Formação em Psicanálise Clínica

Formação em Psicanálise Clínica

This content is protected, please login and enroll course to view this content!

205 comentários sobre “Na prática

  1. O behaviorismo apresenta um análise experimental de vários sentidos psicológico , porém analisou a conjunção da ação conjunta do animal , visando o psicológico da psiquasalise na mente do cavalo Hans , constituindo a mente do animal para que ele é refletia a inteligência por gestos , portanto não tendo a linguagem racional ,mas sim de corporal irracional .

    Responder
    1. O cavalo de Hans foi treinado e a partir dai viu que o seu comportamento respondia a seus estímulos pois tudo se trata de comportamento a qual seu dono o recompensava com comida a cada resposta certa.

      Responder
      1. De acordo com o pesquisador Skinner o comportamento operante da ação do indivíduo não são automáticos e têm efeito sobre o ambiente. Ou seja, o comportamento é tanto fruto do estimulo quando produz efeitos sobre esse ambiente produtor do estímulo (SCHULTZ; SCHULTZ, 2002).
        No caso do cavalo de Hans ele foi treinado à dar respostas à determinadas situações, conforme os treinamentos que recebeu do seu dono- Situção= Resposta.

        Responder
    2. No behaviorismo esse condicionamento é operante, exemplo- uma pessoa ensinou o que o cavalo deveria fazer. ” consequência reforçadora”.

      Responder
    3. o aconteceu foi a repetição que seu dono fez com o Hans o cavalo a lei da recompensa, pega agora esse momento do Hans e faz uma repetição com alguém vai ter sucesso, porque a repetição faz gravar no subconsciente

      Responder
    4. O condicionamento clássico (ou condicionamento pavloviano respondente) é um processo que descreve a gênese e a modificação de alguns comportamentos com base nos efeitos do binômio estímulo-resposta sobre o sistema nervoso central dos seres vivos.
      O condicionamento é uma forma básica de aprendizagem que envolve uma resposta simples ou uma série complexa de respostas a determinados estímulos. Existem dois tipos de condicionamento: condicionamento operante e condicionamento clássico.

      Responder
    5. Toda análise foi baseada nas explanacoes de max graf, pai da criança, a Freud que intervinha por meio do genitor.Hans é um menino dotado de grande astúcia, desenvolve fobia em relação a cavalo época em que o transporte urbano era feito por carruagem de cavalo ,.neste caso o cavalo foi de grande importância porque era bem tratado acabou contribuindo para bons resultado

      Responder
      1. Embora o behaviorismo seja uma forma que apresenta resultados na aprendizagem pelo condicionamento, não garante a perfeita cognição do conteúdo apreendido.

        Responder
    6. Nã há dúvida de que o animal treinado e ensinado a responder a determinadas ações do seu tutor.mesmo às pessoas desconhecidas ele só respondia a partir de sinais dado pelo seu dono. por isso que às pessoas , as quais não conheciam as repostas de determinadas pergunas ele não interagia com a resposta. Ai temos psicologia do comportamento. O animal se comporta de acordo com o comportamento de seu tutor, alguém com quem ele convive e aprende.

      Responder
    7. Na forma que foi a motivação do animal a responder as perguntas feitos por seu tutor,isso levou a um estudo mais aprofundado visto que inteligencia do animal eram limitadas a estimulos

      Responder
    8. O tutor de Hans usou estímulos repetitivos e reforçandores, assim obtendo as respostas desejadas do cavalo desenvolvendo o comportamento de condicionamento operante no animal .

      Responder
    9. A apresentação do caso do cavalo de Hans, demonstra aspectos importantes na questão da observação do comportamento, uma vez que tem prestar muita atenção, ou seja, observar cada detalhe no acompanhamento de uma apresentação, pode demonstrar alguma situações de condicionamento muito sérias que podem e irão desvendar algumas teorias apresentadas e que devem ser testadas para sua comprovação.

      Responder
    10. Partindo dessa análise experimental, percebe-se que Hans não apresentava uma inteligência, propriamente dita, pois não estava exposto a situações que se lhe oportunizasse opção de escolhas conscientes; mas sim, era exposto a condicionamentos pré definidos, com respostas pré definidas; sendo premiado pelo treinamento dado a ele.

      Responder
    11. O animal reagia porque estava condicionado e percebia nas pessoas que tinham conhecimento das respostas algo parecido com os movimentos ou reflexos que seu tutor e treinador demonstrava.

      Responder
    12. O comportamentalismos tem como objetivo de estudo o comportamento está teoria defende que a psicologia humana ou animal pode ser estudada

      Responder
  2. A observação sem duvidas e de suma importância. O animal não aprendeu as respostas, e sim observou as expressoes (podendo ser faciais) de sue dono. Isso comprova a necessidade de observar ao analisar, e não apenas escrever.

    Responder
    1. O behaviorismo é chamado de comportamentismo não sem razão considerar o comportamento em seus diversos aspectos.
      Assim, através do método da observação poderíamos analisar o comportamento, uma vez que comportamento pode gerar comportamento.

      Responder
  3. hoje está comprovado que os cães que resolvem calculos só acertam porque recebem recompensa do dono em balas de doce, tudo é um treinamento

    Responder
  4. No caso acima, está nítido que o cavalo foi estimulado ao reforço positivou onde foi condicionado por seu próprio dono a obedecer seus comandos, em troca de recompensas( agrados dado ao mesmo).

    Responder
    1. Tanto animais como seres humanos quê têm bom treinamento serão mais capacitados nas atividades quê forem desenvolver a partir do que foi treinado,animal não tem memória racional mas aprende através do treinamento e recompensa ao fazer ,dentro da psicologia a psicanálise não é diferente é de suma importância para ajudar a entender o comportamento .

      Responder
  5. Temos que ver que o animal passou por um analise experimental, mas antes do analise experimental o cavalo passou por um treinamento e um ensaio com algo em sua frente. Na psicologia e psicanálise não é diferente.

    Responder
  6. O animal não tinha raciocínio, através do estímulo da recompensa ele dava respostas ensinadas por seu dono.
    O conhecimento do behaviorismo fez toda diferença para esse estudo.

    Responder
  7. Assim como o cavalo,vemos que muitas vezes o ser humano se comporta conforme seu condicionamento.
    O behaviorismo fez uma diferença nesse estudo mostrando o condicionamento na aprendizagem do cavalo.

    Responder
  8. A maneira do condicionamento e a análise experimental constituem-se importante perspetivas do behaviorismo usando o alimento como base de promoção/prêmio pelas respostas corretas, ao ponto de marcar atitudes de seu tutor. Tal prática também utilizadas nos seres humanos em fase de desenvolvimento.

    Responder
  9. Ao falar do comportamento do objeto de estudo da psicologia, percebemos através da observação metódica o diferencial entre o que é estimulado e o que não sofre nenhum estímulo
    Sendo assim a análise comportamental sofre uma grande mudança, tanto na prática com animais como com seres humanos,como foi apresentado na imagem.

    Responder
  10. A diferença entre os objetos de estudo, nós remete a diferença entre um estado e outro.
    Sendo um estimulado ao ser analisado, outro não.

    Responder
  11. O condicionamento comportamental nos revela de maneira simples oque pode acontecer com a análise através do estímulo,e o que não acontece quando o objeto de estudo não é estimulado.

    Responder
  12. Nesse exemplo, o condicionamento repetitivo, através de estímulos – gratificações e figura de linguagem, são reflexos ambientais, circunstanciais, que fizeram o cavalo reagir a comandos.

    Responder
  13. Behaviorismo é fundamental para os estudos nas observações tanto humano quanto animal em seu comportamento sendo que a Psicanalise entra com a parte interna de sentimentos e emoções.

    Responder
    1. Behavuorismo é de extrema importância para psicanálise. Pois através dos estímulos e recompensa que animal se atrela.

