamento, ou seja, que o comportamento advém muitas vezes de um aprendizado que foi recebido pela pessoa e que pode de refletir em sua vida. O animal deixou evidenciado que mesmo não tendo o mesmo grau de conhecimento de um ser humano poderia responder a perguntas que lhe eram feitas em razão de observação e do condicionamento que recebeu. O behaviorismo busca entender o comportamento do ser humano em suas relações sociais a partir da observação.
No caso apresentado o cavalo Hans foi condicionado a reagir a pequenos sinais das pessoas presentes às apresentações. Ele reagia à linguagem corporal e a expressão fácil das pessoas que interagiam com ele. O que pra mim já é algo espetacular, principalmente por se tratar de um animal “irracional”.
Esse caso do dito “Cavalo Esperto” ou a historia do cavalo Hans teve um papel importantíssimo para psicologia. Esse fato ocorrido no inicio do seculo XX permitiu o reconhecimento por parte da psicologia que as emoções não são características especificas só dos seres humanos. Ouros animais possuem emoções parecidas com as nossas, como é o caso dos mamíferos,cavalos,cachorros e, até mesmo em algumas espécies de pássaros.
O condicionamento é um processo de aprendizagem e modificação de comportamento através de mecanismos estímulo-resposta sobre o sistema nervoso central do indivíduo.
O estudo do comportamento demonstra os mecanismos internos de reação aos estímulos, tanto em animais como em humanos.
Sendo a Análise experimental um método que possibilita conhecer os mecanismos comportamentais por meios de observações que segue uma sequencia e ordem logica para execução ,através de estímulos e respostas, conclui-se que a aprendizagem pode ser aprendida através de diversos estímulos, que produzirão respostas, no caso de Hans o cavalo, o mesmo ao ser treinado pelo seu tutor ,por comando de voz ou movimento, recebia estímulos reforçadores ,ficando condicionado a recompensa que era comida a cada resposta certa.
O animal aprendeu a responder os estimulos ao qual foi condicionado.
O Behaviorismo é uma escola que possibilita ao profissional conhecer os mecanismos de estimulo e resposta do paciente, na experiência com o cavalo, Hans dava resposta esperada para receber a compensação, não que ele tivesse consciência mas, o interesse na compensação o levavam a dar a resposta correta.
Esse experimento nos mostra que muitas das vezes nós, seres racionais, também somos condicionados a responder a certos estímulos. Hans, um animal irracional, foi condicionado a responder a alguns estímulos, somente aqueles que conheciam as respostas entenderam
as respostas do animal, através dos seus movimentos; nós, seres racionais, somos condicionados a fazer uso de tal ou tal objeto, a usar isso ou aquilo em nome da moda, etc, etc. somos estimulados a todo momento, pelas mais diversas formas de mídias, inconscientemente, com a ilusória promessa de alcançarmos a felicidade.
Favor interesseiro ,faça o que eu mando que eu te dou esse presente ,e o animal é inteligente por ser bem observador ,com certeza, a atividade dele é pela observação desde que seja repetitiva até ele gravar no consciente.
É o tratamento e também pode ser que ele criou desde pequeno aí vai se formando uma amizade entre ele e o animal um condicionamento de entendimento, mais com gratificações, esse é o ponto
Para os alunos autistas,o trabalho com estimulos,ajuda no desenvolvimento e trabalho em sala de aula e no dia a dia.
Somos também possíveis de sermos condicionados a responder estímulos. Numa visão de tratamento de um transtorno de ansiedade, por exemplo, é possível utilizarmos o método de condicionamento criando, por exemplo, novas memórias em substituição às memórias que causam dor.
Aqui no behaviorismo em um experimento com um animal, deu-se a atender que o animal Hans ele atendia e respondia as suas solicitacoes..e em se tratando do ser humano (homem), ficamos muitas fezes inclausulados..sem estimulos, condicionados sempre aos mesmos estimulos. O tratamento com animais para crianças com algum tipo de deficit, estimula e acrescenta a um bom resultado final.
O cavalo Hans automaticamente ficou condicionado a receber comida atraves de estímulo e resposta.