      Responder
      1. O behaviorismo contempla o comportamento como uma forma funcional e reacional de organismos vivos. Esta corrente psicológica não aceita qualquer relação com o transcendental, com a introspecção e aspectos filosóficos, mas pretende estudar comportamentos objetivos que podem ser observados.

        Responder
  14. Na verdade, o cavalo Hans não era dotado de raciocínio matemático, mas era um bom leitor da linguagem corporal de seu treinador. Mediante a alguns estímulos, seguido de reforço positivo ( recompensas), o cavalo associou a linguagem corporal de seu treinador aos cálculos exibidos no treinamento. Essa é a base do behaviorismo, estímulo- reforço
    Resposta- condicionamento.

    Responder
  15. A CADA SER LHE FOI DADA A IMPORTÂNCIA DE SUA INTELIGENCIA ATRAVES DO SEU RACIOCINIO PERMITINDO ASSIM FACILITANDO O SEU ESTIMULO ANALISADO.

    Responder
  16. Os animais são seres irracionais, no entanto os seres humanos são racionais e inteligentes.O cavalo observou através dos ensinos,práticas e exercícios em amiúde.A cada gesto do seu treinador e sabia a resposta .

    Responder
  17. O cavalo foi condicionado pelo seu dono para responder às questões corretamente, recebendo uma recompensa caso ele acertasse(comida, mimo etc.). O ser humano também pode ser condicionado positiva ou negativamente, depende de como interpreta a realidade dá um significado.

    Responder
  18. Que potencial em observação tem esse animal, sem precisar responde mas a sua face mostra claramente o quanto era a vontade de ser observador.

    Responder
  19. O behaviorismo é uma teoria psicológica que visa estudar a psicologia através da observação do comportamento.

    Responder
  20. De fato dadas combinações com uso de códigos podem programar o efeito ao seu comando para obtenção da resposta já programada e não para as variáveis que podem vim a exiatir.Portanto a autonomia si da atravéz de um cognitivo aplasivel que pressuponha ao nível de consciência para realização de ações que não sejam programadas mas sim racionais visando dados e suas variaveis,por tanto a inspeção observacional é de suma importância para aferição de cada caso proveniente do indivíduo racional.

    Responder
  21. O caso do cavalo Hans demonstra que existe um condicionamento, ou seja, que o comportamento advém muitas vezes de um aprendizado que foi recebido pela pessoa e que pode de refletir em sua vida. O animal deixou evidenciado que mesmo não tendo o mesmo grau de conhecimento de um ser humano poderia responder a perguntas que lhe eram feitas em razão de observação e do condicionamento que recebeu. O behaviorismo busca entender o comportamento do ser humano em suas relações sociais a partir da observação.

    Responder
  22. No caso apresentado o cavalo Hans foi condicionado a reagir a pequenos sinais das pessoas presentes às apresentações. Ele reagia à linguagem corporal e a expressão fácil das pessoas que interagiam com ele. O que pra mim já é algo espetacular, principalmente por se tratar de um animal “irracional”.

    Responder
  23. Esse caso do dito “Cavalo Esperto” ou a historia do cavalo Hans teve um papel importantíssimo para psicologia. Esse fato ocorrido no inicio do seculo XX permitiu o reconhecimento por parte da psicologia que as emoções não são características especificas só dos seres humanos. Ouros animais possuem emoções parecidas com as nossas, como é o caso dos mamíferos,cavalos,cachorros e, até mesmo em algumas espécies de pássaros.

    Responder
  24. O condicionamento é um processo de aprendizagem e modificação de comportamento através de mecanismos estímulo-resposta sobre o sistema nervoso central do indivíduo.

    Responder
  25. O estudo do comportamento demonstra os mecanismos internos de reação aos estímulos, tanto em animais como em humanos.

    Responder
  26. Sendo a Análise experimental um método que possibilita conhecer os mecanismos comportamentais por meios de observações que segue uma sequencia e ordem logica para execução ,através de estímulos e respostas, conclui-se que a aprendizagem pode ser aprendida através de diversos estímulos, que produzirão respostas, no caso de Hans o cavalo, o mesmo ao ser treinado pelo seu tutor ,por comando de voz ou movimento, recebia estímulos reforçadores ,ficando condicionado a recompensa que era comida a cada resposta certa.

    Responder
  27. O Behaviorismo é uma escola que possibilita ao profissional conhecer os mecanismos de estimulo e resposta do paciente, na experiência com o cavalo, Hans dava resposta esperada para receber a compensação, não que ele tivesse consciência mas, o interesse na compensação o levavam a dar a resposta correta.

    Responder
  28. Esse experimento nos mostra que muitas das vezes nós, seres racionais, também somos condicionados a responder a certos estímulos. Hans, um animal irracional, foi condicionado a responder a alguns estímulos, somente aqueles que conheciam as respostas entenderam
    as respostas do animal, através dos seus movimentos; nós, seres racionais, somos condicionados a fazer uso de tal ou tal objeto, a usar isso ou aquilo em nome da moda, etc, etc. somos estimulados a todo momento, pelas mais diversas formas de mídias, inconscientemente, com a ilusória promessa de alcançarmos a felicidade.

    Responder
  29. Favor interesseiro ,faça o que eu mando que eu te dou esse presente ,e o animal é inteligente por ser bem observador ,com certeza, a atividade dele é pela observação desde que seja repetitiva até ele gravar no consciente.

    Responder
  30. É o tratamento e também pode ser que ele criou desde pequeno aí vai se formando uma amizade entre ele e o animal um condicionamento de entendimento, mais com gratificações, esse é o ponto

    Responder
  31. Somos também possíveis de sermos condicionados a responder estímulos. Numa visão de tratamento de um transtorno de ansiedade, por exemplo, é possível utilizarmos o método de condicionamento criando, por exemplo, novas memórias em substituição às memórias que causam dor.

    Responder
  32. Aqui no behaviorismo em um experimento com um animal, deu-se a atender que o animal Hans ele atendia e respondia as suas solicitacoes..e em se tratando do ser humano (homem), ficamos muitas fezes inclausulados..sem estimulos, condicionados sempre aos mesmos estimulos. O tratamento com animais para crianças com algum tipo de deficit, estimula e acrescenta a um bom resultado final.

    Responder
  33. No caso em tela, o cavalo Hans respondia aos estímulos do seu dono de forma condicional e positiva. A partir do resultado final era dada uma recompensa como gratificação de sua atuação correta. Muito semelhante ao treinamento dos cães. O Behaviorismo está presente nesse caso como estímulo e resposta no processo de aprendizagem.

    Responder
  34. Sempre foi muito proveitoso o estimulo com recompensa, sabendo usar os métodos de estímulos teremos um resultado positivo.

    Responder
  35. Mesmo com a comprovação de que o Cavalo Hans respondia aos estímulos de forma condicionada em troca da recompensa, ainda assim constata que os animais mesmo com as limitações dão resultados satisfatórios quando bem treinados.

    Responder
  36. No caso do estudo..O cavalo demonstrou sua inteligência…. Não como a dos humanos mas foi inteligente mesmo sendo treinado teve a percepção dos sinais dos gestos ele usou a inteligência mas não como os pesquisadores queriam.

    Responder
  37. Sendo animais irracionais, porém inteligentes, redpondem só comando do instrutor, já sabendo que terá recompensa por seus acertos

    Responder
  38. Ao observarmos esse experimento feito com o caso do cavalo Hans, percebemos que o fator condicionamento é existente e que pode levar um indivíduo a repetição de um dado comportamento ou mesmo a reprodução de falas que foram vivenciadas por ele ainda na infância. Pois, o condicionamento permite uma dada reprodução mesmo que essa seja inconsciente.

    Responder
  39. Ao falar em comportamento como objeto de estudo da Psicologia, o behaviorismo colocou a análise experimental como um método que possibilitaria conhecer os mecanismos comportamentais por meio de observação metódica dos estímulos e respostas, que transformariam a aquisição e realização de comportamentos.

    Responder
  40. Pela sua natureza experimental o behaviorismo nos propicia meios para melhor compreender o comportamento graças aos experimentos realizados. A pesquisa experimental é sem dúvida uma ótima ferramenta na compreensão dos mecanismos de comportamento, mas importante ser rigoroso na analise dos dados coletados e a consciência de que existem diferenças entre as experiencias feitas em laboratório e as situações “na vida real”.

    Responder
  41. O Behaviorismo, tem como objeto de estudo o comportamento de forma direta, com base no ambiente e no condicionamento em que vive têm influência direta no comportamento do indivíduo ou animal.

    Responder
  42. Por muito tempo o estudo da teoria comportamental foi “mal vista”, sobretudo na área educacional, hoje, contudo, vários estudos já apontam para uma revisão dos benefícios da teoria neobehaviorista e suas implicações educativas.

    Responder
  43. Cavalo Hans condicionada à experimentos recompensadores por seu treinador, que provia de intenções motivacionais para com o seu público.

    Responder
  44. Hans era capaz de “ler” a atitude dos humanos, que era como ele sempre conseguia acertar.
    Se tratava de um caso de condicionamento. Além disso, essa pesquisa revelou como a presença do pesquisador pode condicionar as respostas do pesquisado.

    Responder
  45. O Behaviorismo estuda o comportamento de forma direta, com base no ambiente e no condicionamento em que vive o indivíduo ou animal. 

    Responder
  46. Condicionamento é um método de aprendizagem e alteração comportamental por meio de uma estrutura de estímulo-resposta que atua sobre o sistema nervoso central do indivíduo. Temos dois tipos de condicionamento:
    Clássico: chamado de reflexo não condicionado em que um estímulo se relaciona a outro. O toque do despertador, por exemplo, considerado de maneira isolada não tem maior significado, no entanto, mas relacionamos esse primeiro estímulo (toque do despertador) a outro (despertar em um determinado horário).
    Operante: em que todo comportamento é instigado pelos resultados que gera, existindo um estímulo que o reforça, que pode ser positivo quando vem fortalecer determinado comportamento (recompensa); ou negativo, quando sua função é inibir determinado comportamento (punição).
    A partir da observação é possível determinar a motivação comportamental do indivíduo e ainda, estabelecer um processo de condicionamento eficaz visando a mudança comportamental.

    Responder
  47. O cavalo Hans foi condicionado e seu comportamento foi sustentado por reforço positivo, uma vez que era recompensado a cada acerto. Estimulo – Resposta e Consequências modelaram o comportamento do cavalo.

    Responder
  48. Hans foi treinado com exercicios de repeticoes como os seres humanos sao . A nossa mente corresponde quanto mais repetimos mas ficamos bons em que fazemos .
    O processo de repeticao em qual ser vivo esteja neste Universo recebera suas respostas . Desafiar a nossa mente atraves de repeticoes e o caminho para que possamos chegar proximo da perfeicao .

    Responder
  49. O Behaviorismo Metodológico, atribuido a John B. Watson, surgiu em oposição à introspecção e ao mentalismo. Watson argumentava que qualquer observador pode medir objetivamente o comportamento publicamente observável justamente porque, diferentemente dos processos cognitivos, que são privados, o comportamento é público.

    Responder
  50. Excelente, neste caso Hans monstra o valor da abordagem experimental comportamental e o papel do condicionamento na aprendizagem.

    Responder
  51. O caso Hans destaca o caráter experimental da Psicologia Comportamental e mostra que animais, entre eles, os humanos, respondem a estímulos e respostas e suas relações com o ambiente em que acontecem. É uma contribuição valiosa para o estudo do comportamento.

    Responder
  52. Observar o comportamento pode trazer várias respostas . O ser humano se comporta muitas vezes conforme o seu condicionamento , quem é estimulado e quem não recebe nenhum estímulo !

    Responder
  53. A análise comportamental feita sobre o cavalo Hans, pode-se descobrir que o mesmo não era Inteligente mas sim treinado com base de estímulos e recompensas para que se faça tais exercícios.

    Responder
  54. O comportamento é resultado dos estímulos que se vivenciamos repetidamente seja o condicionamento positivo ou negativo.

    Responder
  55. A observação sem dúvida é de uma importância, o cavalo foi condicionado pelo seu dono, para responder as questões corretamente recebendo uma recompensa, casso ele acertasse, nessa caso o (BEHAVIORISMO) fez toda a diferença, já no caso de um ser humano ajuda em partes e não num todo.

    Responder
  56. Naquela época antigamente A população acreditava que Hans era dotado de uma inteligência capaz de resolver qualquer pergunta. Então, a partir da comprovação de condicionamento para certos comportamentos do cavalo, surgiu a necessidade de uma abordagem experimental nos estudos do comportamento animal.

    Responder
  57. O experimento do cavalo inteligente, Hans, é considerado um exemplo classico de condicionamento clássico. A técnica usada nesse experimento consistiu em apresentar um estímulo incondicionado (um som) juntamente com um estímulo condicionado (uma comida). Após algumas repetições, o cavalo aprendeu a associar o som com a comida, e começou a salivar com o som, mesmo sem a presença da comida.
    O experimento do Hans ilustra como um estímulo neutro (som) pode se tornar um estímulo condicionado, através de um estímulo incondicionado (Comida). Aqui demonstra como o condicionamento clássico pode ser usado para explicar a aquisição de comportamentos involuntários.

    Responder
  58. No caso,o cavalo foi treinado para tal feito,foi estimulado a aprender,sendo condicionado à que um movimento gera uma reação.

    Responder
  59. O behaviorismo é reconhecido pelo comportamento e o comportamento e condicionamento do dono desenvolveu estimulo ao aprendizado do cavalo sendo então recompensado repetitivamente

    Responder
  60. com certeza o tratamento e o treinamento que o cavalo teve, o fizeram responder as questões que o seu dono fazia. O ser humano também ao ser estimulado, reage.

    Responder
  61. O animal, foi treinado e estimulado a aprender e cada acerto recebia uma recompensa, que era a comida. O ser humano, também pode ser estimulado a ter um comportamento esperado por seus pais e até pela sociedade.

    Responder
  62. podemos ver que estimulos – respostas são provenientes de algo como comida, no caso do cavalo. Sempre que Hans acertava , ganhava algo como recompensa e entendia alguns sinais que lhe dariam este reforço positivo

    Responder
  63. Papel do condicionamento na aprendizagem. Trabalhar com determinados estímulos e estímulos reforçadores quando se obtém as aprendizagem corretas.

    Responder
  64. O Behaviorismo dá ênfase ao comportamento aprendido por osmoze. Todo estímulo produz uma resposta, aquela que é reforçada é aprendida por repetição e reforço.

    Responder
  65. A principal diferença entre Psicanálise e Behaviorismo é que a psicanálise enfatiza a centralidade da mente humana por acreditar que o inconsciente tem o potencial para motivar o comportamento já os Behavioristas dão destaque para o comportamento externo dos indivíduos e acreditam que o comportamento é uma resposta a estímulos externos.

    Responder
  66. A mente é capaz de responder a estímulos de repetição como automação do processo de treinamento, e deve-se muito ao meio externo em que vivemos, validado por recompensas satisfatórias ao sujeito.

    Responder
  67. Com certeza a questão do estímulo recompensa praticado no abordagem behaviorista traz sua contribuição, tanto para a formação das crianças em seu processo de desenvolvimento, como para compreensão de muitas ações, mesmo dos adultos. Contudo, essa abordagem não da conta das ações humanas que vão para além do campo prático.

    Responder
  68. Behaviorismo, observação psicológica que tem por objeto de estudo das relações entre os estímulos do sujeito.