No caso em tela, o cavalo Hans respondia aos estímulos do seu dono de forma condicional e positiva. A partir do resultado final era dada uma recompensa como gratificação de sua atuação correta. Muito semelhante ao treinamento dos cães. O Behaviorismo está presente nesse caso como estímulo e resposta no processo de aprendizagem.
Sempre foi muito proveitoso o estimulo com recompensa, sabendo usar os métodos de estímulos teremos um resultado positivo.
Mesmo com a comprovação de que o Cavalo Hans respondia aos estímulos de forma condicionada em troca da recompensa, ainda assim constata que os animais mesmo com as limitações dão resultados satisfatórios quando bem treinados.
No caso do estudo..O cavalo demonstrou sua inteligência…. Não como a dos humanos mas foi inteligente mesmo sendo treinado teve a percepção dos sinais dos gestos ele usou a inteligência mas não como os pesquisadores queriam.
Sendo animais irracionais, porém inteligentes, redpondem só comando do instrutor, já sabendo que terá recompensa por seus acertos
Os profissionais que trabalha com comportamento animal usa esse condicionamento com os animais.
Ao observarmos esse experimento feito com o caso do cavalo Hans, percebemos que o fator condicionamento é existente e que pode levar um indivíduo a repetição de um dado comportamento ou mesmo a reprodução de falas que foram vivenciadas por ele ainda na infância. Pois, o condicionamento permite uma dada reprodução mesmo que essa seja inconsciente.
Ao falar em comportamento como objeto de estudo da Psicologia, o behaviorismo colocou a análise experimental como um método que possibilitaria conhecer os mecanismos comportamentais por meio de observação metódica dos estímulos e respostas, que transformariam a aquisição e realização de comportamentos.
Pela sua natureza experimental o behaviorismo nos propicia meios para melhor compreender o comportamento graças aos experimentos realizados. A pesquisa experimental é sem dúvida uma ótima ferramenta na compreensão dos mecanismos de comportamento, mas importante ser rigoroso na analise dos dados coletados e a consciência de que existem diferenças entre as experiencias feitas em laboratório e as situações “na vida real”.
Foi de suma importancia essas observações.
O Behaviorismo, tem como objeto de estudo o comportamento de forma direta, com base no ambiente e no condicionamento em que vive têm influência direta no comportamento do indivíduo ou animal.
Por muito tempo o estudo da teoria comportamental foi “mal vista”, sobretudo na área educacional, hoje, contudo, vários estudos já apontam para uma revisão dos benefícios da teoria neobehaviorista e suas implicações educativas.
Cavalo Hans condicionada à experimentos recompensadores por seu treinador, que provia de intenções motivacionais para com o seu público.
Hans era capaz de “ler” a atitude dos humanos, que era como ele sempre conseguia acertar.
Se tratava de um caso de condicionamento. Além disso, essa pesquisa revelou como a presença do pesquisador pode condicionar as respostas do pesquisado.
o treinamento, respondia a seus estímulos …
O Behaviorismo estuda o comportamento de forma direta, com base no ambiente e no condicionamento em que vive o indivíduo ou animal.
Condicionamento é um método de aprendizagem e alteração comportamental por meio de uma estrutura de estímulo-resposta que atua sobre o sistema nervoso central do indivíduo. Temos dois tipos de condicionamento:
Clássico: chamado de reflexo não condicionado em que um estímulo se relaciona a outro. O toque do despertador, por exemplo, considerado de maneira isolada não tem maior significado, no entanto, mas relacionamos esse primeiro estímulo (toque do despertador) a outro (despertar em um determinado horário).
Operante: em que todo comportamento é instigado pelos resultados que gera, existindo um estímulo que o reforça, que pode ser positivo quando vem fortalecer determinado comportamento (recompensa); ou negativo, quando sua função é inibir determinado comportamento (punição).
A partir da observação é possível determinar a motivação comportamental do indivíduo e ainda, estabelecer um processo de condicionamento eficaz visando a mudança comportamental.
O cavalo Hans foi condicionado e seu comportamento foi sustentado por reforço positivo, uma vez que era recompensado a cada acerto. Estimulo – Resposta e Consequências modelaram o comportamento do cavalo.