    Responder
  69. O cavalo Hans respondia aos estímulos e conseguia decifrar a linguagem corporal de seu treinador mesmo sendo um movimento nos olhos ou um arrear os ombros. Fiz uma pesquisa sobre isso e descobri que até o olhar de alívio da plateia ou do próprio treinador em ele estar chegndo perto de uma resposta o fazia ter certeza para responder corretamente. É uma história bem curiosa e que agrega muito ao nosso conhecimento sobre em como os estímulos afetam os animais e os seres vivos.

    Responder
  70. Com treinamento o animal é condicionado a realizar as tarefas a ele determinadas, não que o cavalo não tenha inteligência, mas, não ao nível de raciocínio tão lógico ao realizar contas.

    Responder
  71. O cavalo demonstra através de estimulos as respostas pre condicionadas confirmando os estudos que skinner e pavlov defendiam

    Responder
  72. Behaviorismo tem o comportamento como objeto, o qual é definido pela relação indivíduo/ambiente. Watson acreditava que o comportamento poderia ser estudado a partir de sua decomposição em unidades elementares.
    Para Skinner, o behaviorismo metodológico seria um compromisso da psicologia enquanto ciências com atos públicos, com aquilo que é observável pelo investigador a partir da análise metodológica.

    Responder
  73. na realidade o cavalo foi condicionado aos treinamentos do dono , e se orientava baseado no comportamento do dono para acertar as perguntas.

    Responder
  74. o Behaviorismo estuda a psicologia através da observação do comportamento e não através de conceitos subjetivos e teóricos da mente.
    No caso do Hans ele foi condicionado por Von Osten e por outras pessoas através de batidas do seu casco no chão.

    Responder
  75. Não há nenhuma magica tudo é baseado em comportamentos observáveis, utilizando o sistema de recompensa. Treinamento e disciplina, puro behaviorismo.;

    Responder
  76. O condicionamento é um processo de aprendizagem e modificação do comportamento através de mecanismos estimulo-resposta sobre o sistema nervoso centra, as condições do ambiente têm influência direta no comportamento do individuo ou do animal.
    Hans “percebia”a diferença na reação do seu publico quando a resposta estava correta e isso servia de estimulo para ele, o que não ocorria quando o público desconhecia as respostas , alem disso, ele também era motivado a repetir o comportamento quando recebia alimentos após os acertos.

    Responder
  77. Tanto o ser humano como os animais tem capacidade
    de aprender mais o ser humano, não é programado como um animal treinado, temos a capacidade de aprender sem alguém pra nós encinar somos racionais

    Responder
  78. O behaviorismo costuma ser apresentado a partir de dois importantes autores na constituição desse campo diverso: Watson e Skinner. cada um na sua metodologia, considerando suas perspectivas.

    Responder
  79. No behaviorismo a teoria e método de investigação psicológica que procura examinar do modo mais objetivo o comportamento humano e dos animais com ênfase nos fatos objetivos (estímulos e reações ), sem fazer recurso à introspecção.

    Responder
  80. O condicionamento são barreiras limítrofes, a partir das recompensas. Mas esse experimento foi bastante relevante para a época, para entender o comportamento animal. Quanto à consciência, toda a discussão pressupõe pontos de investigação profunda.

    Responder
  81. Behaviorismo é um conceito advém do inglês behavior que significa comportamento ou conduta; sendo uma área da psicologia que designa o comportamento como objetivo de estudo, também chamado de comportamentalismo.

    Responder
  82. Entendo que quanto mais o ser humano busca conhecimento ele quer praticar o behaviorismo apresenta uma experiência de vários sentidos psicológicos o comportamento do homem do ser humano é praticamente racional está comprovado que os cães resolvem cálculos e só acerta porque recebem recompensa dos donos tudo é baseado em treinamento quanto mais treinamos a nossa mente nós conseguimos o resultado final.

    Responder
  83. Esse caso ilustra de que maneira o condicionamento e a análise experimental são perspectivas essenciais, esse estudo do cavalo Hans ressalta a importância do condicionamento na formação do comportamento e de cordo com a perspectiva behaviorista, o comportamento é moldado por meio de processos de aprendizagem, como o condicionamento behaviorismo,

    Responder
  84. O behaviorismo acredita que todo comportamento é resultado de experiência e condicionamento. Essa teoria psicológica defende que a psicologia humana ou animal pode ser objetivamente estudada por meio de observação de suas ações, ou seja, observando o comportamento.

    Responder
  85. A respostas a estimulos, e uma forma de condicionamento , e que muitas vezes funciona com seres humanos pois estimulos esta ligado a uma forma de recompensa e satisfação, no caso do cavalo Hans, estava relacionado a comida

    Responder
  86. O cavalo recebeu um condicionamento a partir de estímulos e assim a cada estimulo já pré-estabelecido o animal como estava condicionado executava o que aprendeu por repetição

    Responder
  87. O behaviorismo da destaque para o comportamento externo dos indivduos e acreditam que o comportamento é uma resposta a estimulos externos.

    Responder
  88. a mente do cavalo foi exercitada para fazer aquilo , tudo que vc estimula tras resposta e consequencia.

    Responder
  89. De acordo com Watson o behaviorismo era estabelecer as leis que regem o comportamento, relacionamento as respostas com os estímulos; abandono da introspecção e a adoção da observação direta do comportamento como o único método possível para uma psicologia científica. Podemos dizer que o behaviorismo tem um papel fundamental na psicologia comportamental. Afinal, ele ajuda a compreender como os indivíduos aprendem e se comportam diante de estímulos externos.

    Responder
  90. O condicionamento (treino) animal é uma técnica que trabalha para que o animal entenda determinadas condutas. O condicionamento é muito importante para a relação do indivíduo com seu keeper (nome utilizado para o profissional responsável pelo animal) quando bem sucedido, o animal permite a realização dos comandos desejados, demonstra confiança entre eles, está ligado ligado a uma forma de recompensa e satisfação.
    De acordo com behaviorismo todo comportamento é resultado de experiências e condicionamento.

    Responder
  91. O estímulo é evento físico ou combinação de eventos relacionados com a ocorrência de uma resposta comportamental. E resposta é a unidade de comportamento que é apresentado após o estímulo. Essa é uma análise experimental que possibilita conhecer os mecanismos comportamentais. O estudo do psicológico animal, realmente, é muito importante para análise do comportamento condicionado. Visto que, o cavalo Hans foi bem estimulado a responder condicionado a receber alimentos, não porque era dotado de inteligência, mas o estímulo repetitivo o condicionou as respostas.

    Responder
  92. Vimos que com os estímulos externo podemos alcançar resultados de acordo com o propósito. O Behaviorismo demostra uma técnica para uma abordagem psicológica e observar seus resultados.

    Responder
  93. O Behaviorismo é uma abordagem da psicologia que se concentra no estudo do comportamento observavel e mensuravel, desconsiderando os processos mentais internos, como pensamentos, sentimentos e emoções. Como objeto de estudo.

    Responder
  94. O comportamento está condicionado muitas vezes ao que vivemos e por isso os estímulos recebidos determinam as respostas e as práticas de comportamento. Ficando quase que uma incognita quando este indivíduo é colocado em um meio completamente diferente ao de seu costume, podendo inclusive ser notório novas resposta ao meio devido ao estímulos recebidos

    Responder
  95. É interessante ver como o ser humano pode influenciar outras raças. O cavalo foi treinado para responder estímulos, em troca dessas respostas o mesmo era beneficiado por um alimento.

    Responder
  96. O comportamento do cavalo Hans atendia sua própria vontade devido ao prêmio alimentar oferecido, uma troca do bem estar com a repetição do aprendizado

    Responder
  97. o cavalo aprendeu de acordo com cuidado quê seu dono ensinou, sem ensino ninguém aprende jamais aprende nada,
    tem que haver insentivo e muita técnica da parte de quem ensina.

    Responder
  98. o cavalo Hans, demonstrou que comandos de vóz e gestos visíveis, são partes importantes da comunicação, cabe á quem observa, a capacidade de entender que nem todos os cavalos irão conseguir esta façanha, o meio onde hans vivia foi determinante para isso. ele foi exaustivamente treinado, com dedicação e carinho e respeito, condição essencial para quem não tem as faculdades do ser humano, aprender e repetir o que aprendeu assim que estimulado.

    Responder
  99. Ao ensinar o cavalo, ele dava estímulos, então cavalo aprendeu de acordo com o que o dono o ensinava… e respondia a esses estímulos

    Responder
  100. A abordagem do treinador e dono do cavalo Hans, como, local,tratamento, modo de treinamento, sinalizações e recompensas, estimulando o, fizeram com que o treinador visse Hans, como inteligente e dotado, porém, os testes realizados , com os outros grupos, ficaram evidentes, que ele tinha acertos elevados, devido ao condicionamento e sinais para compreensão das respostas.

    Responder
  101. Os estudos experimentais de comportamento tomam em conta estimulo e resposta, nâo os processos mentais. Por este motivo, muitas vezes animais são usados para os experimentos, e não os humanos.. No caso de Hans, o treinamento consistia no reflexo do animal de responder de um certo jeito diante de certos estimulos observáveis, seja do treinador, seja dos outros participantes.

    Responder
  102. Hans demonstrou o que hoje está mais claro para os estudantes e pesquisadores da psicologia, que é a questão de resposta ao estímulo. Nosso comportamento, assim como o do cavalo Hans, tende a ser melhor a cada estímulo mais agradável. Hans aprendeu a responder aos sinais e aos estímulos e não a responder corretamente por sua conta.

    Responder
  103. A analise da questão denota que a psicanalise nos leva a testar varias possibilidades mesmo que empírica para analisar uma tese ou ideia sobre uma questão de apreciação da inteligência humana quanto da capacidade de um animal ter ou não a capacidade de aprender. O fato de o cavalo aprender comandos denota que o animal raciocina mas não como o raciocínio humana pelo fato de que o raciocínio mais abrangente é o que seu dono esta a realizar nessa empreitada caracterizando assim a mais pura sabedoria que amos possa ter. A comunicação desde os tempos primordiais da vida se apresenta onde há uma superação relativa em que há uma troca de informações entre quem ensina quanto da resposta aos comandos de quem aprende o cavalo, Correlação psicótica do entendimento simultâneo relativo.

    Responder
    1. Concordo plenamente com sua interpretação do fenômeno condicionado no cavalo a partir das atitudes de seu treinador.

      Responder
  104. O Behaviorismo, também chamado de Comportamentismo ou Comportamentalismo, tem como objeto de estudo o comportamento. Essa teoria psicológica defende que a psicologia humana ou animal pode ser objetivamente estudada por meio de observação de suas ações, ou seja, observando o comportamento.

    Responder
  105. Os Behavioristas acreditam que todos os comportamentos são resultados de experiência e condicionamentos.
    Punições e premiações. Essa teoria defende que o comportamento humano ou animal pode ser estudado por meio de observações.

    Responder
  106. Na psicologia experimental isso é conhecido como Efeito Pigmeu e como Efeito Clever Hans. Isso acontece quando as influências que as expectativas do pesquisador geram no resultados dos seus experimentos. Isso acontece porque os sujeitos tendem a responder na direção esperada deles.

    Responder
  107. A partir do treinamento condicionado pelo qual Hans teve, passou a”obedecer” essa repetição. Os estímulos são importantes para o desenvolvimento de qualquer ser .

    Responder
  108. As pessoas podem desenvolver comportamentos como o de Hans, pelo ambiente que foram criados, reajam por estímulos, mas internamente sempre haverá o conflito de querer se desvencilhar dessas amarras.

    Responder
  109. O comportamento de Hans é por estímulo, observou- se que ela repetia ações por indução, e não por sua vontade.

    Responder
  110. Ele estava treinado, ”adestrado” àquilo, mas não era necessariamente ”inteligente”. Na verdade o animal pode até ter algum grau de inteligência (já que existem também diversos tipos de inteligência), mas não é capaz de raciocinar. Hans era esperto e logo ”decorou” que tipo de sinal as pessoas davam quando ele acertava as respostas: um gesto, um sorriso, uma expressão de contentamento… Mas ele só fazia aquilo para poder receber a recompensa: elogios (mesmo sem entender, mas percebia o tom de voz doce), carinho, afagos e comida.

    Responder
  111. O cavalo estava apenas condicionado a fazer aquilo. O ser humano também pode ser treinado e ficar condicionado a algo, mas a diferença principal é que o ser humano raciocina.

    Responder
  112. O behaviorismo utiliza a análise experimental para estudar os mecanismos comportamentais, como ilustrado pelo caso do cavalo Hans, proporcionando uma compreensão prática do condicionamento.

    Responder
  113. isso era normal em circos com varios animais. atraves do repetimento , quando acerta e recopensado e quando erra e castigado .um trainamento por varias horas e dias ate chegar a perfeicao

    Responder
  114. Como tudo nessa vida são os degraus, uma coisa de cada vez sem afobação. O comportamento teórico, visual e por último o prático p obter êxito. Conhecimento e ferramentas certas em meses p obter o resultado esperado

    Responder
  115. O condiocionamento e a repetição de estímulos proporcionam aprendizado para pessoas e animais e possibilitam certas respostas automáticas. Mas tanto as pessoas como animais se constituem sujeitos únicos com suas particularidades. O condicionamento não exclui a existência da mente e do incosnciente. Por isso acho Behaviorismo muito limitado em certos aspectos.

    Responder
  116. Podemos observar o condicionamento no comportamento do cavalo, se eu fizer isso, receberei recompensa.
    Para o Behavorismo podemos observar as teorias do condicionamento Clássico – a aprendizagem por substituição,
    E o condicionamento operante – comportamentos são influenciados pelos resultados, podendo ser resultados positivos ou negativos.

    Responder
  117. Os treinadores de animais frequentemente utilizam técnicas com condicionamento operante, em que o comportamentos são reforçados ou punidos com base nas consequências que sequem. O uso de reforços positivos, como recompensas alimentares ou elogios, é uma aplicação direta dos princípios behavioristas no treinamento de animais .

    Responder
  118. Interessantíssima experiência realizada com cavalo Hans, demonstrando que ele havia sido submetido a um condicionamento, obedecendo a estímulos de seu tutor por uma recompensa.

    Responder
  119. Como a influência involuntária de observadores na performance de indivíduos. Muitas vezes o animal, assim como Hans, está reagindo a “dicas” externas, mas se o experimentador não está atento a elas, poderá atribuir-lhe habilidades equivocadas.

    Responder
  120. O cavalo responde aos estimulos devido ao condicionamento de receber comida, passado pelo homem acionando o seu sistema de recompensa.

    Responder
  121. Em uma estrutura horizontal em cuidado a saúde permite uma de experiência e visões entre os profissionais,o que pode contribuir para o aprimoramento da prática clínica.Podendo cada profissional agir de forma independente e fazendo uso de tecnicaspeculiar a sua formação profissional .A colaboração entre esses profissionais reflete de maneira objetiva uma experiência positiva para o usuário e tornando sua estadia no âmbito hospitalar mais humanizada.

    Responder
  122. Segundo o behaviorismo,os comportamentos são aprendidos,mesmo em se tratando de reações emocionais ou instintivas,como ocorre diante de uma situação de pânico ou salivação diante de um alimento.E o comportamento é compreendido a parti do mecanismo estímulo-resposta.

    Responder
  123. O animal não tem a concorrência de seus atos embora tenha uma certa inteligência como o cavalo Hans responde aos
    estímulos e repetições de gestos usado por seu treinador levando Hans ao condicionamento coportamental

    Responder
  124. O experimento feito no cavalo revelou que nós precisamos de algo que ative a serotonina no cérebro.
    Algo que nos estimule para sobrevivermos em sociedade.
    Para trabalharmos e alcançarmos nossos objetivos como seres racionais.