Hans foi treinado com exercicios de repeticoes como os seres humanos sao . A nossa mente corresponde quanto mais repetimos mas ficamos bons em que fazemos .
O processo de repeticao em qual ser vivo esteja neste Universo recebera suas respostas . Desafiar a nossa mente atraves de repeticoes e o caminho para que possamos chegar proximo da perfeicao .
O Behaviorismo Metodológico, atribuido a John B. Watson, surgiu em oposição à introspecção e ao mentalismo. Watson argumentava que qualquer observador pode medir objetivamente o comportamento publicamente observável justamente porque, diferentemente dos processos cognitivos, que são privados, o comportamento é público.
Excelente, neste caso Hans monstra o valor da abordagem experimental comportamental e o papel do condicionamento na aprendizagem.
O cavalo no treinamento cada vez que respondia a determinados estímulos recebia uma premiação ( comida).
O caso Hans destaca o caráter experimental da Psicologia Comportamental e mostra que animais, entre eles, os humanos, respondem a estímulos e respostas e suas relações com o ambiente em que acontecem. É uma contribuição valiosa para o estudo do comportamento.
Observar o comportamento pode trazer várias respostas . O ser humano se comporta muitas vezes conforme o seu condicionamento , quem é estimulado e quem não recebe nenhum estímulo !
A análise comportamental feita sobre o cavalo Hans, pode-se descobrir que o mesmo não era Inteligente mas sim treinado com base de estímulos e recompensas para que se faça tais exercícios.
O comportamento é resultado dos estímulos que se vivenciamos repetidamente seja o condicionamento positivo ou negativo.
A observação sem dúvida é de uma importância, o cavalo foi condicionado pelo seu dono, para responder as questões corretamente recebendo uma recompensa, casso ele acertasse, nessa caso o (BEHAVIORISMO) fez toda a diferença, já no caso de um ser humano ajuda em partes e não num todo.
Naquela época antigamente A população acreditava que Hans era dotado de uma inteligência capaz de resolver qualquer pergunta. Então, a partir da comprovação de condicionamento para certos comportamentos do cavalo, surgiu a necessidade de uma abordagem experimental nos estudos do comportamento animal.
O cavalo foi adestrado somente para responder segundo a reação da resposta das pessoas sendo correta ou errada.
O cavalo Hans foi condicionado.
O experimento do cavalo inteligente, Hans, é considerado um exemplo classico de condicionamento clássico. A técnica usada nesse experimento consistiu em apresentar um estímulo incondicionado (um som) juntamente com um estímulo condicionado (uma comida). Após algumas repetições, o cavalo aprendeu a associar o som com a comida, e começou a salivar com o som, mesmo sem a presença da comida.
O experimento do Hans ilustra como um estímulo neutro (som) pode se tornar um estímulo condicionado, através de um estímulo incondicionado (Comida). Aqui demonstra como o condicionamento clássico pode ser usado para explicar a aquisição de comportamentos involuntários.
No caso,o cavalo foi treinado para tal feito,foi estimulado a aprender,sendo condicionado à que um movimento gera uma reação.
Estímular os animais ou pessoas muda de fato o comportamento. Traz reações diversas e surpreendentes.
O behaviorismo é reconhecido pelo comportamento e o comportamento e condicionamento do dono desenvolveu estimulo ao aprendizado do cavalo sendo então recompensado repetitivamente
com certeza o tratamento e o treinamento que o cavalo teve, o fizeram responder as questões que o seu dono fazia. O ser humano também ao ser estimulado, reage.
O animal, foi treinado e estimulado a aprender e cada acerto recebia uma recompensa, que era a comida. O ser humano, também pode ser estimulado a ter um comportamento esperado por seus pais e até pela sociedade.
podemos ver que estimulos – respostas são provenientes de algo como comida, no caso do cavalo. Sempre que Hans acertava , ganhava algo como recompensa e entendia alguns sinais que lhe dariam este reforço positivo
Papel do condicionamento na aprendizagem. Trabalhar com determinados estímulos e estímulos reforçadores quando se obtém as aprendizagem corretas.