    Responder
  125. O proprietário do cavalo fazia treinamento continuo com o animal e com esse treinamento condicionou a capacidade do animal em acertar as respostas através das recompensas que recebia.

    Responder
  126. essa teoria nos mostra, que por meio do treinamento o animal foi capaz de atender as expectativas acertando as respostas. o animal apesar de uma capacidade menor conseguiu atender aos estímulos com incentivo do seu proprietário.

    Responder
  127. Assim como o cavalo respondia aos estimulos de seu comportamento, assim age o ser humano, que precisa ser treinado e condicionada, seja para a vida em sociedade ou mesmo para atividades como ler, escrever e se exercitar. Não se trata apenas de ter capacidade mental, mas de receber estimulos e reforço positivo ou negativo a estes.

    Responder
  128. Condicionamento a determinados estímulos, provoca reações que fizeram com que o cavalo “acertasse” as questões.

    Responder
  129. Essa é uma característica retirada dos experimentos Behaviorista, onde os estudos de Pavlov, Skinner e Watson chegam a uma conclusão precipitada que as reações dos homens e dos animais podem ser moldadas através de treinamento, que os animais já nascem com reações específicas programadas para várias situações, inclusive os homens e que o Behaviorismo segue o determinismo comportamental sem negar o livre arbítrio e a possibilidade de mudança.
    Esse experimentos, nos mostra com ckareza que a Psicologia vai em busca do estudo do comportamento humano de forma mais objetiva do que subjetiva, que busca explicar aspectos da personalidade humana de acordo com a educação, a criação e os exemplos apresentados.

    Responder
  130. Este estudo como cavalo comprova que o corpo fala, mesmo de forma inconsciente as respostas eram passadas para o animal que as percebia.
    Muito interessante…

    Responder
  131. O behaviorismo apresenta -uma análise experimental de vários sentidos psicológicos, porem analisou a conjunção da ação conjunta do cavalo chamado Hans visando o psicológico na psicanalise da mente do cavalo Hans, constituindo a mente do animal para que ele pudesse refletir a inteligência do gesto do cavalo, assim não tendo a linguagem racional, e sim corporal irracional.

    Responder
  132. Fica claro, sobre o cavalo Hans, que, se afastarmos a consciência, o pensamento, o que se sente, e termos como objeto de observação o comportamento propriamente dito, com estímulo-resposta, teremos como conclusão, e o behaviorismo confirmou este conhecimento, perceberemos que o aprendizado pode dar-se de maneira mecânica, e pode ser modificado através de condicionamento – estímulos externos.

    Responder
  133. O caso do Condicionamento de Hans é frequentemente citado para destacar a importância da observação cuidadosa e da consideração de todas as variáveis ​​em estudos científicos, especialmente quando se trata de interpretar comportamentos animais. Ele ilustra como até mesmo comportamentos aparentemente inteligentes podem ser explicados por processos de condicionamento e aprendizado, em vez de habilidades cognitivas complexas, portanto gente, nada e universal, tudo eh subjetivo. Compreendemos, certo?

    Responder
  134. Estudo do cavalo Hans nos mostra que nos seres vivos estamos inseridos em culturas diferentes e somos condicionados e levados a vivenciar o mundo como nos eh apresentado, interessante isso nao?

    Responder
  135. O estudo do behaviorismo, nos proporciona a possibilidade de entendermos melhor os mecanismos comportamentais,tendo em vista
    o funcionamento de estímulo e reação. A respeito ao cavaloHans,seu tutor o condicionou a um bom treinamento, usando estímulos ,que em resposta Hans aprendeu o que seu tutor o ensinava.

    Responder
  136. Assim como o cavalo Hans, também as pessoas podem ser moldadas por condicionamentos e essa é a tese defendida pelo behaviorismo (que é literalmente comportamento em inglês), quando você oferece recompensas a determinado comportamento como a comida para o cavalo quando acerta a resposta ou um doce pra uma criança que diz obrigado, tudo são estímulos e respostas.

    Responder
  137. Através do treinamento, o animal conseguiu concluir a explicação dada a ele. Com uma capacidade inferior para realização de tarefas, foi incentivado por seu proprietário e obteve êxito, com seus estímulos e por meio de encorajamento.

    Responder
  138. Essas perspectivas do behaviorismo, baseadas no condicionamento e na análise experimental do comportamento, fornecem uma estrutura robusta para compreender e modificar o comportamento humano e animal, e têm sido amplamente aplicadas em diversas áreas da psicologia e além dela.

    Responder
  139. Interessante associarmos o cavalo hans aos tempos atuais onde pessoas estão o tempo todo sendo estimulados a acreditar em falsa noticia ou fakes. O condicionamento do cavalo hans pelo seu dono segue o condicionamento clássico do behaviorismo de uma aprendizagem de estimulo e resposta pareado com a associação. Na questão humana podemos condicionar uma pessoas a acreditar que a terra é plana, porém a subjetividade do livre pensar sem condicionamentos e estimulado a curiosidade do saber e do questionamento impossibilita condicionamentos externos. Uma mentira pode ser contada mil vezes, porém jamais será uma verdade.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

208 comentários sobre “Formação em Psicanálise Clínica

          1. O curso é muito bom! O material de apoio é ótimo. Me surpreendeu bastante. Estão de Parabéns ?!

          2. Estou gostando muito do curso, tenho dois cursos básicos e uma especialização em psicanalise.

          3. Bom dia,estou começando hj no curso de psicanálise, estou um pouco perdida na plataforma.

          4. A proposta do curso está acima das minhas perspectivas. Excelente o material disposto aos alunos.

          5. O curso foi maravilhoso, parabéns um curso gratuito e instrutivo, já paguei meu certificado, já vou atuar na parte de psicanálise clínica holística, vou cadastrar meu certificado , agradeço muito a IEVI.

      1. Estou gostando muito do curso. O material disponibilizado é de excelente qualidade e atualizado de forma visível. Parabéns a IEVI.

      2. Eu amei esse curso rápido e muito produtivo, tenho certeza que vai agregar muito para meu trabalho como psicanalista.

      1. O IEVI emite declaração ou histórico da conclusão da programação com aproveitamento e a carga horária da formação?

          1. Tenho licenciatura em psicologia, se fizer o curso de psicanálise com que graduação eu saio?

          2. Estou comendo, e ainda não conheço o curso, logo não posso emitir opiniões, espero poder obter muitos subsídios e dividir com os pares.

      2. Sempre tive muita vontade de fazer um bom curso de psicanálise, talvez esse seja um bom momento.

    1. Olá
      Gostaria de saber o valor do certificado e da credencial, por gentileza.
      Grata

      Maria Emília Barros

      1. A psicanálise é uma profissão livre, reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego (CBO – código 2515.50).

    2. Olá Boa Noite, gostaria de saber o valor do certificado da formação em Psicanálise clínica.

      Grata

    3. Curso muito bom adorei, bora continuar o aprendizado ! Gratidão
      Finalizado

    4. Confesso que havia feito outro curso de psicanálise, contudo, senti ao término, uma sensação de pouquissímo conhecimento, até ao revisitar o material proposto para o estudo. Com o estudo realizado no IEVI, sinto-me desafiado a continuar estudando, contudo, com uma ótima visão, pelo material apresentado, que constitui-se muito rico, pela condução e distribuição de material e enfim, disposto a poder auxiliar aqueles que necessitam. Tenho muito a agradecer a este Curso de formação em Psicanálise e recomendar a que outros possam fazê-lo. Parabéns a todos e especialmente ao(s)mentor(es) que me acompanhou até esta conclusão!

  1. Com essa formação vou poder atender como profissional em Psicanálise clínica?

    1. É aconselhável concluir o curso de Formação em Psicanálise Clínica com no mínimo 70% de aproveitamento e Realizar o Curso de Psicanálise Integrativa.

      1. Isso quer dizer sim? Sim, pode atuar como pessoa habilitada, psicanalista clínica, fazendo esses dois cursos com o aproveitamento mínimo ou maior que 70%?

        1. Bom dia!
          Caso o aluno não possua experiência em atendimento, nós sugerimos o mesmo a realizar os módulos práticos de análise didática e supervisão.

        2. Mas e o tripé psicanalítico de análise pessoal e supervisão psicanalitica? Como vou completar esse tripé exigido para atuar como psicanalista? Vocês poderiam escrever aqui no site como cumprir esses requisitos? Se particular ou se vcs irão oferecer?

          1. Bom dia!
            Os alunos serão avisados por e-mail quando os módulos de analise e supervisão estiverem disponíveis na plataforma.

        1. Gostaria de saber se a parte prática já foi incluída.
          Tenho interesse em fazer, mas me preocupo de ser cobrada por não ter parte prática do tripé.

  2. Bom dia
    Para as pessoas com graduação na área da Educação.
    Com esse certificado poderão montar uma clínica de Psicanálise.

  3. Bom dia,acabei me inscrever no curso de Psicanálise Clinica,já fiz o curso de Bacharel Livre em Teologia com vcs, tenho formação como Psicanalista Forense, Psicopatologia entre outras áreas , só me faltava o curso de Psicanálise Clinica,posso fazer o curso na Área Clínica ,grato.

  4. Boa tarde, estou gostando muito de ser uma aluna no curso de Formação em Psicanálise Clínica.

        1. Boa tarde,ao término do curso de psicanálise clínica posso fazer atendimento sim ou não.

      1. Em relação ao processo de análise e supervisão, para compor o tripé. O curso proporciona essa possibilidade?
        Gratidão pela oportunidade

          1. Gente preciso de mais informações pois não há comentários em lugar nenhum sobre a plataforma.

  5. boa noite. com o diploma de psicanálise clinico posso exercer a profissão no piauí?

    1. Bom dia!
      Pode sim. Para ser um psicanalista, não é necessário ter formação em psicologia ou medicina. O importante é que o psicanalista tenha uma formação sólida e constante, o que implica em muito estudo e aprofundamento da teoria e prática psicanalítica.

      1. É só se inscrever no site , entra no site, escolhe o curso, terá um ícone de inscrição, faça a inscrição colocando seus dados, vai precisar de uma senha, anota p não esquecer ou deixa salvo aí bom curso.

  6. já enviei meus dados e foto para credencial vcs precisam algum documento tbm para diploma psicanalista,fico aguardo da documentação.

  7. Bom dia,recebi toda documentação,muito obrigado,vou aguardar o curso de Psicanálise integrativa,um ótimo sábado para todos vcs.

  8. Boa tarde!!
    Venho através deste agradecer a oportunidade que vcs vem nos dando oportunidade para nós sejamos profissionais no ramo da psicanálise clínica,em breve estarei pedindo o certificado e a credencial.

  9. Preciso de outro curso para fazer psicanálise com vocês, para legalmente atender pessoas?

    1. Bom dia!
      Sim. É necessário realizar o curso de Psicanálise Integrativa (estará disponível na plataforma para os concluintes em breve).

  10. A escola fornece a análise e o estágio; contemplando o tripé psicanalítico e caso; alguém já possua a formação e queira; apenas a certificação palpável.. como se daria este caminho?
    Muito obrigado…
    Deus os abençoe!

    1. Todos os cursos dispostos por ser on line já estão disponíveis lembrando que para fazer psicanálise interativa precisar ter concluído a psicanálise clínica e o processo de matrícula é o mesmo, espero ter ajudado.

      1. Gostaria de saber por que eu tou matriculada no curso de psicanálise clínica eu completei o questionário ele diz que falhou na nota. Atenciosamente Marilândia Veloso Lima boa tarde!!

  11. Bom dia, A credencial, para quem fizer psicanalise clinica e integrativa é uma única credencial?

  12. boa noite minha neta pegou e fez a prova ,pois tive sai as presa e ficou quieta fui abri e reprovou
    acabou o tempo e o que faco agora

  13. Me interessei pelo curso, como e onde efetuar o pagamento?
    Poderei atender depois que concluir o curso?

    1. Bom dia!
      Após realizar os cursos de formação em psicanálise clínica, psicanálise integrativa e passar pelos módulos de analise didática e supervisão, sim.

    1. Entre o ego d o id é que o ego acata l princípio da realidade diferenciando do que é da mente e o que é do mundo externo.

    1. Se eu atingir o limite da quantidade de tentativas e não aprovar em dos questionários, devo continuar? Ou não terei condições de concluir o curso?

  14. Estou feliz em ter concluído o Curso de Psicanálise Clínica Pelo Instituto IEVI Agradeço a todos que fazem o referido Instituto. Por terem repassado todos os conteúdos gratuitos. Outrossim parabenizo a todos que fazem o IEVI pela alta
    responsabilidade com os alunos.
    ATT: José Augusto dos Santos

  15. GOSTEI MUITO DO CURSO E JÁ TERMINEI AGORA QUERO SABER COMO FAÇO PARA PAGAR ESTE CURSO, SE POSSO PAGAR PARCELADO NO BOLETO OU NÃO.

  16. Bom dia.
    Sou bacharel em Direito e me matriculei nos cursos de Psicanálise Clinica e Integrativa.
    Gostaria de receber um norte preciso em relação a como atuar como Psicanalista.
    Obrigado pela atenção.

    1. Bom dia!

      É necessário realizar os módulos práticos de analise didática e supervisão (estágio), para os alunos que não possuem experiência.

      Att,
      IEVI

  17. Eu lido com pessoas na minha ,e são tantos problemas é uma infinidade de diversidade e eu tento solucionar com o dom que Deus me deu ,mais achei que deveria ir além então pedi a Deus direção ,é eu creio que pode ser aqui ,então estou aqui buscando capacidades

  18. Qual é o prazo mínino para conclusão dos tres cursos que compõem o tripé para atuar como Psicanalista Clinico? E se o aluno concluir antes do tempo previsto na carga horária o que acontece no caso da solicitação do pedido do diploma e da credencial?

  19. Tenho interesse em fazer o curso de psicanálise clínica. Essa oportunidade é maravilhosa. Enfim vou fazer o curso.

    1. Não há Conselho de Psicanálise no Brasil. Você como Psicanalista, não tem obrigação de se filiar a qualquer órgão público. O Psicanalista não é subordinado a qualquer órgão de fiscalização profissional.
      Conselhos são criados por leis federais. Se não houver lei criando-os eles não podem existir, pelo menos não terão poder fiscalizador.

      1. Bom dia! Estou muito feliz por ter essa oportunidade, sempre sonhei em ser uma terapeuta. Muito obrigada!!

      1. Boa tarde
        Meu curso de formação é Bacharel em Serviço Social, especialização em Serviço Social e políticas públicas; gostaria de saber se no término desse curso de psicanálise Clínica eu já posso montar minha clínica?

  20. Estou em andamento com o curso, desde já tenho obtido um conhecimento excelente, cada dia mais me interesso pela temática. Recomendo! Curso para vida! Parabéns aos envolvidos.

  21. Deixo aqui meus agradecimentos atodar equip de professores colabradores pesquisadores em fim toda logistica, para poder presta um exelemte trabalho atodos que queram desevolver suas atividades como um profisional na area da psicanalise O Brasil esta precisando de eselentes profisionas nesta area da saude;pastor jose de sousa

  22. Trabalho com crianças, em oficina de artes. O objetivo das minhas oficinas é o desenvolvimento da crianças em vários aspectos. Procuro fazer um trabalho de excelência, buscando sempre conhecimentos e experiências que possam me auxiliar nessa área. Trabalho com jovens e crianças a 20 anos. Gostaria muito de entender a expressão das crianças através da arte, isso significa muito pra mim, pois me ajudará a atendê-lo da melhor forma. Sou formada em Artes Plásticas e pós graduada em Arte Educação. Agora gostaria de saber se posso atuar também como Psicanalista em meu trabalho (particular) e de que forma posso usar esse conhecimento.