O Behaviorismo dá ênfase ao comportamento aprendido por osmoze. Todo estímulo produz uma resposta, aquela que é reforçada é aprendida por repetição e reforço.
Behaviorismo, os comportamentos são obtidos pelo esforço ou seja estimulo do comportamento desejado.
A principal diferença entre Psicanálise e Behaviorismo é que a psicanálise enfatiza a centralidade da mente humana por acreditar que o inconsciente tem o potencial para motivar o comportamento já os Behavioristas dão destaque para o comportamento externo dos indivíduos e acreditam que o comportamento é uma resposta a estímulos externos.
Interessante!
A mente é capaz de responder a estímulos de repetição como automação do processo de treinamento, e deve-se muito ao meio externo em que vivemos, validado por recompensas satisfatórias ao sujeito.
Com certeza a questão do estímulo recompensa praticado no abordagem behaviorista traz sua contribuição, tanto para a formação das crianças em seu processo de desenvolvimento, como para compreensão de muitas ações, mesmo dos adultos. Contudo, essa abordagem não da conta das ações humanas que vão para além do campo prático.
Behaviorismo, observação psicológica que tem por objeto de estudo das relações entre os estímulos do sujeito.
O cavalo Hans respondia aos estímulos e conseguia decifrar a linguagem corporal de seu treinador mesmo sendo um movimento nos olhos ou um arrear os ombros. Fiz uma pesquisa sobre isso e descobri que até o olhar de alívio da plateia ou do próprio treinador em ele estar chegndo perto de uma resposta o fazia ter certeza para responder corretamente. É uma história bem curiosa e que agrega muito ao nosso conhecimento sobre em como os estímulos afetam os animais e os seres vivos.
Com treinamento o animal é condicionado a realizar as tarefas a ele determinadas, não que o cavalo não tenha inteligência, mas, não ao nível de raciocínio tão lógico ao realizar contas.
O cavalo demonstra através de estimulos as respostas pre condicionadas confirmando os estudos que skinner e pavlov defendiam
Behaviorismo tem o comportamento como objeto, o qual é definido pela relação indivíduo/ambiente. Watson acreditava que o comportamento poderia ser estudado a partir de sua decomposição em unidades elementares.
Para Skinner, o behaviorismo metodológico seria um compromisso da psicologia enquanto ciências com atos públicos, com aquilo que é observável pelo investigador a partir da análise metodológica.
na realidade o cavalo foi condicionado aos treinamentos do dono , e se orientava baseado no comportamento do dono para acertar as perguntas.
o Behaviorismo estuda a psicologia através da observação do comportamento e não através de conceitos subjetivos e teóricos da mente.
No caso do Hans ele foi condicionado por Von Osten e por outras pessoas através de batidas do seu casco no chão.
Não há nenhuma magica tudo é baseado em comportamentos observáveis, utilizando o sistema de recompensa. Treinamento e disciplina, puro behaviorismo.;
O condicionamento é um processo de aprendizagem e modificação do comportamento através de mecanismos estimulo-resposta sobre o sistema nervoso centra, as condições do ambiente têm influência direta no comportamento do individuo ou do animal.
Hans “percebia”a diferença na reação do seu publico quando a resposta estava correta e isso servia de estimulo para ele, o que não ocorria quando o público desconhecia as respostas , alem disso, ele também era motivado a repetir o comportamento quando recebia alimentos após os acertos.
Tanto o ser humano como os animais tem capacidade
de aprender mais o ser humano, não é programado como um animal treinado, temos a capacidade de aprender sem alguém pra nós encinar somos racionais
O behaviorismo costuma ser apresentado a partir de dois importantes autores na constituição desse campo diverso: Watson e Skinner. cada um na sua metodologia, considerando suas perspectivas.
O cavalo apenas respondia a estímulos, foi condicionado a isso através de treinamento.
No behaviorismo a teoria e método de investigação psicológica que procura examinar do modo mais objetivo o comportamento humano e dos animais com ênfase nos fatos objetivos (estímulos e reações ), sem fazer recurso à introspecção.