  23. Excelente curso oferecido pela IEVI. Concluir o curso formação em Psicanálise, e já obtive o certificado. Sigo fazendo outros. Estou satisfeito!!!

  24. Curso campeão em excelência vale a pena cada parágrafo para quem realmente quer aprender e enriquecer seus conhecimentos.

    1. ola boa noite, eu conclui o meu hoje. voce recebeu seu certificado e credenciais.

  25. Estou concluindo Bacharel livre em teologia é possível que eu faça o de psicanálise!

  26. Muito feliz em ter escolhido o IEVI para fazer o Curso de Formação em Psicanálise Clínica! Conclui essa primeira etapa, hoje, 17 de maio de 2023! Um universo de conhecimentos teóricos e tudo muito bem elaborados para o aluno aprender sem dificuldades! Este curso está sendo um divisor de águas em meu caminhar, para o meu auto conhecimento e para meus propósitos futuros! Pretendo me inscrever no Curso de Formação em Psicanálise Integrativa, enfim, também a de análise e supervisão para atuar com precisão! Deus me ajude em todas as etapas, pois este é o ambiente (virtual EAD) certo! Gratidão ao site e todos os envolvidos nessa missão!

  27. No contexto da psicologia, o ego além de fazer parte da personalidade humana, está mais relacionado ao caráter ou seja, a forma como a pessoa se comporta ou pensa.

  28. quero parabenizar toda equipe pelo farto material que envolveu esse curso, abrindo o entendimento, sobre o psique e as varias faces de cada individuo, parabéns

  29. Sou brasileira mas moro na Argentina então não pago impostos no Brasil. Só tenho numero de registro que me derão no cartório e número de passaporte. Com estes números posso obter a credencial de psicanalise clínica ou não são os requeridos?

  30. Show, vou aproveitar a oportunidade e me matricular para aprender mais sobre o ser humano.

  31. Anteriormente eu tinha receio de estudar psicanalise ou qualquer curso que fosse voltado para mente humana, pois via como algo muito complexo. Mas agora, percebo que minha mente simplesmente estava bloqueando algo que hoje vejo como uma matéria bem interessante e prazerosa.

  32. Sonhar e realizar o meu sonho de ser psicanalista clinica, é muito bom. Glorias a Jesus!

  33. A 5 anos estudo psicanálise e agora terminei este curso e pretendo atuar .
    Este curso me ajudou bastante , pois já trabalho na área social com publico evangélico como Pastor e agora terei oportunidade de agregar um ao outro quando necessário.
    Grato a Deus e ao instituto.

  34. Eu estou fzendo este curso. Sou Terapeuta Holístico e a Psicanálise é uma áarea a qual sempre quiz atuar

    1. Pelo visto Freud nos apresenta, como na alegoria da caverna de Platão, que nosso eu verdadeiro e o mundo real é o inconsciente… Já aquela ideia da vida na qual nos manifestamos é apenas uma fração do todo… E o conflito entre estas crenças causam os problemas psíquicos na humanidade.

  35. Achei interessante e resolvi me inscrever fiz Curso de Terapeuta e quero agregar.

  36. Estou gostando muito do curso de formação em psicanálise. Porém, estou tendo que ler no próprio site. Queria baixar (download) pelo menos os e-book, para imprimir e reler várias vezes. Aprendo mais no papel, do que na tela do celular (ou computador). Tem alguma botão, para o download?

  37. Esse curso tem apenas a parte teoria e a avaliação. Mas e a parte de clínica supervisionada? Como fica pra prática?

  38. Pelo visto Freud nos apresenta, como na alegoria da caverna de Platão, que nosso eu verdadeiro e o mundo real é o inconsciente… Já aquela ideia da vida na qual nos manifestamos é apenas uma fração do todo… E o conflito entre estas crenças causam os problemas psíquicos na humanidade.

  39. Estou amando o curso, tem qualidade, e a plataforma é excelente.Os estudos são rigirosos e transnitem nuito conhecimento. Recomendo esta conceituada Instituição.Farei outros cursos.Tenho 65 anos, sou formada em Letras Português/ Inglês e respectivas Literaturas.Tenho pós-graduação em Gestão e Supervisão(360h), Teoria Literária(360h)(Tutoria no Ensino EAD(360h), Psicopedagogia Institucional, Clínica e Hospitalar (660h) e estou cursando a formação em Psicanálise Clínica

  40. Já conclui o curso psicanalise clinica breve requisitarei o certificado e credencial!

  41. Hoje concluí este curso de “Formação em psicanálise clínica”,que me agregou muito conhecimento, pois possui um
    ótimo conteúdo, metodologia. Agradeço, primeiramente, a Deus por me permitir a isso e ao IEVI por proporcionar conteúdo tão rico e organizado numa plataforma muito bacana. Já solicitei meu certificado.
    Gratidão!!!

  42. Já participei de vários cursos, com certeza esse está entre os melhores, ainda estou no inicio, mas já estou impactado com o conteúdo, estou na primeira etapa A origem da psicanálise.

  43. Comecei o curso a dois dias. Realmente está né surpreendendo muito.
    Sou Antropologo.
    Tenho especializações em: Neurociência. Neurolinguística. Neuropsicologia e Psicologia Organizacional. O curso de vocês é excelente. Parabéns.

  44. A psicanálise nos mostra como resistir os traumas vivenciados, por meio de um sentimento bom, ela nos cura.

  45. Quero deixar aqui o meu agradecimento ao Instituto Videira pelo curso que realizei. O formato do curso, o poder fazer e pagar apenas o certificado e a credencial… foram fundamentais para que eu conseguisse conclui-lo e, com isso, realizar um sonho.
    Muito obrigada!

  46. Recomendo este curso. O programa está muito bem pensado e organizado. A plataforma é bem amigável e, sobre tudo, a orientação pelo zap é rápida e muito cordial. Estou feliz com meu certificado. Nào tive problemas para solicitar nem para pagar pois o soporte estava sempre disponível. Apenas conclui o pagamento me mandaram o certificado. Obrigada!

  47. A psicanálise é uma abordagem intensa, que com o decorrer do tempo o paciente consegue transferir suas emoções ao terapeuta. Esse curso está me proporcionando fazer uma autoavaliação da minha vida.

  48. Olá, gostaria de fazer o curso, poderei atuar como psicanalista clínica? Gostaria de saber como faço o estágio supervisionado, se vocês nos colocam para fazer? Como é? Quero abrir meu consultório. Ninguém tá respondendo o WhatsApp.

  49. Excelente curso. Ótimo material. Bem objetivo e bastante rico em conteúdo. Parabéns à IEVI

  50. Curso muito bom, com informações uteis e direcionadas para a formação em psicanálise clinica, além da forma didática ágil preconizado pela moderna pedagogia.
    Parabéns a equipe

    1. Boa tarde, meu nome é Laura, sou de Canoas/RS, estou começando o curso hoje, espero conseguir alcançar meus objetivos ao me matricular no curso, ou seja conhecer o pensamento freudiano.
      E sua aplicação no tratamento dos pacientes. Portanto, vamos começar..

  51. “Que a luz que nos guia , seja mais forte que a luz que nos cerca “

  52. FIZ O CURSO E SALVEI TODO MATERIAL É MUITO IMPORTANTE PARA LEITURA E TIRAR DUVIDAS, O CURSO É BEM COMPLETO PARA QUEM REALMENTE QUER FAZER PSICANÁLISE O MATERIAL E MUITO BOM.

Os comentários estão fechados.