O condicionamento são barreiras limítrofes, a partir das recompensas. Mas esse experimento foi bastante relevante para a época, para entender o comportamento animal. Quanto à consciência, toda a discussão pressupõe pontos de investigação profunda.
Behaviorismo é um conceito advém do inglês behavior que significa comportamento ou conduta; sendo uma área da psicologia que designa o comportamento como objetivo de estudo, também chamado de comportamentalismo.
O exemplo do cavalo em que o cavalo é o id as redias o superego e o home o ego.
Entendo que quanto mais o ser humano busca conhecimento ele quer praticar o behaviorismo apresenta uma experiência de vários sentidos psicológicos o comportamento do homem do ser humano é praticamente racional está comprovado que os cães resolvem cálculos e só acerta porque recebem recompensa dos donos tudo é baseado em treinamento quanto mais treinamos a nossa mente nós conseguimos o resultado final.
O cavalo estava condicionado a repetição,pois toda resposta correta, era premiado .
Esse caso ilustra de que maneira o condicionamento e a análise experimental são perspectivas essenciais, esse estudo do cavalo Hans ressalta a importância do condicionamento na formação do comportamento e de cordo com a perspectiva behaviorista, o comportamento é moldado por meio de processos de aprendizagem, como o condicionamento behaviorismo,
O behaviorismo acredita que todo comportamento é resultado de experiência e condicionamento. Essa teoria psicológica defende que a psicologia humana ou animal pode ser objetivamente estudada por meio de observação de suas ações, ou seja, observando o comportamento.
A respostas a estimulos, e uma forma de condicionamento , e que muitas vezes funciona com seres humanos pois estimulos esta ligado a uma forma de recompensa e satisfação, no caso do cavalo Hans, estava relacionado a comida
O cavalo recebeu um condicionamento a partir de estímulos e assim a cada estimulo já pré-estabelecido o animal como estava condicionado executava o que aprendeu por repetição
O behaviorismo da destaque para o comportamento externo dos indivduos e acreditam que o comportamento é uma resposta a estimulos externos.
a mente do cavalo foi exercitada para fazer aquilo , tudo que vc estimula tras resposta e consequencia.
De acordo com Watson o behaviorismo era estabelecer as leis que regem o comportamento, relacionamento as respostas com os estímulos; abandono da introspecção e a adoção da observação direta do comportamento como o único método possível para uma psicologia científica. Podemos dizer que o behaviorismo tem um papel fundamental na psicologia comportamental. Afinal, ele ajuda a compreender como os indivíduos aprendem e se comportam diante de estímulos externos.
Nota-se a importância da escolha de uma metodologia da pesquisa adequada a cada objeto de estudo.
O bom resultado bem de um bom treinamento e isto pode-se observar entre humanos e no reino animal.
O condicionamento (treino) animal é uma técnica que trabalha para que o animal entenda determinadas condutas. O condicionamento é muito importante para a relação do indivíduo com seu keeper (nome utilizado para o profissional responsável pelo animal) quando bem sucedido, o animal permite a realização dos comandos desejados, demonstra confiança entre eles, está ligado ligado a uma forma de recompensa e satisfação.
De acordo com behaviorismo todo comportamento é resultado de experiências e condicionamento.
O estímulo é evento físico ou combinação de eventos relacionados com a ocorrência de uma resposta comportamental. E resposta é a unidade de comportamento que é apresentado após o estímulo. Essa é uma análise experimental que possibilita conhecer os mecanismos comportamentais. O estudo do psicológico animal, realmente, é muito importante para análise do comportamento condicionado. Visto que, o cavalo Hans foi bem estimulado a responder condicionado a receber alimentos, não porque era dotado de inteligência, mas o estímulo repetitivo o condicionou as respostas.
Vimos que com os estímulos externo podemos alcançar resultados de acordo com o propósito. O Behaviorismo demostra uma técnica para uma abordagem psicológica e observar seus resultados.
O Behaviorismo é uma abordagem da psicologia que se concentra no estudo do comportamento observavel e mensuravel, desconsiderando os processos mentais internos, como pensamentos, sentimentos e emoções. Como objeto de estudo.
O comportamento está condicionado muitas vezes ao que vivemos e por isso os estímulos recebidos determinam as respostas e as práticas de comportamento. Ficando quase que uma incognita quando este indivíduo é colocado em um meio completamente diferente ao de seu costume, podendo inclusive ser notório novas resposta ao meio devido ao estímulos recebidos
É interessante ver como o ser humano pode influenciar outras raças. O cavalo foi treinado para responder estímulos, em troca dessas respostas o mesmo era beneficiado por um alimento.
O comportamento do cavalo Hans atendia sua própria vontade devido ao prêmio alimentar oferecido, uma troca do bem estar com a repetição do aprendizado
o cavalo aprendeu de acordo com cuidado quê seu dono ensinou, sem ensino ninguém aprende jamais aprende nada,
tem que haver insentivo e muita técnica da parte de quem ensina.
o cavalo Hans, demonstrou que comandos de vóz e gestos visíveis, são partes importantes da comunicação, cabe á quem observa, a capacidade de entender que nem todos os cavalos irão conseguir esta façanha, o meio onde hans vivia foi determinante para isso. ele foi exaustivamente treinado, com dedicação e carinho e respeito, condição essencial para quem não tem as faculdades do ser humano, aprender e repetir o que aprendeu assim que estimulado.
Condicionamentos de reforço e suas bases comportamentais.
Ao ensinar o cavalo, ele dava estímulos, então cavalo aprendeu de acordo com o que o dono o ensinava… e respondia a esses estímulos
A abordagem do treinador e dono do cavalo Hans, como, local,tratamento, modo de treinamento, sinalizações e recompensas, estimulando o, fizeram com que o treinador visse Hans, como inteligente e dotado, porém, os testes realizados , com os outros grupos, ficaram evidentes, que ele tinha acertos elevados, devido ao condicionamento e sinais para compreensão das respostas.
Os estudos experimentais de comportamento tomam em conta estimulo e resposta, nâo os processos mentais. Por este motivo, muitas vezes animais são usados para os experimentos, e não os humanos.. No caso de Hans, o treinamento consistia no reflexo do animal de responder de um certo jeito diante de certos estimulos observáveis, seja do treinador, seja dos outros participantes.
Hans demonstrou o que hoje está mais claro para os estudantes e pesquisadores da psicologia, que é a questão de resposta ao estímulo. Nosso comportamento, assim como o do cavalo Hans, tende a ser melhor a cada estímulo mais agradável. Hans aprendeu a responder aos sinais e aos estímulos e não a responder corretamente por sua conta.
O dono treina o cavalo de forma contínua, com isso o cavalo é condicionado às ordens do dono.
A analise da questão denota que a psicanalise nos leva a testar varias possibilidades mesmo que empírica para analisar uma tese ou ideia sobre uma questão de apreciação da inteligência humana quanto da capacidade de um animal ter ou não a capacidade de aprender. O fato de o cavalo aprender comandos denota que o animal raciocina mas não como o raciocínio humana pelo fato de que o raciocínio mais abrangente é o que seu dono esta a realizar nessa empreitada caracterizando assim a mais pura sabedoria que amos possa ter. A comunicação desde os tempos primordiais da vida se apresenta onde há uma superação relativa em que há uma troca de informações entre quem ensina quanto da resposta aos comandos de quem aprende o cavalo, Correlação psicótica do entendimento simultâneo relativo.
No fundo o cavalo respondia respondia à linguagem corporal ensinada (condicionada) por seu treinador.
Tudo na base do estímulo e recompensa que remetia o cavalo Hans a perceber qual atitude tomar.
O comportamento de Hans estava condicionado a responder determinados estímulos, pois como recompensa, recebia comida.
O estimulo repetitivo condicionou o cavalo a dar respostas! Que incrível!
O Behaviorismo, também chamado de Comportamentismo ou Comportamentalismo, tem como objeto de estudo o comportamento. Essa teoria psicológica defende que a psicologia humana ou animal pode ser objetivamente estudada por meio de observação de suas ações, ou seja, observando o comportamento.